INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS APODI

GIOVANNA AMÉLIA PINHEIRO PAIVA

ZOOGAME: O JOGO PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM DA ZOOTECNIA.

APODI-RN
2015

GIOVANNA AMÉLIA PINHEIRO PAIVA

ZOOGAME: O JOGO PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM DA ZOOTECNIA.

Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao Curso Técnico em
Informática do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio
Grande
do
Norte,
em
cumprimento às exigências legais
como requisito parcial à obtenção do
título de Técnico em Informática
Orientador Me. Cleone Silva de Lima

APODI-RN
2015

GIOVANNA AMÉLIA PINHEIRO PAIVA

ZOOGAME: O JOGO PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DA ZOOTECNIA

Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao Curso Técnico em
Informática do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio
Grande
do
Norte,
em
cumprimento às exigências legais
como requisito parcial à obtenção do
título de Técnico em Informática.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado e aprovado em: ___/___/____
pela seguinte Banca Examinadora:

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________________________
Cleone Silva de Lima - Orientador
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

____________________________________________________________
Ronisson Reges Vidal - Examinador
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

____________________________________________________________
Galba Falcão Aragão - Examinador
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

se sacrificaram para nos dar a melhor educação possível. bem como nossas demais conquistas no decorrer da construção do nosso conhecimento a Deus! Aos nossos pais que sempre. . os quais nos apoiaram e também nos deram força nos momentos difíceis.Dedicamos esta. com amor. Aos nossos grandes amigos.

professor e mestre Cleone Silva Lima. que teve fundamental importância para a realização deste trabalho. A todos os professores do IFRN que colaboraram para o nosso crescimento profissional. Agradecemos também a todos os colegas de classe e em especial aos amigos mais próximos.AGRADECIMENTOS Agradecemos a quem imensamente nos abençoou. . Agradecemos especialmente ao nosso amigo Alex Targino. e esteve conosco em todos os momentos. Agradecemos ao nosso orientador. foi um braço forte. Somos gratas a nossa família que sempre nos apoiou. e colaborou para construção de bases sólidas no nosso desenvolvimento e aprendizagem. A você fica nosso agradecimento e total carinho. ao Deus único e soberano. nos ajudando e dando todo apoio. que nos orientou com paciência.

Virtual. Desta maneira. este trabalho apresenta o ZOOGame. o que possibilitará ao jogador dinamicidade na aquisição de novos conhecimentos e o estímulo a pesquisa. como é o caso da Zootecnia. O ZOOGame foi desenvolvido dentro de um ambiente virtual. um jogo educativo que consiste em um ambiente dinâmico que estimula o aprendizado de conceitos relacionados à Zootecnia.RESUMO Jogos educacionais podem ser utilizados como uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem estimulando os alunos no desenvolvimento de habilidades físicas e mentais. Palavras-chave: Jogos. Ensino. Tais jogos fornecem uma maneira de colocar em prática conhecimentos obtidos em áreas que envolvem muitos conceitos. Educação. . Zootecnia.

ZOOGame is developed within a virtual environment. this work presents the ZOOGame . an educational game that consists of a dynamic environment that encourages learning of concepts related to Animal Science. Key-Words: Games. Education. These games provide a way to put into practice knowledge gained in areas that involve many concepts. Learning. Animal Science. . Virtual. such as the animal husbandry.ABSTRACT Educational games can be used as a tool to assist in the teachinglearning process by encouraging students to develop physical and mental skills. which will allow the player dynamics in the acquisition of new knowledge and stimulate research. Thus.

Tela de cadastro aluno 21 Quadro 3 .Tela de questões 22 Quadro 6 .Tela de controle de questões 25 Quadro 10 .Tela de níveis 22 Quadro 5 .Tela de menu 21 Quadro 4 .Tela de inserir questões 26 .Tela de ranking 23 Quadro 7 .Tela de login professor 24 Quadro 8 .Tela de controle professor 24 Quadro 9 .Tela de login aluno 20 Quadro 2 .LISTAS DE ILUSTRAÇÕES Quadro 1 .

Tecnológica e Cultural HTML Hyper Text Markup Language IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IFRN Instituto Federal do Rio Grande do Norte JDBC Java Database Connectivity JSP Java Server Pages JVM Java Virtual Machine ODBC Open Database Connectivity PHP Hypertext Preprocessor SO Sistema Operacional SQL Structured Query Language URL Universal Resource Locator XML Extensible Markup Language .LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ASP Active Server Pages CONGIC Congresso de Iniciação Científica do IFRN CONNEPI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação CSS Cascading Style Sheets EJA Educação de Jovens e Adultos EXPOTEC Exposição Científica.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REFERENCIAL TEÓRICO TECNOLOGIAS UTILIZADAS Linguagem Java JSP MySQL 12 14 14 14 15 16 2.5 Tomcat 17 2.1 2.1.1 2.4 Bootstrap 16 2.1.1.1.6 3 4 HeidiSQL ZOOGAME CONSIDERAÇÕES FINAIS 18 20 27 REFERÊNCIAS 29 .1 2 2.SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 11 1.1.2 2.1.

. precisou-se de uma mudança nesse modelo de educação. 2008). por despertar no discente o interesse na busca dos conhecimentos. apenas absorver o conteúdo não é relevante. Neste contexto. cooperativos. Surgiu a necessidade de uma educação dinâmica. Jogar consiste em realizar uma atividade não obrigatória. Atualmente. pois os alunos precisam dominar o processo de aprendizagem para desenvolver suas competências (Lima et al. Diante disto a proposta deste trabalho foi desenvolver um jogo educacional atraente. de solidariedade. Um dos motivos apontados para o desestímulo. O curso de Zootecnia do IFRN Campus Apodi não foge à regra. 2009). de maneira que transfira o conhecimento obtido para a vida real. de regras. seguindo determinadas regras que produzem resultados incertos e que apresentam uma abstração da realidade (Prensky. etc. os jogos educacionais estão sendo difundidos em instituições de ensino para que o aluno possa adquirir ou desenvolver habilidades físicas e mentais.. Os jogos podem ser classificados como: recreativos. A evasão de estudantes nas Universidades e Institutos Federais é um dos problemas mais comuns e combatidos pelas Instituições de Ensino Técnico e Superior. é a grande deficiência de material lúdico didático para o ensino da Zootecnia. como forma de estimular o . no qual o aluno tornava-se agente passivo da aprendizagem e o professor era tido como o único detentor do saber. e que considere os conhecimentos previamente adquiridos por eles. 2012).1 INTRODUÇÃO Durante muito tempo o ato de ensinar resumiu-se à transmissão de conteúdos. narrativos e educacionais (Anacleto et al. pelos discentes. Com as transformações da sociedade. de respeito mútuo.. baseado em perguntas e respostas em um ambiente virtual. visto que. de trabalho em grupo. oferecer um maior envolvimento social e possibilitar a formação de conceitos éticos. que leve desafios aos alunos. e requer integração dos mais diversos segmentos da comunidade acadêmica no desenvolvimento de medidas mitigadoras (Manno et al. o jogo torna-se uma ótima ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 2001).

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O relevante papel social que a Zootecnia ocupa no contexto mundial é indiscutível. muito superior aos 22% apontados por Silva Filho et al. sempre visando cumprir às exigências dos clientes. a saber: integrado. Na sessão 3 são apresentadas definições e características do ZOOGame. as regras do jogo foram definidas. pois a cada ano que passa. . a população mundial cresce e a agricultura e pecuária necessitam superar este crescimento de maneira a sobrepujar as carências em proteínas e outros nutrientes. o capítulo 4 apresenta as considerações finais e perspectivas futuras. O ambiente web foi escolhido em virtude da mobilidade e disponibilidade que proporciona. Após a escolha do ambiente. A sessão 2 apresenta uma breve explicação sobre as tecnologias que foram utilizadas. na última década. Por fim. em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda do homem. onde no decorrer do jogo. Por fim. Este trabalho está organizado como apresentado a seguir. definiu-se as ferramentas. 1. fazendo com que as empresas se adequem às inovações do mercado. o aluno possa adquirir conhecimentos da área. o seu ambiente de desenvolvimento tem passado por rápidas transformações. uma evasão total de quase 43%. primeiramente foram identificados os requisitos de ambiente e onde a aplicação deveria ser instalada. para validação dos resultados e testes.aprendizado de conteúdos da Zootecnia. tecnologias e padrões necessários para implementação. (2007) como sendo a média nacional de evasão nos Institutos e Universidades Federais. Uma vez que a atividade de Zootecnia pode ser entendida como uma atividade de grandes mudanças. o jogo foi avaliado por alunos do curso de Zootecnia Campus Apodi nas diversas modalidades. Segundo Manno (2012) o curso de Zootecnia amargou. Na sessão 1. Em seguida. Para o desenvolvimento do ZOOGame. subsequente e EJA. Nesse ambiente pode ser notada a variedade e rapidez com que novas tecnologias de desenvolvimento têm sido disponibilizadas.1 é apresentada uma visão geral sobre o papel da Zootecnia. bem como seu público-alvo.

A formação de profissionais competentes para exercer as atividades de docência. A compreensão dos conceitos inerentes a Zootecnia está intimamente ligada ao modo como eles são ensinados. os jogos educativos. Considerando a importância do aprendizado da Zootecnia. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo atrativo. 2 REFERENCIAL TEÓRICO . este profissional deve possuir sólida formação básica. em si. como interface simples e de fácil usabilidade. pois. Conforme afirma Passerino (1998). Os jogos educacionais podem ser citados como uma importante ferramenta de ensino. Observando características essenciais. Para tanto. exibindo o posicionamento dos melhores jogadores. Jogos baseados em ambientes virtuais são utilizados para atrair os jovens. integrada e contextualizada na realidade visando um egresso com autonomia intelectual e profissional. pesquisa e extensão na área de Zootecnia é de suma importância para o desenvolvimento social e econômico brasileiro. existem várias maneiras de enfatizar um conhecimento. fornecer conceitos essenciais para sua formação. e o mais simples dos jogos pode ser utilizado para proporcionar informações. e de acordo com Fernandes et al. que tem na pecuária 8% do seu PIB (IBGE. flexível. 2013). e para isso. já possuem uma característica motivacional. esse trabalho de conclusão de curso pode servir como ferramenta para motivar os alunos da área. pois os jogos computacionais fazem parte do cotidiano desse público. (1995). os conhecimentos. que é uma forma de desenvolver a criatividade. independem do contexto da aprendizagem. e consequentemente. como um método de ensino proporciona uma forma atrativa que estimula aprendizagem. com o intuito de aumentar o desempenho dos discentes. seu objetivo é aumentar a interação dos jogadores com a área em questão. interdisciplinar. utilizar o lúdico. multidisciplinar. estimulando os jogadores por meio do ganho de pontos. que tem por objetivo motivar o aprendizado da Zootecnia. através de jogos.

1 Linguagem Java Desenvolvida por James Gosling. as aplicações não são executadas pelo sistema operacional. 2.class e posteriormente a JVM lê os bytecodes e os compila para linguagem de máquina. assim como correspondam a necessidade dos usuários. que ao compilar gerase um executável. a saber: 2. desde que a máquina possua um interpretador Java. pois protege o usuário contra invasões não-intencionais e ações premeditadas.1. o mesmo pode ser executado em qualquer plataforma ou equipamento. fazendo isso como um processo de construção. pela sua segurança. Diferente de outras linguagens de programação. em 1990. mas oculta o sistema operacional e o hardware subjacentes dos programas que interagem com ela. e seu dinamismo. Se a mesma máquina virtual for implementada nas várias plataformas de computadores. que permite uma maior extensibilidade durante a execução. que permite. 2010). e sim pela Máquina Virtual Java ou Java Virtual Machine (JVM). no Java o compilador produz um arquivo intermediário denominado bytecode com uma extensão . Em Java. na empresa Sun Microsystems. A linguagem foi escolhida pela sua portabilidade.Ao desenvolver um sistema para internet é necessário utilizar tecnologias que sejam compatíveis com os mais variados navegadores Web. A JVM é um aplicativo de software que simula um computador. Algumas das características do Java são: . os aplicativos que ela executa podem ser utilizados em todas essas plataformas (DEITEL. DEITEL. com a finalidade de se obter uma totalidade de programas que satisfaçam as funções pretendidas pelo desenvolvedor. a linguagem Java é orientada a objetos e compilada em bytecode Sua sintaxe se assemelha com outras linguagens como C e C++.1 TECNOLOGIAS UTILIZADAS Para a implementação do ZOOGame foram utilizadas as seguintes tecnologias.

ou outros tipos. capturar informações a partir de formulários e recolher informações sobre o visitante e o servidor. graças ao investimento das comunidades e também de inúmeras empresas. operar arquivos no formato texto. A plataforma JSP. que tem a função de facilitar o trabalho  do desenvolvedor. As páginas que são compiladas. é possível estender aplicações para desktop.  Comunidades: Há um grande número de comunidades. como Pyton. Pode-se programar Java em qualquer plataforma: Por ser também uma plataforma de desenvolvimento. Ruby. JPyton. o Java é hoje uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo. sobre a linguagem Java. A plataforma permite ao desenvolvedor produzir aplicações de páginas para internet que podem conectar-se ao banco de dados. etc. é uma plataforma de desenvolvimento do Java. utiliza a linguagem Java. Apesar de ser uma tecnologia próxima ao PHP. O Java não roda somente Java: A JVM roda mais de 350 linguagens.  cartão. 2.2 JSP O JSP (Java Server Pages). assim como as bibliotecas Java dependentes. fóruns. Grande quantidade de frameworks: Existe uma diversidade de frameworks. Por apresentar essas e outras características. web. entre outras. celular . JSP concede ao código Java e a algumas ações pré-definidas serem intercaladas com conteúdo de marcação web estático. utilizam o bytecode Java ao invés de um formato de software nativo. que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas de forma dinâmica em HTML. com a página resultante sendo compilada e executada no servidor que irá submeter um documento. pode ser visualizada como uma abstração de alto nível de servlets em tempo de execução. Cada um desses servlets JSP é alocado em cache e reaproveitado até a JSP original ser modificada. televisão digital. JRuby. que contém material para estudos de maneira fácil. como . blogs.1. XML.

1.todos os outros programas Java. foi pensando na criação desse framework. que é a uma das linguagens mais comuns para inserir. podendo atender da melhor maneira as necessidades das aplicações. escalável e de fácil manuseio. Quanto a sua execução. pois existem drivers como ODBC. que na época do seu lançamento. esta pode se dar em desktop.1. suportando praticamente qualquer plataforma atual. excelente desempenho e estabilidade e a fácil integração com o Java. além de módulos de interface para diversas linguagens de programação. Além disso é uma ferramenta rápida. que se totaliza com o SO do servidor host para suprir um ambiente de plataforma neutro. elas também podem proporcionar outros tipos de dados. o MySQL é Open Source. Python. eram funcionários do Twitter. que devem ser executados em uma JVM. 2. mas através do uso de OutputStream. onde se fixam outros aplicativos. JDBC e NET. JSPs são normalmente utilizadas para entregar documentos HTML e XML. confiável. servidores web e outros. Desde que foi lançado. como: Delphi. Perl. o Bootstrap foi crescendo em popularidade. O MySQL faz uso da linguagem da Structured Query Language (SQL). C/C++. Por permitir que ocorram alterações no código fonte. PHP.4 Bootstrap Bootstrap é uma ferramenta de código aberto criado por Mark Otto e Jacob Thornton. gerenciar e acessar o conteúdo armazenado no banco de dados. 2. também por sua compatibilidade. Java.3 MySQL A escolha do MySQL se deu pela sua portabilidade. Essa ferramenta tem evoluído por se tratar de um projeto totalmente orientado a . Por haver a necessidade de se padronizar conjuntos de ferramentas de frontend dos engenheiros em toda a empresa. ASP e Ruby.

permitindo que seu conteúdo seja organizado em até 12 colunas e que se comporte de maneira distinta para cada resolução. Altamente recomendado para desenvolvedores iniciantes com conhecimento básico em HTML e CSS. desenvolvedores avançados que buscam o aumento da produtividade (utilizando recursos como o sistema de grids) e programadores back-end. o Bootstrap vem com vários elementos úteis. Tudo isto permite o desenvolvimento front-end web advanced. propiciar a criação e edição de layouts para manter padrões. A estrutura do Bootstrap é simples e seu pacote contém três tipos diferentes de arquivos (CSS. basta apenas procurar o componente necessário e adicionar seu código. 2. que vêm organizados em suas devidas pastas. Algumas de suas vantagens são dispor de uma documentação detalhada e de fácil entendimento. onde se pode personalizar a compilação de acordo com sua necessidade. ser aprimorado para o desenvolvimento de layouts responsivos. o framework habilita a formação de layouts ajustáveis e o uso de grid. Criar um layout é simples e rápido utilizando sua documentação.5 Tomcat . apresentar vários componentes para o desenvolvimento de qualquer site ou sistema web que disponha de uma interface simples. Um dos destaques é a ferramenta de construção no site do Bootstrap. Java Scrpipt e Fonts). escolhendo quais características de CSS e Java Script que deseja incluir em seu site. o Bootstrap tem recursos e componentes suficientes para desenvolver um site ou sistema web por completo.1. Para quem está começando um novo projeto. Em pouco tempo seu layout toma forma e está pronto para uso.CSS para incluir uma série de plug-ins Java Script e ícones que andam de forma conjunta com as formas e botões. Tendo em vista que toda a estrutura do CSS já vem definida. Compatível com HTML5 e CSS3.

O software Tomcat. Tal dinâmica funciona da seguinte maneira:  O usuário irá solicitar. A característica principal é estar concentrada na linguagem de programação Java. por meio do seu browser. ou em grupo com outro servidor (Ex: Apache).6 HeidiSQL HeidiSQL é uma ferramenta útil e confiável que foi criada para desenvolvedores web utilizando MySQL server. 2.  Na pratica o Tomcat pode ser manuseado de forma separada. mais especificamente. Ele permite que o usuário navegue e altere dados.1. o servlet é executado ou o JSP correspondente á URL. Servlets são classes desenvolvidas em Java. um container de servlets. O Tomcat tem a finalidade de converter as páginas JSP automaticamente em um servlet correspondente. Microsoft SQL banco de dados e PostgreSQL . na qual possuem objetos que têm o designo de gerar documentos codificados em HTML. JSP e os servlets permitem a implementação dinâmica de conteúdos. Do ponto de vista operacional. tomando assim o papel de um servidor web. desenvolvido pela Fundação Apache.  Quando tal solicitação chegar ao servidor. é uma junção de tags HTML e o resultado do processamento. O conteúdo criado pelo servlet ou JSP. crie e . mais especificamente nas tecnologias de servlets e de Java Server Pages (JSP).  Por fim o usuário irá receber o conteúdo criado pelo Tomcat (servidor) e o mesmo é exibido através do seu browser. um documento ao servidor Tomcat. O desenvolvimento de uma aplicação web adequada a ser executada pelo Tomcat demanda no domínio das seguintes linguagens: Java. Esta característica dos servlets acaba acarretando que um web designer precisa compreender Java para poder construir as páginas de uma aplicação. é superada pela tecnologia JSP. Esta pequena limitação apresentada.O Tomcat é um servidor web Java. possibilita o funcionamento de aplicações para web. HTML e XML. A Fundação Apache permite que o Tomcat seja usado livremente.

seja. os usuários podem gerenciar bancos de dados MySQL.edite tabelas. os usuários fazem o login em um servidor MySQL local ou remoto e criam as sessões. exibições. Além disso. desconectando-se do servidor ao terminarem. procedimentos. o usuário pode exportar estrutura de dados. a ferramenta permite aos usuários melhor gerenciamento em suas bases de dados e tabelas. . Dentro dessa sessão. ou área de transferência ou para outros servidores. Com interface intuitiva e de simples uso. utilizando MySQL independente do seu local de aplicação. “localhost” ou “server”. Para que haja um melhor controle das bases de dados com o programa. gatilhos e eventos programados. para o arquivo SQL.

que é registrada em umas das páginas do jogo. Estimula a disputa entre os jogadores. há uma contagem de pontos. . o usuário necessita ir ao site e preencher as informações nos campos de “Login” e “Senha”. deve selecionar a opção “Cadastre-se”. conforme mostra o Quadro 1. Caso o jogador não esteja cadastrado no jogo. o usuário seleciona a opção “Cadastrar”. e os dados do aluno são salvos em um banco de dados. em conformidade com o Quadro 2. e depois do preenchimento desses dados. que o redirecionará para uma página de cadastro de dados básicos do aluno. tablets. o discente poderá utilizar seu login e senha para acessar o ZOOGame. Ele é baseado no modelo de perguntas e respostas e tem como objetivo auxiliar na aprendizagem de conteúdos da Zootecnia. pois através das respostas escolhidas por cada usuário. Para poder ter acesso. que apresenta a tela de cadastro aluno. Em seguida. celulares) por meio da internet.3 ZOOGAME O jogo funciona em navegador web e pode ser acessado de computadores convencionais ou dispositivos móveis (smartphone.

maior o grau de dificuldade da . Ao entrar no jogo. Fonte: Elaborado pelo autor Se selecionar a opção “Jogar”. que o Quadro 3 apresenta. será redirecionado para uma nova página. Fonte: Elaborado pelo autor Quadro 2 Tela de cadastro aluno. Quadro 3 Tela de menu.Quadro 1 Tela de login aluno. “Ranking”. que é a Tela de níveis. possuindo as seguintes opções: “Jogar”. o aluno visualizará a página de Menu. “Alterar Dados”. onde o usuário indicará o nível das questões. como mostra o Quadro 4. Quanto maior o nível. Fonte: Elaborado pelo autor . “Sair” .

Quadro 4 Tela de níveis. Ao selecionar uma das opções de nível. a página de questões faz a apresentação da pergunta com suas respectivas alternativas que vão da letra A até D. tela de questões. porém alguns pontos são descontados. que são a ajuda dos “Zootecnistas”. que apresentam uma porcentagem distinta de cada alternativa estar certa. quanto maior o nível. apresentam pontuações diferentes.pergunta. Os níveis de dificuldade. O usuário pode utilizar essas ajudas. Fonte: Elaborado pelo autor . dependendo do nível da pergunta. mais pontos serão ganhos ou perdidos a cada pergunta. Há apenas uma alternativa certa para cada pergunta. conforme mostra o Quadro 5. e a “Dica”. Cada pergunta apresenta dois tipos de dicas.

que poderão ser alteradas. que apresenta a tela de ranking de alunos.Quadro 5 Tela de questões. e podem ter o controle sobre cada aluno. foi pensada como uma ferramenta fundamental para a utilidade do jogo. pois os usuários professores são responsáveis pela criação das perguntas. pois também tem acesso ao Ranking dos alunos. O ZOOgame é um jogo que pode ser utilizado não só por discentes. mas também por docentes. respostas. mostrada no Quadro 3 . basta apenas clicar na opção “Alterar dados”. ou seja. o aluno pode acompanhar sua colocação no jogo em relação aos demais jogadores. e na página inicial. selecionar a opção “Área do Professor”. Em algum momento poderá ser necessário alterar os dados do usuário. em equivalência ao Quadro 6. mostrada no Quadro 1. A criação do usuário professor. juntamente com a vontade de acertar as questões. Fonte: Elaborado pelo autor. O usuário professor deve acessar o Jogo. O sistema permite que o usuário faça isso de forma simples. ajudas. com todas as informações do aluno. Ao selecionar esta . será redirecionada para uma página que apresenta o nome de todos os alunos cadastrados e suas respectivas pontuações. e uma nova página será aberta. e aprender sobre o assunto. O ranking foi pensando como uma forma de estimular a competição entre alunos. Fonte: Elaborado pelo autor. Quadro 6 Tela de ranking. Se selecionar a opção “Ranking”. também identificada no Quadro 3. A opção “Sair” faz com que o aluno faça o logoff.

e para entrar na área restrita para usuários professores. a página de controle do professor é carregada. e repassados para os professores da área da Zootecnia. “Controle de Questões”. Fonte: Elaborado pelo autor . Fonte: Elaborado pelo autor Quadro 8 Tela de controle professor. Quadro 7 Tela de login professor. “Inserir Questões” e “Ranking”.opção. definidos desde o desenvolvimento do programa pelos próprios programadores. Depois que o usuário professor faz o login. e disponibiliza as seguintes opções: “Controle de Alunos”. em equivalência ao Quadro 8. a página de acesso aos professores é carregada. é solicitado um “Login” e uma “Senha”. conforme o Quadro 7.

o professor pode cadastrar as questões inserindo dicas.Na página de “Controle de Alunos” o professor visualiza uma tabela com as informações básicas. . perguntas. o professor visualiza uma tabela com todas as questões cadastradas e pode excluir as questões ou fazer alterações nela. alternativas. definindo qual a opção correta selecionando a área técnica e o nível de dificuldade na qual a pergunta pertence. Na página de “Controle de Questões”. pontos. Fonte: Elaborado pelo autor Na página de “Inserir questões”. assim podendo analisar o desempenho de cada aluno. acertos e erros dos usuários alunos cadastrados. Quadro 9 Tela de controle de questões. mostrada do Quadro 10. mostrada no Quadro 9.

apresentada no Quadro 6. quando é solicitada mostra a colocação de todos os jogadores do ZOOgame. é a mesma apresentada aos usuários alunos e aos usuários professores. . Fonte: Elaborado pelo autor A página de “Ranking”.Quadro 10 Tela de inserir questões.

existem diversas maneiras de enfatizar um conhecimento. e isso se dá pelo desestímulo dos alunos. já que a função dos profissionais dessa área é cuidar para que os animais vivam em boas condições. Como perspectiva futura pretende-se possibilitar a adição de novas funcionalidades ao jogo. e mais ferramentas que estimulem a competição entre os alunos participantes. uma delas é o jogo. De inicio foi abordado a questão da forma de ensino onde o aluno durante muito tempo só tinha a função de absorver conteúdos e o professor se tornou o único detentor do conhecimento. mas também o conhecimento de mundo. Também é exposto o expressivo papel da Zootecnia na sociedade atual e a evasão do curso que tem aumentado no passar dos anos. e para isso. além de tratar para que as produções de alimentos como ovos e leite ampliem. cuidando da reprodução e do melhoramento genético dos animais. . em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda do homem. onde não sejam apenas considerados os conhecimentos adquiridos do ambiente escolar. acrescentando novos tipos de ajuda. é a grande deficiência de material lúdico didático para o ensino da Zootecnia. que leve desafio aos alunos. pelos discentes. pois a cada ano que passa. da saúde e da alimentação. a população mundial aumenta e a agricultura e pecuária necessitam superar este crescimento de maneira a exceder as carências em proteínas e outros nutrientes.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS É notória a importância que a Zootecnia tem no contexto atual. já que a entendimento dos conceitos relativos à zootecnia está intimamente ligada ao modo como eles são transmitidos. A partir das informações apresentadas foi criado o ZOOgame um jogo educacional baseado em perguntas e respostas voltado ao auxílio do aprendizado da Zootecnia. Para isso foi que surgiu uma forma de educação dinâmica. Dessa forma a área da Zootecnia apresenta um alto grau de importância. O desenvolvimento do jogo teve como objetivo incentivar a absorção de conhecimentos dos discentes da área da Zootecnia. cuidando do peso. e é ai que entra a questão da área da Zootecnia onde um dos motivos apontados para o desestímulo. Em seguida é mostrado como o jogo se torna uma ótima ferramenta de estímulo para o aluno no processo de ensino aprendizagem.

sendo eles o CONGIC (2014) e o CONNEPI (2014). Vale destacar que este projeto foi apresentado e avaliado na 2ª EXPOTEC (2014) Campus Apodi. metodologia e tempo de resposta foram aplicados a alunos e professores da instituição. formulários avaliativos contendo questionamentos sobre interface do jogo. e obteve resultados positivos. que vão ser levadas em consideração para novas atualizações do jogo. Ao final de seu desenvolvimento.Considera-se também permitir que o jogo esteja disponível para outras áreas do conhecimento. e em dois congressos da rede de IFs. com sugestões de melhora e críticas. .

Florianópolis. A.. H. 2014. L. J.caelum.. Silva. V. PA. Silva.ibge. (2009). Padrões de Projetos: Soluções Reutilizáveis. (2008). (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.ed.br>. Acesso em 02 jan.2015 Deitel. M. F. Caritá.br/apostila-html-css-javascript/bootstrap-e-formularioshtml5/>. e Fabro.J. Disponível em: <http://www. (2000). R. S. Acesso em 26 dez. C. and Baranauska. What’s this?. N. C. V.. A.gov. Disponível em: <http://www. J. Deitel. Bookman Companhia Editora. C..M. Pereira. Lima.com.. E. (1995). and Jognson. Jogos no computador e a formação de recursos humanos na indústria... R.São Paulo: Pearson Prentice Hall.heidisql.. ... Acesso em 21 dez. Ambiente para criação de jogos educacionais de adivinhação baseados em cartas contextualizadas. Fernandes. (2013). IBGE. E. A.. Bootstrap e formulários HTML5. M. – 6. A. HeidiSQL. R. 2014. e Silva. L.REFERÊNCIAS Anacleto. Jogos Educativos no âmbito educacional: um estudo sobre o uso dos jogos no Projeto MAIS da Rede Municipal do Recife. In Anais do XXVIII Congresso da SBC. M. M. M. E. R. Ferreira. Belém.. Gamma. In VI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.com/>.. C. D. Helm. Sociedade Brasileira de Computação. P. JAVA como programar. Valenciando. Trabalho de Conclusão de Curso. C. Disponível em: <http://www. 2005..

M. In Taller Internacional de Software Educativo 98 . 2015. Por que java?.. M. e Lobo. O. L. Bootstrap. T. Silva Filho.com. 2015..br/mysql-quem-e-voce/1752>. Digital Game-Based Learning. Disponível em: <http://thiagonasc.com. 2015. L. Avaliação de jogos educativos computadorizados. M. K. Acesso em 24 fev. Passerino.. M.Manno. (2012) Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação: relato de experiência. L.br/por-que-java/20384>.devmedia. Acesso em 10 jan. C. Quem é você?.. (2001). O. M. SANTOS. (1998). 132. Cadernos de pesquisa.C.37. Disponível em: <http://www. R. SANTOS. G. McGraw-Hill. JSP. (2007) A evasão no ensino superior brasileiro.html>.br/artigo/868717/JSP-Java-Server-Pages.uol. 641-659. R. L.2014. Disponível em: <http://javafree. e Lima. n.devmedia. Anais do XXV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Ensino de Graduação: UF. MySQL.com. P. B. S.TISE’ 98.. SANTANA. p. C. Acesso em 18 dez . R.com/desenvolvimento-web/desenvolvendo-com-bootstrap-3um-framework-front-end-que-vale-a-pena>. Acesso em 24 fev. R. NASCIMENTO. v. Motejunas. T.Java Server Pages. A. . Souza. Disponível em: <http://www. Prensky. In: XXV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Ensino de Graduação. O. Hipolito.