You are on page 1of 3

REGULAMENTO ASSEMBLEIA CONCELHIA ELEITORAL - OLHÃO

Eleição

1. A votação para eleição da Coordenadora Concelhia de Olhão terá lugar no
dia 29 de Maio de 2010, entre as 16 e as 22 horas na sede do núcleo de Olhão.

2. Será constituída uma mesa eleitoral única, onde votarão todos os aderentes
inscritos no BE até 24 de Abril de 2010. Os aderentes tem direito a voto e a serem eleito(a)s desde que até ao momento, imediatamente anterior ao acto de voto, paguem a quota relativa ao ano de 2010.

3. As eleições realizam-se por voto secreto em urna fechada e por listas,
sendo o apuramento do número de eleitos efectuado por método proporcional directo, em função do número total de votos obtidos por cada lista concorrente. Comissão Eleitoral

4. A Comissão Eleitoral será composta por 3 aderentes do concelho de Olhão
eleitos em plenário de aderentes no dia 24 de Abril. A esta Comissão será acrescido um elemento nomeado por cada lista concorrente.

5. A Comissão Eleitoral elegerá um coordenador entre os seus elementos. 6. A Comissão Eleitoral decide por maioria simples, tendo o seu coordenador
voto de qualidade em caso de empate.

7. A Comissão Eleitoral ficará sedeada na sede concelhia do BE. 8. São competências da Comissão Eleitoral:
a) Conduzir o processo eleitoral, incluindo a votação e contagem de votos b) Garantir às listas concorrentes idênticas possibilidades; c) Colaborar com os serviços centrais na preparação do recenseamento dos inscritos, no pleno gozo dos seus direitos; d) Encarregar-se da impressão dos boletins de voto; e) Fornecer os cadernos eleitorais à mesa de voto até o dia anterior ao dia da votação.
Morada Avenida da República Galerias Avenida, loja 6 8700-308 Olhão Blog http://blocoolhao.blogspot.com E-mail blocoolhao@hotmail.com Telefone 289 703 410

9. Compete ainda à Comissão Eleitoral, findo o prazo de entrega das listas e
por ordem de entrada destas, fixar uma letra a cada lista – começando por A – e proceder ao envio por correio, a composição das listas e respectivo programa de acção, boletim de voto e envelopes a todos os aderentes do concelho, no prazo máximo de três dias úteis.

10. No final do escrutínio, a comissão eleitoral procede à divulgação dos
resultados apurados. Deverá ser preenchida a acta eleitoral, fornecida pelos serviços centrais e uma cópia desta terá que ser enviada ao Secretariado Nacional.

11. Os casos omissos são decididos pela Comissão Eleitoral. 12. Todas as reuniões da Comissão Eleitoral devem ser expressas em acta.
Apresentação de listas

13. A Comissão Concelhia é eleita por um período de 2 anos. Será constituída
no mínimo, por 5 elementos e, no máximo, por 9 elementos.

14. As listas concorrentes devem cumprir a regra da paridade, ou seja, a
formação da lista deve ter em cada três elementos, dois de um género e outro de outro género. Cada lista deverá ter entre 5 elementos e 9 elementos.

15. A aceitação de uma lista candidata, impõe a apresentação de um plano
de acção.

16. As listas podem ser entregues à Comissão Eleitoral, com a presença da
maioria da Comissão (2 elementos) até às 16 horas do dia 8 de Maio de 2010. Para a entrega da lista o(a) delegado(a) de cada lista entrará em contacto com a Comissão Eleitoral para acertar o momento de entrega da lista. Mesa Eleitoral

17. A Mesa Eleitoral será formada pelos mesmos aderentes que integram a
Comissão Eleitoral.

18. A Mesa Eleitoral decide por maioria simples.
Votação por correspondência

19. Todos os aderentes têm possibilidade de votar por correspondência.

20. O Voto por correspondência deve obedecer ao seguinte método:
a) O boletim de voto é colocado num envelope fechado, sem qualquer referência; b) Esse envelope é colocado num outro – exterior – onde se indica o nome e a morada do(a) aderente.

21. O envelope exterior, contendo o voto, deve chegar por correio à sede
do núcleo até ao dia 28 de Maio de 2010. Os votos por correspondência entregues posteriormente não serão considerados

CALENDARIZAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL DA COORDENADORA CONCELHIA DE OLHÃO  24 de Abril de 2010: plenário de aderentes para discussão/aprovação do regulamento eleitoral e eleição da Comissão eleitoral.  26 de Abril de 2010: afixação do regulamento no blogue concelhio e na sede do núcleo e envio por e-mail aos aderentes  8 de Maio de 2010: data final para entrega de listas e moções até às 16h  12 de Maio de 2010: afixação das listas e respectivas moções no blogue concelhio e envio das mesmas por correio para os aderentes, juntamente com os boletins de voto e os respectivos envelopes.  29 de Maio de 2010: eleições, em que a votação decorre entre as 16 e as 22 horas na sede do núcleo. Após as 22h procede-se à contagem e divulgação dos resultados  30 de Maio de 2010: Afixação dos resultados no blogue concelhio e na sede do núcleo