You are on page 1of 8

Célula Animal - Visão Geral

Sobre as células do corpo humano, informações sobre citologia, tipos de
células, respiração celular, organelas da células

Células do sangue - imagem de microscópio
Introdução
Todos os seres vivos são formados por células. Eles podem ser unicelulares (formados
por apenas uma célula) ou pluricelulares (formados por várias células).
Informações sobre a célula animal
A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de
células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da
vida no organismo.
Quase todas as células possuem características comuns em relação a sua forma, tais
como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Vale lembrar que estas
características estão presentes tanto na célula animal quanto na vegetal.
A membrana plasmática é o envoltório da célula, é através dela que a célula ganha
sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior (tudo que
entra ou saí da célula tem que atravessar esta membrana).
O citoplasma é composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reações químicas
necessárias à vida da célula, ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana
plasmática até o núcleo, incluindo as organelas (órgãos das células).
As organelas presentes no citoplasma de uma célula animal são:
- Lisossomos: atuam na digestão de substâncias orgânicas.
- Vacúolos: participam da digestão intracelular.
- Retículo endoplasmático liso: tem as funções de fazer a síntese de lipídios, além de
transportar e armazenar substâncias.
- Retículo endoplasmático rugoso: faz a síntese de proteínas.
- Centríolos: atuam no processo de divisão celular além de originar flagelos e cílios.
- Complexo de Golgi: executa a secreção celular, além de formar o acrossoma e o
lisossomo.
- Ribossomos: fazem a síntese de proteínas;
- Peroxissomos: processam reações oxidativas, atuando no processo de
desintoxicação celular;
- Mitocôndrias: realizam a respiração celular.
O núcleo controla as funções das células, ele possui envoltório duplo e poros
nucleares que fazem o controle do que se dirige de dentro dele ao citoplasma ou viceversa. A grande maioria das células do corpo tem apenas um núcleo; contudo, há

citoplasma. Os cloroplastos são plastos de clorofila. por exemplo. Célula Vegetal Conheça a célula vegetal. lisossomos e plastos. Assim como na célula animal. É formada principalmente por celulose. a célula vegetal realiza vários tipos de funções com o propósito de manter seu equilíbrio e vida. Curiosidade: . as organelas. são eles que são os responsáveis pela fotossíntese. A parede celular é uma característica exclusiva de células vegetais. textura.células que não o possuem (este é caso dos glóbulos vermelhos) e há ainda aquelas que possuem vários (células musculoesqueléticas). Celulose O que é celulose. características. parede celular e substâncias ergástricas). ela só se difere da segunda pelo fato de possuir algumas organelas a mais como. ela tem por função proteger e da forma às células adultas. mitocôndrias.Aproximadamente 75 trilhões de células formam um ser humano adulto. Componentes e funções A célula vegetal é formada por componentes protoplasmáticos (núcleo. retículo endoplasmático. imagem . ribossomos. cloroplastos e outros componentes Célula vegetal: vários tipos de funções nas plantas O que é A célula vegetal é muito parecida com a célula animal. complexo de golgi.) e por componentes não protoplasmáticos (vacúolos. a parede celular e os cloroplastos. Eles estão presentes somente em células expostas à luz.

sendo encontrada em toda planta na combinação de lignina (polímero tridimensional amorfo encontrado nas plantas terrestres) com qualquer hemicelulose (polissacarídeos). Características da celulose Antes de darmos continuidade no assunto celulose. Os monômeros são pequenas moléculas que podem ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. então. por exemplo. carboidratado (hidratado de carbono). estrutura de uma célula animal. podemos entender que a celulose encontra-se naturalmente na maioria das fibras puras de algodão. Organelas Celulares e suas funções As organelas de uma célula animal e suas funções. A textura fibrosa da celulose permite que ela seja utilizada na indústria têxtil em tecidos como algodão. Podemos entender. Ela é o componente estrutural primário das plantas e não é digerível pelo homem. seria interessante sabermos um pouquinho sobre polímeros. linho e seda sintética. Eles são polímeros naturais. originam uma grande quantidade de monossacarídeos. Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa. a celulose é um polímero da glicose. que já vimos no parágrafo anterior. monômeros e polissacarídeos. Ela é comumente encontrada nas paredes celulares dos seres vivos do Reino Vegetal. resumo de citologia . através de hidrólise. a celulose é um polímero da glicose (Celulose + n H2O → n glicose).Celulose (imagem ampliada em microscópio) Introdução A celulose é um polímero de "cadeia longa" que é composto por um único monômero. que os polissacarídeos são macromoléculas formadas pela união de muitos monossacarídeos. classificado como polissacarídeo. Onde é encontrada De forma geral. Como vimos acima. resultantes de reações químicas de polimerização (reação química que dá origem aos polímeros). Polissacarídeos são carboidratos que.

características.participam da digestão de substâncias orgânicas.atuam no processo de digestão intracelular. 11 . além de participar da síntese de lipídios.participa do processo de transporte celular.Complexo de Golgi .nele está um fluído chamado citosol. 5 .conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares.Mitocôndrias .Vesículas .Citoesqueleto .são responsáveis pela respiração das células.transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.Vacúolo .Retículo endoplasmático rugoso . citologia. 9 .produção de proteínas 4 . 13 . diferença da procarionte .Retículo endoplasmático Liso .Lisossomos .Citoplasma .Ribossomos . 6 .Estrutura de uma Célula animal (fonte da imagem: Wikipédia) Organelas de uma célula animal e suas funções: 1. células com núcleo verdadeiro.Centríolos : estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cilios. O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos. 8 .Núcleo .participa da síntese e transporte de proteínas.faz a secreção celular.Nucléolo . 7 . 3 . 12 .participam do transporte de substâncias e dão forma a célula. 10 . Células Eucariontes O que são células Eucariontes (eucarióticas).produção dos componentes ribossômicos 2 .

células de bactérias.Presença do material genético dentro do núcleo. Características principais: .Possuem núcleo individualizado (carioteca).Célula Eucarionte: organização celular complexa e núcleo verdadeiro O que são As células eucariontes. enquanto no segundo tipo este material genético encontra-se espalhado pelo citoplasma. exemplos. Células Procarióticas O que são células procarióticas. citologia Célula Procariótica: organização celular simples . As células eucariontes estão presentes nos: .Protozoários Você sabia? A principal diferença entre uma célula eucarionte e uma procarionte é que o primeiro tipo possui um núcleo verdadeiro e delimitado com presença de material genético.Fungos . . através de uma membrana nuclear. envolvido por uma membrana nuclear. .Vegetais . também chamadas de eucarióticas.Animais (inclusive seres humanos) . são aquelas que possuem um núcleo definido (núcleo verdadeiro). características.Possuem organelas em seu interior com funções bem definidas.

célula. o material do núcleo celular fica espalhado pelo citoplasma. Citoplasma ou hialoplasma Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído homogêneo e viscoso. . por exemplo. no qual estava mergulhado o núcleo. que desempenham funções específicas no METABOLISMO da célula eucarionte. Além da parte fluida. Esse fluido recebeu o nome de citoplasma (do grego kytos. Citosol. também conhecidas como células procariontes. o citoplasma contém bolsas e canais membranosos e organelas ou orgânulos citoplasmáticos. que modela). Características As células procarióticas não possuem algumas organelas como. Hoje se sabe que o espaço situado entre a membrana plasmática e o núcleo é bem diferente do que imaginaram aqueles citologistas pioneiros. aquilo que dá forma. Exemplos Podemos citar como exemplos de seres que são formados por células procarióticas: bactérias e cianobactérias.O que são As células procarióticas. Nelas. e plasma. são aquelas que possuem uma organização muito simples. Complexo de Golgi e Mitocôndrias.

o citosol é mais viscoso. tendo consistência de gelatina mole. Na periferia do citoplasma. proteínas. como as GORDURAS e o glicogênio. No citosol ocorre a maioria das reações químicas vitais. dentro). sais minerais e açucares. É também no citosol que muitas substâncias de reserva das células animais. ficam armazenadas. entre elas a fabricação das moléculas que irão constituir as estruturas celulares. ectos. de consistência mais fluida. fora). endos.O fluido citoplasmático é constituído principalmente por água. Na parte mais central da célula situa-se o endoplasma (do grego. Essa região é chamada de ectoplasma (do grego. .

Célula Vegetal .