Aula 02

Tabela periódica
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta
maneira o desenvolvimento de várias tabelas até os nossos dias atuais.

Classificação periódica Muitas características dos elementos químicos se repetem periodicamente. estas propriedades são denominadas de propriedades periódicas. Vejamos algumas destas propriedades .

.

entre os relacionados. Exercícios: A análise do gráfico permite concluir que todas as afirmativas estão corretas. 2. (UNESP) Associar os números das regiões da tabela periódica esquematizada a seguir com: b) O metal representativo menos produzido. referente à produção mundial. c) O segundo metal mais produzido pertence ao mesmo grupo do boro. dos metais mais comumente usados.a) os metais alcalinos. de 1980. . d) os metais de transição. (UFMG) Considere o gráfico a seguir. 1. EXCETO: a) O metal mais produzido no mundo é um metal de transição. d) Os metais de transição relacionados pertencem à primeira série de transição. c) os gases nobres. b) os não-metais. tem massa molar igual a 82 g/mol.

possui massa molar maior do que cloreto de chumbo II. nos períodos. nas famílias. 5. 1. PbCl2. Gabarito No caso do chumbo. é mais denso que o BROMO e tem maior potencial de ionização do que o CHUMBO é o: a) N b) O Pela posição desses dois elementos na tabela periódica. HgCl2‚. aquele que. A inalação de vapores de mercúrio. 4. (UEL) Na classificação periódica. d) de cima para baixo. (CESGRANRIO) Uma das utilizações da Classificação Periódica dos Elementos é o estudo comparativo de suas propriedades. a energia de ionização dos elementos químicos AUMENTA a) das extremidades para o centro. e) cloreto de mercúrio II. c) Ge d) Fe e) Kr d) chumbo e mercúrio possuem o mesmo raio atômico. a) I – alcalinos. nas famílias. c) da direita para a esquerda.3. c) chumbo e mercúrio não possuem o mesmo número de camadas ocupadas.metais de transição. Dos elementos a seguir. b) chumbo e mercúrio pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica. VI . tremores e danos aos pulmões e ao sistema nervoso.não-metais. que sob forma metálica não é venenoso. b) III . usados durante muito tempo como pigmentos de tintas. provoca vertigens. b) das extremidades para o centro. seus compostos. nos períodos. causa provável da morte de alguns pintores renascentistas. podem ocasionar infertilidade e envenenamento (plumbismo).gases nobres 2–B 3–C 4–E 5–A c) . d) VII . nas famílias. (UNIRIO) O mercúrio e o chumbo são ameaça constante para o homem. ao mesmo tempo. e) de baixo para cima. que atinge os garimpeiros que empregam o mercúrio para extrair ouro. podemos afirmar que: a) o chumbo é mais eletronegativo do que o mercúrio.