Organização

Curricular
Prof. Jezmael Basilio

Objetivos ● Conhecer a regulamentação do curso ● Conhecer os 2 momentos do curso ● Fixação do que foi abordado .

Organização Curricular A organização curricular do Curso Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores observa as determinações legais presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Educação Profissional de Nível Técnico. no 5.840/2006. nas Resoluções CNE/CEB no 01/2000. nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. no 01/2004 e no 01/2005. . bem como nas diretrizes definidas no projeto pedagógico da Escola.154/2004 e. nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional. nos Decretos no 5.

2. O que Estuda? O técnico passará em sua fase de formação por dois momentos: ● Identificação. Instalação e Configuração de Redes ● Operação dos Serviços de Rede .1.

Competências 1º momento: Identificação. Instalação e Configuração de Redes 2º momento: Operação dos Serviços da Rede .

.1º Momento: Eficácia ● Identificar meios físicos. reconhecimento as implicações de sua aplicação no meio de rede. dispositivos e padrões de comunicação.

1º Momento: Eficácia ● Identificar os equipamentos de certificação de meios físicos. .

.1º Momento: Eficácia ● Instalar os dispositivos de rede. analisando seu funcionamento e relação entre eles. meios físicos e software de controle desses dispositivos.

.1º Momento: Eficácia ● Analisar as características dos meios físicos disponíveis e as técnicas de transmissão digitais e analógicas fazendo relação entre os dois.

1º Momento: Eficácia ● Descrever componentes de redes. ● Conhecer e avaliar modelos de organizações de empresas (locais e exteriores). . ● Compreender as arquiteturas de redes.

1º Momento: Eficácia ● Conhecer técnicas de avaliação de qualidade nos processos empresariais. . ● Compreender técnicas de coleta de informações empresariais.

.Habilidades :: Critério da Eficácia ● Utilizar ferramentas e confecção de cabos de redes. seguindo orientações de manuais. ● Executar a configuração básica de equipamentos de comunicação. ● Fazer conexão de cabos a computadores e a equipamentos de rede segundo as diversas categorias de certificação.

.Habilidades :: Critério da Eficácia ● Identificar e caracterizar os processos que ocorrem nas organizações. ● Aplicar técnicas de melhoria da qualidade nos processos empresariais. ● Aplicar técnicas de coleta de informações empresarias.

Conteúdo Programático ● Tipos de redes: lans. estrela. ● Instrumento de aferição e certificação de cabos de rede. ● Topologia de redes: barra. par trançado. ● Sinais analógico e digital. mans. mistas. anel. Tipos de meios físicos: coaxial. fibra óptica. . rádio. wan. ● Sistema de comunicação e meios de transmissão.

● placas de redes. bridges. hubs. ● Cabeamento estruturado: conectores e patch panel.Conteúdo Programático ● Normas e convenções. . transceivers. roteadores. ● Modelos de referência de arquiteturas de redes. ● Componentes de redes: repetidores. equipamentos para acesso remoto. switches.

. ● Técnicas de melhoria contínua da qualidade nos processos empresariais. ● Foco nos resultados. fddi.Conteúdo Programático ● Padrões de redes: ethernet. ● Relação custo-benefício. ● Modelos de organização de empresas. ● Técnicas de coleta de informações empresariais. atm. fast-ethernet.

Apresentação disponível em: http://bit.ly/profeform2 .