You are on page 1of 4

 Aquisição de imagem

Abra o Google Earth e procure a partir das indicações, a cena alvo do seu projeto. Após fazer
os ajustes necessários, mande salvar a imagem na área de trabalho (Arquivo > Salvar Imagem),
dentro de uma pasta com o nome “atividade_Geoprocessamento”
Agora utilize o aplicativo PAINT do Officce, para converter a imagem anterior com o formato
“.Jpeg” para “.tiff”.

Rotina do ArcGIS 10.2
 Adicionar imagem no ArcMAP
Para a rotina de trabalho vamos trabalhar com o aplicativo ArcMAP, do software ArcGIs 10.2,
disponível no Laboratório do Instituto.
a) Abra o ArcMAP e insira a imagem no formato TIFF, para que possamos trabalhar na
forma de dados, utilize o ícone que fica ao lado da escala no display do programa e
navegue até a pasta da atividade de forma de indexar a pasta da atividade, para facilitar
a entrada de novos arquivos quando necessário.

aí é só digitar as respectivas coordenadas na janela. Principais funções utilizadas na régua do georreferenciamento Salvar os pontos Imagem de trabalho Inserir Lat.b) Vai aparecer uma janela informando que a imagem está sem referência espacial. c) Agora vamos ajustar o Sistema de Coordenadas do projeto. e com o mouse esquerdo dê um click com o mouse. e outro no esquerdo para escolher na cortina que se abre a opção Input X and Y. e Long Tabela de pontos Lat/long e) Agora vamos começar a inserir a Latitude e a Longitude no ícone selecionando. Na janela que abrir navegue até a aba de Sistema de coordenadas e faça os ajustes solicitados pelo instrutor. Obs. Depois busque na imagem Raster. Ajuste o Sistema de Coordenadas e o Datum Projected Coordinate Systems > UTM > South American > Soutn American 1969 UTM Zone 25S d) Navegue até a barra de ferramentas para ativar a régua das opções do georreferenciamento (Customize > Toolbars > Georreferencing).: Caso o mapa suma da área de visualização é só clicar no ícone do globo (Full Extent). clicando com o mouse direito na janela de conteúdo em Layers. . na barra de ferramentas. e busca na cortina que se abre as propriedades. o respectivo ponto com as coordenadas identificáveis. click em OK e a imagem TIFF aparecerá logo em seguida.

Para averiguar as coordenadas redistribuindo. f) Chegou a hora de salvar todas a rotina de trabalho.: caso a imagem não tenha ficado com os pontos dentro de uma margem de erro considerável. Obs. de forma a redistribuir as coordenadas para os outros pixels. .: não se esquecer de alterar o formato de saída da imagem para TIFF. basta alterar o modo de exibição de visualização dos dados da raster do layer.Confira os pontos inseridos para ver se está de acordo com as expectativas. Caso tenha digitado uma coordenada errada. você pode desmarcar a opção auto ajuste para não deformar muito a imagem. existe a opção de deletar selecionado a opção Delete no próprio teclado Obs.

Linha (Polyline) ou Poligono (Polygon) Editar o Sistema de Coordenadas Agora vamos editar a entrada de dados. utilize a barra de ferramentas para abrir o ArcCatalog Na janela que abrir. A quantidade dos shapes será definida quantas forem necessárias para fechar o tema. formato de entrada dos dados e Sistema de Coordenadas do Shape. Boa sorte e bons estudos!!! . para isso habilite a régua de editor (ver o ítem D. Pode ser Ponto (Point). Rótulo do campo de informação Tipo de entrada de dados texto (text) ou número (Double) Estaremos em sala para tirar as dúvidas. vamos conectar a pasta da atividade (Folder Connections) com o mouse esquerdo para selecionar. Nome do shape Geometria dos dados de entrada. como um todo. onde estamos criando camadas com temas vetorizados. Dê start na barra para começar a vetorizar Pode salvar edições efetuadas (Save Edits) Quando acabar a edição pode parar em Stop Editing Abra a Tabela de Atributos do Shape e coloque as colunas dos atributos em Add Field. daí escolhe o nome.Criação de Shapefiles no ArcMAP A criação dos shapefiles compreende o momento. Agora com o mouse direito sobre a pasta escolher a opção novo (NEW). onde escolherá a opção Editor). Com a imagem Raster no ArcMAP. e entre com os valores de campo.