You are on page 1of 18

O conhecimento científico

Cássio José de Paula

teorias e doutrinas científicas .Conceito. leis.

Conceito O termo conceito pode ser entendido como. . São definições lógicas. criadas de acordo com o sistema de referencia da comunidade em que vivemos. o conjunto de técnicas ou operações que usamos para obter ou medir um fenômeno.

para ter aceitação científica.Desta forma precisamos entender que todo conceito. reforçando ou não a comprovação de hipóteses e teorias. precisa permitir que diferentes cientistas reproduzam as experiências descritas (seguindo o mesmo rigor metodológico utilizado). .

o que nos permite definir o paladar dos alimentos. construímos a ideia de sabor.Exemplo Como sabemos identificar quando a comida está muito salgada ou um café está amargo? Isso ocorre porque ao longo do tempo. . a partir da observação e percepção de características.

É o objetivo máximo. com grande precisão e sem exceções. a suprema realização. do movimento e dos fenômenos da natureza.Leis São utilizadas principalmente para explicar o comportamento e a relação da matéria. que se manifestam sempre da mesma forma. da Ciência. .

. b) Relações de causalidade ou de sucessão.Buscam exprimir as relações de: a) Existência ou de coexistência das coisas. c) Relações de finalidade.

inodoro. sólido ou gasoso. tendo tal densidade ela poderá assumir o estado líquido. .a) Relações de existência ou de coexistência das coisas: A água é um corpo incolor.

existe uma força de reação. .b) Relações de causalidade ou de sucessão: As forças atuam sempre em pares. para toda força de ação.

.c) Relações de finalidade: O fígado tem por função regular a quantidade de açúcar no sangue.

Teorias científicas • Reúnem um determinado número de leis particulares sob forma de uma lei superior e mais universal. • Possuem a característica de estruturar e sintetizar as uniformidades e regularidades explicadas pelas leis científicas. .

. portanto. abrangendo um espectro mais amplo. não é e não pode ser entendida como a verdade.• Tem um caráter explicativo mais universal do que a lei científica.

• A teoria reflete o estado da arte. no conhecimento sobre determinado fato ou fenômeno. . em um espaço e um tempo também determinados podendo ser modificada pelos avanços do conhecimento e da ciência.

sermos descendentes dos macacos.Exemplo Na teoria da criação versus evolução. não podemos admitir de forma tranquila. não podemos aceitar de modo inquestionável que Deus criou o ser humano. porém. .

a mente e o corpo. permite o surgimento de inúmeras correntes teóricas e experimentais. a vida física e a espiritual . que buscam meios de conciliar o espírito e a matéria.A intersecção entre as duas teorias.

Doutrina Pode ser definida como o encadeamento de correntes. de pensamentos que não se limitam a constatar e a explicar fenômenos Sua regras são determinadas a partir de valores morais. filosóficos e políticos. leis e teorias. . orientando ações de forma a recomendar ou proibir conceitos.

e ainda sentenças proferidas pelos juízes mais experientes e testados. divulgadas por meio de livros. cujo objetivo é sistematizar e explicar todos os temas relativos à matéria do direito. é o conjunto de estudos elaborados por inúmeros juristas.Doutrina jurídica • Também conhecida como direito científico. artigos. monografias. . É composta de estudos e teorias metódicas.

p. Sidnei A. .. Metodologia científica.. Roberto. 2012. Amado L.Referências bibliográficas CERVO. DA SILVA. Gildo. MASCARENHAS. MAGALHÃES. Pedro A. Introdução à metodologia científica: caminhos da ciência e tecnologia. 2007. p. BERVIAN. 1-24. 1-24.ed. São Paulo : Ática. p. São Paulo : Pearson. Metodologia científica. 13-71. São Paulo : Pearson. 6. 2005.