You are on page 1of 3

Exame 2010.1 – Curso Regular Modular Processo do Trabalho 2/3 Sumário: 1.Procedimentos ou Ritos Trabalhistas; 1.1. Procedimento Comum (Ordinário); 1.2.

Procedimento Sumário; 1.3. Procedimento Sumaríssimo; 1.4. Procedimentos Especiais

1. Procedimentos ou Ritos Trabalhistas São 04 procedimentos: 1.1. Procedimento Comum (Ordinário) Previsto na CLT; Valor da causa: acima de 40 salários mínimos; Ouvidas até 03 testemunhas para cada parte.

1.2. Procedimento Sumário (dissídio de alçada) Art. 2º, § 3º e 4º da Lei 5.584/70. Valor da causa é até dois salários mínimos. Lacuna em relação ao número máximo de testemunhas. Posição majoritária: Prevalece o entendimento do número máximo de 03 testemunhas para cada parte. Causas decididas em única instância = Prevalece o entendimento que é cabível a interposição de recurso extraordinário (art. 102, III, CF = “única instância”)

1.3. Procedimento Sumaríssimo • Está previsto na Lei 9.957/00 que incluiu os Arts. 852 –A / 852 – I na CLT; Valor da causa: Posição minoritária: não exceda 40 salários mínimos (art. 852, I, CLT); Posição majoritária: que o advento do procedimento sumaríssimo não revogou o procedimento sumário.

REDE LFG – EXAME DE ORDEM – REGULAR MODULAR

Processo do Trabalho– 2/3
Material de apoio disponibilizado na Área do Aluno LFG – www.lfg.com.br/areadoaluno

02 testemunhas para cada parte. Abrange apenas dissídios individuais. Quando for parte a administração pública direta autárquica (Fazenda pública = pessoas jurídicas de direito pública = EP/SEM). Requisitos específicos da petição inicial trabalhista: Pedido certo ou determinado, sendo que cada parcela deverá indicar o valor correspondente (pedidos líquidos); O autor deverá indicar corretamente o nome e o endereço do reclamado, não sendo cabível citação por edital. Atenção: Caso o autor não preencha um desses requisitos a reclamação trabalhista será arquivada e o reclamante será condenado ao pagamento das custas sobre o valor da causa. É cabível Recurso de Revista em apenas 02 hipóteses (art. 896, § 6º, CLT): quando o acórdão do TRT contrariar súmula do TST ou contrariar a CF; Segundo a OJ 352 SDI – 1 TST = não é cabível por ausência de previsão legal.

1.4. Procedimentos Especiais Inquérito Judicial para apuração de falta grave. Até 06 testemunhas Outras ações de procedimentos especiais cabíveis na JT: Ação de consignação em pagamento (IN 27/2005 TST = art. 1º); Ações Possessórias; Ação rescisória; Mandado de Segurança; Habeas Corpus; Habeas Data e outras ações especiais. IN 27/2005 do TST autoriza a aplicação destas ações especiais

Atos do procedimento comum ordinário: 1. 2. 3. 4. 5. Reclamação trabalhista - art. 840 da CLT; Prazo de 48 horas para a notificação postal do reclamado - art. 841 da CLT; Recebimento da notificação postal pelo reclamado - Súmula 16 do TST; Remessa automática da 2ª via da RT pelo servidor da secretaria da vara; Recebimento da notificação postal pelo reclamado (súmula 16 TST) O TST entende que é considerada válida a notificação entregue a qualquer empregado da empresa ao porteiro ou zelador do prédio ou até mesmo depositada na caixa do correio. 6. Entre o recebimento da notificação postal e a audiência - prazo mínimo de 05 dias. A regra é a audiência uma - art. 849 da CLT; 7. 1ª tentativa de conciliação - art. 846 da CLT. O termo de conciliação é irrecorrível para as
REDE LFG – EXAME DE ORDEM – REGULAR MODULAR

Processo do Trabalho– 2/3
Material de apoio disponibilizado na Área do Aluno LFG – www.lfg.com.br/areadoaluno

partes - art. 831, parágrafo único da CLT. Para as partes não é cabível a interposição de recursos, todavia é cabível ação rescisória (Súmula 259 do TST); - Art. 764, § 3º da CLT, estabelece que é licito as partes celebrar acordo em qualquer momento processual ainda que encerrado o juízo conciliatório. Não havendo acordo: defesa do reclamado oral no prazo de 20 minutos - art. 847, CLT; Instrução (art. 848 da CLT) Defesa oral (interrogatório; depoimento pessoal e oitiva de testemunhas); Razões finais no prazo de 10 minutos, em audiência (art. 850, CLT); Segunda tentativa de conciliação. Sentença. Recursos + Execução.

8. 9. 10. 11. 12. 13.

REDE LFG – EXAME DE ORDEM – REGULAR MODULAR

Processo do Trabalho– 2/3
Material de apoio disponibilizado na Área do Aluno LFG – www.lfg.com.br/areadoaluno