You are on page 1of 14

Estatística – Aula 01

Prof. Dr. André Luiz Fassone Canova
Faculdades Integradas de Bauru – FIB
02/02/2016

finalmente. Engenharia Mecânica: Análise de ensaios destrutivos ou não destrutivos. a interpretação dos dados é de vital importância para se compreender um fenômeno estatístico.  Nas engenharias o uso da Estatística ocorre com maior frequência nos processos que envolvem o controle de qualidade de produtos e serviços. deste modo pode tornar a estimativa e a previsão de ocorrências futuras. no entanto outros usos também são frequentes. a análise. tais como:   Engenharia de Alimentos: Análise Sensorial de novos alimentos. probabilidade de falhas em peças e equipamentos (vida útil).  Engenharia Civil: Análise de ensaios destrutivos ou não destrutivos. a apresentação e. estimar o consumo médio (por hora) de água em um condomínio e a partir dele orçar a vazão (diâmetro dos tubos e conexões) mais recomendada.O que é Estatística?  A estatística é o ramo da matemática que pretende explicar a frequência. . a aleatoriedade e a incerteza da ocorrência de eventos. estimar o consumo médio de energia elétrica por horário e a partir dele determinar um contrato de fornecimento de energia que beneficie os moradores.  Para isto a coleta.  Engenharia de Produção: Cartas de controle estatístico de processos (estabilidade de processos).

𝑷𝒏 = 𝒏! = 𝒏 ∗ 𝒏 − 𝟏 ∗ 𝒏 − 𝟐 ∗ ⋯ ∗ 𝟐 ∗ 𝟏  Exemplo 1:  De quantos modos diferentes pode-se arrumar 2 quadros em uma parede? Q1 Q2 Q2 Q1 .  Evento  É o resultado desejado. ou seja.  Permutação Simples:  Define-se como sendo o número (Pn) de maneiras diferentes de se organizar n elementos em n posições. a estimativa de valores para a ocorrência de um determinado evento. diferenciando-se apenas a ordem em que os elementos aparecem.Análise Combinatória  A análise combinatória pode ser entendida como a Estatística Probabilística.  Universo  É a soma de todos os Eventos possíveis.

Permutação Simples  Exemplo 2:  De quantos modos diferentes podem estacionar 3 carros em 3 vagas?  C1 C1 C2 C3 C3 C2 C2 C2 C1 C3 C3 C1 C3 C3 C1 C2 C2 C1 Qual a probabilidade do C3 poder ficar estacionado entre os outros dois? 2 eventos favoráveis em 6 eventos totais P = 2/6 = 1/3 = 0.333 ou 33.33% ...33333.

M3 e M4). Quantas possibilidades podem ocorrer para a distribuição destes balões?  Qual é a probabilidade do M2 receber uma bola vermelha? .Permutação Simples – Tarefa  O sorteio de 4 balões (1 vermelho. 1 azul e 1 branco) foi feito para 4 meninos diferentes (M1. M2. 1 verde.

p) de maneiras diferentes de se organizar p elementos de um total de n. 𝑨𝒏.Arranjo Simples  Arranjo Simples:  Define-se como sendo o número (An.𝒑 =  Exemplo 1:   𝒏! 𝒏−𝒑 ! Qual o número de anagramas de oito letras podemos formar com as letras da palavra PADRINHO? Exemplo 2:  Qual o número de anagramas de 4 letras podemos formar com as letras da palavra PADRINHO? . diferenciando-se a ordem e a natureza dos elementos.

Luís. Quantos jogos podem ser realizados entre os times participantes em turno e returno? . Mário.Arranjo Simples  Exemplo 3:  Qual é a probabilidade de se escolher aleatoriamente um anagrama de 4 letras iniciado com a letra A?  Exemplo 4:  Otávio. João. Pedro. Quantos são os agrupamentos possíveis para os três primeiros colocados?  Exemplo 5:  Em uma escola está sendo realizado um torneio de futebol de salão. Roberto e Fábio estão apostando corrida. no qual dez times estão participando.

Tarefa  Em uma corrida de Fórmula 1.  Considerando-se que 2 corredores são brasileiros. qual é probabilidade de que o 1º lugar seja ocupado por um brasileiro? . largaram 25 corredores.Arranjo Simples . Determine de quantos modos diferentes podem ocorrer os 3 primeiros lugares.

Quantos serão os tipos de sorvete disponíveis? . se o fizer colocando 4 bolas em cada saco?  Exemplo 2:  Um fabricante de sorvetes possui a disposição 7 variedades de frutas tropicais do nordeste brasileiro e pretende misturá-las duas a duas na fabricação de sorvetes.𝒑 = 𝒏! 𝒑! ∗ 𝒏 − 𝒑 !  Exemplo 1:  Com 12 bolas de cores distintas. diferenciando-se apenas a natureza dos elementos. posso separá-las de quantos modos diferentes em saquinhos.p) de maneiras diferentes de se organizar p elementos de um total de n. 𝑪𝒏.Combinação Simples  Combinação Simples:  Define-se como sendo o número (Cn.

para que elas arrecadem prendas para a quermesse da fazenda onde vivem. De quantas maneiras as crianças poderão ser agrupadas?  Exemplo 4:  Um fabricante de sorvetes possui a disposição 22 variedades de frutas e pretende misturá-las duas a duas na fabricação de sorvetes. em uma promoção do tipo Pague 2 e Leve 3 permite que os alunos escolham 3 cursos de cada vez. Quantos serão os tipos de sorvete disponíveis?  Exemplo 5:  Uma escola de idiomas oferece 5 idiomas. qual é o número total de possibilidades? .Combinação Simples  Exemplo 3:  As 14 crianças de uma família serão separadas em grupos de 5.

Tarefa  Com 6 bolas de cores distintas.Combinação Simples . em quantos grupos de 3 bolas posso separá-las?  Sendo uma bola da cor amarela. qual é a probabilidade de que o grupo escolhido tenha uma bola dessa cor? .

então temos: 𝑃𝑇 = 𝑃𝐴 + 𝑃𝐴 = 1 (100%)  Exemplo 1:   Qual é a probabilidade de não ocorrer o número 3 no lançamento de 1 dado não viciado? Exemplo 2:  Qual é a probabilidade de não se retirar 1 Dama de um baralho de 52 cartas? .Probabilidade Total  Considere um evento desejável com probabilidade PA e qualquer outra possibilidade como sendo 𝑃𝐴 (probabilidade de A não ocorrer).

Qual a probabilidade de vitória nesse jogo? .Regra da Soma  Se dois eventos A e B são disjuntos (não ocorrem ao mesmo tempo) com PA chances de A ocorrer e PB chances de B ocorrer. Ganha quem obter o número 2 ou 7. Qual é essa probabilidade? Exemplo 2:  Ao se sortear dois dados não viciados qualquer face ocorre com a mesma chance. então a probabilidade de A ou B ocorrer é dada por PA + PB: P(A U B)= PA + PB  Exemplo 1:   Em um baralho de 52 cartas embaralhadas deseja-se obter um Rei ou um Ás. na soma dos resultados.

sucessivos e independentes. da parte superior do pacote. Qual é essa probabilidade? Exemplo 2:  Ao se sortear duas moedas. A probabilidade de ocorrer A e B é dada por: P(A ∩ B)= PA * PB  Exemplo 1:   Em um baralho de 52 cartas embaralhadas. qual é a probabilidade de obtermos 2 caras? . Retira-se duas cartas. uma de cada vez.Regra da Multiplicação  Considere dois eventos A e B. desejando-se obter um Rei e um Ás.