You are on page 1of 10

MEIOS FÍSICOS DE

TRANSMISSÃO
Trabalho realizado por:
Florentino Águas nº9
Daniel Santos nº4

No entanto. numa rede de computadores. cabos ópticos . que transmitem os dados através de sinais eléctricos. é o canal de comunicação pelo qual os computadores enviam e recebem os sinais que codificam a informação. Os cabos eléctricos mais utilizados em redes podem ser de dois tipos:   cabo de pares entrançados (twisted-pair cable). também existem redes e sistemas de comunicação entre computadores que funcionam sem cabos.   Podemos subdividir os cabos utilizados em redes em dois grupos principais:    cabos eléctricos .normalmente cabos de cobre (ou de um outro material condutor). .comunicações wireless ou sem fios.  O mais usual é a utilização de um entre vários tipos de cabos existentes para o efeito. cabo coaxial (coaxial cable).cabos de fibra óptica. através da propagação de ondas no espaço .Introdução  Um meio físico de transmissão. que transmitem a informação através de sinais ópticos ou luminosos.

os cabos UTP mais usados em rede de locais de computadores são os da categoria 5. uma vez que são os mais fiáveis e os únicos que permitem taxas de transmissão de 100Mbps. UTP.Cabos de pares trançados  Os cabos de pares trançados consistem num ou vários pares de fios de cobre. esse plástico serve para proteger os condutores das interferências electromagnéticas. Shielded Twiested-Pair– é um cabo que consiste em pares de fios entrelaçados revestidos por um invólucro plástico. são utilizadas duas modalidades principais de cabos de pares trançados. os cabos deste tipo são mais baratos que os blindados e mais práticos de instalar Existem cinco categorias de cabos UTP.   Em locais. Os cabos UTP utilizam conectores do tipo RJ-45 para ligação às placas de rede e a outros elementos de ligação.        STP. . Actualmente. Unshielded Twiested-Pair– é um cabo que consiste apenas nos pares entrelaçados sem blindagem.

taxas de transmissão razoáveis e alguma flexibilidade em termos de conexões. bastante utilizados em redes locais. o qual. tudo isso contido dentro de um invólucro externo de plástico ou PVC. é rodeado por uma rede ou malha metálica.Cabo coaxial  Este tipo de cabos consiste em diversas camadas circulares de condutores e isolantes: um núcleo de cobre relativamente espesso. por fim. grande resistência a interferências. .   Trata-se de cabos do mesmo tipo dos que são usados em aparelhos de televisão (para ligação à antena) ou em aparelhos de vídeo. envolto por um isolador.   Os cabos coaxiais têm boas características de transmissão. e. durante algum tempo. nomeadamente. foram. por sua vez. por isso.

 Os cabos de fibra óptica consistem em núcleos de fibras de vidro ou plástico especial essas fibras são rodeadas por um revestimento (cladding). em vez de ser através de sinais eléctricos (electrões).Fibra Óptica  Os cabos de fibra óptica transmitem os dados através de sinais ópticos.   .

para que ambos os aparelhos possam enviar e receber dados através deste tipo de cabeamento.Cabo crossover  Um cabo crossover nada mais é do que um simples cabo de rede par trançado geralmente feito com o cabo de rede Cat 5e (Categoria 5e)  Um cabo crossover é composto do mesmo tipo de cabeamento de rede utilizado para conexões comuns. mas tendo seus pares invertidos para que possa enviar e receber dados simultaneamente.  Conectar Hub com Hub – Com o mesmo fim dos Switch’s e Pc’s.  Conectar um Switch à outro Switch – Também é indicado um cabo de rede cossover neste caso. o Cabo de rede Cruzado também serve para interligar um hub à outro.  . fazendo com que equipamentos do mesmo seguimento ou não possam se comunicar. rubs ou Switch’s. indica-se a utilização do cabo crossover.  Tipos de conexões com cabo crossover:  Conexão PC para PC – Para fazer a ligação “direta” entre dois computadores sem a utilização de roteadores. tornando possível a comunicação entre eles.

Micro-ondas    As micro-ondas. No campo das telecomunicações. . também usadas em comunicações. são empregadas para carregar informações de sistemas de telefonia e de televisão. são geradas em válvulas eletrônicas especiais.

Infravermelho  Um outro tipo de meio de transmissão sem fio baseia-se na luz infravermelha. porém o feixe é transmitido através do espaço livre (ondas luminosas) ao invés da fibra de vidro. Funciona basicamente como o sistema de comunicação utilizando fibra ótica.    As tecnologias classificadas como transmissão infravermelha enquadram-se nas seguintes categorias:  Ponto a ponto  Broadcast Benefícios da tecnologia de comunicação infravermelha :  Velocidades do canal completo  Fácil instalação  Segurança  Compatibilidade com interfaces de cobre e fibra  Baixo custo  Ambientes internos e externos  Transparência a redes ou protocolos  Baixa manutenção . O sinal é convertido em formato digital e transmitido pelo espaço livre.

. tornando-a ideal para casos em que as transmissões via rádio são proibidas por razões de segurança. como em aviões ou escritórios governamentais. que não interfere com outros sistemas de comunicação.Comunicação via Laser  A comunicação por laser é feita a partir do espectro visível da luz.

uma linha de transmissão e a antena propriamente dita. É composta basicamente por um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicações. .Rádio  Rádio é um recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação bidireccional por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.  Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contactos à distância entre duas estações. A este sistema dá-se o nome "sistema irradiante".