You are on page 1of 6

ARTES VISUAIS

A EMBALAGEM

Margarida Pereira
Turma 7.7 nº15

Ano letivo 2015/2016

Definição de embalagem

. etc e fazer promoção do produto através de gráficos.Uma embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto. informar sobre as condições de manipulação. transporte e armazenagem. com objetivo de criar melhores condições para distribuição. exibir os requisitos legais como composição. Funções das embalagens As embalagens têm diversas funções. ingredientes. como: proteger o conteúdo.

reciclado. não estabelecendo qualquer interação direta com os alimentos. metal. Metal: As embalagens de metal. com uma aplicação vasta no segmento das conservas. assim como impede a transposição dos seus constituintes para os alimentos. Este material inibe a transmissão de odores e sabores. higiene e segurança alimentar. servir para revestir o exterior de outras embalagens (as latas de conservas).Materiais das embalagens O fabrico das embalagens procura responder. As embalagens poderão ser feitas a partir de diversos materiais: vidro. e a minimização do potencial impacto nocivo dos seus materiais sobre o meio-ambiente. papel/cartão. No entanto. a duas necessidades básicas: a garantia da qualidade. Papel/ Cartão: As embalagens de papel/cartão costumam. plástico. O vidro pode ser reaproveitado. de um modo geral. Vidro: As embalagens de vidro são amplamente utilizadas para bebidas e até mesmo para conservas e compotas. conseguem resistir às grandes pressões e temperaturas a que são submetidas no momento da sua esterilização. fundamentalmente. multicamada. o seu material é mais propenso a sofrer corrosão e a acelerar a transferência dos seus constituintes e dos constituintes das soldas para os alimentos. Plástico . É um material biodegradável e reciclável. de alguns refrigerantes e de bebidas alcoólicas carbonatadas.

utilizadas para alimentos líquidos sem gás. assegurando a qualidade dos alimentos durante mais tempo. que correspondem à incorporação de um número significativo de camadas sucessivas de filmes poliméricos. Multicamada As embalagens multicamada. Pode ser reciclado e reaproveitado para outras aplicações. bem como uma potencial toxicidade. É inflamável e revela uma elevada permeabilidade. A camada de alumínio preserva os alimentos da infiltração da luz e do ar. leves e versáteis. papel e folha de alumínio. como os leites. O plástico é. algumas bebidas e iogurtes. mais sensível à oxidação e à temperatura. são mais baratas. porém. Figura 2: Embalagem de papel/cartão . muito utilizadas em óleos alimentares. Além disto. favorece a transferência dos seus constituintes para os alimentos. os sumos e até alguns vinhos.As embalagens de plástico. resultam de processos de laminagem.

Figura 1: Embalagem de vidro Figura 4: Embalagem de plástico Figura 3: Embalagem de metal Figura 5: Embalagem multicamadas Planificação da embalagem Bibliografia .

  https://pt.hostelvending.org/wiki/Embalagem http://www.wikipedia.pt/artigos/noticias/tipos-demateriais-utilizados-nas-embalagens .com.