You are on page 1of 42

Programa Son-Rise

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A
LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA

Programa Son-Rise

Simone Helen Drumond Ischkanian

Em todo processo
dessa técnica, a
pessoa autista deve
estar motivada, uma
vez que, a superação
das suas dificuldades
tem seu alicerce
no lúdico.

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA

Programa Son-Rise

Simone Helen Drumond Ischkanian

O prazer e a diversão
na interação social
levam o autista a querer
interagir cada vez mais
com outras pessoas e,
consequentemente,
aprender novas
habilidades sociais.

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA

Programa Son-Rise

Simone Helen Drumond Ischkanian

Investir na conexão
amorosa e divertida
do autista beneficia
o relacionamento
eo
aprendizado
social!

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Programa Son-Rise Simone Helen Drumond Ischkanian Os exemplos sugeridos para as atividades interativas. A família. . devem mediar a situação de forma harmoniosa. pode haver negação da do autista para participar das atividades. uma vez que. os educadores e os especialistas clínicos e/ou terapeutas. tem por objetivo desenvolver a comunicação verbal.

. os educadores devem promover a interação harmoniosa.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Programa Son-Rise Simone Helen Drumond Ischkanian No Programa Son-Rise. para ajudar o autista a ficar altamente motivado. antes do desenvolvimento dos planejamentos diários.

A descrição do desenvolvimento das atividades é bastante relevante. .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Programa Son-Rise Simone Helen Drumond Ischkanian As atividades planejadas podem ser desenvolvidas em casa. na escola e clínicas.

como falar uma palavra isolada ou sentença. Ex: . etc. o educador solicita algo que é um desafio para ela. olhar nos olhos. Apenas quando a criança já está altamente motivada pelas cócegas e demonstra de alguma forma querer mais. fazer algum gesto ou performance física específica.Fale abelha (a be lha)! .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Programa Son-Rise Como motivar? O educador faz cócegas várias vezes no autista sem pedir nada para ela.

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Programa Son-Rise -Fale abelha! A BE LHA .

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Programa Son-Rise -Fale bebê! BE BÊ .

Torne-se uma “Máquina de Apertar”. pendure um papel com a palavra “apertar” na sua camiseta. quando ela estiver altamente motivada.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Ofereça variações divertidas dentro de uma mesma motivação (interesse) para permitir a repetição de uma mesma palavra. peça para ela falar a palavra “apertar” para a “Máquina de Apertar” funcionar. e a pessoa fala a palavra “música” para você começar a tocar instrumentos ou cantar. Você também pode ser a “Caixa de Música”. ofereça várias formas de apertar a pessoa (massagem) e. Modele a palavra “apertar” para a pessoa. Utilizando o mesmo princípio. . você pode criar uma atividade onde você é a “Máquina de Comer” (que vai “comendo o pé ou mão” da pessoa) e a palavra que a pessoa fala é “comer”.

APERTAR COMER FALAR BEIJAR CARINHO CANTAR AMOR OLHAR PEGAR TOCAR A PER TAR CO MER FA LAR BEI JAR CA RI NHO CAN TAR A MOR O LHAR PE GAR TO CAR .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sugestões de palavras para a brincadeira máquina de apertar.

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO Pratique sons específicos da articulação de fala em uma canção. Se a pessoa gosta da canção “Seu Lobato Tinha um Sítio”. OBSERVAÇÕES . era ‘t-t-t’ prá lá. Você canta e convida a pessoa para cantar com você. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Você pode cantar “Era ‘t-t-t’ prá cá. adapte os versos para incluir sons de fala que a pessoa tem dificuldade para articular. ia ia iou” se a pessoa tiver dificuldade em pronunciar o “T”.

IOU” Utilize letras do alfabeto que a pessoa autista tenha dificuldade em pronunciar ou balbuciar. CANÇÃO “SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO” VOCÊ PODE CANTAR: “ERA ‘T-T-T’ PRÁ CÁ. IA . .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção. ERA ‘T-T-T’ PRÁ TODO LADO IA. No caso aqui temo o exemplo do “T”. ERA ‘T-T-T’ PRÁ LÁ.

ERA ‘C-C-C’ PRÁ LÁ. No caso aqui temo o exemplo do “C”.IOU” Utilize letras do alfabeto que a pessoa autista tenha dificuldade em pronunciar ou balbuciar. CANÇÃO “SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO” VOCÊ PODE CANTAR: “ERA ‘C-C-C’ PRÁ CÁ. IA . .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção. ERA ‘C-C-C’ PRÁ TODO LADO IA.

ERA ‘F-F-F’ PRÁ TODO LADO IA. IA .IOU” Utilize letras do alfabeto que a pessoa autista tenha dificuldade em pronunciar ou balbuciar.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção. ERA ‘F-F-F’ PRÁ LÁ. No caso aqui temo o exemplo do “F”. CANÇÃO “SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO” VOCÊ PODE CANTAR: “ERA ‘F-F-F’ PRÁ CÁ. .

..........-.......... VAMOS CANTAR E APRENDER A LETRINHA: “ERA ‘.....’ TODO LADO IA..IOU” ..’ PRÁ LÁ.-..................TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção................-.....-.......... “ERA ‘...-.’ PRÁ CÁ.. CANÇÃO “SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO” LETRA .. “ERA ‘...... IA ...-..

acordai. João! É de M. M S. João! . Capelinha de melão Capelinha de melão Capelinha de melão É de São João É de cravo. é de rosa. é de R. não Acordai. S João está dormindo Não acorda. acordai. C de melão É de S. não Acordai. C. R. S. Acordai. C. Acordai.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção. M. S João É de C. C. É de manjericão São João está dormindo Não acorda. S. R. C.

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção. na vazante da maré! Caranguejo ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ . palma. Palma. pé Caranguejo só é peixe. Pé. Caranguejo Caranguejo não é peixe Caranguejo peixe é Caranguejo não é peixe Na vazante da maré. pé. palma.

Atirei o pau no gato Atirei o pau no gato Atirei o pau no gato. reu dona Chica. Miau! ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ . que o gato deu. tô mas o gato. tô tô não morreu. do berrô. se se do berrô. reu. cá cá admirou-se.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção.

Acordai. É de manjericão São João está dormindo Não acorda. João! Capelinha de melão ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ . é de rosa. não Acordai.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção. Capelinha de melão Capelinha de melão É de São João É de cravo. acordai.

Escravo de Jó ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ . deixa o Zé Pereira ficar. Escravos de Jó Escravos de Jó Jogavam caxangá Tira. Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá. bota.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Sons para a adaptação da canção.

Você pode criar o mesmo tipo de atividade com palavras como “massagem”. ofereça cócegas com suas duas mãos. faça cócegas nela com a mão esquerda. “carinho”. Quando ela disser a palavra toda. Se a pessoa disser “ócega”.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Demonstre para a pessoa que quando ela diz a palavra inteira de forma clara ela consegue mais o que quer do que quando diz aproximações da palavra. etc. . prenda um papel com a letra “C” na sua mão direita e as letras “ócega” na sua mão esquerda. Se a pessoa tende a omitir as consoantes iniciais das palavras.

Providencie um conjunto de fantoches e bonecos de pelúcia que abrem a boca. Você poderia até colar línguas de papel ou tecido em cada boca. Se a pessoa quiser. Prescreva vários movimentos de língua para cada boneco. Depois de examinar todos os bonecos. faça com que um dos bonecos examine a pessoa com autismo e prescreva para ela um exercício específico de língua. ela pode examinar você também! . Peça para a pessoa com autismo para ajudar você a examinar a boca de cada boneco com um daqueles palitos (ou com a própria mão).TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Seja o médico de língua! Concentre o foco nos movimentos da língua para auxiliar uma articulação de sons mais clara. Cada boneco tem uma dificuldade específica no movimento da língua.

Faça um cartaz com a palavra “MÚSICA” e outro com a palavra “CORRER” ou “PEGAR”. Faça um cartaz com a palavra “Música” e outro com a palavra “Correr” ou “Pegar”. Quando a pessoa estiver altamente motivada por “música” ou “pegar”.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO Combine várias das motivações da pessoa para que a atividade seja ainda mais atraente. Modele a brincadeira jogando uma almofada em um cartaz. Jogue na palavra “Pegar” e saia correndo em direção à pessoa para um “pega-pega”. . PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Modele a brincadeira jogando uma almofada em um cartaz. peça para ela dizer a palavra correspondente à ação que deseja. Jogue na palavra “Música” e comece a tocar um instrumento ou cantar.

Quando a pessoa estiver altamente motivada por “música” ou “pegar”. peça para ela dizer a palavra correspondente à ação que deseja. OBSERVAÇÕES . PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Jogue na palavra “Pegar” e saia correndo em direção à pessoa para um “pega-pega”.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ Jogue na palavra “Música” e comece a tocar um instrumento ou cantar.

Crie um cartaz com a silhueta de um corpo. Nomeie cada parte do corpo com um cartão removível. Peça para a pessoa pegar o cartão que corresponde à parte do corpo que ela quer que seja colorida e que o coloque no espaço para completar a sentença. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Na parte de cima do cartaz. demonstrando para a pessoa que ela consegue exatamente o que quer quando utiliza sentenças mais longas. escreva “Colorir ___________________________”. estimule a pessoa a dizer a sentença completa.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO Crie sentenças ao oferecer variações em cima de uma mesma motivação. . Se ela disser apenas “colorir”. responda colorindo algo fora do corpo. Quando ela estiver altamente motivada.

.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ Se ela disser apenas “perna”. balançando a sua própria perna. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES responda A ideia é incentivar a pessoa a dizer “colorir perna” ou “colorir a perna” para você “entender” e colorir a perna no corpo do cartaz.

.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Atividade com o corpo .

cante uma outra canção. Quando a pessoa terminar de falar a sentença. quando ela completar a sentença.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Escreva uma sentença em uma cartolina e a cole com fita crepe no chão. A sentença pode ser “Eu quero uma canção”. Peça para a pessoa pisar em cima e dizer cada palavra da sentença para ganhar a ação motivadora ainda mais rápido. Quando você terminar aquela canção. peça para a pessoa falar a sentença de novo e. imediatamente comece a cantar a canção favorita da pessoa. .

. Cole em cada bloco uma palavra da sentença “Eu quero que os blocos caiam”. ou até caixas de sapato). Providencie blocos bem grandes (como tijolos de papel ou espuma. Comece a construir uma torre com o bloco que tem a palavra “Eu” no chão.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Construa sentenças com blocos que caem no chão. Continue a construir a torre e a sentença assim por diante. faça com que a torre desabe de forma divertida. Quando a pessoa disser a sentença completa.

Quando o trem chegar ao fim da linha e tiver algumas palavras nele. ajude a pessoa a combinar as palavras e criar uma sentença para falar. Depois de criada a sentença. . Monte um trilho de trem em volta do quarto e a cada estação ofereça para a pessoa um série de opções de cartões com uma palavra em cada um. Por exemplo. a sentença é “O macaco pula na floresta” e você pula pelo quarto dançando e cantando como um macaco. você dramatiza a cena correspondente. Peça para a pessoa escolher uma das palavras e colocar o cartão como carga no trem.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Pegue palavras para combiná-las em uma sentença e então dramatizar a ação de cada sentença.

Quando a pessoa estiver altamente motivada. experimente deixar “espaços” em silêncio para ver se ela completa com alguma palavra espontânea.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Invente uma canção sobre um tópico que é do interesse da pessoa e peça para ela completar com palavras ou sentenças de forma a estimular sua comunicação verbal espontânea. . Invente uma canção sobre O PINTINHO AMARELINHO. Você pode utilizar a melodia de uma canção conhecida e modificar a letra.

palavras relacionadas aos interesses da pessoa. Escreva meia sentença e faça uma pausa. Inclua cartões que contenham apenas um ponto de interrogação.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Invente uma história engraçada e até sem sentido para estimular a fala espontânea. Se você pegar um ponto de interrogação. você ou a pessoa podem inventar qualquer palavra para escrever naquele ponto da história. Pegue um cartão e use a palavra para completar a sentença. Faça uma pilha de cartões com uma palavra em cada um. Quanto mais engraçada e sem sentido a história melhor! . Escreva então uma história com a pessoa em uma cartolina.

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Estimule sentenças mais completas e espontâneas encorajando a pessoa a inventar histórias engraçadas. Por exemplo. A outra pilha contém figuras de diversos objetos. Convide a pessoa para fazer uma sentença na vez dela. você pega um cartão de um homem cortando a grama e outro de uma escova de cabelo. Faça duas pilhas de cartões. . Você poderia então dizer “O Beto esqueceu que ele tinha uma máquina de cortar grama e usou a escova de cabelo para cortar a grama do jardim”. Comece pegando um cartão de cada pilha e crie uma sentença que associe uma palavra com a outra. Uma pilha contém figuras de pessoas fazendo diferentes ações.

Pinóquio é meu amigo A princesa é bela Bela adormecida Rob o robô é divertido! .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Elabore as frases para o jogo das sentenças Use o espaço em branco para elaborar suas sentenças.

. Traga um gravador para o ambiente e represente os diversos personagens que serão entrevistados pela pessoa. Estimule a pessoa a entrevistá-lo por 3 minutos.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES O autista é o entrevistador de um programa de rádio! Encoraje a conversação através da dramatização de vários personagens. pare de gravar e a estimule a voltar para o assunto da entrevista. Você pode representar o elenco de um filme ou livro favorito. Se ela mudar o assunto.

A cada vez que você derrubar os pinos. No fundo de cada pino de boliche está escrito um tópico para conversa (ex: férias. etc. seu melhor amigo. o mar.TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES Jogue “Boliche de Conversa” para praticar a habilidade de alternar a vez de falar sobre um assunto. . escolha um deles e fale sobre o respectivo tema por 1 minuto. Você pode utilizar um cronômetro durante a atividade.).

Complete o espaço em branco com outros aspectos BRINQUEDO FILME FÉRIAS ESCOLA AMIGOS PROFESSORA MAMÃE ALUNOS PAPAI IRMÃO IRMÃ LIVRO .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Jogo do boliche – sugestões de diálogos.

No início. você pode se colocar atrás de obstáculos para encorajá-la a dizer “Passe por cima do banco”. ou “Pule sobre a almofada”. faça com que o seu chapéu cubra os seus olhos e estimule a pessoa a ajudar você a chegar até ela sem conseguir enxergar. Depois de um tempo. .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ CONTEÚDO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO OBSERVAÇÕES A pessoa dá as instruções para você achá-la no quarto e ganha o prêmio de “Melhor Instrutor”. ela pode utilizar comandos simples como “para frente” e “para trás”. Quando você estiver prestes a entregar o prêmio para ela. Entre no quarto com um grande chapéu na cabeça e anuncie que a pessoa acaba de ganhar um prêmio muito especial.

TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Simone Helen Drumond Ischkanian Planejamento do Programa Son-Rise Educador (a): ________________________________________________________ Aluno (a): ___________________________________________________________ Idade: _________________ Série: __________________ Data: ________________ OBSERVAÇÕES .

org) Adaptações para o Brasil Simone Helen Drumond Ischkanian Projeto: Autismo e Educação .TÉCNICA PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM DA PESSOA AUTISTA Programa Son-Rise Simone Helen Drumond Ischkanian Direitos autorais reservados ao The Option Institute and Fellowship © 2004 www.autismtreatmentcenter.