Como mudar paradigmas para obter melhores

resultados na vida
Um paradigma é uma forma de ver ou entender algo,
um modelo de interpretação, um padrão de
referência. Quando nos deparamos com alguma
situação, problema ou qualquer coisa que requeira
de nós uma opinião, um ponto de vista, uma
decisão, recorremos aos nossos paradigmas para
interpretar a situação. Paradigmas são mapas que
construímos para interpretar e para nos guiarmos na
realidade da vida.
Entretanto, eles não são a realidade em si. Devido a
isso, temos que partir do pressuposto de que
eventualmente alguns de nossos mapas podem
estar errados e nos levando a lugares aonde não
desejamos ir. Você não pode começar a planejar a
sua vida e organizar o seu tempo em cima de
objetivos baseados em mapas errados, pois corre o
risco de planejar o próprio fracasso.
Você deve se questionar e descobrir se os mapas
que mantém da realidade o estão levando ao
sucesso ou ao fracasso. Caso descubra que eles
não o estão levando para onde você gostaria de ir,
deve mudá-los e passar a adotar outros paradigmas.
Vejo que há muitos cursos e livros sobre como obter
o máximo de si, como tornar-se mais motivado, bem
sucedido, como desenvolver suas habilidades para
obter melhores resultados, mas uma parcela ínfima
aborda essa questão de paradigmas. Fico me
perguntando, de que adianta você “se turbinar” se

coloca gasolina aditivada. qual o modelo mental . mas nem sequer tocam nesse assunto. Vai adiantar alguma coisa? Não. As pessoas entram nesses cursos. desmotivadas e nem sequer se lembram do curso que fizeram. dirige em alta velocidade e pensa positivamente. ouvem um guru dizendo que suas idéias são capazes de levar qualquer um ao sucesso. Antes de tudo. achando que encontraram finalmente o segredo do sucesso. você equipa o seu carro. O grande problema da literatura de auto-ajuda é que tentam mudá-lo exteriormente sem modificar seus paradigmas. Uma semana depois. recomendo que tome cuidado com cursos e livros sobre como melhorar suas habilidades. você precisa saber se está indo realmente em direção ao lugar a que gostaria de se direcionar e ainda se esse é de fato o lugar aonde você quer chegar. É impossível. enfim. prometem mudanças que requerem alterações paradigmáticas. Portanto. de tornar uma pessoa motivada permanentemente. ou seja. Seja lá o que for que você queira mudar em você ou em sua vida.tem em mãos o mapa errado? É como você querer ir a algum ponto de Belo Horizonte tendo em mãos um mapa de São Paulo e. o primeiro passo é descobrir qual o paradigma por trás. Você só vai chegar mais rápido ao lugar errado. para chegar lá mais rápido. estão novamente encrencadas com seus problemas. É como querer modificar a aparência física permanentemente utilizando truques de maquiagem. As pessoas saem motivadas.

ele mudou um . Eles faziam sentido em determinada época de nossas vidas. à medida que crescemos. Boa parte de nossos paradigmas não foram criados por nós. religião. escola. formando em nós um corpo de paradigmas que levaremos pela vida e que serão os principais influenciadores das decisões que tomamos. que não condizem com a realidade. mas simplesmente não os atualizamos e mantemos formas de pensar arcaicas.que você tem sobre aquele assunto e alterá-lo. Se não fizer isso. Muitas vezes mantemos mapas que não fazem mais sentido para nós. Os mapas que mantemos em nossas mentes se dividem em duas categorias: os mapas de como as coisas são (ou da realidade) e os mapas de como as coisas deveriam ser (ou dos valores). foram adquiridos ao longo de nossas vidas do meio onde vivemos. fazer uma mudança no mapa. tampouco os atualizamos. Cultura. ambiente de trabalho e amigos vão. Quando Copérnico disse que o sol era o centro do universo e não a Terra. Um único paradigma pode englobar uma forma de ver as coisas que interfere em uma série de outras coisas. sociedade. O grande problema é que raramente questionamos esses mapas para sabermos se realmente eles refletem de fato a realidade. sua mudança será apenas superficial e durará somente o tempo que você conseguir segurar a máscara. passar a ver a realidade de outra forma. família. Todas as decisões que tomamos na vida são baseadas nesses dois grupos de mapas.

A disposição íntima. são orgulhosas para consigo mesmas). Não devemos esperar obter um retrato exato da realidade da primeira vez em que refletimos sobre a questão. mas estarmos conscientes de que ele pode estar errado (ou incompleto) e estarmos preparados para questioná-lo e fazermos as alterações necessárias à medida que vamos percebendo novas faces da realidade. Um grande obstáculo para manter esse tipo de atitude com relação aos paradigmas é que as pessoas se apegam a eles e temem alterá-los. de mudar um paradigma pode valer a pena. Copérnico não estava totalmente certo. mas descobriu algo que não correspondia à realidade: a Terra não era o centro do universo. junto com ele. Além do orgulho. todavia. a possibilidade de admitir que o que você sempre acreditou sobre algo estar errado pode deixá-lo inseguro. De alguma forma. Assim deve ocorrer com nossos paradigmas pessoais. outros cientistas avançassem e melhorassem o mapa de interpretação do universo. posteriormente. Devemos formar um mapa.paradigma e. LEVANTAMENTO DE PARADIGMAS E MUDANÇA . uma série de outras crenças agregadas àquele paradigma. Ele fez uma correção no mapa e abriu caminho para que. muita gente não muda de opinião porque não quer dar o braço a torcer e adotar outro ponto de vista (mesmo que ninguém saiba disso.

1º PASSO Separe duas listas: a de mapas da realidade e a de valores. sucesso. Na lista de paradigmas. Cada item. felicidade. se for necessário? “Descobrir” não é bem a palavra certa. você descobrirá seus paradigmas e como os mudará. na verdade. saúde. não seja interrompido e não tenha que sair correndo para algum compromisso. pois você já os conhece. qual o modelo de família ideal na sua opinião? Os valores são pequenas frases ou apenas palavras que indicam seu posicionamento quanto ao assunto.).Como. sentido da vida. as idéias resultantes – no quesito família. então. Essa é uma tarefa que exige calma e tempo. 2º PASSO . por exemplo. os paradigmas são textos que explicam de que forma você vê aquele assunto. etc. cada objeto da realidade tem seus paradigmas e valores relacionados. separe um período em que você tenha tempo de sobra. você deve escrever o que pensa sobre cada assunto e na lista de valores. Levantamento e mudança de paradigmas passo a passo No dia em que estiver disposto a refletir sobre seus paradigmas. O certo é. ou seja. Separe temas que são importantes para você (como família. torná-los explícitos para que você possa questioná-los e mudá-los. portanto as listas devem ser preenchidas ao mesmo tempo.

mas nossas ações diárias nos levam em outra direção.O passo seguinte é questionar se você faz o que acredita ou se age de forma contrária aos seus valores e paradigmas. a família ideal tem dois filhos. por exemplo. Em questões mais profundas. Quando trazemos nossas crenças mais íntimas para fora. que a atividade a qual você se dedica há anos o está levando para um lugar onde você não deseja estar pode fazer com que você acione algum mecanismo de defesa para se proteger da decepção de ter dedicado tanto tempo a algo que agora você vê como inútil. O teste da projeção é tentar imaginar com a maior veracidade possível essa realidade que você acredita ser ideal. 3º PASSO O terceiro passo é o teste de seus paradigmas através de projeções. assistir a filmes para ajudá-lo a questionar-se se. Por exemplo. mora num bairro residencial tranqüilo e uma série de detalhes que sua imaginação é capaz de criar. dia em que conquistar aquilo que deseja você . podem não corresponder com aquilo que acreditamos. ou seja. de fato. pensamos ir a um lugar. podemos perceber que nossas ações do dia-a-dia. vale até ler livros. mudarmos nossa linha de pensamento para acreditarmos em algo que será de mais fácil absorção ou que não nos machucará tanto. Descobrir. O grande risco aqui é a autocorrupção. segundo a conveniência. Em seus sonhos. você é solteiro e acredita que ter uma família é fundamental. mesmo sem querer. a tendência que temos de.

mas vale muito mais a pena do que dedicar tempo utilizando o mapa errado e chegar a qualquer outro lugar. . o quarto passo é verificar se há alguma mudança necessária a ser feita. 4º PASSO Depois de identificar seus paradigmas e valores e questioná-los. Mudar um paradigma ou um valor pode não ser tão fácil. menos àquele em que você gostaria de estar.se sentirá satisfeito ou ficará com aquela sensação “mas eu lutei tanto pra isso?!”.