POLIMERIZAÇÃO EM ETAPAS

Policondensação

Pequena molécula é
eliminada em cada
etapa

Poliadição

Monômeros reagem
sem a eliminação de
pequena molécula

Polimerização em
Etapas

Polimerização em etapas -Policondensação
Ácido dicarboxílico

Glicol

Poliéster

Polimerização em etapas -Policondensação Ácido hidroxicapróico Poliéster alifático .

Polimerização em etapas -Poliadição .

Polimerização em etapas -Poliadição .

.

Poliéster Saturado (acetato de cálcio) Oligômero .

Poliéster Insaturado .

Poliéster Insaturado Resina alquídica .

Policarbonato .

Poliamida 6.6 .

10 Uma vez que a polimerização ocorre acima do ponto de fusão de ambos os reagentes e do polímero o processo de polimerização é conhecido como POLIMERIZAÇÃO POR FUSÃO .Poliamida 6.

Devido a ausência de unidades alifáticas na cadeia prinipal Se decompõe acima de 500oC Estabilidade termooxidativa muito elevada .Poliamidas aromáticas O material é muito cristalino e forma fibra cuja resistência e módulo é maior do que a dos metais com mesmo peso.

Poliimidas .

Baixa absorção de água. Resistência ao ataque de ácidos minerais ácidos orgânicos.Poliéter Poli(óxido de fenileno) (PPO) Alta resistência ao impacto. Polisulfeto Poli(sulfeto de fenileno) (PPS) utilizados como isoladores eléctricos e peças estruturais na construção de motores e de veículos .

Polisulfonas .

Resinas Fenólicas – Fenol-formaldeído fenol formaldeído Polifenol (baquelite) .

.

com excesso de fenol ou formol e entre 150-200°C .A polimerização ocorre em meio ácido. básico ou neutro.

Hexametilenotetraamina (HMTA) .

.

Vários tipos de resinas fenol-formol disponíveis comercialmente .

.

.

Aplicações das resinas fenol-formaldeído .

Uréia-formaldeído Melamina-formaldeído .

apesar de partir de apenas dois reagentes de grupos funcionais simples. . da relação molar. da concentração. o sistema é complexo. do tempo de reação e da seqüência das reações. da temperatura. É o composto carbonílico mais reativo encontrado na natureza. O formol ou formaldeído é um gás de odor irritante. devido ao enorme número de permutações possíveis entre esses parâmetros. Portanto.A uréia pura líquida decompõe-se acima de 135 °C A reação depende do pH.

em relação a outras resinas.pouco desenvolvimento de cor. . . em comparação a outras resinas. A resina uréia-formol (UF) é o adesivo mais utilizado na fabricação de painéis de madeira aglomerada e de painéis de MDF. . .seu baixo custo.  O amplo emprego das resinas uréia formol para a fabricação de painéis deve-se a: .resistência à chama. pela presença de nitrogênio.ter como veículo a água. . devido ao baixo custo das suas matériasprimas uréia e formol.alta velocidade de cura. favorecendo o seu uso na indústria madeireira.

MDF (“Medium Density Fiberboard”). Madeira e adesivo aglomerado.Amplo emprego da resina Uréia-formaldeído Indústria madeireira madeira reflorestada de pinheiros (Pinus spp) e eucalipto (Eucaliptus spp) compensado. .

alcançando seu estado polimérico entrecruzado. rígido e insolúvel.Compensado lâminas de madeira de espessura entre 1 e 5 mm coladas entre si pela ação de adesivos.  A temperatura no interior do painel em formação alcança entre 100 e 120 °C. infusível. feitos principalmente à base de resinas uréia-formol ou fenol-formol resinas X-formaldeído • Pré-prensagem em uma prensa à temperatura ambiente e • Prensagem a quente (200 e 240 °C). . Na prensagem a quente o adesivo é curado.

as partículas recebem o adesivo.1 a 10 mm de comprimento. Após secagem até a umidade desejada.aglomerado É obtido pela colagem de partículas trituradas de madeira. O adesivo principalmente usado é feito à base de resinas uréia-formol . com dimensões entre 0.

1 a 2 cm de comprimento e espessura de dezenas de micra. A colagem é feita com adesivo feito à base de resinas uréia-formol. .MDF  O MDF é obtido pela colagem de fibras de madeira.  A madeira é reduzida a fibras de 0.

POLIMERIZAÇÃO POR ABERTURA DE ANEL .

Polimerização por abertura de anel Quebra e então polimerização de compostos cíclicos Polímeros lineares Onde X = .

.

Poli(óxido de propileno) Aplicações: • Segmentos macios em espumas de uretano • Cintos de segurança .

Epóxi Grupo terminal hidroxila Grupo terminal epóxi .

Policaprolactama (Poliamida 6 ou Nailon 6) 12 a 24 h .