Gestão da Produção Jurídica

Workshop - OAB
Ministrante
Samantha Albini
Advogada, inscrita na OAB/PR sob o número 25.690, consultora especialista em Gestão da Produção Jurídica, Gestão
de Serviços Jurídicos (Paralegal), Tecnologia e Planejamento Estratégico na Advocacia. Especialista em Direito Civil.
Mais de 10 anos de experiência na estruturação de departamentos Paralegais, Controladorias Jurídicas, Produção
Jurídica, Qualidade (inclusive ISO 9001) e Organização e Métodos na Advocacia. Professora dos cursos de Gestão de
Serviços Jurídicos e de Gestão na Advocacia na OAB/PR.

Contatos: 41-9975-1951 e samantha@estrategianaadvocacia.com.br
www.estrategianaadvocacia.com.br

- Contextualização da realidade dos escritórios de
advocacia
- A evolução social e econômica - mudança do mercado
de trabalho
- O mercado de trabalho – NÚMEROS ATUALIZADOS
DE ESCRIT E ADV
- A concorrência
- A evolução dos clientes
- A nova forma de encararmos o escritório de advocacia
- Os maiores e melhores escritórios de advocacia do
Brasil
- A fórmula do sucesso de um escritório de advocacia
- O investimento em tecnologia: as instalações e
equipamentos do escritório, o software de gestão de
processos

Profissão da Advocacia – contextualização

Advogado

Escritório de Advocacia

Autônomo

Marca

Profissional Liberal
Sociedade de Advogados
Nome

Vs.
Vs

Equipe
Estrutura
Organização

EVOLUÇÃO
Panorama dos Escritórios de advocacia
Evolução social - adaptação
Necessidade de estruturação, de uso de tecnologia, de criar e manter uma
equipe sólida, de organizar os dados, as finanças, etc.,
para poder continuar competindo no mercado e atender às
necessidades dos clientes, cada vez mais especializados

Aplicação de MODERNAS TÉCNICAS DE GESTÃO
ou PROFISSIONALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
DO ESCRITÓRIO

Escritório de Advocacia Empresa prestação de serviços colaboradores Sócios Outros advogados Secretária Estagiários Funcionários .

.

Estratégico Gerencial ou Tático Operacional .

.

000 escritórios Concorrência na cidade Concorrência no estado Concorrência na região Concorrência no Brasil Concorrência internacional .2012 Brasil + 750.000 advogados + 20.

Revista Latin Lawer .Principais dados dos escritórios que compuseram a pesquisa *Conjur *Migalhas Na América Latina: Etc.O Mercado da Advocacia No Brasil: *Revista Análise Advocacia = ANUÁRIO Classificação dos maiores e mais admirados escritórios de advocacia do Brasil – Reportagens .

400 colaboradores + de 300.+ de 1.000 processos ativos Colaboradores: proporção 25% 30% .

1000 colaboradores • 80 mil processos ativos .Ranking dos Maiores 2011 Análise Advocacia 1º 2º JBM Advogados SP 2008 •641 advogados = aprox. 1200 colaboradores • mais de 50 mil processos ativos • 360 advogados = aprox. 1400 colaboradores • mais de 270 mil processos ativos • média de 15 mil processos novos por mês • média de 9800 audiências por mês Siqueira Castro SP 1948 •554 advogados=aprox. 1400 colaboradores • quase 190 mil processos ativos 3º Décio Freire RJ 1992 4º TozziniFreire SP 1976 •407 advogados = aprox.

POR QUE Sucesso do escritório de advocacia Formas especializadas de gestão Qualidade no atendimento em tecnologia empresa Investir e em pessoas Gestão unificada dos processos .

Opinião de quem ENTENDE Mário Nogueira.com. as negociações com os clientes estão cada vez mais complexas. Fonte: http://www. avalia que a profissionalização dos escritórios é uma questão de sobrevivência. como comprova o caso de uma montadora que recentemente perguntou a ele quanto os serviços prestados custariam neste ano e qual seria o desconto progressivo terá até o fim do contrato. em 2015. Na análise dele.br/regionais/amcham-sao-paulo/noticias/2010/dez-milescritorios-de-advocacia-no-brasil-precisam-modernizar-gestao 12º no ranking dos maiores e 2º dos mais admirados . sócio gestor do Demarest & Almeida Advogados.amcham.

Essa dinâmica proporciona que se pratique preços mais competitivos e exige que os escritórios tenham uma estrutura mais profissionalizada. sócio do Siqueira Castro Advogados Fonte: http://solteagravata.com ” 2º no ranking dos maiores e 4º dos mais admirados . a fim de atender todas profissionalizada as áreas do Direito.DEPOIMENTO “ Nos últimos 20 anos. Isso foi resultado da especialização dos clientes. os escritórios deixaram de ser pequenas estruturas especializadas em uma área. que querem resultados com o menor tempo e custo. Carlos Fernando Siqueira Castro.

financeira financeira. estratégico 20º no ranking dos maiores e 10º dos mais admirados ” Thomas Felsberg– Sócio do Felsberg. humanos de tecnologia tecnologia. de áreas administrativa recursos humanos. Pedretti. Fonte: Advogados Mercado & Negócios Out/2009 . Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais.DEPOIMENTO “ A advocacia de um escritório moderno precisa de pessoas especializadas nas administrativa. de controladoria e de desenvolvimento estratégico.

Com os empresários não é diferente. além da falta de planejamento e de um olhar para o futuro. “A procura por informação com o intuito de trazer inovação e novos conhecimentos faz toda a diferença no processo.2011 . podem fazer com que investimentos iniciais sejam perdidos e a oportunidade. em 2006 mais da metade das novas empresas no Brasil fechava as portas antes de dois anos. nenhum dos empresários que tiveram de fechar seus negócios havia buscado assistência especializada. O dado que chama a atenção é que. acrescenta. GAZETA DO POVO DE 16. período considerado crítico por especialistas. Ter uma grande ideia na cabeça pode não ser suficiente para que um empreendedor alcance o sucesso de seu novo negócio. ser empresário está cada vez mais se tornando uma atividade que exige formação específica. em 2010.03.reportagem Sobrevivência exige inovação e informação Cerca de 75% das novas empresas já superam a marca de dois anos de existência. atualmente. Os dados apontam que os novos empresários estão encarando os desafios com outra postura”. Segundo o Sebrae. Segundo ele. ele precisa ter noções de vários aspectos de seu negócio”. desperdiçada. O despreparo na área da gestão. 75% das empresas abertas superam esta marca. Mesmo que as pessoas pensem que é possível ser empresário sem um conhecimento específico. Mas ainda há empresário que fecha as portas sem nunca ter buscado ajuda especializada. destaca o diretor-superintendente do Sebrae-PR. Allan Marcelo de Campos Costa. “Para exercer qualquer função são necessários cursos para o aprendizado.

Reportagem Reportagem: Seu escritório está preparado para ser contratado por uma empresa? Fonte: Revista Advogados – Mercado & Negócios 2º bimestre 2011 .

Escritório de Empresa Advocacia Prestação de serviços Pessoas Equipamentos Evolução das Gerações Avanço da Tecnologia Evolução do Escritório de Advocacia E da forma de gestão do escritório .

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA .

EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA A PARTIR DA INTERNET .

O advento da INTERNET REVOLUÇÃO nos métodos de trabalho Na forma de obter as informações Nas comunicações .

Globalização Informação sem limite Velocidade de informação Alteração na forma de pensar o mundo .

aproximadamente 80% (oitenta por cento) estão gastando mais com atividades de informação e criação de ativos intelectuais do que para buscar retorno sobre o capital investido.102) .000 (mil) empresas norte-americanas. p. 1999. ” (Tjaden.Era do Cliente como foco da Administração e do Marketing A informação como bem mais valioso das empresas Investimentos: informação e criação de ativos intelectuais “ Segundo uma pesquisa realizada através de um banco de dados com cerca de 1.

a tecnologia e os equipamentos evoluem. O movimento do mercado influencia a realidade do nosso escritório. . os escritórios evoluem conforme a sociedade. Mas. os escritórios também progidem de acordo com a evolução das pessoas que os compõem.Portanto.

de forma de ver o mundo Alteração de 40. 30 para 15 anos Gerações .Evolução dos Escritórios de Advocacia O que é geração? Conjunto de anos para haver mudança de comportamento.

Sem alternativas.Gerações Belle Époque (1920-1940) Viveram num período de depressão econômica e de guerra. Características: -> idealistas -> sonhadores -> extrema dedicação ao trabalho -> dispostos a sacrifícios -> sem nenhum contato com a tecnologia .

Gerações Baby boomers (1940-1960) 1945 .soldados voltaram para os EUA Explosão demográfica: baby boom Indivíduos nascidos no pós-guerra = baby boomers Características: -> não são familiarizados com avanços tecnológicos -> excelentes planejadores .

Gerações X (1960-1980) Flower Power = amor Produção cultural Resistência à guerra e censura Apegados a hierarquia tradicional Enfatisam a experiência Fraca adesão à tecnologia .

São mais da ação que planejamento. . Preocupados com o meio ambiente e causas sociais.Gerações Y (1980-1995) Geração do milênio ou geração da Internet Desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Ambiciosos. Eles cresceram vivendo em ação. fazendo tarefas múltiplas. Público ávido por inovações. Não se sujeitam às tarefas subalternas. estimulados por atividades.

.Gerações Z (1995-hoje) Nativas digitais Muito familiarizadas com a internet e a tecnologia Profundamente individualistas e impacientes: velocidade do mundo digital Pouca capacidade de trabalhar em times.

Sendo a empresa tradicional dividida em três núcleos: 1) o estratégico. Diretores/Sócios Advogados Funcionários Secretária Estagiários Belle Époque e Baby-boomers = estrategistas Geração X = corpo tático gerencial – maior compromisso com o capital intelectual Geração Y = operacional – atuando com as mais recentes tecnologias . 2)o gerencial e 3) o operacional pode-se acomodar as três gerações que estão no mercado de trabalho hoje perfeitamente.

Baby boomers (45-60) X (60-80) Y (80-95) Z (95-hoje) Evolução da Tecnologia Informática Internet Globalização Se reflete nas empresas escritórios de advocacia .

.Eu não sou uma letra! .

fax 1999 • Lei do Fax 2001 2004 2006 2009 • JEF • ITI/ICP • EC 45 • Alterou art. intim. 1991 • Lei de Locaçõ es citação. CF • Lei 11. réu preso.900 razoável duração processo e celeridade na tramitação • e criou o CNJ interr. 5º. AIJ. Pol.UNIVERSO JURÍDICO 1971 • Lei SP Digital.419 • Lei 11. Inq. oitivas=o nline .

MARCOS PARA A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO 1) Criação do EE-PROC : Pioneiro no processo eletrônico 2) Criação do ITI e da CERTIFICAÇÃO DIGITAL nos Sistemas de Processo Eletrônico 3) Criação dos Sistemas de Processo Eletrônico 4) Criação do CNJ .

gov. tendo como principais linhas de ação: -> a popularização da certificação digital -> a inclusão digital E atuando também com:  sistemas criptográficos  software livre  hardwares compatíveis com padrões abertos e universais  convergência digital de mídias http://www.ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República Objetivos manter e auditar a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil estimular e articular projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico voltados à ampliação da cidadania digital.br/twiki/bin/view/ Main/WebHome .iti.

CNJ – Conselho Nacional de Justiça Criado 2004 – instalado 2005 É um órgão do Poder Judiciário Objetivos: Controle externo + Gestão profissionalizada do Judiciário 2008 Resoluções – 10 metas do Poder Judiciário para 2009 Meta 10 > criação do processo eletrônico e uso da certificação digital na advocacia Programas: Justiça em Números Justiça Aberta Campanhas http://www.jus.cnj.br/ .

24% em relação a 2010 . Volume de julgamentos + 4.209 milhões de novos processos Julgou 16.39% da quantidade de processos novos. Poder Judiciário recebeu 18.17% em relação a 2010 Volume de processos + 6.824 milhões de processos Número de processos julgados = 92.CNJ--RESULTADO CNJ Meta 3 2011 Meta 3: até o final do ano julgar quantidade igual ao volume de novos processos e parte do estoque acumulado ao longo dos anos.

Processo Eletrônico Justiça Atrasada = 50 milhões processos 2009: Estudo CNJ: USP = falta de Gestão Necessidade de FERRAMENTA tecnológica .

Principais SISTEMAS DE PROCESSO ELETRÔNICO .

.

419/2006 . 18 da Lei 11.Panorama Mais evoluídos: Justiça Federal e Superiores Mais flexível: Justiça do Trabalho Mais atrasado: Justiça Comum PJ-e: unificação – 5 anos? Versões + problemática art.

PROCESSO FÍSICO STF Distribuição RE = AUTUAÇÃO 4 meses CLASSIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO .

PROCESSO ELETRÔNICO STF Imediato ! AUTUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO .

PROCESSO ELETRÔNICO STJ TUDO: 4 meses ! AUTUAÇÃO JULGAMENTO BAIXA À ORIGEM .

Convivência: processos físicos e eletrônicos TRANSIÇÃO Previsões FAVORÁVEIS .

PROCESSO ELETRÔNICO .

.

.

Como está o escritório em que você trabalha? Faz acompanhamento mensal dos resultados? Possui gestão especializada? Possui metas? Possui planejamento? .

Reserve TEMPO para PENSAR sobre a gestão do seu escritório. . Inicie AGORA.Chega de adiar.