You are on page 1of 2

ESTUDO EM GRUPO – CARÁTER Caráter

Um artista na igreja deve ser talentoso e profundamente espiritual. Esse é o padrão bíblico. É necessário que eu e você continuemos a crescer espiritual e artisticamente. (Êxodo 35) Nosso destino não está vinculado ao nosso talento: está vinculado ao que somos como pessoas. Quem você é quando ninguém está olhando? Quem você é quando não está no palco? Quem você é na verdade? Romanos 5.3,4 , fala sobre a “aprovação de Deus” e para sermos “aprovados” precisamos ter nosso caráter provado. Nunca seremos perfeitos, mas devemos buscar um caráter que tem, com o tempo, provado ser coerente com a vida que Deus nos chamou para viver. E como ter um caráter que Deus quer que tenhamos? Em 1Tm 1.5 Paulo diz que devemos demonstrar “amor, que procede de um coração puro e de consciência boa e de fé sem hipocrisia”. Uma pessoa de caráter cristão é amorosa, tem consciência limpa, e possui um relacionamento autêntico com o Senhor. Estamos amando mais as pessoas e à Deus do que ao nosso talento? As pessoas podem dizer que você é uma pessoa amorosa? Estamos prestando contas dos nossos pecados e querendo mudar ou estamos escondendo o pecado? Estamos vivendo vidas autênticas como seguidores de Cristo? Uma vida autentica é viver uma vida verdadeira em nosso “íntimo” e viver uma vida de “sinceridade divina” (SL 51.6 e 2Co 1.12). Ou seja, vivermos o que dizemos que somos. Devemos nos esforçar pra termos sempre uma consciência pura diante de Deus e dos homens (At 24.16), porque o que somos por dentro é o que somos realmente. Mas muitos tentam se esconder atrás dos talentos. Sabemos as palavras certas pra parecermos “cristãos”, mas na verdade muitos estão se escondendo do que realmente são. Parece espiritual, mas não há profundidade ou poder. Isso é HIPOCRISIA na qual Deus não aprova. Vemos exemplos disso na Bíblia (Amós 5.23 e 2Cr 25.2). As músicas que cantamos condizem com a vida que levamos? Seu coração tem sede de Cristo ou você está apenas fingindo? Sermos autênticos não significa perfeição, mas sim em sermos verdadeiros com relação as nossas lutas e deficiências.

Estudos em grupo para ministros de louvor

Gabriel Augusto Santos Nogueira

ESTUDO EM GRUPO – CARÁTER
Devemos crescer em Cristo. Isso significa crescermos em excelência moral, intimidade com Cristo, autocontrole e disciplina, perseverança, piedade, bondade e amor (Ef 4.1315 e 2 Pe 1.5-9). É a partir dessas coisas que um caráter é construído. Algumas coisas que nos fazem bons artistas podem trazer conflito às nossas vidas e pode trabalhar contra nós. Por exemplo, ser introvertido não é necessariamente um problema; isolar-se dos outros é. Valorizar seus sentimentos não é um problema. Ser controlado por eles o tempo todo é. Ser sensível é uma qualidade. Ser sensível ou estar na defensiva ao extremo é problema. Fazer as coisas com excelência não se constitui num problema. Ser ultraperfeccionista pode ser. Alguns desses pontos vamos tratar depois. O crescimento do nosso caráter irá melhorar o nosso relacionamento com Deus, com nossa família e com os amigos e irá melhorar nosso bem-estar. Seremos melhores ministros por termos crescido em nosso caráter. Um homem disse uma vez:

“Preocupe-se mais com o seu caráter do que com a sua reputação, porque o seu caráter é o que você realmente é, enquanto sua reputação é o que os outros pensam o que você é!”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Que atitudes no meu caráter preciso mudar?

Estudos em grupo para ministros de louvor

Gabriel Augusto Santos Nogueira