UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

GUSTAVO REGIS
LEONARDO MORGADO
MARLLON EDUARDO
THIAGO BARRETO

PROJETO AUDIOVISUAL
Reciclagem do óleo de cozinha

ITAJAÍ
2015

Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação. Cleiton Marcos De Oliveira ITAJAÍ 2015 . Prof. no Curso de Comunicação.Publicidade e Propaganda. Social .GUSTAVO REGIS LEONARDO MORGADO MARLLON EDUARDO THIAGO BARRETO PROJETO AUDIOVISUAL Reciclagem óleo de cozinha Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Produção Publicitária: Tv e cinema. Turismo e Lazer. Universidade do Vale do Itajaí.

água abundante. CO². Justificativa do tema . são diversas as ações danosas causadas no meio em que vivemos. até mesmo aqueles em extinção. saibam que existem muitas maneiras diferentes de realizar o descarte deste que é um grave problema para o meio ambiente. Por essas razões. além de contribuir para a poluição do meio aquático. Para que atitudes como essas se tornem cada vez mais incomuns. áreas verdes. árvores. ainda. ou. indústrias e estabelecimentos. em pleno século XXI. vivenciamos uma crise ambiental e enfrentamos sérios problemas com a quantidade de poluição produzida e lançada de diferentes modos: lixos. no lixo doméstico. plantas. se descartado corretamente.Apresentação do tema Colonizamos um planeta rico em matéria e com condições excelentes para a habitação. é imprescindível que todas as pessoas. Através da escolha de somente um modo de poluição. indo parar nos sistemas de esgoto causando danos como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento. queimadas. desmatamento. iremos através da produção de um audiovisual de 60’’ buscar conscientizar a população do perigo de seus atos para o meio ambiente. enfim. e também diretamente no solo ou simplesmente em pias e vasos sanitários. como em rios e riachos. e que. caça em excesso de animais. o descarte incorreto do óleo de cozinha. é importante sempre estar relembrando e avisando a todas as pessoas que vivem e compartilham do mesmo lar que nós dos perigos e dos resultados que esses comportamentos geram e podem gerar no futuro. Hoje. diversidade de animais. Gerado diariamente nos lares. das mais diversas classes. etc. o óleo de cozinha acaba sendo despejado diretamente nas águas. pode até trazer benefícios a família ou a indústria..

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A sociedade humana não se sustenta sem água potável. restam 12. No período 2008 a 2010. a taxa média anual foi de 15. um aumento de 9% em relação ao período anterior (2011-2012).O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para sua sobrevivência e evolução. todos somos orientados a cuidar de nosso lixo. Nos últimos 28 anos. Desde criança. ou 18. onde cada indivíduo possui uma parcela importante no cuidado do meio ambiente e na ajuda da restauração deste que é um dos maiores bens que possuímos. Os dados apresentados são somente uma dos diversos crimes ambientais cometidos. a Mata Atlântica perdeu 1.5% dos 1.850. o presente projeto terá como finalidade alertar e despertar a atenção do telespectador para que tenham consciência de seus atos e futuramente realizem boas ações na preservação do mundo onde vivemos. torna-se viável à necessidade de promover a conscientização dos estabelecimentos e da sociedade sobre o óleo de cozinha. de remanescentes florestais nos 17 Estados da Mata Atlântica no período de 2012 a 2013. encarece o tratamento dos resíduos em até 45% e o que permanece nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos. E existem várias maneiras de reaproveitar esse . a preservar a natureza.509 km² – o equivalente à área de 12 cidades de São Paulo. A solução para este problema é a reciclagem do óleo vegetal. somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 ha. O óleo de cozinha jogado diretamente na pia é muito comum e extremamente prejudicial.183 hectares. que é descartado por grande parte das pessoas de forma inadequada. mas não é isso que vemos na prática. ter responsabilidade ambiental. causando danos ao meio ambiente. ou 239 Km². Se o produto for para as redes de esgoto. Atualmente.3 milhões de km² originais.948 hectares (ha). solo fértil e sem clima ameno. ar puro. um estudo realizado aponta um desmatamento de 23. Desta forma.896 ha. Considerando que este é um tema que está presente na vida de todos. É normal que o planeta possa responder de forma agressiva com tamanha falta de comprometimento de diversas empresas que não pensam nos futuros problemas que possam surgir com as atitudes que tomam. o que contribui para que ocorram as enchentes.

BALDIN 2009). Objetivo geral . Pela observação dos aspectos mencionados. pode-se concluir que a reciclagem do óleo de cozinha é um dos meios de preservação do meio ambiente que podem ser feito por qualquer um.produto sem dar prejuízos ao meio ambiente. por ser um material que todos conhecem e têm contato muitas vezes diariamente. e que ajudará e muito na preservação do meio ambiente. (LOPES.

Conscientizar o público alvo dos danos que o descarte incorreto do óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente. Expor as diferentes maneiras do descarte correto do óleo e os benefícios que ele pode trazer. Apresentar os problemas que o óleo de cozinha pode trazer ao meio ambiente. Defesa dos meios . Objetivo específicos Entender em que medida a reciclagem do óleo de cozinha está presente no cotidiano da população.

como imagem. estudo de cenários para a produção.Início da pré-produção (definição da ideia central.. etc. mapa de luz.Pós-produção (edição de áudio e vídeo. 21/04 . como da comunidade que vive na cida de Itajaí. textos. Além de ser uma mídia onde grande parte da população tem acesso.Produção (filmagem). bem como a combinação de todos esses elementos.Entrega do audiovisual finalizado. 05/05 . A utilização da TV Univali como meio de divulgação para reprodução do audiovisual condiz muito bem com a proposta do trabalho.). pois visa retratar o cotidiano tanto dos acadêmicos. devolução de qualquer locação). 14/04 .Feriado 27/04 . Recursos envolvidos . ela também permite usar ferramentas que atraiam o público durante um comercial. possibilitando assim que o trabalho possa ser reconhecido pela sua qualidade e também pelo resultado que possa vir a gerar futuramente. Público alvo Estabelecimentos comerciais e indústrias da cidade de Itajaí. casting.A televisão tem um poder muito forte quando se fala em meio de comunicação. sons. Cronograma de produção 07/04 .Produção (filmagem). planejamento. bem como famílias e principalmente donas de casa responsáveis pelo descarte do óleo de cozinha. produção do roteiro.

logo após. dispositivos Gustavo. de câmera. Thiago.Utilização Préprodução Humano Tecnológicos Marllon. Financeiros Sem recursos móveis gastos Criação de roteiro Produção Atores. Equipe de apoio Pósprodução Editor. Equipe de apoio. Operador Câmeras. alimentação. moto. operador de tripés. Sem recursos gastos Processo Criativo DISCUÇÃO + BRAINSTORME ESCOLHA DE SUBTEMA PESQUISA SOBRE O ASSUNTO O CORRETO E INCORRETO A SE FAZER PRODUÇÃO DE ROTEIRO STORYLINE O audiovisual se iniciará com a exposição de belas paisagens passando de forma rápida. Computadores. Computadores. microfones. áudio. para pesquisa. gravador de Combustível. Carro. Leonardo. mostra-se pessoas fazendo o descarte de óleo de . áudio.

Ao aproximar do final do audiovisual. aparecerão pessoas fazendo o descarte correto e com a apresentação de algumas dicas de reciclagem do óleo.cozinha de modo errado com uma locução off. Marllon. Roteiro audiovisual Agência: Curso de PP Sinopse: Cliente: UNIVALI Formato: Título: Duração: 0.60 s Autor: Thiago. Vídeo: Áudio: Imagem de paisagens naturais Trilha de longa duração com efeito de aceleração. 8s Loc OFF Imagens de pessoas descartando óleos de cozinha de forma errada Você sabe as consequências que o descarte de óleo de cozinha de forma incorreta pode causar? Mais de 200 milhões de litros de óleos usados por mês vai para os rios e lagos comprometendo o meio ambiente de hoje e do futuro. Leonardo Morgado. Quando em contato com o solo o óleo impermeabiliza-o ocasionando enchentes e . Apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água. Gustavo. dizendo os principais danos que pode causar.

do óleo de cozinha Dicas de o que fazer com o óleo de cozinha em formas de lettering Faça a reciclagem do óleo de cozinha e preserve o Fechamento seu meio ambiente. com Imagens de pessoas fazendo o descarte correto além de preservar a natureza é descarte correto e a reciclagem possível fazer sabão. esperamos que a comunidade atingida se conscientize. Mude seus atos. tendo como um dos principais resultados a diminuição das . trazendo resultados benéficos a longo e médio prazo. Há diversas empresas que descartam o óleo de cozinha para você. (fecho) Oferecimento Apoio Prognóstico A partir da veiculação do projeto do grupo na TV Univali. tintas e até combustíveis.a perca de nutrientes necessário para manter o solo fértil.

REFERÊNCIAS . É de extrema importância também que o trabalho de conscientização continue para que resultados aconteçam cada vez melhor na região. um dos principais resultados que o descarte incorreto do óleo causa.grandes enchentes que costumam castigar a cidade de Itajaí.

br/projeto/atlas-da-mata-atlantica/dados-maisrecentes/>. Acesso em: 31 de Março de 2015. SOS MATA ATLÂNTICA. 2009.pucpr. C. R. Dados mais recentes. pdf> Acesso em: 05 de Abril de 2015. . PUCPR.com. Disponível em: <http://www. BALDIN.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2078_1012.sosma.blogspot.NAZ. Acesso em: 31 de Março de 2015.org. N. Educação ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão: projeto “ecolimpo”..br/2008/12/meio-ambiente-e-suaimportncia-para. 8 f. E.html>. LOPES. Disponível em: <http://eraldoffi. Paraná Disponível em: <http://www. Meio Ambiente e sua importância para humanidade.