You are on page 1of 23

Ala Aeroporto - 2009

Moças

“Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”

Presidência Geral das Moças

Elaine S. Dalton Susan W. Tanner Mary N. Cook Primeira Conselheira Presidente Segunda Conselheira

ESTACA VITÓRIA DA CONQUISTA-BA Edilia de J. S. Dartora
Presidente

Karina Vivan
Primeira Conselheira

Márcia Maniçoba
Segunda Conselheira

Jéssica Milkievicz
Secretária

Presidência das Moças
Ala ou Ramo__________________

______________________

Presidente

______________________
Primeira Conselheira

______________________
Segunda Conselheira

______________________
Secretária

Presidência Geral das Moças
Apoiada em Março de 2007 Como uma presidência, nós desejamos que cada Moça conheça sua identidade como uma filha de Deus. Nós esperamos que elas aprendam a reconhecer e confie no Espírito como um guia, força confortadora em sua vida. Manter seus convênios batismais vai prepará-la para fazer mais adiante, convênios no Templo. Nós também desejamos que cada Moça use esses anos vitais como um tempo de preparação para suas futuras tarefas como esposa, mãe e administradora do lar.

Tema Mutual de 2008
A seguinte carta foi enviada pela Primeira Presidência para os líderes do sacerdócio geral e local no dia 01 de Julho de 2007:

A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze aprovaram o seguinte tema para a Mutual em 2008: "Sede firmes e inamovíveis, sobejando sempre em boas

obras" (Mosias 5:15).

"Líderes dos rapazes e das moças são encorajados a enfatizar o tema nas aberturas das Mutuais e outras atividades dos jovens. Material de recurso adicional relativo a este estará disponível nas Liahonas no início de 2008." — A Primeira Presidência

.

INTRODUÇÃO DAS MOÇAS
“Se as moças souberem do amor de Deus por elas, isso influenciará e desenvolverá todos os seus pensamentos, sentimentos e ações. Elas entenderão que elas têm uma missão para executar aqui nesta vida. Elas terão confiança em suas habilidades para tomar decisões corretas e confiáveis. Elas serão capazes de resistir tentações, escapar das coisas mundanas, vestirem-se modestamente enquanto estiverem tornando-se uma filha divina de Deus. Por elas entenderem sua verdadeira identidade, elas serão capazes de estenderem as mãos em

amor aos outros, também reconhecerão a divindade nelas. O espírito testemunha aos nossos espíritos que nós somos filhos de Deus. Elas aprenderão a reconhecer aquele Espírito, assim elas podem confiar nele por direção e conforto. Este conhecimento do amor e paternidade divina de “Deus” irá sustentá-las através das experiências e transições inevitáveis da vida.” - Susan W.

Tanner, Presidente Geral das Moças.
As lideres das Moças ajudam os pais e lideres do Sacerdócio a ajudar cada moça a “Virem a Cristo” (Morôni 10:32) e preparar para tornarem-se esposas, mães e donas de casa dignas. Através das reuniões Dominicais, Mutuais, e Progresso Pessoal, as líderes das Moças ajudam cada moça a crescer espiritualmente e as fortalece em sua família. Em todos os esforços na liderança das Moças, nosso propósito é ajudar as Moças:

Entender sua identidade como uma filha de Deus e futura esposa, mãe e dona de casa. “Tu és meu filho . . . e eu tenho uma obra para ti . . . tu és a semelhança de meu Unigênito” (Moises 1:4, 6).

Aprender a reconhecer e confiar no Espírito. “Mas o Confortador que é o Espírito Santo... te ensinará todas as coisas, e te fará lembrar de todas as coisas” (João 14:26). Preparar temporal e espiritualmente para a transição nos futuros papeis. “Organizai-vos, preparai todas as coisas necessárias” (D&C 109:8). Guardar seus convênios batismais e prepararem-se para fazer convênios no Templo.. “Agora vos digo, se for esse o desejo de seu coração, o que vos impedes de ser batizados em nome do Senhor, como uma testemunho perante Ele, de que haveis feito convênios com Ele, de servi-lo e guardar seus mandamentos, para que ele possa derramar seu Espírito com mais abundancia sobre vós?” (Mosias 18:10).

O Método correto usado quando dizer o Tema
O Tema das Moças é repetido durante a Abertura na reunião das Moças. Existem algumas regras para lembrar quando repetir o Tema: - O Tema das Moças ajuda cada moça a entender sua identidade, propósito e destino como um filha de Deus. As Moças e suas Líderes repetem o Tema durante a Abertura no Domingo e em outros encontros das Moças. O padrão para repetir o Tema é exemplificado na Reunião Geral Anual das Moças. Palavras ou temas adicionais repetidos em conjunto não é necessário nem apropriado.” (LDS.org - YW Theme and Logo, ênfases adicionado)

- Nós devemos evitar repetir frases como “Por favor levante pela Verdade e a Retidão” quando convidar as moças para ficar de pé e dizer o tema. Também, não adicionem frases no final do Tema, nem segurem as mãos quando repetirem o Tema.

O Lema e Logotipo das Moças
Também associado com o programa das Moças estão o Lema e o Emblema. Estes podem ser usados nas lições e nas atividades como lembrete para as Moças viverem os Padrões do Evangelho. O Lemas das Moças é

“Defender a Verdade e a Retidão”.

O Emblema das Moças é uma Tocha cercada pelo Lema das Moças. A Tocha representa a Luz de Cristo, convidando todos a “virem a Cristo” (Moroni 10:32). Convida todas as Jovens a manterem erguida a luz de Cristo, guardando Seus mandamentos. (Manual de Instruções da Igreja pg. 212)

Requerimentos do Progresso Pessoal para as Moça
Requerimentos para completar o Progresso Pessoal das Moças: - Viver os padrões do “Para o Vigor da Juventude”. O Bispo ou Presidente do Ramo verifica isto numa entrevista. - A Moças deve completar as seis experiências de um valor antes de fazer o projeto de daquele valor. - Um dos pais ou a líder das Moças deve aprovar o projeto antes da moça começar.

- A moça, depois de ter completado uma experiência, revê seu trabalho com um dos pais ou uma líder, que vai colocar a inicial de seu nome na meta alcançada no Progresso Pessoal. - Quando todas as seis experiências e o projeto em um valor estiver completo, uma líder pode presentear com um emblema de que é colocado no final do livro Progresso Pessoal. - Manter um Diário Pessoal. - Registrar seu testemunho do Salvador, Jesus Cristo. - Ter uma entrevista pessoal de dignidade. Ela pode então ser presenteada com um Certificado de Reconhecimento das Moças e o

Medalhão das Moças por um membro do bispado na reunião sacramental.

Depois de receber o Reconhecimento das Moças, a moça deve continuar a viver os padrões do “Para o Vigor da Juventude” e continuar a fazer progresso passo a passo em sua vida.

Ajudar as Moças na transição para a Sociedade de Socorro

A Primeira os lideres do intitulada “Ajudar as

Presidência enviou à todos Sacerdócio, uma carta Moças na Transição para a

Sociedade de Socorro” : Abertura mensal em conjunto das Moças e Sociedade de Socorro, datada, 12 de fevereiro de 2007.

Esta carta declare que “presidentes de estaca ou missão, podem autorizar uma abertura combinada mensal nas alas e ramos da Sociedade de Socorro com as Moças, onde as facilidades permitirem.” Como Presidente da Sociedade de Socorro, por favor, trabalhem junto com a Presidência das Moças e lideres do Sacerdócio. Procurem receber a orientação celestial necessária para por em prática e adaptar essas sugestões para abençoar as vidas de suas moças em transição. “Transição com sucesso começa bem antes de a moça completar 18 anos…e continua ate depois que ela entre para a Sociedade de Socorro.” ("Embracing Sisterhood: Helping Young Women Successfully Transition into Relief Society")

MUTUAL E EVENTOS
As Moças e os rapazes encontram-se numa base regular para atividades; esse encontro é chamado de “Mutual”.O termo “Mutual” sugere compartilhar experiências onde haja respeito e apoio mutual uns aos outros. A Mutual é realizado em um dia ou noite que não seja Domingo nem Segunda-feira. É geralmente realizada uma vez por semana. Por motivo de viajem, recursos ou outra circunstância significativa impede de realizar uma reunião semanalmente, os Líderes do Sacerdócio então podem recomendar a freqüência das Mutuais. (Mas não deixem de realizar as Mutuais semanalmente por qualquer pequeno motivo) As Lideres asseguram de que as atividades sejam apropriadas para a idade e maturidade dos participantes, de que envolvam o mínimo de riscos e permitam que todas as jovens participem tão completamente quanto possível. Os jovens beneficiam de oportunidades de encontrar-se em um ambiente saudável e seguro com outros que compartilham seus padrões e crenças. A Mutual fornece uma oportunidade e ambiente

onde as Moças e os Rapazes praticam os princípios do Evangelho, preparam-se para seu futuro, estende as mãos aqueles que são menos ativos, servem e se divertem. Atividades de Mutual Especial Ocasionalmente, atividades de Mutuais maiores podem ser planejadas para uma necessidade especial ou para juntar um grande número de jovens. Essas atividades são cuidadosamente planejadas sob a direção do Sacerdócio. O Bispado ou a Presidência da Estaca determina até que ponto os jovens menos de 14 anos, podem participar em atividades Mutuais especiais. Esses Lideres consideram tais fatores como horário tarde, o assunto da discussão, a natureza da atividade e a maturidade dos participantes. Exemplos de atividades das Mutuais especiais podem incluir:
• • • •

Conferência de Jovens. Eventos dos Padrões. Acampamento das Moças. Reunião Geral das Moças.

Grandes festivais ou eventos de Estacas ou Multi-estacas

SUGESTÕES DE COMO FAZER O CALENDÁRIO DAS MUTUAIS
• •

Sugerimos que os calendários sejam, pelo menos, trimestrais. Antes de marcarem datas, consultem sempre o calendário de atividades da ala e da Estaca, para que não tenha conflitos de datas. Usem as presidências de classes para ajudar no planejamento e execução. Os temas devem ser diversificados para um programa equilibrado. Algumas sugestões podem ser encontradas na pg. 221 do Manual de Instrução. Usem o TEMA ANUAL como idéia no planejamento das mutuais. As alas podem estipular um tema para cada semana do mês, para facilitar o planejamento. Por exemplo:

• •

• •

1ª. Semana: Família (pode-se trabalhar habilidades domésticas, artesanato, etc) 2ª. Semana: Progresso Pessoal (pode-se trabalhar metas do Progresso Pessoal)

3ª. Semana: Serviço (pode-se trabalhar habilidades sociais de liderança, comunicação, comportamento cortês, etc) 4ª. Semana: Preparo físico (pode-se trabalhar dança, esportes, etc)

Lembrando que todos os meses deve acontecer: 01 atividade com o Sacerdócio Chapecó 08 / 03 / 2008

Concórdia 08 / 03 / 2008 Xanxerê 22 / 03 / 2008 Pato Branco 22 / 03 / 2008 Francisco. Beltrão 22 / 03 / 2008 Aarônico; 01 atividade de classe; 01 atividade das Moças (pg. 22 do Guia para Pais e Líderes do Sacerdócio).
• •

Todas as atividades devem ser aprovadas previamente pelo bispado. A liderança das Moças e Rapazes deve se reunir frequentemente para o planejamento de atividades em comum para os jovens (as que acontecem 01 vez por mês). Todos os meses, deve acontecer o Comitê de Juventude do Bispado, onde serão discutidos os assuntos referentes aos jovens e também o planejamento e aprovação das atividades com os Rapazes (pg. 318 do Manual de Instrução).

Para que todos possam estar cientes das Mutuais, sugerimos que uma cópia do calendário seja fixada no mural da ala, uma cópia entregue para cada moça e uma cópia entregue para os pais.

Atividades a serem incluídas nos calendários do Ano de 2008 Acampamento das Moças – 02 / 02 / 2008 à 05 / 02 / 2008 Distrito

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES SUPERVISIONADAS - 2008

NOVOS INÍCIOS – NÍVEL DE RAMO

EXCELÊNCIA DAS MOÇAS – DISTRITO *

Concórdia Xanxerê Francisco Beltrão Pato Branco Chapecó

25 / 10 / 2008 25 / 10 / 2008 25 / 10 / 2008 25 / 10 / 2008 25 / 10 / 2008

A

atividade a ser realizada no Excelência das Moças será enviada com antecedência a todos os ramos

REUNIÃO GERAL ANUAL DAS MOÇAS - Uma reunião geral das moças é realizada anualmente para tratar de assuntos importantes para as jovens. Todas as moças e as respectivas mães e líderes são incentivadas a comparecer. (Em Salt Lake City). Nós assistiremos via Satélite AULAS - Sacerdócio Aarônico e Moças Os quóruns do Sacerdócio Aarônico geralmente se reúnem separadamente nas reuniões e aulas do quorum no domingo. Contudo, podem reunir-se em conjunto, se houver poucos rapazes da idade do Sacerdócio Aarônico na unidade. As mesmas diretrizes se aplicam às classes das Moças. Nas unidades que utilizam o currículo básico, os rapazes podem reunir-se com os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque caso seu número seja reduzido. As moças dessas unidades podem reunir-se com a Sociedade de Socorro caso seu número seja reduzido. Os portadores do Sacerdócio Aarônico e as Moças recebem aulas tiradas dos manuais relacionados nas páginas 4 e 5. Os líderes podem convidar os jovens para ajudarem a dar algumas aulas. Outros recursos didáticos incluem Para o Vigor da Juventude (36550 059), Sempre Fiéis (36863 059) e as revistas da Igreja. A edição de maio e a de novembro de A Liahona também inclui guias de recursos que fornecem referências de artigos de revistas da Igreja e outros materiais que podem ser usados para enriquecer as aulas. NOSSO PROPÓSITO É AJUDAR CADA JOVEM A VIR A CRISTO (MORÔNI 10:32)
OCUPAÇÕES E RESPONSABILIDADES DA PRESIDÊNCIA DAS MOÇAS DO RAMO

PRESIDENTE: Responsável pelas Lauréis (16 e 17 anos). Supervisionar a abertura e as aulas das Moças no domingo. Se houver consultoras, treiná-las e dar-lhes apoio contínuo para garantir que as aulas dominicais sejam eficazes. Supervisionar e treinar as demais líderes das Moças do Ramo. PRIMEIRA CONSELHEIRA: Responsável pelas Meninas-Moças (14 e 15 anos). Trabalha com as jovens para planejar e realizar as atividades semanais da Mutual para a classe. Planejar atividades conjuntas mensais com os rapazes (1 vez por mês). SEGUNDA CONSELHEIRA: Responsável pelas Abelhinhas (12 e 13 anos). Trabalhar ao lado da Secretária, certificando-se de que as atas estejam em ordem. Reuniões do Ramo e Distrito.

SECRETÁRIA:- consulta a presidência para preparar a agenda para suas reuniões, participa dessas reuniões e mantém as atas. Preenche a lista de Freqüência Dominical. Datas de aniversário, telefones e endereços.

RESPONSABILIDADES DA PRESIDÊNCIA DE CLASSE - Cuidar de cada membro da classe. Ajudar cada jovem da classe a sentir-se necessária e amada. Orar pelas moças e tornar-se amiga. Integrar os novos membros da classe e menos ativos. - Realizar Reuniões de Presidência de Classe. - Ajudar a Planejar e Realizar Reuniões e Atividades para a Classe. - Participar do Comitê da Juventude do Bispado. - Visitar a Classe da Primária das Meninas de 11 anos. (Presidência da classe das Abelhinhas e um membro da Presidência das Moças; podem apresentar a organização das Moças para as meninas, incluindo o tema das Moças e o lema e declaração de propósito da classe). - Manter registros (Secretária da classe). Ex. Uma ata com eventos especiais. Datas de aniversários, endereços e telefone. Cartões de incentivo e de aniversário. CONSULTORAS - Dar aulas, cuidar e orientar as moças quanto ao Progresso Pessoal. Amá-las.

É NOSSA RESPONSABILIDADE LEVAR DE VOLTA CADA FILHA ESPECIAL DE NOSSO PAI CELESTIAL. EU DECLARO EM NOME DE JESUS CRISTO QUE SE CUMPRIRMOS COM NOSSAS RESPONSABILIDADES, DIA VIRÁ EM QUE PODEREMOS OLHAR NOS OLHOS DE NOSSO SALVADOR E DIZER: CUMPRI COM MEU CHAMADO.

Mudanças no Programa de Aperfeiçoamento Didático
Conforme carta da Primeira Presidência 17/11/2006 Os cargos de coordenador de aperfeiçoamento didático da estaca e de coordenador de aperfeiçomento didático da ala deixaram de existir. As reuniões trimestrais de aperfeiçoamento didático também foram canceladas. Os detalhes encontram-se no verso desta carta. Incentivamos aos bispos a treinar os líderes do sacerdócio e das auxiliares quanto à sua responsabilidade pela qualidade de ensino do evangelho em sua organização, conforme delineada nesta carta e nas páginas 300 a 306 do Manual de Instruções da Igreja, Volume 2: Lideres do Sacerdócio e das Auxiliares. RESPONSABILIDADES DOS LÍDERES PELO APERFEIÇOAMENTO DIDÁTICO * Verso da carta

1- Os líderes do sacerdócio e das auxiliares devem:

* Orientar cada novo professor em sua organização.
* Providenciar instruções e apoio continuo aos professores de sua organização. 2- A presidência da Escola Dominical da ala deve: * Assumir as responsabilidades anteriormente pertencentes ao coordenador de aperfeiçoamento didático da ala. * Apoiar os líderes do sacerdócio e das auxiliares na orientação, instrução e apoio continuo aos professores. 3- Os membros dos conselhos de ala devem: * Aconselharem-se regularmente sobre como melhorar o ensino e o aprendizado do evangelho em sua ala (ramo). * Receber instruções relativas ao ensino e ao aprendizado do evangelho. O presidente da Escola Dominical pode ser convidado a dar essas instruções sob a direção do Bispo. Recursos As diretrizes para orientação e apoio acham-se delineadas no Manual de Instruções da Igreja, Volume 2; Lideres do Sacerdócio e das Auxiliares (Página 300 a 306) e Como Melhorar o Ensino do Evangelho: Um Guia para o Líder (páginas 4 a 6). O Ensino, Não Há Maior Chamado e o Guia de Ensino continuam sendo recursos essenciais para o aperfeiçoamento didático. Instruções adicionais quanto ao aperfeiçoamento didático serão fornecidas na reunião mundial de treinamento de liderança em 10 de fevereiro de 2007.

ATA – NOVOS INICÍOS - MOÇAS - ____/____/ 2008

Boas Vindas: _______________________________________________________ Presidida: __________________________________________________________ Dirigida: _________________________________________________________________________ Hino de Abertura (Moças): _____________________________ Regente: _____________________ Oração de Abertura: ________________________________________________________________ Tema e Lema (Todas as moças e Lideres): ______________________________________________ Apresentação das novas Abelhinhas: ___________________________________________________ Apresentação das Presidências de Classe: _______________________________________________ Apresentação do Emblema e Lema de cada Classe: _______________________________________ Explanação sobre a Organização das Moças:- MEMBRO DA PRESIDENCIA DAS MOÇAS Número especial: __________________________________________________________________ Oradores: 1º - _____________________________________________________________________ 2º - _____________________________________________________________________ 3º - _____________________________________________________________________ Apresentação Especial ( Ex: Esquete, Histórias e etc...): ____________________________________ Reconhecimentos do Progresso Pessoal (Moças que Completaram o Progresso Pessoal: ___________ _________________________________________________________________________________ Número Especial: __________________________________________________________________ Apresentação do Calendário Anual de Atividade das Moças Homenagem: _____________________________________________________________________ Hino/Canção de Encerramento: _______________________________________________________ Oração de Encerramento: ____________________________________________________________

ATA – EXCELÊNCIA DAS MOÇAS - ____/____/ 2008

Boas Vindas: _____________________________________________________________________ Presidida: ________________________________________________________________________ Dirigida: _________________________________________________________________________ Hino de Abertura (Moças): _________________________ Regente: ________________________ Oração de Abertura: ________________________________________________________________ Tema e Lema (Todas as moças): ______________________________________________________ Explanação - O Propósito do “Excelência das Moças):- MEMBRO DA PRESIDENCIA MOÇAS Hino especial:- ____________________________________________________________________ Apresentação Especial 1:- ___________________________________________________________ Apresentação Especial 2:- ___________________________________________________________ Apresentação Especial 3:- ___________________________________________________________ Hino especial:- ____________________________________________________________________ Testemunho:- ____________________________________________________________________ - _____________________________________________________________________ - _____________________________________________________________________ Hino/Canção de Encerramento: _______________________________________________________ Oração de Encerramento: ____________________________________________________________

Servir um aperitivo e colocarem-se a disposição dos convidados para mostrar e explicar sobre os projetos das moças que estarão em exposição.

ATA DOMINICAL - ORGANIZAÇÃO DAS MOÇAS - ____/____/ 2009

Boas Vindas: __________________________________________________________ Presidida: ____________________________________________________________ Dirigida: _____________________________________________________________ Hino de Abertura: ______________________________________________________ Oração de Abertura: ____________________________________________________ Tema: _______________________________________________________________ Pensamento: __________________________________________________________ Hino de ensaio: ____________________________________________________________________ Anúncios: ________________________________________________________________________ Aula: ________________________________________ Prof: _______________________________ Hino de encerramento: ______________________________________________________________ Oração de encerramento: ____________________________________________________________ Moças presentes: __________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ATA DOMINICAL - ORGANIZAÇÃO DAS MOÇAS - ____/____/ 2009 Boas Vindas: __________________________________________________________ Presidida: ____________________________________________________________ Dirigida: _____________________________________________________________ Hino de Abertura: ______________________________________________________ Oração de Abertura: ____________________________________________________ Tema: _______________________________________________________________ Pensamento: __________________________________________________________ Hino de ensaio: ____________________________________________________________________ Anúncios: ________________________________________________________________________ Aula: ________________________________________ Prof: _______________________________ Hino de encerramento: ______________________________________________________________ Oração de encerramento: ____________________________________________________________ Moças presentes: __________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ATA DOMINICAL - ORGANIZAÇÃO DAS MOÇAS - ____/____/ 2009 Boas Vindas: __________________________________________________________ Presidida: ____________________________________________________________ Dirigida: _____________________________________________________________ Hino de Abertura: ______________________________________________________ Oração de Abertura: ____________________________________________________ Tema: _______________________________________________________________ Pensamento: __________________________________________________________ Hino de ensaio: ____________________________________________________________________ Anúncios: ________________________________________________________________________ Aula: ________________________________________ Prof: _______________________________ Hino de encerramento: ______________________________________________________________ Oração de encerramento: ____________________________________________________________ Moças presentes: __________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ OBS. Não esquecer de solicitar a lista de freqüência com o Secretário da Ala e preenche-la

ATA - REUNIÃO TRIMESTRAL - PRESIDÊNCIA DAS MOÇAS - DISTRITO ___/___/ 2009 Boas Vindas: _____________________________________________________________ Presidida: _________________________________________________________________ Dirigida: _________________________________________________________________ Hino de abertura: ___________________________________________________________ Oração de Abertura: ________________________________________________________ Pensamento: ______________________________________________________________ Anúncios: ________________________________________________________________ METAS ALCANÇADAS: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Assunto da Reunião: ______________________________________________________________________ METAS: 1- ______________________________________________________________________________ 2- ______________________________________________________________________________ 3- ______________________________________________________________________________ 4- ______________________________________________________________________________ Lideres presentes: _________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ Hino de Encerramento: _____________________________________________________________________ Oração de Encerramento: ___________________________________________________________________ ANOTAÇÕES IMPORTANTES

ALA AEROPORTO
ATA - MUTUAL - ____/____/ 2009 Boas Vindas: _________________________________________________________ Dirigida – Laurel ou Sacerdote: __________________________________________ Presidida: ____________________________________________________________ Hino: _______________________________Regente: _________________________ Oração: _____________________________________________________________ Música: (Números musicais, ensaios de hinos novos e etc.): ____________________ Oradores ( Se houver): ________________/__________________/______________ Testemunhos (Se houver): __________________/_____________________/___________________ ATIVIDADE A SER REALIZADA Opção 1: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Opção 2: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
Hino de Encerramento: _________________________________ Regente: __________________________ Oração: _______________________________________________________________________________

ATA - MUTUAL - ____/____/ 2009 Boas Vindas: _________________________________________________________ Dirigida – Laurel ou Sacerdote: __________________________________________ Presidida: ____________________________________________________________ Hino: _______________________________Regente: _________________________ Oração: _____________________________________________________________ Música: (Números musicais, ensaios de hinos novos e etc.): ____________________ Oradores ( Se houver): ________________/__________________/______________ Testemunhos (Se houver): __________________/_____________________/___________________ ATIVIDADE A SER REALIZADA Opção 1: ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Opção 2: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
Hino de Encerramento: _________________________________ Regente: __________________________ Oração: _______________________________________________________________________________

OBS:- (as atividades devem ser preparadas com foco no Tema Anual – 2009 (SÊ O EXEMPLO DOS FIÉIS, NA PALAVRA, NO TRATO, NO AMOR, NO ESPÍRITO, NA FÉ NA PUREZA.) incluindo princípios ensinados nas aulas, progresso pessoal ou desenvolvimento de talentos e habilidades e peças teatrais).

TREINAMENTO E TÉCNICAS DE ORATÓRIA Proferir um discurso na reunião sacramental ou em qualquer de nossas reuniões da Igreja é uma oportunidade que dever ser reconhecida por todos como sendo especial. Todo membro da Igreja deve aceitar a experiência como um desafio pessoal a excelência. Aqui alguns passos que o ajudarão a ter sucesso em um discurso: • Seu discurso deve ter um propósito - Você precisa ter um propósito em mente. - Quem serão os ouvintes? - Qual será o tipo de reunião? • Divisões naturais de um discurso

1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como: - Uma citação das escrituras. - Uma breve menção de eventos nacionais ou mundiais. - Um desafio razoável. - Uma breve declaração a respeito de situações locais. - Uma pergunta surpreendente. 2- Declaração do que pretende abordar no discurso. Dever ser breve e objetiva. 3- Corpo de discurso. O corpo é o desenvolvimento do assunto, com pesquisas, fatos, dados, argumentos, ilustrações e exemplos. Nesta parte você poderá usar algumas breves anotações. Apresente o discurso de maneira amigável, informal, como se estivesse conversando. Fale com sinceridade, com convicção e com entusiasmo. 4-Conclusão. È um pequeno resumo com conclusões, deixando seus ouvintes com atitude positiva. È importante que sua conclusão seja realmente o final. Termina seu discurso com alguns minutos de antecedência. È descortês e falta de consideração ultrapassar o tempo que nos foi designado • Como organizar um discurso

- Não entre em pânico. Mesmo que seja chamado com apenas alguns minutos de antecedência, inicie organizando suas idéias. - Comece sobre o que você vai falar. Qual será o propósito. Como vai começar e como terminar. - Muitas vezes você receberá a designação sobre o que falar. Outras vezes terá a liberdade de escolher sobre o que vai falar. Nestes casos siga estes passos 1. Anote o propósito de seu discurso. 2. Se possível escolha um tópico que lhe seja familiar. 3. Que seja um tópico apropriado para a ocasião e de interesse aos ouvintes. 4. Anote todas possíveis idéias. Isto poderá levar dias. 5. Examine o material relacionado, suas próprias experiências, de amigos, sua biblioteca. Você precisa checar todo tipo de informação, seja em jornais, revistas, livro etc. 6. Faça um esboço do seu discurso, e examine-o depois de alguns dias com olhos críticos.

7. Continue pesquisando. Esteja atento a comparações, histórias, ilustrações, exemplos e estatísticas etc. Tudo isso dará vida ao seu discurso. 8. Verifique se têm um início, um corpo e uma boa conclusão. 9. Certifique-se de que seu discurso não ultrapassará o tempo que lhe foi reservado no programa. 10. Faça uma abertura que capte imediatamente o interesse dos ouvintes. A conclusão deve ser penetrante, um desfecho claro do que você disse. • Como apresentar seu discurso

- Fazer um excelente discurso nada mais é do que usar os recursos naturais de sua própria personalidade. • Seja Você Mesmo

1- Fale “conversando” com os ouvintes á sua própria maneira, pessoa para pessoa. Fale alto o suficiente para que todos possam ouvi-lo, mas não tão alto que se torne desagradável. 2-Projetar um apelo pessoa e caloroso para os ouvidos, olhos e corações de seus ouvintes. 3-Falar diretamente aos presentes. Use palavras, frases e comparações com as quais eles consigam identificar-se. 4-Cumprimentar e elogiar o auditório. 5-Ser a FAVOR e não CONTRA alguma coisa. 6-Falar em termos de interesse de seus ouvintes. As pessoas reagem mais depressa às emoções do que à razão. 7-Humanizar seu discurso. Usar nomes de personagens, diálogos, palavras-chave, exemplos, e relacione-o a pessoas. 8-Manter os lhos no auditório. Prepare tão bem o discurso, que a necessidade de consultar anotações seja mínima. Olhe para uma pessoa ou para um grupo e fale-lhes diretamente por alguns instantes. Depois, mude a direção do olhar. 9-As pessoas gostam muito de ouvir exemplos, por isso use-os freqüentemente por alguns instantes. As ilustrações conseguem: - Relacionar sua idéia a um caso. - Relacionar pessoas famosas a sua idéia. - Relacionar sua idéia a eventos históricos. - Salientar sua idéia com analogias pitorescas. - Ilustrar sua idéia com estatísticas interessantes. • Como controlar os nervos

- Prepare o discurso muito, muito bem. - Antes de começar a falar respire bem fundo e encare o auditório. - Coloque bastante entusiasmo naquilo que está dizendo, que até se esqueça de sentir receio. - Se não conseguir memorizar nada mais, memorize as sentenças de abertura e encerramento. - Tenha em mente suas idéias de apoio, usando um pequeno cartão de anotações com palavras-chave. - Diga suas frases num só fôlego, e não respirando entrecortadamente. A boa respiração começa na linha da cintura e não no peito. - Se estiver pensando e sentindo o que lê e fala, as variações de entonação da voz sairão naturalmente. • O que se deve lembrar

- Não se esqueça de buscar a inspiração de nosso Pai Celestial ao preparar o discurso. - Você se sentirá mais seguro se não deixar a preparação do seu discurso para o último minuto. - Você deve estar convencido daquilo que diz. Precisa acreditar no que fala. Precisa senti-lo em seu coração, para depois transmiti-lo com suas próprias palavras. Seja direto e claro em sua apresentação. - Quando usar uma citação direta, mencione o nome do autor, isto é. “Albert Schweitzer disse...”, ou “De acordo com Winston Churchill...”. - Preparar-se espiritualmente com oração e jejum. - O discurso deve ser feito para você. - Citar nomes somente se for elogios e não críticas. - Tom de voz suave. Não se alterar. - Ensaiar o discurso em frente o espelho. - Cronometrar o tempo. - Começar com uma parábola ou estória que tenha haver com o discurso. Tenha a estória decor, dessa maneira evitando ficar lendo.. - Ler o mínimo possível. - Deixar claro sobre o que está falando. - Estar com roupas no padrão. • O que você deve evitar

-Não comente de como você foi pedido para falar. - Não diga que você não está preparado. - Não diga ao público que você nervoso ou que você não é um bom orador. - Não use expressões insinceras, banais. - Não use histórias que não vão diretamente ao ponto. - Não agradecer a presidência pela oportunidade de fazer um discurso. - Não debruçar sobre o púlpito. - Não falar sobre pecados passado - Não fugir do assunto. • Não abra mão de sua oportunidade

- Não permita que outra pessoa prepare seu discurso. Não leia o que uma outra pessoa escreveu.Você estará enganando a si mesmo e roubando a si próprio a oportunidade de aprender a preparar um discurso. - Faça seu discurso usando seu próprio raciocínio e suas próprias palavras.

FESTIVAL DE ORATÓRIA

OBSERVAÇÃO: Cada juiz deverá julgar individualmente, sem consultar os outros. Depois, os pontos serão somados para a classificação final dos oradores. Primeiro, segundo e terceiro lugares deverão ser escolhidos pelo número de pontos recebidos.