You are on page 1of 46

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO DE

INFORMÁTICA
INICIANTE

Rosemeire Lara dos Santos Novaes
Presidente
Rogerio Moreira de Belem
Instrutor

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

Caro aluno

Seja bem-vindo ao curso básico de informática.

Este curso foi elaborado para você ter um conhecimento básico e que possa
a partir dele ampliar seus conhecimentos. Quanto mais atentamente você
praticar a leitura mais vai absorver conhecimento. Leia com bastante
atenção e sem pressa cada exercício e procure entender bem o conteúdo
oferecido. Faça os exercícios procurando entender o funcionamento de cada
atividade. Repita os exercícios para tirar dúvidas. A evolução do
conhecimento depende de cada um de nós. É só nos dedicarmos.

Bons estudos!

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO
Informática quer dizer informação
automatizada, isto é informações que podem
ser processadas por máquinas. Entre elas, a
mais famosa é o computador. Com ele,
podemos manipular as informações desejadas.
O mundo da informática é dividido
basicamente em dois grupos: software e
hardware.
Hardware representa as máquinas e acessórios (computadores,
impressoras, etc.), e software os programas e aplicativos (Windows, Word,
Excel, Navegador de Internet, etc.)
Os componentes do Hardware externos são denominados periféricos, que
são divididos em três grupos: de entrada, de saída, e de entrada e saída.
Os periféricos de entrada são os que enviam dados do usuário para o
computador, como teclado, mouse, microfone, digitalizadora, etc
Os periféricos de saida enviam dados do computador para o usuário, como
monitor, caixas de som, impressoras.
Já os periféricos de entrada e saída fazem as duas coisas, como gravadores
de cd e dvd, pendrives, cartões de memória, etc. Com eles podemos tanto
enviar dados para o computador como pegar dados do computador.
O mundo da informática surgiu a partir do momento em que foram criados
os “chips” – componente eletrônico capaz de armazenar e orientar as
máquinas com informações pré-programadas pelos seus desenvolvedores.
Assim funcionam os computadores. Eles possuem um chip capaz de
interpretar e realizar as ações solicitadas pelo usuário.
Os programas são conjuntos de instruções para realizar determinadas
tarefas no computador.

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA
Eles fazem a ligação entre o computador e o usuário. Recebe as instruções e
as repassa para o processador, que por sua vez realiza as execuções, por
exemplo, impressão, execução de áudio e video, leitura e gravação de
dados, etc.

Windows – Área de
Trabalho
A tela inicial que vemos
quando o computador está
ligado chama-se Área de
Trabalho ou Desktop.
É o ponto de partida para
começarmos a usar o
computador.
Os principais elementos da
Área de Trabalho são:
Papel de Parede: A imagem maior, que preenche toda a tela. Tem a função
meramente decorativa.
Barra de Tarefas: É o rodapé da tela, onde ficam dispostos a maioria dos
recursos do sistema.
Botão Iniciar: É o principal botão de acesso aos recursos do
sistema. Fica na ponta esquerda da barra de tarefas, dá acesso
todos os programas e recursos.

a

Ícones: São são as figuras que representam as ferramentas do sistema.
Falaremos mais à diante.
Relógio: Fica na ponta direita da barra de tarefas. Serve para gerenciar a
data e horário do computador. É muito importante que a data e hora
estejam atualizados, pois deles depende o funcionamento correto de muitas
atividades do sistema.
Controle de Volume de Som: Fica ao lado do relógio. Usado para
regular o volume das caixas de som e microfones.
Acesso à Rede: Também fica ao lado do relógio. Permite configurar
conexões com redes e internet.
Principais Ícones da Área de Trabalho:

A roldana central serve para rolagem de tela. 2 cliques – abre arquivos e pastas. selecionar arquivos e pastas. Janelas . Bibliotecas: Dá acesso direto às pastas de documentos. imagens e videos do usuário. abrimos os ícones dos programas e também chamamos funções específicas dos programas e do sistema. Acessamos os menus.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Computador: Dá acesso aos locais de armazenamento de arquivos do computador. 1 clique – abre comandos de programas e links da internet. Menu é toda lista de comandos dos programas e do sistema. Lixeira: armazena os arquivos deletados e permite que recuperemos esses arquivos. O botão esquerdo serve para abrir os programas e menus. O Mouse – com o mouse podemos acessar todas as funções do sistema. O botão direito serve para abrir uma lista de comandos específicos chamada de “menu suspenso”.

vai aparecer uma “janela” com vários itens denominados temas:  Clique sobre um dos itens e depois clique no botão fechar e veja se o windows mudou de aparência. vai abrir um menu com vários programas e funções.  Vai aparecer uma janela com várias informações do computador. vai aparecer o menu suspenso. Vamos mudar a descrição do computador. Botões minimizar. o terceiro fecha a janela. que personaliza as cores do sistema. serve para procurar arquivos no computador. Os principais elementos de uma janela são: Botões voltar e avançar. eles se apresentam em um painel chamado janela.  Localize na parte de cima da janela o item “Propriedades do Sistema” e clique nele. pastas ou arquivos. . Barra de endereços.  Clique no item chamado Computador.  Clique no botão iniciar. procure o item “alterar Configurações e clique sobre ele. Caixa de pesquisa.  Clique em personalizar.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Quando abrimos programas. maximizar e fechar. o segundo amplia a janela para o tamanho da tela inteira. mostra o endereço do local que está sendo acessado no computador. ATIVIDADES Vamos mudar o “tema da área de trabalho” do windows.  Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho. que servem para navegar pelas páginas que já foram abertas. o primeiro “esconde” a janela lá na barra de tarefas.

e também todos os programas instalados no computador são formados de arquivos. vai aparecer outra lista de opções. Já os arquivos são todos os nossos trabalhos. Clique em “Alterar a senha do Windows”. um programa. uma imagem. uma música. Vamos entrar com sua conta.  Agora digite na caixa de texto o seu nome e clique no botão “Criar conta”. músicas.  Clique no item “Criar uma nova conta”. Portanto. depois clique em “Ok”.  Clique no item chamado “Painel de Controle”. Clique no item “Painel de Controle”.  Clique no botão iniciar.  Clique em “Fazer logoff”.  Clique no botão Iniciar. um video. um arquivo pode ser um documento.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA  Procure “Descrição do Computador” e coloque seu nome. Clique em “Criar uma senha para a conta”. como documentos. Clique no item “Contas de Usuário”.       Clique no botão Iniciar. Vamos criar uma conta de usuário. etc. .  Clique na setinha do lado do botão “Desligar”. Vamos colocar uma senha na sua conta. Agora digite uma senha nos dois campos e clique no botão “Criar senha”. PASTAS E ARQUIVOS As pastas são os locais onde armazenamos os arquivos.  Localize o item chamado “Contas de Usuário” e clique em “Adicionar ou remover conta de usuário”. imagens.  Quando a tela voltar entre com o seu usuário que aparecerá na lista. videos.

depois criamos a pasta. porém existem alguns comandos no teclado que facilitam o uso do mouse. Os atalhos geralmente ficam na área de trabalho para facilitar o acesso aos arquivos. por exemplo. Para criar pastas. serve para “chamar” o arquivo verdadeiro. apagar. etc. pastas. Por exemplo. para criar documentos. Esses comandos são chamados atalhos do teclado. Trabalhando com pastas e arquivos Nós podemos criar um arquivo ou pasta. para copiar arquivos e pastas existem os famosos “Control+C / Control+V”. que quando aprendidos se tornam preferidos dos usuários. Esses atalhos de teclado são uma combinação de teclas que fazem os trabalhos do mouse. só que em vez de ser o próprio arquivo ou pasta.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Ícones Ícones são figuras que representam vários elementos do sistema. abrir um arquivo já criado. programas. copiar. ATIVIDADES Vamos criar uma pasta . Atalhos Atalhos são figuras que representam o mesmo que os ícones. como editor de textos. renomear. Exemplos: Copia o arquivo arquivo que foi copiado selecionado Cola o Também existe o comando Control+X que tira o arquivo da origem para copiar para o destino. Atalhos do teclado Podemos realizar todas os trabalhos no computador somente usando o mouse. Para criar um arquivo geralmente usamos o programa certo para cada tipo de arquivo. Podem representar arquivos. primeiro escolhemos o local onde a pasta será criada. atalhos e até recursos do sistema operacional.

 Vai aparecer outro arquivo chamado “Cópia”. Vamos criar um arquivo de texto  Dê dois cliques sobre a sua pasta para entrar nela.  Agora clique no botão “Iniciar” e depois no item “Documentos”.  Agora tecle o comando “Control X”. e veja se a sua pasta apareceu na lista.  Clique com o botão direito do mouse dentro de sua pasta. segure a tecla “Ctrl” e sem soltar tecle a letra “X”. clique em “Novo” e depois em “Pasta”.  Tecle o comando “Control D”. Vamos mover a sua pasta para a pasta de Documentos  Dê um clique sobre a sua pasta. procure na lista “Documento de Texto” e clique.  O arquivo foi deletado e enviado para a “Lixeira”. ela ficará selecionada.  Vai aparecer o ícone de uma pasta pedindo pra colocar um nome. vai abrir o nome do arquivo para alterar.  Vai aparecer um arquivo pedindo para colocar um nome. segure a tecla “Ctrl” e em seguida tecle a letra “V”. digite seu nome e tecle Enter.  Agora tecle o comando “Control V”. Vamos apagar um dos arquivos  Dê um clique sobre o primeiro arquivo criado.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA  Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho.  Vai aparecer uma mensagem: “Deseja mover este arquivo para a lixeira?  Clique no botão de confirmação “Sim”. vai aparecer a janela da pasta de documentos. segure a tecla “Ctrl” e em seguida tecle a letra “D”.  Vai aparecer o menu suspenso. Vamos tirar uma copia do arquivo  Dê um clique sobre o arquivo criado  Tecle o comando “Control V”. ela estará vazia. . Vamos renomear o arquivo copia  Dê um clique sobre o arquivo  Tecle a o botão do teclado chamado “F2”. segure a tecla “Ctrl” e tecle a letra “V”.  No menu suspenso clique em “Novo”.  Escreva no nome do arquivo “Copia do meu arquivo” e tecle enter. digite seu nome e tecle enter.

Serve como uma segurança em caso de exclusão acidental arquivos. um editor de imagens igualmente básico. Geralmente é representado pela expressão “Disco local C:”. entre outros. LIXEIRA A lixeira armazena temporariamente arquivos excluídos do computador. É dividido em quatro partes básicas. o Word Pad. de Permite recuperar os arquivos excluídos. que é um editor de textos bem básico. Para acessar basta clicar no ícone que fica na barra de endereços ou pelo menu Iniciar. . Videos e Músicas. BIBLIOTECAS É um local padrão para armazenamento de arquivos de usuário.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA MEU COMPUTADOR O ícone Computador que aparece na área de trabalho serve para dar acesso a todos os locais de armazenamento de arquivos do computador. Unidades removíveis: são os pendrives e os cartões de memória que conectamos ao computador. Esses locais podem ser: Discos locais: são as áreas do computador que armazenam os arquivos e programas. a Calculadora. Documentos. ACESSÓRIOS Acessórios são programas auxiliares que já vem instalados no Windows. um editor de texto um pouco melhor que o Bloco de Notas. Unidades de CD ou DVD: são os leitores e gravadores de CDS e DVDS. Entre eles podemos destacar:      o Bloco de Notas. Imagens. o Gravador de Som. o Paint Brush.

Agora clique no botão “Salvar”. Clique no botão “Salvar” para salvar o desenho. Clique no botão “Fechar” para sair do programa. Vamos criar um desenho com o Paint      Clique no botão Iniciar. Clique no item “Todos os Programas”. Agora clique no campo “Nome” e digite seu nome para o arquivo. Vamos usar a caixa de pesquisa do menu Iniciar  Clique no botão Inciciar  Digite Wordpad na caixa de pesquisa. Clique no item “Paint”. a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX. Digite o texto a seguir dentro do programa: Com o crescimento populacional. Pinte um desenho de sua escolha: Agora vamos salvar o arquivo      Tecle o comando “Ctrl+S” que abre a janela para salvar arquivo. e depois na pastinha chamada “Acessórios”. clicar no item “Todos os Programas”. A quantidade de dados e informações para serem armazenas e computadas atinge um volume incalculável. Agora vamos salvar o documento digitado       Clique no menu “Arquivo”. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez. Clique no item “Acessórios”. Agora clique no campo “Nome” e digite seu nome nesse campo.      Clique no botão Iniciar. Clique em “Salvar”. Veja se aparece a sua pasta na lista e entre nela.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Para abrir esses programas basta clicar no menu Iniciar. Depois clique em “Bloco de Notas”. Procure o item “Documentos” e clique nele.  Verifique se o programa aparece na lista dê um clique nele para abrir. Agora entre na sua pasta clicando duas vezes nela. Clique no item “Acessórios”. . surgem novas necessidades para o ser humano. ATIVIDADES Vamos criar um documento com o bloco de notas. Clique no item “Todos os Programas”.

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA  Digite “Curso de Informática”.  Clique com o botão direito do mouse em uma área branca da janela. Clique no botão “Alterar Data e Hora”. Clique com o botão direito sobre a sua pasta. tecle “Ctrl+B”. Clique em “Enviar para” depois em “Área de Trabalho (criar atalho)”.  Clique duas vezes no item “Disco Local C:” para abrí-lo. É fundamental que a data e a hora do computador estejam corretos. Ao lado da hora tem duas setinhas. entre na sua pasta e salve com seu nome. e exibir calendário do mês. pois deles depende o funcionamento do sistema e de muitos programas.  Clique em Ok nas duas janelas para sair. Clique em “Alterar Configurações de Data e Hora”. Vamos enviar esse atalho para a lixeira e depois recuperá-lo  Dê um clique sobre seu ícone na área de trabalho. para abrir as opções. RELÓGIO DO WINDOWS Serve para manter a data e a hora do sistema.     Vamos organizar os ícones do Disco Local  Clique duas vezes no ícone “Computador” da área de trabalho para abrí-lo.  Clique no botão fechar para sair.  No menu suspenso. ATIVIDADES Vamos alterar o horario do sistema Dê um clique sobre o relógio. clique em “Exibir” e do outro lado. . Clique em Documentos. clique em “Ícones Grandes”. configurar o fuso horário. Agora clique no botão fechar e veja se criou um ícone para a sua pasta na área de trabalho. clique na de cima para acrescentar 1 minuto. Vamos criar um atalho na área de trabalho      Clique no botão Iniciar.

Os principais componentes dos navegadores são: Abas – usados para abrir várias páginas simultaneamente. primeiro. Firefox. INTERNET A internet nada mais é do que uma rede mundial de computadores. o computador deve estar conectado nela. Para acessar a internet. Veja se aparece o seu arquivo na área de trabalho. etc. Clique duas vezes sobre a sua pasta para abrí-la.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA  Aperte a tecla “Delete” do teclado. isto é todos os computadores estão interligados em uma rede e que podem se comunicar entre si trocando mensagens e conteúdo.  Vai aparecer a pergunta: “Tem certeza que deseja mover esse atalho para a lixeira?. Existem vários navegadores gratuitos. Ópera. Clique na opção “Restaurar este item”. ter um navegador instalado. Agora tecle o comando “Ctrl+C”. Veja se seu arquivo voltou para a área de trabalho. claro. Vamos recuperar o arquivo da lixeira     Clique duas vezes sobre a lixeira da área de trabalho. como o Explorer (que já vem instalado no Windows).  Clique no botão “Sim” para confirmar. Clique no botão fechar para sair da pasta. e segundo. Google Chrome. Clique sobre o seu arquivo que está dentro da lixeira. Navegador de internet é o nome que se dá os programas que permitem o acesso a ela. Escolha um arquivo da sua pasta e dê um clique sobre ele. para . Uma rede significa uma interligação de computadores que compartilham software e hardware (conteúdo e equipamentos). Clique em “Documentos”. Vamos copiar um arquivo de uma pasta para outra         Clique no botão “Iniciar”. Agora clique na área de trabalho e tecle o comando “Ctrl-V”.

. Redes sociais – são serviços de compartilhamento sociais. ou empresas de comunicação. para divulgação de serviços. Barra de endereços – campo para digitar o endereço da página que deseja visitar. Botões Voltar e Avançar – reabrem páginas abertas anteriormente. As mais comuns são: Páginas de busca – são páginas que oferecem serviços de pesquisas na internet. Botão Recarregar – Reabre a página atual para mostrar atualizações. Canais de notíticas – são as páginas das empresas de comunicação em geral. onde os usuários trocam informações e se relacionam entre si. TIPOS DE PÁGINAS Existem vários tipos de páginas na internet com as mais variadas funcionalidades.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Para fechar uma aba basta clicar no X. Emails – oferecem serviços de mensagem eletrônica. produtos e informações. redes de tvs. Chats – são salas de bate-papo disponíveis em certas páginas da internet. representam empresas em geral. por exemplo. onde o usuário cria sua conta e passa a ter seu endereço de email eletrônico. e as próprias empresas de comunicação da internet. canais de notícias. Outros recursos da internet Links – são linhas ou botões dentro de uma página da internet que quando clicados abrem uma outra página ou conteúdo. para abrir uma aba nova deve clicar no botão branco. Páginas comerciais – são a maioria das páginas da internet. como a página do google. Botão Página Inicial – Abre a página padrão do navegador. geralmente gratuitos. em geral. jornais.

 Procure a imagem igual a imagem ao lado. São muitas as empresas que oferecem o serviço. Comério eletrônico – consiste em fazer compras pela internet.yahoo.com e tecle enter. Clique na caixa de pesquisa e digite: o que é informática Tecle enter para fazer a pesquisa.  No campo “Endereço de email” digite: alunosincomerciarios@yahoo.google.com  Clique na caixa de pesquisa e digite computador. Tecle “Ctrl-C” para colar o texto dentro do bloco de notas. Salve o arquivo como “Pesquisa da Internet”. Muito usado para músicas. Clique três vezes dentro do primeiro parágrafo para selecioná-lo e tecle “Ctrl+C”.  Agora clique com o botão direito sobre a imagem  Clique no item “Salvar imagem como”. videos.  Verifique se vai abrir a pasta documentos e entre na sua pasta.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Donwloads – o famoso e popular “baixar arquivos”. ATIVIDADES Vamos fazer uma pesquisa na internet           Procure um navegador na barra de endereços e abra esse navegador. . tanto para comprar quanto para vender. Procure uma linha escrita: “Informática – Wikipédia. Clique sobre esta linha para abrir esta página da pesquisa. a enciclopédia livre”.  Procure o item “Email” e clique nele.google. consiste em buscar arquivos disponíveis em determinadas páginas de internet. filmes e programas.  Procure o item “Imagens” e clique sobre ele. Digite na barra de endereços www. Abra o bloco de notas. Vamos baixar uma imagem da internet  Digite novamente na barra de endereços: www.  Depois que entrar na sua pasta clique no botão salvar. Vamos enviar uma mensagem por email  Digite na barra de endereços do navegador www.com e tecle enter.com  No campo da senha digite: informatica  Clique no botão “Entrar”.

para anexar arquivos.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Já dentro da página de email.  Depois clique no botão enviar e peça para o instrutor confirmar o recebimento.  Depois entre na sua pasta e selecione a imagem do computador.       Parabéns. clique em documentos. Procure no rodapé da página o desenho de um clip e clique nele. Vai abrir a janela de documentos.com No campo “Assunto” escreva seu nome. esta foi a segunda fase do curso! WORD edição de textos . No corpo da mensagem escreva uma mensagem para o intrutor. clique em “Escrever”. No campo “Para” digite: cursosincomerciariosregistro@gmail.

até panfletos e jornais com diversos recursos presentes em aplicativos especiais de edição de imagens e diagramação de informativos. Salvar: para salvar o arquivo no computador. Em geral. oficios. sem perguntar nada. Quando o arquivo já existir. Permite elaborar desde simples cartas. Todos os programas possuem uma barra de tarefas com as operações básicas para desenvolvimento dos trabalhos: Novo: para criar um arquivo em branco. possui o menu de tarefas e barras de ferramentas. quando abrimos um programa de edição ele já cria automaticamente uma página em branco pronta para edição. Quando o documento é novo. Como todo programa. É o mais completo aplicativo do segmento com todos os recursos imagináveis. simplesmente vai gravar as alterações.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA DEFINIÇÃO O Microsoft Word é um programa voltado para criação de documentos de texto. . o programa vai pedir para dar um nome e o local onde ele será salvo. As listas com botões e comandos que vemos na parte superior dos aplicativos chamamos de barras de ferramentas. Abrir: para editar arquivos já existentes e que já foram salvos no computador.

Alinhamento e caractéristicas especiais de destaque. etc. Cor. Desfazer: para voltar a última ou as últimas alterações. especialmente quando está aprendendo a trabalhar com documentos. imprimir. Itálico e Sublinhado. como abrir. Os programas em sua maioria gravam um histórico de alterações e permite que voltemos às alterações antes de fechar o documento Refazer: refaz as alterações desfeitas pela opção desfazer. salvando uma página em branco em cima do seu arquivo.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Imprimir: para enviar o documento para a impressora. . A figura abaixo representa as funções de operações básicas com documentos. Dica importante: muita gente. salvar. Cada botão corresponde a uma função do programa. clica no botão salvar e acaba apagamdo seu trabalho. Tamanho. abre o programa e em vez de clicar no botão abrir para editar seu trabalho. como Tipo. As figuras abaixo representam as caixas de ferramentas de formatação de texto e parágrafo. Toda a área mostrada na figura abaixo corresponde à barra de ferramentas do programa. Desenvolvimento de textos Um desenvolvimento de texto dentro de um documento possui características especiais de aparência. como Negrito.

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Na figura abaixo representamos o menu de ferramentas do programa. Os botões x2 x2 deixam o texto Sobrescrito e Subscrito. digitamos o texto e depois o selecionamos com o mouse para fazer as alterações desejadas. . O botão abc deixa o texto riscado. O botão Aa transforma o texto em MAIÚSCULAS e minúsculas. Os botões AA também servem para modificar o tamanho do texto de forma gradual. O botãoA& limpa todas todos os efeitos aplicados no texto. Esta barra altera as outras características do texto. O botão I deixa em itálico. O botão A para mudar a cor do texto. onde cada item possui um conjunto de caixas de ferramentas com determinadas funções. A figura abaixo. A melhor maneira de formatar um texto é depois de digitado. A primeira setinha muda o tipo do texto e a segunda setinha altera o tamanho do texto. CAIXA DE FERRAMENTAS FONTE Esta barra é usada para alterar o tipo e o tamanho do texto. chamado de botão office contém as ferramentas de operações com documentos. isto é. O botão S deixa sublinhado. O botão N deixa o texto em negrito. O botão ab pinta o texto com efeito realçado.

vamos então a história da informática e conhecer seu caminho até nos dias atuais do século XXI. sublinhado A informática teve seu inicio na história como uma precursora da revolução tecnológica. tamanho 14. No entanto existe toda uma história para a informática estar tão desenvolvida e acessível. ATIVIDADES Vamos treinar a formatação de textos. centralizado. no inicio seu acesso era muito restrito e com o passar dos anos ela começou a ser disseminada pelo mundo. desenvolve a primeira máquina de calcular. a primeira calculadora. sejam eles pessoais ou profissionais. alinhamento centralizado. neste momento podemos fazer as alterações na formatação do texto. Fonte Times New Roman. O botão muda a cor do fundo das linhas e parágrafos. O botão cria bordas em volta das linhas e parágrafos. direita. cor vermelha. alinhamento esquerdo. Esquerda. tamanho 10. tudo gira em torna da informática e das tecnologias. e ele ficará selecionado. cor azul. . pois ela surgiu de uma dificuldade ou necessidade dentro da. Para marcar um parágrafo clicamos três vezes seguidas dentro do parágrafo. quando um Francês denominado de Blaise Pascal. ponta pé inicial para o desenvolvimento da informática no mundo. itálico Atualmente a informática esta presente em nossas vidas e utilizadas diariamente em nossos afazeres.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Estes botões tratam do alinhamento do parágrafo. Estes botões criam indices para listas de texto. neste momento se dá o. Digite os textos a seguir e configure conforme pedido. Isso tudo ocorreu na década de 1642 com a invenção da primeira calculadora de algoritmos. Os botões O botão alteram a distância do parágrafo. O botão altera a distância das linhas. e justificado (alinhado dos dois lados). Fonte Courier New. esta por sua vez foi desenvolvida para realizar cálculos de algoritmos. organiza a lista de texto em ordem alfabética.

janelas e vários aplicativos instalados. o acesso a esses equipamentos eram muito restritos. Já a interface gráfica e a forma como enxergamos hoje nossa tela de computador. eram realizados comandos. abrir e localizar as informações em nossas maquinas. para a guerra. não existia acessibilidade de qualquer usuário sem o mesmo ser qualificado para sua utilização. tamanho 18. Fonte Impact. detentores desses conhecimentos.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Fonte Book Antiqua. tamanho 16. como por exemplo a função de uma calculadora. cor roxa. Agora você vai digitas estes parágrafos e escolher uma configuração diferente para cada um deles. eram apenas pesquisadores e professores. alinhamento esquerda Atualmente temos a certeza que vários avanços da informática e das tecnologias se deram através da corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos. negrito e itálico Alguns anos mais tarde em 1962. onde o computador conseguia fazer a leitura de numero de 0 a 1. números fora desta sequencia eram descartados pelo computador. antes dessas criações da Xerox. já o disco tinha maior capacidade de armazenamento dos dados gravados. que até o momento. mas estava muito além do seu tempo. cor verde. surgiu a empresa que até hoje é muito conhecida. conhecida como o ARPA. Seu sistema era analógico. denominada de HP que desenvolver o disco magnético que tinha como objetivo armazenar as informações diretamente no computador. O sistema binário de Boole é uma lógica. pertenciam aos centros destinados á comunicação. pois na década de 60 foi desenvolvido o centro de pesquisas e tecnologias avançada. Através do projeto ARPA que hoje podemos desfrutar do acesso á internet. alinhamento direita. O sistema binário de Boole tornou possível o desenvolvimento de microprocessadores. No entanto podemos afirmar que foi uma grande evolução da . No entanto o mesmo era propenso a muitos erros. no entanto o mesmo permitia a inclusão de números. parágrafo 1 Com base nessas dificuldades de utilização e manuseio dos equipamentos de informática na década de 70 a empresa. com ícones. para que fossem executados sequências numéricas infinitas. Apesar desses grandes avanços todo trabalho com os equipamentos de informática eram manuais. Saiba que nem sempre foi assim. O mouse por sua vez é muito utilizado ainda nos dias atuais. cor rosa. antes o processo era feito e armazenado através da gravação dos dados em fitas e possuíam pouco espaço para o armazenamento. negrito O primeiro computador realizava funções muito restritas. Fonte Monotype Corsiva. também mundialmente conhecida como Xerox. pois dependemos dele para mover. para utilizar os programas no computador. tamanho 12. alinhamento justificado. desenvolve o dispositivo mouse e uma interface gráfica para os sistemas de computadores. como também eram utilizadas para desenvolvimento de pesquisas em universidades nos EUA. diretamente na base de dados do computador. neste momento começa a ser utilizado o Sistema Binário de George Boole.

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA informática. além de outros eletrônicos pessoais. no entanto as empresas precursoras Apple e Microsoft. a criação do mouse e da interface gráfica para a utilização dos computadores. Para divirir o texto em colunas. e de certa forma o objetivo das duas empresas em levar acesso á informática. mas vamos levar em consideração que os maiores beneficiados com o desenvolvimento dessas empresas. parágrafo 5 Atualmente podemos realizar varias funções e atividades através de um computador móvel ou através de um celular móvel. Entretanto desde o inicio os computadores da empresa Apple tinham autos custos e eram destinadas para um publico alvo diferenciado. COLUNAS Colunas servem para dividir o texto em camadas verticais. com o lançamento desses produtos somos nós usuários. primeiro selecione o texto e depois clique em “Layout da Página”. também muito conhecidos como Smartphones que também possuem um sistema operacional. parágrafo 4 Nos dias atuais existem várias marcas e várias empresas que dominam a área de informática pelo mundo todo. por outro lado a empresa Microsoft tinha o objetivo de levar seus equipamentos para. Tanto os computadores cada vez mais leves e acessíveis. com preços mais razoáveis e acessíveis para diversas pessoas. A empresa Microsoft tinha como objetivo disponibilizar para outras empresas e pessoas físicas um sistema operacional. parágrafo 2 Em meados dos anos de 1975 surgem no mercado da informática a empresa Microsoft. vários aplicativos para desenvolvimento de atividades pessoas e profissionais e tem acesso a internet a qualquer lugar que esteja e tenha disponibilidade de acesso com a internet. podemos definir os Smartphones como os computadores de mão. a internet e acesso a uma infinidade de tecnologias foi alcançada e podemos perceber como seu envolvimento com as pessoas ainda é muito forte. como também as novas tecnologias móveis como os celulares. com seus fundadores Bill Gates e Paul Allen. um número muito grande de pessoas. parágrafo 3 Se formos comparar essa briga pelo mercado da informática já ocorre há muito tempo com disputas muito louváveis. onde qualquer pessoa pudesse operar um computador e realizar tarefas simples como trabalhar com software de escritório e acessar a internet. pelo mundo todo. como em jornais e revistas. ainda dominam o mercado de computadores. suas marcas são procuradas por pessoas aficionadas pela busca de novas tecnologias. contudo estão no mercado com uma infinidade de produtos. .

Precisamente em 1964. Deve-se à ele através da miniaturização dos componentes eletrônicos. Parágrafo 1 – divida em duas colunas O primeiro grande computador eletrônico apresentado em 1946. viria causar o verdadeiro salto na eletrônica. algumas indústrias americanas se movimentam rumo a produção do circuito integrado (CI). Parágrafo 2 – divida em três colunas O transistor em 1947. na Universidade da Pensilvânia.CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA e depois clique em “Colunas” e. Parágrafo 4 – coluna direita De 1970 em diante. o "cérebro" do microcomputador. a redução consequente do seu custo. substituindo a válvula. que a grosso modo. que também é chamado de CHIP. Digite os textos em seguida e divida-os em colunas conforme indicado. Este é uma pastilha de silício. Foi projetado durante o curso da segunda grande guerra. o aumento da capacidade de armazenamento. Presper Eckert. aparecem os primeiros microcomputadores. é um componente eletrônico com centenas ou milhares de transistores. pesava 30 toneladas e tinha o tamanho de uma sala com 180 m2. Esse processo permitiu a diminuição do peso dos equipamentos e do seu tamanho. Parágrafo 3 – coluna esquerda Na década de 60. . foi o ENIAC. processamento de dados e por fim. Graças ao surgimento do CHIP. as evoluções tecnológicas se concentram principalmente na procura de processos mais precisos de miniaturização dos componentes internos dos microcomputadores. com o objetivo de calcular tábuas de bombardeamento e disparo. Foi desenvolvido em 1943 por John Mauchly e J. o surgimento dos primeiros computadores científicos e comerciais. foi criado o microprocessador.000 válvulas eletrônicas. em seguida clique na quantidade de colunas desejada. uma verdadeira revolução. Funcionava com 18. que concentra em si todos os componentes eletrônicos básicos necessários ao funcionamento do computador.

clica em “Início” depois clica no botão escolhe a cor.99 16.50 6.500 30 40 min 70.19 5.19 7. Se precisar de mais linhas na tabela é só na última linha da tabela para  teclar criar nova linha.0 3.69 11.95 6.19 1. Para criar tabela.90 3.0 1.60 9.0 1.09 Para selecionar uma linha da tabela aponta com o mouse do lado esquerdo fora da tabela e clica. Para alinhar o texto de uma célula.0 300 - - 80.69 5.29 6. clica com o botão direito do mouse.TABELAS Servem para organizar listas em grades.69 6.000 12 1h 12.09 3.0 . Primeiro criamos a tabela para depois digitamos. Para pintar uma linha ou coluna seleciona ela.19 3. Mova o mouse sobre o quadro e clique para definir o número de linhas e colunas.49 3.49 5. clique no menu “Inserir” e depois em “Tabela”.200 30 20 min 12.99 5.99 11. Tipo de Aparelho Ar Condicionado 7500 BTU Chuveiro Elétrico Ferro Elétrico Forno Microondas Geladeira 2 portas Lâmpada Fluorescente 15W Lâmpada Potência média W Uso no Mês Média Diária Consumo Mensal (kWh) 1.99 3.99 10.000 30 8h 120.2 60 30 5h 9.99 Maior Preço 15. Para selecionar uma coluna aponta com o mouse em cima da primeira linha e quando aparecer:  clica. Para mudar a largura da coluna deve-se clicar na linha e esticar para o lado com o mouse assim: Crie as tabelas a seguir Produto Arroz Polido Tipo 1 Tio João 5K Farinha de mesa Açúcar Cristal 5k Maionese Helmmans 550g Azeitona 200 ml Maisena 500g Presunto cozido Carne de 2ª Margarina Qualy Pão Francês K Amaciante 2L Fósforo Menor Preço 11.0 15 30 5h 2.99 8.60 3. clica em “Alinhamento de célula” e escolhe o tipo de alinhamento desejado.

Crie e personalize as figuras abaixo .5 FIGURAS GEOMÉTRICAS Servem para criar elementos gráficos. Para criar uma figura.00 90 20 5h 13. Clique nestes pontinhos e pure para dentro ou para fora para mudar o tamanho da figura.Incandesc. depois em “Formas”. 60W Lavadora de roupas Secador de cabelo Secadora de roupas TV a cores 29” 500 12 1h 6.0 1. clica no tipo de figura desejada. clica em “Inserir”. Para personalizar uma figura. Importante: Para mudar o tamanho de qualquer figura clique sobre ela.400 30 10 min 7. clique duas vezes sobre ela e vai aparecer a barra de ferramentas para personalizar as cores e efeitos da figura.0 1. depois é só escolher um dos estilos da barra de ferramentas. depois clica na página para criar a figura. vai aparecer pontinhos em volta da figura.000 8 1h 8.

Crie os Wordart a seguir . Servem para criar títulos em trabalhos e folhetos informativos. com formas e efeitos. coloridos. digite o texto e clique “Ok”.WORDART Wordart refere-se a textos artisticos. escolha o modelo. Para criar um Wordart clique em “Inserir” e depois em “WordArt”.

clicamos no item “Inserir” depois em “Imagem”. clicamos na imagem e vai aparecer uma borda em volta da imagem com pontos em seus cantos. Vai abrir a janela para selecionar imagens. Para isso. . como a tela abaixo: A lista do lado esquerdo são suas principais pastas de arquivos e documentos.IMAGENS Podemos colocar imagens e fotos nos documentos junto aos textos. Para selecionar uma imagem e trazer para o documento clique na imagem depois no botão TAMANHO E POSIÇÃO DA IMAGEM NO TEXTO Quando colocamos uma imagem dentro do documento. Clicamos nesses pontos e puxamos para diminuir ou aumentar a imagem. Para inserir uma imagem ao documento. às vezes precisamos mudar o tamanho da imagem e a posição dentro do documento. Nesta tela você precisa clicar na imagem que deseja inserir no seu documento.

. Cuide bem da natureza Hoje acordei cedo. ATIVIDADE Digite o texto seguinte e inclua uma imagem da pasta “Amostras de Imagens”. Com a imagem dentro da página. contemplei mais uma vez a natureza. diminua o tamanho da imagem se precisar. Enquanto isso. vá em “Inserir” e “Imagem”. Clique em “Quebra automática de texto” depois em “Quadrado”. Após o texto digitado. Para alinhar a imagem com o texto clicamos na imagem com o botão direito do mouse sobre a imagem para aparecer o menu suspenso. Agora vamos “encaixar” a imagem no texto: Clique com o botão direito na imagem. depois clicamos no item”Quebra Automática de Texto” e escolhemos uma das opções. para ficar igual do exemplo.O ponto verde na parte superior serve para girar a imagem. POSICIONAMENTO Quando colocamos uma imagem dentro do documento também precisamos alinhar esse documento com o texto. Clique na imagem e arraste para o lado direito do texto. o meio ambiente pedia socorro. Clique neste ponto para girar a imagem Clique e puxe um destes pontos para aumentar ou diminuir o tamanho da imagem. Clique na pasta “Amostra de Imagens” e selecione uma imagem. O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão. A chuva fina chegava de mansinho.

Tenha um instante com a paz e a harmonia. Dias mais quentes aquecem o “planeta água”. Ainda há tempo. cuide bem da natureza. Gleidson Melo .Era o homem construindo e destruindo a sua casa. fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado. Poluição. Reflita e preserve para uma consciência coletiva.

de Então é só clicarmos na figura desejada para trazer nossa página. clicamos com o botão direito do mouse na figura depois clicamos em “Quebra Automática de Texto” e depois escolhemos o formato desejado. . O Word possui um banco de imagens de cliparts próprio. fazemos o mesmo que é feito com imagens: figura Clicamos na figura e depois em um dos pontos que aparece em volta da figura e arrastamos para esticar ou diminuir a figura. E. “Encaixa” a figura no texto. para a O campo “Pesquisar em:” permite que escolhemos queremos pesquisar figuras só do computador ou internet. Vai aparecer o painel ao lado: No campo “Procurar por:” digitamos o nome do tipo de figura que queremos procurar e clicamos em “Ir”. Para pôr um clipart na página clicamos em “Inserir” Depois em “Clip-art”. E. Também podemos pegar cliparts na internet. se da Se o computador estiver ligado à internet.CLIPARTS Cliparts são figuras que servem para ilustrar textos. Vai aparecer na parte de baixo do painel uma lista figuras relacionadas com a nossa pesquisa. para mudar o tamanho da figura e encaixar a no texto. a pesquisa incluirá a internet na busca das imagens. para “encaixar” a figura no texto.

Entretanto. Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação. cálculo em grande escala. entretenimento e cultura. Procure “computador” e veja se aparece a imagem abaixo Insira a imagem no texto e depois clique com o botão direito do mouse na figura. No passado. o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. como robôs. câmeras digitais ou brinquedos. Existe ainda o conceito matemático rigoroso. utilizado na teoria da computação. Em geral. e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". realidade virtual.ATIVIDADES Digite o texto abaixo depois vá em Inserir Cliparts. tratamento de imagens gráficas. pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos. dentre eles armazenamento de dados. . processamento de dados. atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados. desenho industrial. Um computador pode possuir inúmeros atributos. clique em “Quebra Automática de Texto” depois em “Quadrado”. entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados.

tamanho das margens. A opção “Largura da Página” deixa a página na largura da tela. entre outras funções. EXIBIÇÃO DE PÁGINA Serve para mudar o tamanho da página na tela do computador. Na opção “Tamanho” podemos escolher o tamanho do papel. Os padrões A4 e Carta são mais comuns. A opção “Duas Páginas” além de reduzir a página para caber na tela mostra duas páginas por vez. Na opção “Orientação” podemos escolher a posição da página entre “Retrato” (folha em pé) ou “Paisagem” (folha deitada). A opção “Zoom” permite escolher o tamanho da página na tela. CAIXAS DE TEXTO Servem para criar textos em quadros na página. dependendo do formato do monitor. A informática é a ciência que tem como objetivo estudar o tratamento da informação através do computador. . Crie a caixa de texto a seguir e digite o texto dentro dela. A opção “Uma Página” mostra a página inteira na tela. Este conceito ou esta definição é ampla devido a que o termo informática é um campo de estudo igualmente amplo.LAYOUT DE PÁGINA Nesta opção podemos escolher o tamanho e orientação da página. A opção “100%” deixa a página próxima do tamanho real. Explicaremos as funções mais necessárias. Na opção “Margens” podemos escolher o tamanho para as mesmas.

4. 7. Os dias da semana são: 1. 3.MARCADORES Marcadores são simbolos usados para criação de lista de índices. alfabética ou personalizada com simbolos. 2. 5. e pode ter um ou vários níveis (subdivisões na lista). Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo Os meses do ano são: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro . Os periféricos do computador são:          Monitor Teclado Mouse Caixa de som Gravador de cd e dvd Webcam Impressoras e digitalizadoras Portas de USB e de cartões de memória Etc. Digite as listas a seguir de depois adicione os índices. 6. Para criar um índice basta digitar a lista e depois selecioná-la e clicar em um dos botões em destaque. Pode ser numéria.

EXCEL Planilha de Cálculo .

e assim por diante. O encontro de uma linha com uma coluna chama-se “célula”. gráficos.Com o excel podemos criar tabelas com fórmulas para calcular valores. CÉLULA C5 Por exemplo. precisamos clicar com o mouse na divisa da numeração da linha e arrastar para baixo ou para cima para mudar a altura da linha. formada por colunas e linhas. o texto segue as mesmas regras de formatação no Excel. Para selecionar uma linha clicamos sobre o numero correspondente à linha. alterando a largura da coluna: mouse alterando a altura da linha ARRASTE PARA O LADO mouse ARRASTE PARA BAIXO Quando digitamos um texto que ultrapassa a largura da coluna. . e para selecionar uma coluna clicamos na letra que corresponde a ela. É dentro da célula que adicionamos os dados. Sua página é toda quadriculada. Da mesma forma. Assim como o Word. esse texto invade a coluna da frente. A lista horizontal com os botões em orde alfabética corresponde às colunas. o encontro da coluna C com a linha 5 forma a célula C5. O encontro da coluna K com a linha 6 forma a célula K6. Para deixar a coluna na largura do texto precisa esticar a coluna como mostrado acima. e outros recursos. A lista vertical numerada corresponde às linhas. Para alterar a largura da coluna precisamos clicar com o mouse bem na divisa do topo da coluna e arrastar para o lado. Mas quando alteramos o tamanho do texto a linha automaticamente acompanha sua altura.

digitamos e teclamos enter. ATIVIDADES Crie as tabelas a seguir Cesta Ite m 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Calorias (Kcal) Atividade Tempo Caminhada Caminhada na areia Corrida Bicicleta Pular corda Musculação Natação (peito) Subir escadas Futebol Basquete Handebol Vôlei Judô Tênis Cooper Capoeira Dança de Salão Hidroginástica Jiu-Jitsu Remo Surf Faxina 30 min 144 30 min 190 30 30 20 30 min min min min 600 126 300 126 30 min 291 20 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 280 230 248 300 450 350 200 300 306 94 152 306 281 205 112 min min min min min min min min min min min min min min min básica Descrição Unidade Arroz Tipo 1 Açúcar Cristal Feijão Carioca Tipo 1 Óleo de Soja 900ml Café Torrado 500g Sal de Cozinha Refinado Macarrão Spaguetti 500g Farinha de Trigo Especial Farinha de Mandioca Fubá Extrato de Tomate 140g Sardinha enlatada 140g Salsicha Tipo Viena 160g Biscoito 500g Achocolatado 500g Kg Kg Kg Un Pct Kg Pct Kg Kg Kg Un Un Un Un Un Quantidade 10 5 4 4 1 1 3 1 1 1 2 1 1 1 1 .Para digitar dentro da célula. clicamos sobre ela.

14 91.9 159 500 49. decimal.35 89.4 155 500 54. como soma.20 3. basta indicar o nome das células e as operações desejadas.50 3. Digite a tabela com os valores e as fórmulas como mostrado na tabela abaixo: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0 1 1 A Despesas mês Água Luz Telefone Combustivel Aluguel Farmácia Supermercad o Açougue Padaria B Janeiro C Fevereiro D E Março Soma 115. Uma fórmula sempre começa com o sinal = depois o nome da fórmula.20 5. para transformar todos os valores de uma coluna em formato de moeda.4 197.95 127. =A1+A2 – esta fórmula estará somando os valores dos campos A1 e A2.81 133.10 3. fração. etc.75 69.71 TOTAL =B2+C2+D2 =B3+C3+D3 =B4+C4+D4 =B5+C5+D5 =B6+C6+D6 =B7+C7+D7 =B8+C8+D8 =B9+C9+D9 =B10+C10+D 10 =E2+E3+E4+ E5+E6 FORMATO DE NÚMEROS Os números podem ser transformados em diversos formatos. Ou se for uma operação simples. como moeda.55 181.41 73.15 201.94 98. primeiro precisamos marcar esta coluna clicando no topo da coluna sobre a letra que representa esta coluna depois no botão correspondente ao formato moeda conforme esta imagem.74 164 500 58.15 78. etc.51 93.75 89.40 2. 1 2 3 4 5 6 7 A Produto Arroz Café Feijão Açucar Achocolatado Refrigerante B Quantidade C Preço 2 3 2 3 1 4 9. Crie a tabela abaixo conforme o modelo. Por exemplo. Ex.16 17 Doce 500g Leite Longa Vida Integral Un Lt 1 2 FÓRMULAS Fórmulas fazem cálculos de valores automaticamente dentro de uma planilha do excel. e digite as fórmulas. data.2 432.88 454.25 D Total =B2*C2 =B3*C3 =B4*C4 =B5*C5 =B6*C6 =B7*C7 .5 95. subtração.8 469.

8 9 1 0 1 1 1 2 1 3 1 4 1 5 Pão Desinfetante Creme dental 2 1 2 2. em cima da letra.6 4 anos 16.8 14. é preciso selecionar o conteúdo da tabela e depois clicar em contornos.8 24. depois clique no botão que representa o formato de moeda.8 151.6 108.9 101.30 =B14*C14 Detergente 6 1.7 6 anos 20.0 132. Crie a tabela abaixo e coloque bordas. Para colocar contorno nas tabelas para impressão.7 127.15 2.5 32.6 93.0 41.6 126. clique no topo da coluna.25 =B11*C11 Prestobarba 2 5.0 17.8 94.5 37.5 Altura 85. são imaginários. O mesmo serve para as linhas.8 28.1 10 anos 31. conforme o desenho ao lado.99 =B15*C15 Para transformar os números de uma coluna em moeda.10 =B12*C12 Sabonete 3 1.1 16.8 MESCLAR CÉLULAS Altura 86. BORDAS Embora a planilha apresente contornos.4 114.7 5 anos 18.5 . O formato mais usado é “Todas as bordas” que cria contorno completo no trecho da tabela selecionado.2 138.05 4. estes contornos não saem na impressão.4 132.6 120.4 3 anos 14. Tabela de pesos Meninos Idade Peso 2 anos 12.3 12 anos 39.3 144.1 121.7 7 anos 22.3 149.9 8 anos 25.7 19.3 9 anos 28.10 =B8*C8 =B9*C9 =B10*C10 Shampoo 1 5.90 =B13*C13 Sabão em pó 2 7.9 102.5 21. Para selecionar um trecho da página clicamos dentro da primeira célula e arrastamos até a última célula segurando o mouse.4 11 anos 35.0 116.9 109.5 143.7 Meninas Peso 11.2 137.

59 4.99 0.99 1.90 0. Para mesclar células clicamos na primeira célula que será mesclada e arrastamos até a célula vizinha e depois clicamos no botão “Mesclar e Centralizar”.49 3. Digite a lista e organize em ordem alfabética crescente pela coluna A (de A a Z): . Depois de criada a lista de valores clicamos na célula vazia embaixo da lista de valores e clicamos no botão AutoSoma. Podemos mesclar mais de duas células. Lista de preços material escolar Caderno 10 matérias Caneta azul Lápis preto Borracha Régua 30 cm Lapis de cor 6 cres Apontador Lapiseira Estojo Canetinha 6 cores Caderno desenho TOTAL 14.Mesclar célula significa unir células. A 1 2 3 4 5 B A1 e B1 mescladas A2 e A3 mescladas C C1 a C5 mescladas D D2 a D4 mescladas AUTOSOMA Para facilitar a criação de soma para lista de valores usa-se o botão “AutoSoma”.49 0. Crie a tabela a seguir e faça a mesclagem das células. depois só teclar enter.99 8.89 5. A seleção de valores da lista será feita automaticamente.70 0. Digite a tabela abaixo depois crie uma autosoma no final da lista de valores.99  Crie a autosoma aqui CLASSIFICAR O excel também permite organizar as listas em ordem alfabética.59 1. Basta selecionar a lista digitada e clicar no botão indicado ao lado.

Tabela de automóveis Gol Volks Voyage Volks Parati Volks Saveiro Volks Corsa GM Celta GM Astra GM Uno Fiat Palio Fiat Ka Ford Escort Ford Fusion Ford GRÁFICOS Gráficos são ilustrações geométricas usadas para demonstrar comparativos de valores. Primeiro digitamos a tabela com os valores depois selecionamos a tabela e escolhemos o tipo de gráfico. Escolha o tipo a Digite a tabela a seguir: Previsão do tempo para a semana Dia Manhã Tarde Segunda 18 Terça 16 Quarta 21 Quinta 23 Sexta 20 Noite 24 19 26 29 25 21 14 24 25 18 Para esta tabela use o tipo de grafico “linhas”. . Digite as tabelas a seguir e crie os gráficos para elas. depois crie um gráfico de colunas. Dias dos meses do ano Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 31 28 31 30 31 30 31 31 30 31 30 31 Digite e selecione esta tabela.

000.400.000 Oceania 37.000.500.000 Europa 742.000.000 America 950.Sábado Domingo 24 26 27 31 23 24 Digite a tabela a seguir: População mundial por continente Ásia 4.000 Para esta tabela use o tipo de grafico “pizza”.100.000. .000 África 1.

para cada texto. imagens. Basta clicar em um dos botões que aparece no centro da página em branco. etc.POWER POINT Gerador de Apresentações O Power Point é voltado para criação de apresentações para serem usadas em projetores de imagens. como tabelas. Suas páginas são chamadas de slides. CRIANDO UM PROJETO       Abra o Power Point. ELEMENTOS DA PÁGINA É possível adicionar diversos tipos de elementos na página do powerpoint. também é possível personalizar os projetos. videos. usando o conjunto de designs prontos. com a diferença de que ao invés de escrevermos diretamente na página. Além de trazer modelos de projetos prontos para uso. a seguir: . Onde estiver pedindo um título escreva: Conceito Na caixa maior onde estiver pedindo um texto escreva o texto abaixo: A Informática engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento e uso dos computadores que permitam aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. precisamos. gráficos. parecendo com o word. No título escreva “Curso de Informática” No subtítulo escreva: “O que é informática?” Clique no botão “Novo Slide” para abrir uma nova página. Seu funcionamento é bem simples. Podemos definir a informática como a “ciência do tratamento automático das informações”. deverá aparecer uma página em branco pedindo “Título” e “Subtítulo”. criar uma caixa de texto.

Para adicionar um gráfico do excel. Passe o mouse sobre estes botões e veja os exemplos de efeitos que terá sua página. Para selecionar o efeito desejado é só clicar no botão correspondente. Clique no botão para adicionar uma figura. Para adicionar um vídeo.Para adicionar uma tabela. Para adicionar uma imagem. . Clique no botão para adicionar um novo slide. Para adicionar um elemento gráfico geométrico. Já para criar efeitos para elementos da página usamos os botões de “Animação” abaixo: Primeiro clique no elemento desejado (caixa de texto. No menu “Animações” vemos este conjunto de botões que dão efeitos de movimento para as páginas. imagem. etc) depois clique no botão mostrado ao lado e escolha o tipo de animação. Para adicionar um álbum de imagens. Adicione uma figura de computador existente na sua pasta ou baixe uma da internet. EFEITOS E TRANSIÇÕES Também é possível adicionar efeitos de movimento nas páginas e nos elementos da página.

APRESENTAR Para rodar a apresentação do trabalho basta teclar “F5” que o trabalho será apresentado na tela com todos os efeitos criados. Escolha “Por 1º Parágrafos de Nível”. Esta função irá mostrar cada linha do texto em sequência. . Clique na setinha do botão “Animar”. caixa Clique na imagem que você adicionou na sua página em branco. Escolha uma animação. que abrirá uma com variedades efeitos para animações. Agora crie uma nova página e digite na página os tópicos abaixo: Título: Power Point Texto:       Permite exibir textos Imagens Fotos Vídeos Graficos Elementos Geométricos    Agora clique no texto digitado e clique em “Animações”. Basta durante a apresentação ir clicando com o mouse para seguindo com a apresentação. e em seguida clique em “Animações”.Para mais animações clique no botão “Animação Personalizada”.

Lembre-se que “a evolução do seu conhecimento depende da pessoa que está lendo este texto agora. Agora use sua imaginação e desenvolva suas habilidades para desenvolver seu lado profissional.Parabéns! Você terminou o curso básico de informática. você! Muito obrigado A equipe do .