You are on page 1of 8

COMO CONSTRUIR E UTILIZAR UM ASTROLÁBIO SIMPLES

INTRODUÇÃO
O astrolábio é um instrumento que serve para medir ângulos. Foi
bastante utilizado no passado, principalmente por exemplo pelos
navegadores do tempo dos Grandes Descobrimentos para medir
a altura dos astros em relação ao horizonte e até para avaliar a
altura de árvores e montanhas.
Tópicos que podem ser abordados:
Trigonometria;
Latitude e longitude;
Cálculo da Latitude Local;
Movimento do Sol para várias latitudes;
Sistemas de Coordenadas;
Sistema de Coordenada Azimutal;
Ponto Vernal;
Ascensão Reta;
Declinação;
Posição relativa das estrelas;
Astronomia observacional;
Altura angular de astros.
Tendo os três momentos pedagógicos como base, algumas
perguntas para a problematização:
“O que é latitude?”;
“Como eu encontro a latitude de minha cidade?”;
“Como os navegadores do passado se orientavam no mar?”;
“Como posso orientar um telescópio?”;
Entre outros.
Um pouco de História
Não há um inventor em particular, mas convenciona-se dizer que
o surgimento do astrolábio é o resultado prático de várias teorias
matemáticas desenvolvidas por alguns estudiosos antigos, como:
Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Nicéia e Hipácia de Alexandria.
Era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi
por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação
marítima com base na determinação da altura (angular) das
estrelas no céu. Mais tarde foi simplificado e substituído pelo
sextante (instrumento astronômico usado para determinar a

Não trata-se. • 01 pedaço de barbante com cerca de 20cm. Brasil. mas o segundo estava melhor adaptado para trabalhar em um barco. entre outros valores. entre outros. num anel de suspensão e numa mediclina (espécie de ponteiro). • Aprender a determinar a latitude.5cm de diâmetro. Precisará de: • 01 canudo com ao menos 0. • Utilizar um astrolábio simples. navegadores portugueses e de outras nacionalidades que chegaram à lugares como: ilhas dos Açores. O astrolábio náutico era uma versão simplificada do tradicional e tinha a possibilidade apenas de medir a altura dos astros para ajudar na localização em alto mar. • Efetuar medições da altura de um astro durante o dia e durante a noite. • 01 objeto pequeno mas pesado (pode ser uma borracha de apagar) que servirá como peso. Este será um instrumento que pode ser facilmente montado. • Medir a altura de corpos celestes. como calcular a altura de um edifício ou a profundidade de um poço. por exemplo. • Determinar a latitude do local da observação. Originalmente era formado por um disco de latão graduado na sua borda. OBJETIVOS PROPOSTOS: • Compreender o funcionamento de um astrolábio. México. • 01 Fita adesiva do tipo Durex. Ambos possuem bastante precisão.latitude). • Conhecer as coordenadas horizontais. usaram o astrolábio para não se perderem no mar. de um ser um mais preciso que o outro. no caso. Há cerca de 500 anos. enquanto o outro era melhor utilizado em terra firme. O que vamos construir e utilizar não tem bem a aparência de um astrolábio mas seu princípio de funcionamento é muito semelhante. a latitude do lugar onde se encontravam. medindo o ângulo que o Sol fazia com o horizonte e determinar. Cabo Verde. Ilhas do Caribe. Também era utilizado para resolver problemas geométricos. . e consiste essencialmente de um transferidor com pequenos e simples acessórios. Com o astrolábio eles podiam marcar a sua posição sobre a Terra.

Ao final. • 01 Transferidor de plástico colado em uma folha de papel branca (para facilitar a leitura). prenda o barbante no ponto central do transferidor (Se preferir.• 01 tesoura sem ponta. pode abrir um pequeno orifício no transferidor para passar o barbante e amarrar a ponta. Amarre o peso na outra extremidade do barbante. 2. Usando um pedaço de fita adesiva. prenda o canudo na parte reta do transferidor. 1. para facilitar o uso. Com outros dois pedaços de fita adesiva. com uma chave Philips ou a ponta seca de um compasso. Recorte o papel entorno do transferidor no qual está colado. 4. o seu astrolábio terá a seguinte aparência: ESTÁ PRONTO! RECOMENDAÇÃO PRÉVIA MUITO IMPORTANTE: Ao utilizar . tendo o cuidado de mantê-lo firme e paralelo. 3.

SEGUEM AS INSTRUÇÕES!!! O QUE FAZER COM O INSTRUMENTO QUE ACABOU DE CONSTRUIR? 1) Medir a altura do Sol Com o seu astrolábio você pode agora medir o ângulo que o Sol faz com o horizonte ou seja. 2. Leia o valor por onde passa a linha. o ângulo que o Sol faz com o horizonte (em graus). Determine a altura do Sol em diversas horas de . procederemos da seguinte forma. Para isso. olhe pelo canudo. ou por qualquer meio. no outro extremo do canudo e incline o astrolábio até que consiga ver um pequeno círculo luminoso com o mesmo diâmetro do canudo na palma da tua mão. jamais. nunca. a altura. Esse valor indicará altura do Sol. angular. Nessa altura o canudo estará apontando para o Sol. do Sol.o seu astrolábio. 1. Pegue no astrolábio com uma mão e vire o canudo para o Sol. ou seja. diretamente para o Sol porque poderá danificar os olhos e causar cegueira. Coloque a outra mão. ou uma folha de papel.

para o dia de Verão e para o dia de Inverno. Altura do Sol (em graus). faça três medições antes de registrar o valor do ângulo de modo que tenha certeza de que não cometeu nenhum erro de leitura. Utilize cores diferentes para cada um dos traçados. durante três ou quatro meses. para a mesma hora. Caso seja possível. Guarde todas as informações que recolher. De preferência. • À medida que as semanas passam. Encontrou alguma(s) alteração(ões)? Qual(ais)? . as horas do dia e. pode optar por marcar apenas os pontos. se preferir. no eixo das ordenadas. de preferência. Tente incluir o dia do solstício de Verão (em Dezembro) e do solstício de Inverno (em Junho). Nota: Para cada hora. um dia por semana.) Sugestão: Pode desenhá-los ou imprimi-los em acetato e sobrepô-los. unir os pontos através de um segmento de reta. ao menos. Marca. marque as alturas do Sol (em graus). faça as medições sempre na mesma hora nos diferentes dias. no eixo das abscissas.dias diferentes. pode traçar gráficos de barras. ANOTE: Local de observação: _______________ Data: _______ / _______ / ____________ Hora Altura do Sol (em graus) Traçar gráficos simplifica a comparação dos dados obtidos… Escolha uma escala adequada e faça gráficos de dispersão da altura do Sol ao longo do dia. trabalhe em grupo. semelhantes ao que se apresenta abaixo. Se as condições atmosféricas o permitirem. hora do dia e preencha uma tabela com estes dados para cada um dos dias em que fizer as medições. (Caso prefira. compare os teus registros/ gráficos das alturas do Sol nas diferentes datas e.

Assim. no Hemisfério Sul. • Ao “tamanho” do percurso aparente do Sol no céu? Mas não há só diferenças… Que semelhanças existem entre o movimento do Sol no dia de Verão e o movimento do Sol no dia de Inverno? DETERMINAR LATITUDE Os residentes do Hemisfério Norte apenas precisam medir a altura. diminui ou manteve-se igual ao longo dos vários dias e para a mesma hora? • Será que a altura do Sol está relacionada com as “estações do ano”? De que forma? • Agora. angular.• A altura do Sol aumentou. Para nossos propósitos pedagógicos. E quais seriam estes momentos? Estes seriam os momentos em que a Estrela de Magalhães (Alfa Crucis) estaria na mesma altura. entre um dia de Verão e um dia de Inverno. do Eixo Sul Celeste em relação ao horizonte Sul. precisaremos de outra abordagem. do Eixo Celeste Sul. Vamos utilizar a estrela de Magalhães (Alfa Crucis) para. Um exemplo de data e em que isso ocorre é 10 de Março às 19 horas e 35 minutos deste ano. a aproximação é razoável o suficiente. não há uma estrela com brilho significativo próximo do Eixo Celeste Sul com a qual possamos fazer essa medida imediata. . da estrela Polaris. angular. e assim teriam imediatamente o valor de sua Latitude Local. Infelizmente. angular. relativamente: • Ao comprimento máximo das sombras? • À duração do dia e da noite?. A diferença é que aí o Cruzeiro do Sul estará voltado para o outro lado. tente encontrar as diferenças. Isso volta a ocorrer seis meses depois para o dia 10 de Setembro às 19 horas e 08 minutos. em dias e horários específicos do ano. considerar que ela está na mesma altura. para a mesma hora. pois ela está praticamente sobre o Eixo Celeste Norte.

aponte para a Estrela de Magalhães neste dia e horário.Conforme as imagens abaixo Assim. a latitude de um lugar é o ângulo medido para cima ou para baixo do equador. ao valor da latitude do lugar onde está. Neste momento. O ângulo que medir é igual. É fácil. ou muito próximo. pode olhar diretamente para a estela utilizando o canudo de nosso Astrolábio sem o risco de danificar seus olhos. A latitude num certo local é a altura Eixo Celeste . Varia de 0º a 90º norte (N) e de 0º a 90º sul (S). não é? Em termos simples.

FIM . ou seja. da latitude. para a data sugerida e seis meses depois. até o horizonte. Sugestão… • Faça esta medição da altura da Estrela de Magalhães. O que conclui? • Consulte um Atlas Geográfico ou o Google e confirme este valor encontrado.(Sul ou Norte).