UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NÚCLEO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DESENVOLVIMENTO RURAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO AGROAMBIENTAL NA AMAZÔNIA

EDITAL – SELEÇÃO 2015
A Universidade Federal do Pará – Campus Guamá - torna pública a abertura das inscrições para
a seleção do Curso de Especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento
Agroambiental na Amazônia (DAZ), a ser promovido pelo Núcleo de Ciências Agrárias e
Desenvolvimento Rural.
OBJETIVO DO CURSO
Formar recursos humanos com capacidade de intervir, numa escala muldimensional
(econômica, ambiental, social e política), nas diversas realidades produtivas e socioculturais
que caracterizam as diferentes sociedades rurais amazônicas, com vistas à transformação da
realidade, a partir da reflexão sobre a dimensão do desenvolvimento rural sustentável.
2. COORDENAÇÃO
- Coordenadora: Profª Dra. Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos
- Vice-coordenadora: Profª Dra. Laura Angélica Ferreira-Darnet.
3. PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados nas diferentes áreas do conhecimento que pretendam atuar ou já
exerçam atividades em projetos de pesquisa-desenvolvimento ou em projetos de intervenção
nas mais diversas problemáticas agrosocioambientais, relacionadas à Reforma Agrária.

4. NÚMERO DE VAGAS
O curso oferece um total de trinta e três (33) vagas, incluídos os dez por cento (10%)
destinados a servidores da UFPA, e candidatos dos seguintes grupos: pessoas que se
autodeclarem negras; indígenas portadores de documentos emitidos pela FUNAI e/ou
Associações de Indígenas da Cidade; pessoas portadoras de necessidades especiais, que
deverão declarar sua condição, apontando a deficiência de que são portadoras, de acordo
com as disposições legais em vigor.

-----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR)
Curso de Pós-Graduação lato sensu
Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ)
Rua Augusto Corrêa, 1 – Campus Universitário do Guamá . Belém - ParáCEP.: 66.075-900
Fone/Fax: 0xx 91- 3201- 8011 / Secretaria: 0xx 91- 3201-8010 / Email: dazufpa@gmail.com

1. 6) proposta de plano de trabalho. 2) 1 foto 3 x 4. 5. 5) Curriculum vitae no formato Lattes/CNPq (disponível em http://lattes. E deverão seguir os mesmos procedimentos de inscrição e seleção dos demais candidatos.3201-8010 / Email: dazufpa@gmail. área de atuação e justificativa da proposta.3201. para fins de conferência.: 66. as mesmas serão ocupadas pelos demais aprovados de acordo com a classificação geral. obedecendo ao seguinte formato: margens: superior -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa.075-900 Fone/Fax: 0xx 91. O texto do plano deverá conter. Eixo 2 Ação pública.Os originais podem ser demandados a qualquer momento do processo seletivo e/ou no momento da matrícula. indicando o Eixo (I ou II) para o qual está concorrendo. 3) Cópia do Diploma (ou declaração equivalente) de conclusão de Curso de Graduação.br/).ParáCEP. LINHAS DE PESQUISA E DURAÇÃO DO CURSO (ver Anexo 2) . no máximo. As vagas serão distribuídas em dois eixos: i. devidamente comprovado. . Belém . com respectivo histórico.8011 / Secretaria: 0xx 91. Os comprovantes devem estar organizados na mesma ordem do CV e não precisam estar certificados em cartório. oito páginas. atores do desenvolvimento e dinâmica da organização no espaço rural. Eixo 1Agroecossistemas e sistemas técnicos ii. para fins de conferência. O sistema de cotas será observado no processo da entrevista.com . Linha 2: Mudança social. Início: 02/03/2015 Término: 02/10/2015 6. 4.Os candidatos acima devem identificar a sua condição no ato de inscrição. 1 – Campus Universitário do Guamá .O Curso é articulado com as duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA)/NCADR: Linha 1: Sistemas de Produção Familiar.Documentos necessários à inscrição: 1) Formulário de inscrição devidamente preenchido (conforme modelo Anexo 1).cnpq. 4) Cópia da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). identificando o título do plano de pesquisa ou extensão a ser elaborado. Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para preenchimento das vagas oferecidas neste item. Os originais podem ser demandados a qualquer momento do processo seletivo e/ou no momento da matrícula. INSCRIÇÃO A . sociedade e território Os candidatos devem escolher o Eixo de Formação no ato da inscrição.

Endereço: Universidade Federal do Pará . letra em tamanho 12 (Fonte Times New Roman). em Belém/PA. nº 01 – Campus Universitário do Guamá. 7) carta de motivação. nas dependências do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural/Universidade Federal do Pará/. SELEÇÃO . Na Carta de Motivação. identificando sua atuação na área do curso. C .  B .5cm e direita e esquerda 3 cm.e inferior 2. até a data limite da inscrição.Período e local de inscrição: As inscrições serão realizadas diretamente na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas. Belém .ParáCEP.8011 / Secretaria: 0xx 91.Comprovações específicas Cópia do último contra-cheque. Belém-PA. letra em tamanho 12 (Fonte Times New Roman). quandofor o caso. Por que deseja fazer este Curso de Especialização? II.3201-8010 / Email: dazufpa@gmail. Quais perspectivas você acha que este Curso poderia oportunizar? III. Rua Augusto Corrêa.3201.A seleção de candidatos será feita por uma Comissão Examinadora formada por docentes vinculados ao curso. nos horários de 8:00 às 12:00hs.075-900. espaço simples entre linhas e 1. no máximo.: 66. o candidato deverá construir uma justificativa que responda às seguintes perguntas orientadoras: I. CEP: 66. 7.Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural. três páginas. Período: 09/12/2014 a 23/01/2015. Como o Curso poderia contribuir para a sua prática de intervenção social? O texto da carta deverá conter. 1 – Campus Universitário do Guamá . . Serão aceitas inscrições por via de correio (postadas como carta registrada ou SEDEX para o endereço acima).O processo de seleção será realizado no período de 26/01/2015 a 10/02/2015. Especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia.075-900 Fone/Fax: 0xx 91.5cm e direita e esquerda 3 cm. Não serão deferidas inscrições que não cumprirem com os requisitos e condições apresentados acima. no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural. O comprovante de envio da documentação deverá ser encaminhado por e-mail para dazufpa@gmail. se servidor(es) da UFPA . trajetória acadêmica e profissional.com . espaço simples entre linhas e 1. obedecendo ao seguinte formato: margens: superior e inferior 2. vinculação com áreas de produção agrícola. cumprindo as seguintes etapas e cronograma: -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa. participação em movimentossociais.5 cm entre parágrafos.com.5 cm entre parágrafos.

monitoramento e avaliação . 1 – Campus Universitário do Guamá . DESENHO CURRICULAR DO CURSO O candidato aprovado deverá cursar os três módulos a seguir: Fundamentos de base (Tronco comum) – 135 horas: Sociedades camponesas – 30 h. articulação com os Eixos de Formação propostos. Território e territorialidades: formas de uso e apropriação do espaço – 45 Diálogo entre percursos – 90 horas – 6 créditos 1 .: 66.Ciclo de debates interdisciplinares –30 h – 2 créditos . horário e local da entrevista – 02 de fevereiro de 2015.8011 / Secretaria: 0xx 91.Diagnóstico Agrosocioambiental – 30 h– 2 créditos 3 . -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa. Percurso de formação profissional I e II . mediação e conflitos socioambientais – 45 h.EIXO I . -EIXO II – Ação pública. Relações Sociedade e Natureza – 45 h.A intervenção local: relações entre agentes de desenvolvimento e populações locais – 10 h 2 . Organização social e redes econômicas locais – 45 h.1ª Etapa (eliminatória): 27 a 30 janeiro de 2015  Análise do Curriculum Vitae.A matrícula dos selecionados será realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2015.  Realização das Entrevistas .Agroecossistemas e sistemas técnicos – 135 horas (16 vagas).075-900 Fone/Fax: 0xx 91.30 h – 2 créditos.Ações de desenvolvimento: planejamento.10 h . 9. Sistemas de cultivos agroecológicos – 45 h. Para a análise do plano de trabalho.Métodos de avaliação e intervenção em agroecossistemas . Sistemas técnicos de criação de animais domésticos e silvestres – 45 h. sociedade e território – 135 horas (17 vagas).ParáCEP. serão considerados a consistência e adequação da proposta emrelação às diretrizes do projeto de especialização. Belém . Ação pública.10 h . MATRÍCULA . Sistemas técnicos agroextrativistas – 45 h. 8.Relações entre grandes projetos e comunidades tradicionais . Enfoque sistêmico e estudo dos agroecossistemas – 30 h.3201.3201-8010 / Email: dazufpa@gmail.com . Políticas e Legislação Ambiental – 30 h.03 a 06 de fevereiro de 2015  Divulgação do Resultado Final – 11 de fevereiro de 2015. do plano de trabalho e da Carta de Motivação – 27 a 30 de janeiro de 2015  Divulgação do Resultado da 1ª Etapa – 02 fevereiro de 2015 2ª Etapa (somente para os candidatos aprovados na 1ª etapa): 03 a 06 fevereiro de 2015  Divulgação da data. relevância social do tema.

Dra. Dr.3201-8010 / Email: dazufpa@gmail. DOCENTES DO CURSO Eixo de formação 1:Agroecossistemas e sistemas técnicos Prof. Carla Giovana Souza Rocha Prof.8011 / Secretaria: 0xx 91.075-900 Fone/Fax: 0xx 91. sociedade e território. Dra. Dr. GutembergArmando Diniz Guerra Prof. Dr.3201. Prof.– 3 créditos Sistematização. Dra. Flávio Bezerra Barros Prof.Instrumental acadêmico-profissionalizante – 210 horas – 14 créditos Bases metodológicas para a pesquisa-intervenção – 30 horas – 2 créditos Metodologia de pesquisa e oficina de produção científica – 45 h . Laura Angélica Ferreira Darnet Prof. Lívia de Freitas Navegantes Alves Prof. Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos Prof. Dr. Luis Mauro Santos Silva Prof.com .: 66. tratamento e análise de dados quanti-qualitativos – 45 h – 3 créditos Laboratório de Intervenção Social I e II – 90 horas -6 créditos 10. Belém . 1 – Campus Universitário do Guamá . Dr. Aquiles Vasconcelos Simões Prof. Soraya Abreu de Carvalho Eixo de formação2: Ação pública. Dra. Dra.ParáCEP. William Santos de Assis -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa.

Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo. Serão aceitas matrículas por meio de terceiros. bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo. Belém . II.3201-8010 / Email: dazufpa@gmail.ufpa. VII. Belém. local e horário anteriormente fixados. a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados.com .075-900 Fone/Fax: 0xx 91. IV. não serão efetivados no Programa. VI. O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no site da UFPA/Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (http://www. Os candidatos têm um prazo de 72 horas.br/).: 66. Drª.ncadr. 1 – Campus Universitário do Guamá .8011 / Secretaria: 0xx 91.3201. Será de inteira responsabilidade do candidato a busca de informações referentes ao andamento do Processo Seletivo. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Especialização em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental.ParáCEP. Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos Coordenadora Profª. Todos os candidatos que não efetuarem matrícula. III.ufpa. V. Para informações adicionais.ncadr. sem prejuízo das sanções penais cabíveis. Drª. O resultado com a relação nominal dos classificados durante o Processo Seletivo será afixado no mural de comunicação do Curso nas dependências do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural em Belém e no site deste mesmo Núcleo (http://www. o interessado deverá dirigir-se à Secretaria do Curso de Especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia /NCADR (3201 8010/8011) e/ou por e-mail: dazufpa@gmail. Profª. para entrar com eventuais recursos junto à Comissão do Processo Seletivo. desde que por procuração autenticada em cartório. 09 de dezembro de 2014.11. Laura Angélica Ferreira-Darnet Vice-Coordenadora -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa. VIII. a contar da data de divulgação do resultado final do Processo Seletivo.br/). no dia.DISPOSIÇÕES GERAIS I.com IX. após o qual os mesmos não serão avaliados.

3201-8010 / Email: dazufpa@gmail. ______________________________________________ Assinatura do Candidato IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome completo: VAGA ESPECIAL: SIM_____ NÃO_____ Justificativa_____________________________________ (especifique cf.3201. do Edital) CPF: Identidade: UF: Data de Emissão: Data de Nascimento: ___/___/___ Nacionalidade: Visto Permanente (Estrangeiros): Sim Natural de: Sexo: Não UF/País: Masculino: Feminino: Endereço Residencial: CEP: Fone (DDD): Cidade: UF: Fax: e-mail: 1 EIXO I .075-900 Fone/Fax: 0xx 91.1.: 66. desta Universidade. Belém .com .item 4. _____ de _______________________ de2015. optando pelo Eixo de Formação ________________________________ 1 (especifique se Eixo I ou Eixo II) Belém (PA).Agroecossistemas e sistemas técnicos EIXO II – Ação pública.Anexo 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DESENVOLVIMENTO RURAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia EDITAL DE SELEÇÃO 2015 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Pelo presente.8011 / Secretaria: 0xx 91. solicito inscrição como candidato ao Curso de Pós-Graduação lato sensuAgricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia. 1 – Campus Universitário do Guamá . sociedade e território -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa.ParáCEP.

.. Recebido em _____/_____/_____ ___________________________________________________ Assinatura do funcionário( e carimbo) -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa................................. CEP: Cidade: Fone (DDD): UF: Fax: País: e-mail: Tem liberação de carga horária para cumprir o curso? SIM Não Como tomou conhecimento deste Edital de Seleção ? ( ) na internet ( ( ) por meio de amigos ) por meio de professores......................................... Data_______/_______/_______ ____________________________________ Assinatura do Candidato ..........................GRADUAÇÃO Nome do Curso: Ano de Conclusão: Instituição: País: Cidade: UF: DECLARO para os devidos fins que este formulário contém informações completas e exatas e que me comprometo a seguir o Regimento do Curso de Pós-Graduação lato sensu AGRICULTURAS AMAZÔNICAS E DESENVOLVIMENTO AGROAMBIENTAL caso seja selecionado..............ParáCEP. 1 – Campus Universitário do Guamá ......................3201-8010 / Email: dazufpa@gmail...................................com ........ alunos e ex-alunos do Programa FORMAÇÃO ACADÊMICA ................ Candidato: .... Belém ..............8011 / Secretaria: 0xx 91..........................3201................. RG .........: 66............................Endereço Profissional: Rua/Av........................................................................075-900 Fone/Fax: 0xx 91.........

Analisa o grupo doméstico (família. sociais e culturais e que garantem a defesa de seus interesses. Laura Angélica Ferreira Darnet Prof. Dra. divisão do trabalho.com .3201-8010 / Email: dazufpa@gmail. Lívia de Freitas Navegantes Alves Prof. mas buscando o diálogo com o enfoque agroecológico e a pesquisa agronômica tradicional.3201.8011 / Secretaria: 0xx 91. Identifica os arranjos institucionais para -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa. Belém . Dr. Soraya Abreu de Carvalho 2.ParáCEP.Anexo 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DESENVOLVIMENTO RURAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURAS AMAZÔNICAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AGRICULTURAS AMAZÔNICAS E DESENVOLVIMENTO AGROAMBIENTAL EDITAL DE SELEÇÃO 2015 LINHAS DE PESQUISA 1. Mudança social.075-900 Fone/Fax: 0xx 91. atores do desenvolvimento e dinâmica da organização no espaço rural Estuda as atividades coletivas de agricultores familiares considerados na sua diversidade e as formas de organização formal e informal que apóiam suas atividades econômicas. Caracteriza os referenciais técnicos produzidos por agricultores e pesquisadores/extensionistas e os saberes locais (e suas interações) relacionadas às práticas produtivas dos agricultores. o gerenciamento do estabelecimento familiar e o uso e manejo de seus recursos naturais.: 66. Carla Giovana Souza Rocha Prof. Dra. bem como o contexto social. Dr. Professores vinculados à linha: Profa. Dra. Flávio Bezerra Barros Prof. Mobiliza. Dra. estratégias de reprodução social). centrando-se na pesquisa em sistema de produção e sistemas agrários/pesquisadesenvolvimento. do ponto de vista teórico-metodológico. diferentes enfoques. centro de tomada de decisão sobre estas práticas. 1 – Campus Universitário do Guamá . Luis Mauro Santos Silva Prof. Sistemas de produção familiar Estuda as práticas produtivas dos agricultores familiares amazônicos em sua diversidade. cultural e econômico destas práticas e o impacto das mesmas no meio biofísico e na produção. questionando-se sobre as possíveis formas de diálogo e cooperação entre agricultores e pesquisadores/extensionistas com o objetivo de apoiar e desenvolver formas sustentáveis de produção familiar.

Dr. Estuda as imbricações entre ação pública e ação coletiva como processo de construção de novas competências e identidades sócioprofissionais.3201. Belém . Dr. Busca compreender a ação coletiva na esfera local. como as teorias sobre ação coletiva e gestão de bens comuns. Dr. Gutemberg Armando Diniz Guerra Prof.a gestão de bens comuns e de territórios comunitários refletindo sobre a participação da população nos empreendimentos coletivos e espaços públicos de discussão e negociação. Professores vinculados à linha: Prof. Aquiles Vasconcelos Simões Prof. Estuda as dinâmicas territoriais e os impactos da mudança técnica e social.8011 / Secretaria: 0xx 91.com . Reflete sobre as políticas públicas e a atuação das organizações voltadas para o desenvolvimento rural. Dra. Apóia-se em diferentes abordagens teóricas em função do objeto estudado. a sócio-antropologia do desenvolvimento. o neo-institucionalismo e abordagens pós-estruturalistas. William Santos de Assis -----------------------------------------------------------------------------Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) Curso de Pós-Graduação lato sensu Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agroambiental na Amazônia (DAZ) Rua Augusto Corrêa. Analisa os métodos e formas de organização da pesquisa agropecuária e da extensão rural voltadas para os agricultores familiares e as políticas e projetos de desenvolvimento relacionados.: 66.075-900 Fone/Fax: 0xx 91. Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos Prof. 1 – Campus Universitário do Guamá .ParáCEP.3201-8010 / Email: dazufpa@gmail.