You are on page 1of 7

Senha da Entrada no Castelo O rei de uma aldeia da idade média queria entrar no castelo do inimigo.

Ele sabia que, para entrar, deveria falar uma senha para o sentinela da entrada do castelo. Então, ele contratou o mais sábio de sua aldeia e pediu para es te descobrir a senha. O sábio ficou escondido próximo da porta do castelo inimigo e ficou tentando descobrir a senha. Ele viu chegar uma pessoa, e o sentinela disse: "24" e a pessoa respondeu "12". Então esta pessoa entrou no castelo. Uma segunda pessoa chegou na porta do castelo e ouviu do sentinela: "14"; e a resposta foi "7". Também conseguiu entrar. Chegou o terceiro, que ouviu do sentinela "8". O terceiro respondeu "4" e conseguiu entrar. O sábio então parou em frente ao sentinela, que falou: "4". Conf iante, o sábio respondeu: "2". E levou um tiro na cabeça. A pergunta é: qual resposta o sábio deveria dar para conseguir entrar no castelo?

... quantos ovos o gigante Golias podia comer quando estava de estômago vazio ? Um ... Depois disso o estômago não estava mais vazio.

O que é, o que é ?
... que aumenta 50 % do valor quando está de cabeça para baixo ? O número seis.

Um elevador pode levar ou 20 adultos ou 24 crianças. Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem entrar ? Se no elevador cabem 20 adultos, 15 deles, correspondem a três quartos da lotação. Sobra, portanto, um quarto da lotação do elevador para as crianças. Quantas crianças correspondem a um quarto de 24 crianças ? Ééééh ! 6 crianças.

Você sabe ...
... que parte da matemática gera como fruto uma dor de cabeça ? A raiz quadrada.

Cinco marinheiros se colocam lado a lado para receber as ordens do comandante do navio. Tente nomeá-los, da esquerda para a direita, de acordo com as informações:
y y y y

Anderson está entre Jorge e Cláudio; Humberto está à esquerda de Cláudio; Jorge não está ao lado de Humberto; Humberto não está ao lado de Rafael.

Obs.: Atenção! A sua esquerda não é a esquerda dos marinheiros. Da esquerda para a direita: Rafael, Jorge, Anderson, Cláudio e Humberto.

Quando é ...
... que um anão fica maior ? Ao fazer 18 anos. Um homem, que pesa 100 quilos, e seus 2 filhos, um pesando 40 quilos e o outro pesando 60, precisam atravessar um rio. O único barco disponível só pode carregar até 100 quilos de cada vez. Como eles poderão chegar à outra margem ? Vão os dois filhos. Um fica e o outro volta com a canoa. Vai o pai sozinho e fica. Volta o filho para buscar o irmão. Atravessam os 2 filhos.

O que ...
... foi que a calculadora respondeu, quando lhe perguntaram como ela estava passando ? + ou - .

Carlos possui 4 baldes sem graduação com capacidades de 18, 10, 8 e 2 litros. O balde maior está cheio de água, e os outros estão vazios. Carlos precisa repartir essa água em três porções iguais usando apenas os 4 baldes. Como isso pode ser feito ?

Situação inicial Pesagem1 Pesagem2 Pesagem3 Pesagem4 Pesagem5 Pesagem6

18 16 6 6 6 6 6

0 0 10 2 4 4 6

0 0 0 8 8 6 6

0 2 2 2 0 2 0

Como ...
... se fazem círculos com duas retas ? Com o compasso.

Na época em que os bichos falavam, numa floresta viviam dona Onça e dona Hiena, comadres inseparáveis, com características peculiares. Dona Hiena mente às segundas, terças e quartas-feiras: dona Onça mente às quintas, sextas e sábados. Nos dias que não mentem, elas dizem a verdade. Certa vez, num encontro, dona Hiena e dona Onça conversaram: - Olá, dona Onça ! Ontem eu menti - disse a dona Hiena. - Olá, dona Hiena ! Eu também menti ontem - retrucou dona Onça. Em que dia aconteceu esse encontro ? O encontro aconteceu na quinta-feira. Já que era dia da dona Onça mentir, ela estava mentindo que havia mentido no dia anterior e dona Hiena falava a verdade.

O que é, o que é ?
... que destrói tudo com três letras ? Fim.

Tenho o quádruplo da idade que você tem. Daqui a 4 anos terei o triplo da sua idade. Quais são as nossas idades ? Eu = 4x Você = x Daqui a 4 anos: você = x + 4 e eu = 4x + 4 Equação: 4x + 4 = 3x + 12 ; x = 8 Resposta: Eu tenho 32 anos e você, 8 anos.

... quais são os números consangüíneos ? Os números primos. Num quintal havia meninos e cachorros brincando. Contando as cabeças consegui 22, contando os pés encontrei 68. Quantos meninos e quantos cachorros havia no quintal ? Meninos = x Cachorros = y Resolver um sistema das equações: x + y = 22 e 2x + 4y = 68. Será x = 10, ou seja, 10 meninos. E y = 12, em que o número de cachorros será 12.

... quantas patas tem um pato fiel ? Três. Duas para caminhar e uma para namorar.

Ontem à noite, dona Viviane, mãe do querido professor Fábio, perguntou-lhe quantos negrinhos deveriam ser feitos para comemorar seu aniversário. A resposta foi a seguinte "Devem ser feitos 240 negrinhos, pois convidei n pessoas e gostaria que cada convidado recebesse o mesmo número de doces". Se não vierem 10 convidados, quantos negrinhos a mais receberá cada pessoa ? A resposta estava na ponta da língua "Cada pessoa receberá 4 negrinhos a mais". Quantas pessoas serão convidadas ? Resolver um sistema das equações:
y y

240/n = x (doces por pessoa) 240/n - 10 = x + 4

Resposta: Serão convidadas 30 pessoas.

... que tem sempre o mesmo peso, qualquer que seja seu tamanho ? O buraco.

O governo fez um programa de distribuição de garrafas de leite.O programa se consistia em:a cada 4 garrafas vazias que alguém levasse, essa pessoa ganharia uma cheia.João tinha 43 garafas vazias e queria trocá-las.Quantas trocas de garrafas ele fez????

Qual a diferença entre um ventilador estragado e um caçador cansado? Resposta: 30. Ventilador estragado Não venta, 90. Caçador cansado Se senta 60, logo a diferença (90-60) é trinta.

Pense em um número de 1 a 10. Multiplique este número por 9. Agora, some os algarismos deste número. Subtraia 5 do número resultante. Localize, no alfabeto, qual letra corresponde ao número que você obteve. (Por exemplo, a=1, b=2, c=3, d=4, etc). Agora, pense em um país que comece com esta letra.

Localize, agora, a quinta letra do país que você pensou. Pense em um animal que comece com esta letra. Agora, diga: Pensou em Dinamarca, Macaco, não é mesmo? A explicação para esta brincadeira é muito simples: qualquer número de 1 a 10 quando multiplicado por 9 resulta em um número cuja soma dos algarismos é 9. Subtraindo-se 5 tem-se, então, 4, que corresponde à letra D de nosso alfabeto. -se em Dinamarca por não haver outro país conhecido iniciado em D. A quinta letra de Dinamarca é M. Em macaco por ser o animal mais comum iniciado com a letra m.

Uma pessoa encontra-se no degrau do meio de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao último. Quantos degraus tem a escada?

Se a pessoa está no meio da escada, e o total de degraus é x, então o degrau que fica no meio da escada é (x + 1)/ 2, pois, para existir um degrau do meio, o total de degraus é, necessariamente, um número ímpar. Assim, te mos que: (x + 1)/2 + 5  7 + 4 + 9 = x Resolvendo esta equação, obtemos que x = 23. Então, o número total de degraus da escada é 23. No início do problema a pessoa está no degrau de número 12, exatamente na metade da escada, tendo 11 degraus para cima e 11 degraus para baixo.

Tente descobrir a resposta dessas adivinhas selecionadas pelo grande matemático brasileiro Malba Taham: 1- O que é, que é ? Uma árvore tem doze galhos, cada galho com trinta ninhos, cada ninho com sete passarinhos ? 1- ano 2- O que é, que é ? São sete irmãos. Cinco têm sobrenome e dois não ?

2- semana 3- O que é, que é ? É inteiro e tem nome de pedaço ? 3- meia 4- Quais são as duas meias que juntas não são uma ? 4- meias 5- Tenho comigo garrafa e meia. Recebi depois garrafa e meia. Poderá você dizer o total que ficou em meu poder ? 5- 2 garrafas e 1 par de meia

6- Quem de dois tira um quantos ficam ? 6- 3 pessoas: um casal e um filho recém -nascido 7- Qual é a diferença entre um ventilador parado e um homem de pé ? 7- 7) 30 (90 - 60 = "noventa menos sessenta") 8- Paulo, naquele negócio, ganhou vinte e cinco menos. Quanto ganhou Paulo ? 8- 15 9- Quatro dúzias de perguntinhas e mais uma, quantas perguntas são ? 9- 60 unidades (5 dúzias) ou 49 unidades (4 dúzias = 48 unidades + 1 unidade) 10- O matemático chamou o empregado e disse-lhe: ³Coloque esses trezentos livros nos cantos desta sala. São quatro cantos e todos devem ficar com o mesmo número par de livros. ³ 10-10) para cada canto da sala, sendo que um dos cantos ficam com "sem".