Agrupamento de Escolas de Mira

Escola sec/3 Dra. Maria Cândida
Ficha de Avaliação n.º 2
Ciências Naturais 8.º ano
Nome: __________________________________________ N.º ___ Turma: ___ Data: ___/ 12 / 2015
Classificação ________________ A Professor: _____________ O Enc. Educação: _____________
Grupo I
O Nakuro, lago de um milhão de flamingos, situa-se no Quénia. A chuva que cai na área circundante
escoa-se pelo solo, formando correntes até à sua bacia, e o sódio, nele existente, é aumentado pela
evaporação. Estas condições proporcionam o desenvolvimento de algas, pequenos crustáceos e
larvas de insectos, que constituem alimento para o imenso povoamento de aves.
Para além dos flamingos, encontram-se neste ecossistema centenas de milhares de outros animais
representativos de mais de 400 espécies. Embora a fama do Nakuro se deva às aves e, sobretudo,
ao seu milhão de flamingos, mamíferos, como rinocerontes, hipopótamos, impalas, gazelas,
leopardos e búfalos, distribuem-se pelos diversos tipos de habitat que circundam o lago.
1. Na resposta a cada um dos itens de 1.1. a 1.4., selecione a única opção que permite obter uma
afirmação correta.
1.1. Um milhão de flamingos constituí…
A. … um ecossistema
B. … uma biocenose
C. ... uma comunidade
D. … uma população
1.2. No lago Nakuro existe … por mais de … espécies diferentes de animais.
A. … uma comunidade constituída ... um milhão e quatrocentas …
B. … uma comunidade constituída ... 400 …
C. … uma população constituída … 400 …
D. … uma população constituída … um milhão e quatrocentas …
1.3. Os fatores … que influenciam os seres vivos que habitam no lago Nakuro são …
A. … abióticos … a água, o solo e a luz.
B. … bióticos … a água, o solo e a temperatura.
C. … abióticos … a água, o solo, luz e a temperatura.
D. … bióticos … a água, o solo e a luz.
1.4. A biodiversidade deste ecossistema é … pois …
A. … elevada … existem muitos flamingos
B. … baixa … existem apenas muitas espécies de mamíferos.
C. … baixa … existem muitos flamingos em relação às outras espécies.
D. … elevada … existem muitas espécies de seres vivos diferentes.
2. Faça corresponder a cada uma das frases da coluna A a respetiva designação, que consta da
coluna B.
Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.
__
__
__
__
__
__

Coluna A
A. Quantidade e variabilidade de espécies que habitam numa zona do
planeta.
B. Espaço físico ocupado pelo conjunto de seres vivos do charco.
C. Conjunto de seres vivos que partilham uma área geográfica e
estabelecem relações entre si.
D. Conjunto de rãs que vivem no charco.
E. Conjunto de seres vivos que apresentam características semelhantes,
cruzando-se entre si e originando descendência fértil.
F. Local onde vive o flamingo.

Coluna B
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.

Habitat
Biótopo
Espécie
População
Comunidade
Ecossistema
Biodiversidade
Biosfera
Página 1 de 5

B. as orelhas contêm numerosos vasos sanguíneos que permitem que o calor escape para o ar. 1. …13%.4. …A e C. podemos concluir que… A. D.3. C. …o aumento do fotoperíodo. A B C D Figura 1 Os ovos fertilizados contendo embriões da mesma espécie de crocodilo foram incubados a diferentes temperaturas. …os crocodilos fêmeas desenvolvem-se a temperaturas mais elevadas. relativamente ao número inicial de ovos incubados. …98%. Das espécies representadas na figura 1. …a redução do fotoperíodo. …85%. A percentagem de fêmeas sobreviventes a 32 ˚C. …a temperatura não afeta a sobrevivência dos embriões de crocodilo. a 1. B. …A e B. que induz a produção de melanina. que reduz a produção de melanina. B. e uma lebre e uma raposa-do-ártico (C e D).Grupo II Para além do seu uso para a audição. foi de… A.4. …o sexo da descendência depende da temperatura de incubação. 1. que habita regiões desertas da América do Norte (A). que vive no Norte de África (B). Página 2 de 5 . Tabela I – Sexo da descendência incubada a diferentes temperaturas Temperatura de incubação dos ovos 26 ˚C 28 ˚C 30 ˚C 32 ˚C 34 ˚C 36 ˚C Número de ovos usados 100 100 100 100 100 100 Número de embriões que morreram 80 4 3 2 6 86 Número de fêmeas que eclodiram 20 96 97 85 0 0 Número de machos que eclodiram 0 0 0 13 94 14 1. as que podem ser encontradas no bioma da Tundra são as… A. …2%. C. …B e D. D.1.2. Na resposta a cada um dos itens de 1. De acordo com os dados da tabela I. que induz a produção de melanina. O escurecimento da pelagem da raposa-do-ártico ocorre com… A. que reduz a produção de melanina. …C e D. …o aumento do fotoperíodo. D.. …a maior parte dos ovos de crocodilo eclodem se incubados a 26 ˚C. C. O sexo dos descendentes que eclodiu está representado na tabela abaixo. 1. …a redução do fotoperíodo. C. B. selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.1. A figura 1 representa uma lebre. uma raposa-feneco. 1. D.

Gráfico I Página 3 de 5 . Os resultados estão expressos no gráfico I. independentemente da temperatura ambiente. No gráfico da figura 2 está registada a variação da temperatura corporal de dois animais em função da temperatura ambiente. a temperatura corporal varia em função da temperatura ambiente. Chave I. 3. O fator abiótico estudado foi a humidade. ____ D. A perca tem uma maior distribuição geográfica do que a lontra. fisiológicas e comportamentais. pelo que os observou e registou os seus períodos de atividade ao longo do dia. A temperatura corporal da lontra aumenta com o aumento da temperatura ambiental. Ao longo da evolução. Explique como é que o tamanho das orelhas dos animais pode ajudar à sua sobrevivência nos seus ambientes. __ B. Afirmação apoiada pelos dados II. Um dos maiores desafios que os animais enfrentam é a variação da temperatura ambiente. Figura 2 – Variação da temperatura corporal em função da temperatura ambiente. Noutros. desenterrando-se e saindo de vez em quando para nadar. F. A perca é um animal poiquilotérmico. Afirmação sem relação com os dados Afirmações __ A. Afirmação contrariada pelos dados III.2. possuem temperaturas corporais constantes. __ E. desenvolveram vários tipos de adaptações físicas. As lontras são animais homeotérmicos. __ C. Um grupo de cientistas pretendeu perceber qual era o período do dia em que os camarões estavam mais ativos. Alguns animais. Identifique o período do dia em que os camarões estão mais ativos. A perca é um peixe bem adaptado à água doce. Grupo III Os camarões Litopenaeus vannamei passam parte da sua vida enterrados. porém. Estabeleça a correspondência entre a chave e as afirmações. 1.

2. apesar de ativo durante o dia.1. 1. … euritérmicos. … estenotérmicos. … humidade.2. A radiação solar é a principal fonte de energia dos ecossistemas.2. contudo.2. 2. Na resposta a cada um dos itens de 2. 2. 7. Durante a hibernação ocorrem alterações fisiológicas. 2.1. … mesófilo. Água Solo Vent o E. B.3. Um animal. … temperatura … diurnos.1. … lucífilo.4. C. 5. O fator abiótico que condiciona a atividade dos camarões é a ____________ e. B. Tem peratura B. estes animais designam-se por ___________ A.4.3.4. 1. C. … temperatura. __ __ 4. As plantas dos desertos apresentam raízes longas. Os camarões não conseguem regular a sua temperatura interna. Os camarões podem ser encontrados nas zonas costeiras e nos estuários dos rios. Luz FIM COTAÇÕES Grupo I 1. 2. 2. 1. … salinidade.2. … luz. pelo que são designados por… A. C. atendendo ao seu comportamento. 3. Grupo III 2. D. 1. … xerófilo.4. 1. pelo que é designado por… A. 8. … poiquilotérmicos.3. __ __ __ __ 3. C.3. Coluna B A. A redução da superfície aparente é uma estratégia de sobrevivência dos animais ao inverno. … lucífugo. 1.1. Estabeleça a correspondência entre os fatores abióticos expressos na coluna A e as afirmações da coluna B. … temperatura … noturnos. … homeotérmicos. … luz … noturnos. não conseguem sobreviver nos rios.1. D. C. Coluna A Os catos têm caules carnudos e apresentam folhas reduzidas a espinhos. 2 Total Página 4 de 5 . selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta. __ 1. facilmente transportadas e dispersas. A maioria das plantas possui sementes leves. 2 3 1 2. B. D. 6.4. 2. A disponibilidade de matéria orgânica e minerais determina a distribuição das plantas nos ecossistemas. prefere sítios escuros para viver. D. a 2. __ 2. B. Utilize cada número apenas uma vez. O fator que condiciona a distribuição dos camarões é a … A. O fotoperíodo influencia os ciclos reprodutivos dos animais. 2 Grupo II 1. D. … luz … diurnos.

4 4 4 4 12 4 4 4 4 8 12 4 4 4 4 4 14 100% Página 5 de 5 .