You are on page 1of 3

Roteiro 1 de Atividades em Laboratório de Eletrônica Informática – 2C Prof. Hélio Oliveira “Gandhi” Ferrari Grupo: Aluno:_____________________________________________________ N.

_______ Aluno:_____________________________________________________ N. _______ Aluno:_____________________________________________________ N. _______ Aluno:_____________________________________________________ N. _______ Experimento 01 – Circuitos Instruções Gerais: As respostas devem ser escritas no verso destas folhas Leia cuidadosamente as instruções. Eletricidade é inodora, inaudível, incolor, portanto NÃO BRINQUE. Em caso de dúvidas chame o professor. A montagem do circuito deverá ser realizado com a fonte desligada e fora da tomada. Material Lâmpadas incandescentes 60W/220V e 40W/220V Chave liga desliga Estabilizador entrada: 220V saída:110V Soquetes para lâmpadas Multímetro Digital Fios de ligação tipo banana A – Medidas de Resistência Elétrica A.1 – Calcule o valor teórico das resistências das lâmpadas elétricas A.2 – Meça o valor das resistência com o multímetro a. De posse do multímetro, gire a chave seletora até o maior valor da escala do Ohmímetro; b. Encoste as pontas do multímetro nos terminais de contado da lâmpada; c. Caso necessário vá alterando gradativamente o valor da escala do aparelho até encontrar a leitura mais “estável”. Anote a leitura e a escala utilizada para fazer esta medição. d. Faça um quadro comparativo colocando lado a lado o valor teórico e o valor medido.Quais conclusões podem ser obtidas da comparação entre estes valores? A.3 – Coloque os terminais do multímetro nos pontos de conexão da chave liga/desliga. Meça os valores da resistência com a chave desligada e depois com a chave ligada. Transcreva os valores num quadro demonstrativo e explique estes resultados.

Roteiro 1 de Atividades em Laboratório de Eletrônica Informática – 2C Prof. Hélio Oliveira “Gandhi” Ferrari B - Medidas de Tensão Elétrica B.1 – Meça o valor da voltagem da bancada a. De posse do multímetro, gire a chave seletora até o maior valor da escala de Tensão Alternada (V ~) [750 V] b. Com cuidado, coloque uma ponteira do multímetro dentro de um pino da tomada e, depois coloque a outra ponteira dentro do outro pino. Anote o valor encontrado. c. Após a leitura do valor, retire uma ponteira de cada vez para encerrar o procedimento. B.2 – Meça o valor da voltagem de saída do estabilizador a. Conecte o cabo de energia do estabilizador na tomada da bancada. b. Ligue o estabilizador, pressionando o seu botão de power on; c. . De posse do multímetro, gire a chave seletora até o maior valor da escala de Tensão Alternada (V ~) [750 V] d. Com cuidado, coloque uma ponteira do multímetro dentro de um pino da saída do estabilizador e, depois coloque a outra ponteira dentro do outro pino. Anote o valor encontrado. e. Após a leitura do valor, retire uma ponteira de cada vez para encerrar o procedimento de leitura. f. Desligue o estabilizador , pressionando o seu botão de power off. g. Desconecte o cabo de energia do estabilizador da tomada da bancada. C – Medidas de Circuitos Elétricos Simples C.1 – Desenhe o esquema elétrico, tomando o estabilizador como fonte de energia, para um circuito simples com apenas uma lâmpada. C.2 – Através dos valores encontrados, determine: a. A corrente no circuito; b. A tensão sobre a lâmpada c. A potência que lâmpada está dissipando. d. O valor de potência que a lâmpada está dissipando é igual ou diferente ao valor nominal (aquele que está escrito)? Justifique C.3 – Faça a montagem do esquema elétrico num circuito real usando o equipamento da bancada. a. Com o cabo de energia do estabilizador DESLIGADO, conecte um cabo banana na saída do estabilizador. A outra ponta, conecte ao ponto desliga da chave liga/desliga. Conecte outro cabo no ponto liga da chave e a outra ponta conecte no ponto esquerdo da lâmpada. Finalmente conecte um cabo no ponto direito da lâmpada e conecte a outra ponta no outro pino de saída. b. Verifique se as conexões estão bem feitas e se existe uma caminho para que seja percorrido pela corrente. c. Conecte o cabo de energia do estabilizador e pressione a chave power on. d. Coloque a chave liga/desliga na posição liga e verifique o que acontece:

Roteiro 1 de Atividades em Laboratório de Eletrônica Informática – 2C Prof. Hélio Oliveira “Gandhi” Ferrari d.1 – A lâmpada acende? d.2 – O brilho da lâmpada é o nominal? Por que? e. Meça a voltagem entre os pontos esquerdo e direito da lâmpada. e.1 – Perceba que os fios bananas possuem um furo na parte isolada. Dentro deste furos existe uma parte metálica para se fazer o contato elétrico. e.2. . De posse do multímetro, gire a chave seletora até o maior valor da escala de Tensão Alternada (V ~) [750 V] e.3. Com cuidado, coloque uma ponteira do multímetro dentro de um furo do conector banana e, depois coloque a outra ponteira dentro do furo do outro conector banana que está plugado no lado direito da lâmpada. Anote o valor encontrado. e.4 Após a leitura do valor, retire uma ponteira de cada vez para encerrar o procedimento de leitura. f. O valor de tensão medido é o esperado? Justifique. g. O que ocorre se desatarraxarmos a lâmpada ligada ao soquete? Qual seria o valor de tensão entre pontos esquerdos e direito da lâmpada? h. Com cuidado, faça na prática o item g. Suas previsões se confirmam? Explique. i. Atarraxe novamente a lâmpada ao soquete, de modo que ela volte a brilhar. Em seguida, desligue o circuito através da chave liga/desliga. j. Qual o valor de tensão entre os pontos da chave liga/desliga? k. Meça: k.1. De posse do multímetro, gire a chave seletora do até o maior valor da escala de Tensão Alternada (V ~) [750 V] k.2. Com cuidado, coloque uma ponteira do multímetro dentro de um furo do conector banana e, depois coloque a outra ponteira dentro do furo do outro conector banana que está plugado no lado desliga da chave. Anote o valor encontrado. k.3 Após a leitura do valor, retire uma ponteira de cada vez para encerrar o procedimento de leitura. l. O valor de tensão medido é o esperado? Explique os resultados m. Desligue o estabilizador , pressionando o seu botão de power off. n. Desconecte o cabo de energia do estabilizador da tomada da bancada.