VAMOS ESTUDAR O PLANO DA SALVAÇÃO DE ACORDO COM A BÍBLIA

11

A IGREJA DE JESUS: MISSÃO
DAVID ROPER
Outras marcas distintivas da igreja de Jesus poderiam ser aqui mencionadas1, mas discutiremos só mais uma para, então, encerrar esta parte do estudo. O DESAFIO À IGREJA A igreja é uma instituição divina com uma missão divina. Jesus uma vez definiu sua missão com as seguintes palavras: “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). Sua igreja tem o mesmo propósito. Muitos alvos são importantes, mas só um é imperativo: ir para o céu. “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mateus 16:26a). O desafio da igreja de “salvar o [que está] perdido” pode ser dividido em pelo menos três responsabilidades: 1) Evangelismo. A palavra “evangelizar” significa “contar as boas notícias [sobre Jesus]”. A ordem para evangelizar foi dada na Grande Comissão de Jesus:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mateus 28:19, 20). ...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado (Marcos 16:15, 16).

Efésios 4:15, 16:
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

3) Benevolência. A palavra “benevolência” refere-se ao ato de ajudar os outros por “desejar-lhes o bem”. A benevolência geralmente envolve o suprimento das necessidades, incluindo as necessidades físicas como alimentação e vestuário. Muitas passagens do Novo Testamento falam da responsabilidade de ajudar os outros.
A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tiago 1:27). Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé (Gálatas 6:10).

É fácil para uma igreja – qualquer igreja – desviarse numa multiplicidade de atividades e esquecerse da sua missão dada por Deus. UM DESAFIO PARA VOCÊ Para que este estudo seja eficaz, ele precisa ser pessoal e prático. Eu gostaria que você revisasse as seis lições sobre a igreja de Jesus (incluindo esta), e depois comparasse algumas organizações religiosas com o que o Novo Testamento ensina sobre a igreja de Jesus. Para o propósito desse exercício, não importa qual organização religiosa você venha a escolher. (Pode ser uma de que você goste ou uma de que não goste.) Este é um exercício para encorajá-lo a ser discriminador. Para ajudá-lo na comparação, você pode querer fazer uma lista de perguntas. 1

Todo cristão deve ensinar às pessoas que encontra sobre Jesus e Seu caminho. 2) Edificação. A palavra “edificar” significa “construir”. Os cristãos devem edificar uns aos outros por meio do ensino e do encorajamento. Um lugar em que encontramos esse desafio é

Você vai querer fazer perguntas gerais como estas:


Essa é uma igreja temente a Deus que crê em Deus, em Jesus e na Bíblia? Essa igreja está comprometida em agradar a Deus e fortalecer pessoas?

encorajado a obedecer a mandamentos como esses acima. Como última parte deste exercício, compare sua lista com uma igreja de Cristo local – ou em sua região. As igrejas de Cristo afirmam ter restaurado a igreja do primeiro século. As igrejas de Cristo afirmam “falar onde a Bíblia fala” e “calar-se onde a Bíblia se cala”. Desafie essas afirmações (Atos 17:11). CONCLUSÃO A igreja de Jesus era parte do “eterno propósito” de Deus (Efésios 3:10, 11). “A multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida por meio da igreja” (Efésios 3:10). A glória de Deus brilha na igreja (Efésios 3:21). A igreja é “coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3:15). Espero que este estudo sobre a igreja tenha o ajudado a apreciá-la mais. Ela é uma das maravilhas e das provisões extraordinárias de Deus. É importante identificar a igreja do Senhor hoje e fazer parte dela. A multiplicidade de igrejas existentes hoje não é confusa? É fácil achar a igreja de Jesus no meio dessa confusão? Todavia, com a ajuda de Deus, você pode achá-la. Tenha a mesma atitude positiva de Paulo, ao dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). ❖

Você vai querer fazer perguntas específicas relacionadas aos nossos estudos:

• •

Essa igreja usa uma designação bíblica? Essa igreja está organizada de acordo com a Bíblia? Seus pregadores são chamados “pastores”? Usam títulos não bíblicos como “Reverendo”? Essa igreja adora de acordo com a Bíblia? Ela observa a ceia do Senhor todo primeiro dia da semana? Ela usa somente a música vocal na adoração?

Ao fazer sua lista de perguntas, não exclua aquelas que se relacionam ao coração da igreja. Jesus disse:
...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37–39).

Você vai querer trabalhar e adorar onde seja

Entre essas marcas distintivas da igreja do Senhor incluem-se quando e onde ela foi estabelecida (Atos 2) e sua ênfase na unicidade da igreja (João 17:20, 21; 1 Coríntios 1:10–13; Efésios 4:4–6).

1

©Copyright 2001, 2006 by A Verdade para Hoje TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

2

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful