You are on page 1of 5

PLANILHA DE INTERVENÇÃO SISTEMÁTICA

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE PARA 30 DIAS DE UMA FAMÍLIA CADASTRADA
DESCRIÇÃO DO CENÁRIO
Grupo
Familiar
fulano

Fulana

Análise
Situacional/Diagnóstico

Seleção dos
Problemas

Metas

Prazos/
Responsável(is)

Patriarca da família, 70
anos, bom relacionamento
familiar, bom nível de
independência,
aposentado,
situação
financeira não muito boa,
porém, capaz de prover a
própria subsistência com a
renda da aposentadoria.

Hipertenso com mau controle
(diversas idas ao PA por conta de
dores no peito), mau aderente à
medicação, nível de stress alto,
grande negação da própria doença e
da doença dos filhos. Bom
relacionamento com a esposa,
embora a relação familiar como um
todo esteja um tanto quanto abalada
devidos aos problemas de saúde da
família.

-Otimizar medicação - Médico – prazo de
para controle da PA; 40 dias;
- Melhorar a adesão
ao
tratamento;
conscientização
sobre o próprio
estado de saúde e o
da família, sem
geração de falsas
expectativas.

- Médico, enfermeiro
e ACS - Imediato
com revisão em 3
meses.

Matriarca da família, bom
relacionamento
com
esposo e filhos, grau de
instrução
baixo,
aposentada, independente
na questão do cuidado,
principal responsável pela

Diabética, hipertensa, alta carga de
stress devido à doenças dos filhos.
Sofre de insônia e faz uso crônico
de clonazepam, o que não é ideal
pela
idade
avançada
(prédisposição a quedas com possíveis
fraturas que poderiam complicar

- Controle do DM e
PA
através
da
otimização
da
medicação e MEV
(mudanças do estilo
de vida);
- Procurar diminuir a

Médico,
enfermeiros e ACS –
Prazo de 40 dias;

- Médico, enfermeiro

Cumprimento
de metas

Médico. Faz tratamento em serviço de referência para tratamento de . acha que o filho tem déficits exercitar-se dentro motores por ficar muito tempo do possível). Tem dismotilidade esofágica. Dorme em um sido causa de engasgos frequentes. conscientização da família sobre a necessidade de divisão de tarefas concernentes ao cuidado dos filhos doentes. .Grupo Familiar fulano Análise Situacional/Diagnóstico Seleção dos Problemas Metas resolução dos problemas com a idade avançada). vive na grau intermediário/avançado. Aposentado. o que tem doença e limitações. comer em exercite mais para ficar bem. Divorciado desde que Portador de esclerose múltipla em Incentivar descobriu doença. acompanha com neurologista e do paciente para faz uso de medicações de primeira andar térreo devido Prazos/ Responsável(is) e ACS – Prazo de 40 dias. continuidade do casa dos pais com a mãe. inclusive . da família. lazer. pai e irmãs. pressionada pela situação de saúde aumentar tempo de dos filhos a cuidar de todos. Sente-se carga de stress. Médico e enfermeiro – Prazo imediato. Dificuldade de deambulação devido tratamento.orientação sobre que vive com a mãe. à doença. que tem causado déficits tem um filho adolescente motores sérios.mudança do quarto EM. pois posição sentada. parado.Médico e ACS – Prazo imediato. e insiste para que o mesmo se pastosa. 48 anos. com seus devidos quarto no segundo Pai não acredita na doença do filho cuidados (dieta mais pavimento da casa. ACS e assistente social – 40 Cumprimento de metas . enfermeiro.

paciente. enfermeiro ao paciente acamado – Prazo imediato à família. Paciente não tem carro e nem quem o leve para fazer fisioterapia. Apresenta certo nível de depressão pela situação em que se encontra.Grupo Familiar fulano Análise Situacional/Diagnóstico Solteira. 45 anos. afasia. Seleção dos Problemas Metas linha para o tratamento da doença. fisioterapia para Médico e enfermeiro paciente.Médico – Prazo de do DM. . Garantir Médico. com déficit motor generalizado. porém paciente não consegue pelo SUS. pouca compreensão da fala.Alcançar controle . Conseguir . . vive com Ca de mama. acamada. Fulana 46 anos. fisioterapia à enfermeiro.Médico. Paciente sequelada de AVC hemorrágico.Visitas periódicas. Prazos/ Responsável(is) dias de prazo. – Prazo 40 dias. . dias. acompanhamento assistente social – 40 psicológico.Médico. pois a prefeitura não busca em casa e não oferece fisioterapia na residência. Garantir Psicólogo. enfermeiro e ACS – Prazo Mensalmente e . vive na casa dos pais após doença ser diagnosticada e ter tido alta do hospital pós cirurgia. altamente dependente de cuidados. ansiedade .Assistente social. 40 dias. assistente social – Prazo de 1 mês. solteira.Instruir o cuidado . Diabética em uso de insulina.Garantir acesso e Médico. Foi prescrito fisioterapia. Cumprimento de metas . ao risco de quedas.

internações e consultas médicas frequentes. enfrenta algumas depressão. psicológico. médico e enfermeiro – Prazo 40 dias.Grupo Familiar Filha Análise Situacional/Diagnóstico os pais. ACS e serviço de saúde assistente social – especializado para Prazo imediato. Cumprimento de metas . Seleção dos Problemas Metas Prazos/ Responsável(is) acompanhamento em enfermeiro. Garantir Psicólogo e acompanhamento assistente social. tratamento do câncer de mama.

CONDIÇÕES DE MORADIA Grupo Familiar Análise Situacional/Diagnóstico Seleção dos Problemas Metas Prazos/ Responsável(is) Cumprimento de metas .