O que é mineral ?

1966). tendo uma estrutura molecular definida ou sistema de cristalização e propriedades físicas bem definidas. uma certa estrutura atômica característica. constitui uma espécie mineral (Brush & Penfield.•Todo composto químico distinto que ocorre na natureza inorganicamente. se formado sob condições favoráveis. tendo usualmente uma composição química definida e. 1898). •Minerais podem ser distinguidos uns dos outros pelas características individuais que são uma função direta dos tipos de átomos que eles contém e dos arranjos que estes átomos fazem no seu interior (Sinkankas. •Mineral é um corpo produzido por processos de natureza inorgânica. 1932). . a qual está expressa em sua forma cristalina e outras propriedades físicas (Dana & Ford.

1990). (Nickel.• Mineral é um sólido homogêneo natural. com uma composição química e propriedades físicas definidas e previsíveis (O’Donoghue. 1968). • Minerais são substâncias inorgânica naturais. 1995). • Mineral é um composto químico que é normalmente cristalino e que foi formado como resultado de processos geológicos. com uma composição química definida e um arranjo atômico ordenado (Mason et al. . inorgânico.

“Mineral é um sólido homogêneo de ocorrência natural na Terra. Lua e em outros corpos celestes. ou seja. Com algumas poucas exceções. possui uma composição química definida e um arranjo atômico ordenado. . minerais são normalmente cristais”. é formado inorganicamente.

densidade. índice de refração. Com algumas poucas exceções. possui uma composição química definida e um arranjo atômico ordenado. apresenta as mesmas propriedades físicas e químicas. minerais são normalmente cristais”.Cada uma das porções de um mineral. é formado inorganicamente. como por exemplo. “Mineral é um sólido homogêneo de ocorrência natural na Terra. etc. . Lua e em outros corpos celestes. quando cominuido. ou seja.

que a temperatura ambiente é líquido. Em um grande número de casos a química mineral varia entre dois membros finais.Sólido? A única exceção é o mercúrio. muitos minerais formam soluções sólidas. ou seja. forsterita = Mg2SiO4 faialita = Fe2SiO4 .

Opala SiO2 . nH2O “Mineralóide” Lechatelierita SiO2 .

Opala SiO2 . nH2O .

Lechatelierita SiO2 .

é formado inorganicamente. Com algumas poucas exceções. ou seja.Minerais são produtos naturais “Mineral é um sólido homogêneo de ocorrência natural na Terra. . minerais são normalmente cristais”. Lua e em outros corpos celestes. possui uma composição química definida e um arranjo atômico ordenado.

• PRODUTOS NATURAIS. pois surgem a partir de processos naturais sem a influência do homem. quartzo x quartzo sintético .

ou seja. A maioria dos minerais são formados por processos inorgânicos . possui uma composição química definida e um arranjo atômico ordenado.“Mineral é um sólido homogêneo de ocorrência natural na Terra. é formado inorganicamente. Com algumas poucas exceções. Lua e em outros corpos celestes. minerais são normalmente cristais”.

Apatita ossos e dentes nos vertebrados .

• mas minerais podem formar-se também nos organismos ou sob ação destes.Na grande maioria dos minerais predominam as ligações inorgânicas ! Exceção: whewelita CaC2O4. Apatita Calcita Aragonita Opala ossos e dentes nos vertebrados na composição das conchas de alguns invertebrados . mas também pode ser encontrada em depósitos hidrotermais primários em veios de minério.H2O Whewelita tem origem orgânica.

Calcita Aragonita Opala na composição das conchas de alguns invertebrados Opala SiO2 Calcita Ca[6]CO3 Aragonita Ca[9]CO3 .

“Mineral é um sólido homogêneo de ocorrência natural na Terra. Lua e em outros corpos celestes. • Homogeneidade química – minerais apresentam uma composição química característica ou em limites bem estabelecidos uma composição flutuante. Homogeneidade química minerais podem ser caracterizados por meio de suas fórmulas químicas. . é formado inorganicamente. Com algumas poucas exceções. possui uma composição química definida e um arranjo atômico ordenado. ou seja. minerais são normalmente cristais”.

Rocha é um corpo heterogêneo constituído de uma ou várias espécies minerais. com características geológicas definidas como volume. grau de consolidação. etc. .