You are on page 1of 2

Disciplina: Professor: Aluno: DIREITO Data: Avaliação

:

Direito Constitucional I Vladimir Pinto Coelho Feijó Nº de cópias A3 (3) VALOR

Período

Turma

Turno

NOTA
8

1. Quais são os entes federados da República Federativa do Brasil? 2. Explique o aparente conflito existente entre os artigos 1º e 18 da Constituição da República de 1988. 3. Explicite e descreva o aspecto tríplice que a União exerce na Federação brasileira. 4. Qual a diferença entre Soberania e Autonomia? 5. De que forma está estruturada o Título III da Constituição da República de 1988? Explicite quantos e quais são os Capítulos, com seus respectivos nomes e os números dos artigos neles contidos.

6. O que se entende por terra devoluta? Como se distribuem as terras devolutas na
Constituição da República de 1988?

7. Como se distribuem as águas na Constituição da República de 1988?
8. O que se entende por Mar Terriotiral? 9. O que se entende por Plataforma Continental?

10. O que se entende por Zona Econômica Exclusiva?
11. 12. Quais são as terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas? O que se entende por Competência Exclusiva?

13. O que se entende por Competência Privativa?
14. 15. 16. 17. 18. 19. O que se entende por Competência Comum, Cumulativa ou Paralela? O que se entende por Competência Concorrente? O que se entende por Competência Suplementar? Dê exemplos de competências da União em cada uma das categorias: (1)política; (2)militar; (3)econômica; (4)financeira; (5)administrativa; (6)social. À luz da Constituição da República de 1988 como são criados Estadosmembros? Onde encontramos exemplo primordial da Capacidade Autolegislativa dos Estados federados? Estados-membros?

20. Onde encontramos exemplo primordial da capacidade de Auto-organização dos

Disciplina: Professor: Aluno: DIREITO Data: Avaliação:

Direito Constitucional I Vladimir Pinto Coelho Feijó Nº de cópias A3 (3) VALOR

Período

Turma

Turno

NOTA
8

21. Exmplique a Capacidade de Autogoverno dos Estados-membros.
22. 23. 24. 25. 26. Explique e dê exemplos de limites (1)positivos; (2)negativos; e (3) implícitos ao Poder Constituinte dos Estados federados. Dê exemplos de competências dos Estados federados em cada uma das categorias: (1)econômica; (2)social; (3)administrativa; (4)financeira. Explique o artigo 28 da Constituição da República de 1988, não esquecendo de também categorizá-lo. O que é Poder Constituinte Derivado? Como ele se distingue do Poder Constituinte Originário? À luz da Constituição da República de 1988 como são criados Municípios?

27. Qual a natureza da Lei Orgânica do Município?
28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. Qual a natureza do Distrito Federal? Quais são as competências do Distrito Federal? Dê exemplos de limites à autonomia do Distrito Federal. O que é um Território? Descreva as regulamentações no ADCT relativo aos Territórios. O que é o instituto da Intervenção? Quais são as hipóteses de Intervenção Federal nos Estados?

35. A União pode intervir em Municípios? Explique.
36. 37. 38. 39. 40. Quais são as hipóteses de Intervenção Estadual nos Municípios? Quais os requisitos de validade do Decreto que instituir a Intervenção? A Intervenção constitui um estado de exceção? Conceitue e descreva o que se entende por Estado de Sítio. Conceitue e descreva o que se entende por Estado de Defesa.