1 Encontro 1 Escritor

LER É SABER

César Luís de Carvalho professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolve funções na DREN, como Responsável da EAE Douro Sul. Para além de artigos dispersos pelos jornais regionais, tem vasta colaboração em livros, quer como co-autor e coordenador ou como prefaciador. Da sua obra fazem parte álbuns de banda desenhada, contos, biografias, poesia lírica e um romance. Projecto Vercial http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/cesarc.htm

Biblioteca Escolar
AE Mesão Frio

Maria Elisa de Carvalho, 8 anos, aluna do 3º ano do ensino básico, no Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego.

http://fasciniodaspalavras.blogspot.com

Cristina Bernardes doutoranda em Ciências da Educação, em Pedagogia Social. Directora Pedagógica no Colégio da Imaculada Conceição. A autor transporta -nos com este livro para um mundo de sonhos e fantasia. http://florestadasleituras.blogspot.com

Organização

. Direcção

do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio.

. Departamento Pré-Escolar A.E. Mesão Frio; Ana Cardoso; Carmo Reis; Cristina Correia. . Coordenadora da Biblioteca Escolar A.E. Mesão Frio, Isabel Ramos.

1 Encontro 1 Escritor César Luís de Carvalho

Contactos

Elisa de Carvalho Cristina Bernardes 27 de Janeiro de 2010

Telefone: 254 892 345 Fax: 254 891 404 Correio: eb23secmesafrio@telepac.pt becremesafrio@gmail.com http://jardinsembarcorabelo.blogspot.com http://bibliomesafrio.blogspot.com http://moodle.eb23-mesao-frio.rcts.pt http:// bibliotecamf.hi5.com

1 Encontro 1 Escritor
Alunos do Pré-Escolar e do 1.º CEB
. Promover o livro e a leitura; . Explorar diferentes abordagens à escrita e à leitura infantil; . Incentivar à produção de livros; . Estimular a criatividade; . Conhecer escritores regionais; . Proporcionar a articulação curricular entre ciclos, tendo em conta a promoção de aprendizagens partilhadas ao longo do percurso escolar do aluno.

1 Encontro 1 Escritor
César Luís de Carvalho
“Uma mão cheia de histórias” é um dos livros que, como explica o autor, promove a criatividade. São histórias experimentadas, ouvidas e trabalhadas pelas crianças. Inserido no projecto “Cada texto, um tesouro” com o objectivo de incentivar os actos de ler e de escrever, é um livro com especial cuidado na cor e contém ilustrações do Professor António Meireles.

1 Encontro 1 Escritor
Maria Elisa de Carvalho
“Livro de Magia” é o livro da pequena escritora, Elisa de Carvalho. «Escrevi este livro porque gosto de histórias. Gosto muito de as ouvir, de as ler e de as escrever. De todas as histórias que já inventei, escolhi estas sete para partilhar com vocês. (…) E se as histórias fazem magias, também gostava que o meu livro fizesse magias.» A ilustração do livro é também da autoria de Elisa de Carvalho.

Estratégias
. Organizar um conjunto de actividades, envolvendo os Alunos do Pré-Escolar e do 1.º CEB na dinâmica e na utilização da Biblioteca Escolar e dos livros infantis; . Realizar actividades na área da expressão plástica (separador de livro alusivo à história; desenho e ilustração da história em diversos suportes); . Criar um ambiente informal, onde os alunos se sintam à vontade para escutar as histórias, incentivando-os para o contacto com o livro, o seu autor e personagens da história; . Inventar versos a partir das palavras mais sugestivas da história.
Cristina Bernardes
“Nuvem ou o sonho de ser almofada” é o livro da autora Cristina Bernardes (Directora Pedagógica no Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego). A autora transporta-nos com este livro para um mundo de sonhos e fantasia. «O sol brilhava alto no céu quando as primeiras nuvens começaram a aparecer no horizonte. Cinzentas e brancas, rebolavam as nuvens, umas sobre as outras, brincando com o vento, com risinhos e gargalhadas. Oceana olhava para as suas irmãzinhas com carinho e doçura, mas já cansada da brincadeira...»