You are on page 1of 3

Disciplina: Aluno: DIREITO Professor: Data: Avaliação

:

Direito Constitucional I Vladimir Pinto Coelho Feijó Nº de cópias

Período

Turma

Turno

4º NOTA 8

A3

VALOR

1. Como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 está estruturada?

2. Quais as posições existentes na doutrina acerca da normatividade do preâmbulo constitucional? 3. O que indica o nome do Estado brasileiro, “República Federativa do Brasil”? 4. O que significa a expressão “união indissolúvel” inscrita no art. 1º da CF/88? 5. Quais os fundamentos da República Federativa do Brasil? 6. O que se entende por soberania?
7. Nos termos da Constituição da República quais as formas que o povo brasileiro pode participar diretamente no Estado brasileiro?

8. O que se entende por cidadania? 9. Qual a conseqüência da inserção da “livre iniciativa” entre os fundamentos do Estado brasileiro? 10. Em qual (is) outro (s) artigo (s) constitucionais há referência à livre iniciativa? 11. O que se entende por pluralismo político? 12. Quais as formas de exercício direto do poder pelo povo? Em que artigo constitucional estão previstas? 13. Quais são as funções exercidas pelo poder político brasileiro? 14. O que significam a independência e a harmonia entre os Poderes? 15. Cite 3 mecanismos do sistema de freios e contrapesos existentes na CF/88. 16. O que significa “objetivos da República Federativa do Brasil” e quais são eles? 17. Quais os princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais? 18. O que significa “asilo político”?
19. De que forma estão relacionados os artigos 1º e 60 da Constituição da República? E os artigos 2º e 60?

20. Qual a classificação dos Direitos Fundamentais na CF/ 88 e em que artigos estão disciplinados? 21. O que significa a expressão “todos são iguais perante a lei”, prevista no caput do art. 5º da CF/88? 22. Qual a crítica feita à expressão “estrangeiros residentes no país” prevista no caput do art. 5º da CF/88? 23. A igualdade de gênero comporta exceções? Onde essas exceções podem ser previstas? 24. Qual o princípio consagrado no inciso II do art. 5º? 25. O que significa a escusa de consciência? 26. Diferencie intimidade, vida privada, honra e imagem.

Disciplina: Aluno: DIREITO Professor: Data: Avaliação:

Direito Constitucional I Vladimir Pinto Coelho Feijó Nº de cópias

Período

Turma

Turno

4º NOTA 8

A3

VALOR

27. Em quais situações será possível penetrar na casa de outrem sem sua autorização? 28. Quais as posições existentes na doutrina acerca do que se compreende por “dia”? 29. Quando será possível quebrar-se o sigilo das comunicações telefônicas? 30. Quais os requisitos constitucionais para o exercício do direito de reunião? 31. O que dispõe o art. 5º da CF/ 88 em relação às associações? Em quais incisos? 32. O que dispõe o art. 5º da CF/ 88 em relação à propriedade? Em quais incisos? 33. O que se entende por “função social”? 34. Quais os casos em que a desapropriação não será indenizada em dinheiro? 35. O que significa o direito de requisição? O exercício desse direito pode gerar ressarcimento? Em qual (is) caso (s)? 36. O Que dispõe o art. 5º da CF/ 88 em relação à propriedade imaterial? Em quais incisos? 37. Em quais hipóteses poderão ser negadas informações de caráter geral ou coletivo? 38. O que significa o direito de petição? 39. Qual o princípio consagrado no inciso XXXV do art. 5º da CF/ 88? 40. Conceitue direito adquirido. 41. Conceitue ato jurídico perfeito. 42. Conceitue coisa julgada. 43. O que se entende por “juízo ou tribunal de exceção”? 44. Quais os crimes imprescritíveis existentes no ordenamento jurídico brasileiro? Onde estão previstos? 45. Quais tipos de penas existem no ordenamento jurídico brasileiro? 46. Quais tipos de penas não são admitidos no ordenamento jurídico brasileiro? 47. Em que hipótese será possível a pena de morte? 48. Quando o brasileiro poderá ser extraditado? 49. O que se entende por contraditório? 50. O que se entende por ampla defesa? 51. O que significa o princípio da presunção de inocência? 52. Quando será possível a prisão civil por dívida? 53. Qual a instituição encarregada de dar cumprimento ao inciso LXXIV do art. 5º, da CF/88? 54. O rol dos direitos fundamentais previsto no art. 5º é taxativo? Justifique sua resposta. 55. Quando será possível que os direitos fundamentais definidos em tratados e convenções internacionais sejam equivalentes às emendas constitucionais?

Disciplina: Aluno: DIREITO Professor: Data: Avaliação:

Direito Constitucional I Vladimir Pinto Coelho Feijó Nº de cópias

Período

Turma

Turno

4º NOTA 8

A3

VALOR

56. Explique o Mandado de Segurança e o Mandado de Segurança Coletivo. 57. Explique o Habeas Data. 58. Explique o Habeas Corpus. 59. Explique a Ação Popular. 60. Explique o Mandado de Injunção. 61. Quais são os direitos sociais previstos na CF/88? 62. Quais os critérios para aferição da nacionalidade? 63. Quem são brasileiros natos? 64. Quem são brasileiros naturalizados? 65. Qual o tratamento dado pela CF/88, em relação à aquisição da nacionalidade brasileira, aos portugueses? 66. Quais os cargos privativos de brasileiros natos? Onde estão previstos? 67. Em quais hipóteses o brasileiro perderá sua nacionalidade? 68. Quais as exceções a essas hipóteses? 69. Como se dará a iniciativa popular para a propositura de projetos de lei? 70. Para quais pessoas o alistamento eleitoral e o voto são facultativos? 71. Quais pessoas não podem alistar-se com eleitores? 72. O que se entende por elegibilidade? 73. Quais as condições de elegibilidade? 74. Quem são inelegíveis? 75. Qual a restrição feita pela CF/88 à reeleição dos Chefes do Poder Executivo Federal, Estadual, Distrital e Municipal? 76. O que significa desincompatibilização? Onde está prevista? 77. O que se visa proteger com o estabelecimento, pela legislação infraconstitucional, de outros casos de inelegibilidade? 78. Em quais hipóteses será possível a perda ou suspensão dos direitos políticos? 79. Quais preceitos devem ser observados pelos partidos políticos? 80. Como se dá a aquisição da personalidade jurídica pelos partidos políticos?