You are on page 1of 5

Marketing

História

- Fenômeno relativamente novo
O Uso da palavra marketing como substantivo foi utilizada no inicio do século
XX. E a mesma era associada à uma série de ações vagamente relacionadas
com a atividade de realizar uma venda.
Definição e Conceitos
“Um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtém p que
precisam e desejam, através da criação e intercâmbio de produtos com outros.”
Philip Kotler (1996)
Philip Kotler é a maior referencia a teoria do marketing.
Essa definição está constituída sobre conceitos principais de vontades,
necessidades, demandas satisfações, marketing e profissionais do marketing,
por serem eles centrais ao estudo do marketing.
Em 1984, o British Chartered Instittute of Marketing definiu o marketing como “o
processo gerencial responsável pela identificação, antecipação e satisfação
adas demandas dos clientes de forma lucrativa.”

Semelhanças centrais das definições
Ambas consideram o marketing como o processo gerencial
Avalia a demanda do consumidor através da identificação e da antecipação das
exigências do consumidor.
A importância da pesquisa e da analise como parte do processo.

Diferenças entre marketing e vendas
“ As vendas enfocam as necessidades do vendedor, o marketing, as
necessidades do consumidor. Vendas se preocupam com as necessidades do
vendedor converter seu produto em dinheiro; o marketing com a necessidade
de satisfazer as necessidades do cliente, através do produto e de toda a sorte

pode-se argumentar. 1960.” (Levitt. Desejos apoiados pelo poder de compra . oferta e consumo final. p. O conceito de marketing está centrado nas necessidades do consumidor e utiliza o marketing para obter lucros através da satisfação do cliente. p. predominam entre vários grupos de clientes e.” (Duck. A fragilidade básica é de que o conceito de vendas não satisfaz necessariamente o cliente e pode levar a um sucesso em curto prazo. Planejamento das atividades do marketing está sustentado nos seguintes fatores econômicos: Necessidade Trocas Mercados Compostos de marketing Ambientes de marketing Concorrência Necessidades É o estado de privação física ou mental. então transformar essa necessidade em DESEJOS. sempre haverá uma necessidade de venda. 64) O conceito de vendas é centrado no produto e utiliza as vendas e a promoção para obter lucro através do volume de vendas. ao invés de sinônimos ou mesmo complementares. mas o objetivo do marketing é tornar as vendas supérfluas. A satisfação das necessidades ocorrem em 3 níveis: Funcional Psicológica Social Uma tarefa importante do gerente de marketing é determinar qual produto e. ligando as necessidades. 45) “Vendas e marketing são características antiéticas. 1973.de coisas associadas com sua criação.

A – Autoridade: pode ser que o produto0 exija certa característica do consumidor que este não atenda. telefone. A existência de autoridade legal. contrato de compra e venda ou aluguel). Forma mais comum: dinheiro por produto ou serviço Troca na politica: “eu te dou meu voto que você deseja. Cada parte acreditar ser apropriado e desejável negociar a troca com a outra. Cada parte ser capaz de se comunicar (e-mail. R – Reposta: a formula como o grupo responde a um grupo do composto de marketing. financiamento/ vendedor: embalagem. frete). . por isto o mesmo estar autorizado a uso. mas em troca exijo que você realize ações politicas que eu desejo. para proteger o acordo (código do consumidor.Trocas Para que exista o processo de troca é necessário a existência de cinco condições: A existência de pelo menos difusa partes cada uma com algo de valor para trocar com a outra. carta.” Trocas profissionais: “eu tenho as habilidades que sua empresa precisa. fax) ew de entrega (do comprador: deposito. em troca quero o emprego que eu preciso” Mercados Grupos de compradores reais ou potencias que desejam DABR: D – Dinheiro: aqueles que possuem dinheiro podem se dispor a comprar o0 produto. transferência. com uma lei sobre contratos. Cada parte ser livre para aceitar ou rejeitar a oferta da outra. D – Desejo: se o grupo em potencial não deseja o produto a tendência para ser considerado público-alvo é escassa.

como a QUALIDADE: Nome da marca Garantia de serviço Embalagem Uso adicional Valor simbólico Componentes do Marketing: Preço Influência diretamente na IMAGEM do produto e na probabilidade de compra. utilização ou consumo capaz de satisfazer as necessidades. p. aquisição. 2003.Componentes do Marketing É a combinação de ferramentas utilizadas pelos gerentes de marketing para satisfazer os clientes e alcançar os objetivos da empresa: Produto Preço promoção Ponto de distribuição – Praça Publico – mercado alvo Componentes do marketing: Produto “Qualquer coisa.”(Sndhusenh. 4) Componentes do marketing: Produto No marketing a SATISFAÇÃO pode derivar de qualquer aspecto dele. tangível ou intangível oferecida para a atenção. Influenciado por: Custo de produção Necessidade do cliente (feito sob medida) Preços dos concorrentes Controles governamentais e atos políticos (legislação) .

capacidade de atendimento. entre outros. como fornecedores. forças e franquezas. .Componentes do marketings: Promoção Elaborados para persuadir os clientes a comprarem o produto: Venda pessoal Anúncio (mensagem pagas veiculadas pela mídia) Publicidade (mensagens não pagas veiculadas pela mídia) Promoção e vendas (atividades de marketing diferentes das anteriores projetadas para estimular a compra do cliente e a eficácia do vendedor) Componentes do Marketing praça Canais de distribuição: rede atacadistas ou varejistas que negociam respectivamente com fornecedores ou consumidores Distribuição física: transporte. concorrentes. publico. formado pela política. tecnologia. economia. e formado por fatores que acontecem próximos à empresa. legislação. cultura. Microambiente: de demissões exteriores que influenciam o microambiente. Ambientes do Marketing Fatores variáveis que influenciam nas decisões dos gerentes de marketing: Microambiente: de dimensões interiores. armazenamento e estoque para disponibilizar os produtos em momentos e canais de distribuição apropriados. Concorrência O modo direto ou indireto pelo qual os clientes podem satisfazer as usas necessidades.