You are on page 1of 12

Município de Balneário Camboriú

Secretaria de Administração

Caderno
de Prova
Geólogo
Dia: 2 de março de 2008 • Horário: das 14 às 17 h
Duração: 3 (três) horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

  Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

Instruções

Atenção!

Para fazer a prova você usará:

ƒƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização
da prova.
ƒƒ Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a
resposta correta em relação ao enunciado da questão.
ƒƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova, não
sendo permitidas perguntas aos fiscais.
ƒƒ Não destaque folhas da prova.

ƒƒ este caderno de prova;
ƒƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura.
Verifique, no caderno de prova:
ƒƒ se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 30
(trinta), está correta;
ƒƒ se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.
Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado. O
gabarito da prova será divulgado no site do concurso.
http://concursopmbc.fepese.ufsc.br

E1S14

Edital no 01/2007

. .

CHEN. (  ) e.126. a velocidade com que o cascalho estava se amontoando no centro do porão e preenchendo todo o espaço. ditongo crescente 4. O pó que se levantava na luz brilhante dos raios de sol quase me sufocou. 1. (  ) b. Paulo Andrade Lemos. eu ficaria exposto aos marinheiros e eles me pegariam. a. cada vez mais alarmado. (  ) d. sinônimas 4. Trad. dígrafo Coluna 2 (  (  (  (  (  ) ) ) ) ) abri olhos quantidade deparei entreabri Assinale agora a resposta que apresenta a seqüência correta. Entreabri os olhos e deparei com uma quantidade enorme de cascalho e areia sendo despejados por um guindaste no fundo do porão onde eu estava. ( X ) c. Através das casas dos botões da minha camisa pude ver. de acordo com os termos fornecidos: Classificação 1. antônimas 3. de cima para baixo. homônimas Opções (  ) As palavras cauteloso e prudente são… (  ) Infligir e infringir são exemplos de palavras… (  ) Os verbos resistir e ceder são exemplos de palavras… (  ) Em “A casa de Maria” e “A casa do botão ” temos um exemplo de palavras… Assinale agora a alternativa que apresenta a seqüência correta.  Observe a frase. Em pouco tempo. (  ) b. ficaria sepultado para sempre debaixo dos calhaus pontiagudos. grupo consonantal 5. fui acordado por um som ensurdecedor que vinha do convés acima de mim. (  ) e. p. retirada do texto: Entreabri os olhos e deparei com uma quantidade enorme de cascalho e areia. a.  Complete as opções abaixo com a classificação correta. A Montanha e o Rio. ditongo decrescente 3. Coluna 1 1. (  ) 1–3–4–2 3–1–2–4 4–1–2–3 3–2–1–4 1–3–2–4 Página 3 . hiato 2. (  ) 1–4–3–2–5 4–5–3–1–2 4–5–3–2–1 5–4–3–2–1 5–4–2–3–1 2. Ou então. Cobri a cabeça com a camisa e rastejei velozmente para um canto mais seguro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Coloque dentro dos parênteses (coluna 2) o número que corresponda à classificação correta dos conjuntos destacados.Município de Balneário Camboriú Conhecimentos Gerais (15 questões) Língua Portuguesa (5 questões) Texto Quando o dia despontou. o porão estaria cheio até a borda. Da. (  ) c. 2006. de cima para baixo. parônimas 2. ( X ) d. de acordo com a coluna 1 (não é permitido repetir qualquer número).

Somente a I.  De sol é complemento nominal de raios.  O pó é o sujeito simples da oração cujo predicado verbal é quase me sufocou. (  ) abuso – abster – abdicar bisavô – bilhete – biscoito incorrer – incapaz – induzir antipatia – antigo – antídoto advogado – adjunto – adulação Página 4 Somente a II. Assinale agora a alternativa que apresenta a seqüência correta. ( X ) e. (  ) A última oração do período – “que vinha do convés acima de mim”. (  ) b. III. (  ) d. Em “se levantava”. II. se é um pronome reflexivo que exerce a função de objeto direto. IV e V estão corretas. V e VI estão corretas. IV. A oração principal do período é “O pó quase me sufocou”. V e VI estão corretas. (  ) A oração “Quando o dia despontou”é uma oração subordinada. (  ) O sujeito da oração “fui acordado por um som ensurdecedor” é “um som ensurdecedor”.  Na luz brilhante dos raios de sol é adjunto adverbial de lugar.  Considere as afirmativas abaixo. Somente a I. (  ) c.  Me é objeto indireto de “sufocar”. restritiva. a. II.  Considere o primeiro período do texto: “Quando o dia despontou.Secretaria de Administração 3. Somente a I. 5. Assinale a alternativa que contém todas (e somente) as afirmativas corretas. ( X ) b. IV e VI estão corretas.  Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são formados pelo mesmo prefixo. IV. fui acordado por um som ensurdecedor que vinha do convés acima de mim. . (  ) b. III. ( X ) c. (  ) a. com o mesmo sentido e origem. temporal. II. III. adjetiva. V. (  ) d. de cima para baixo.” Escreva ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso: (  ) Trata-se de um período composto. (  ) F–F–F–V–V V–V–V–F–V V–F–V–V–F V–F–V–F–V V–F–V–F–F 4. adverbial. III e V estão corretas. a. (  ) O verbo despontar é transitivo direto.é uma oração subordinada. (  ) d. VI. I. Somente a II. com base no período: “O pó que se levantava na luz brilhante dos raios de sol quase me sufocou”. (  ) e. (  ) e. (  ) c.

O lançamento do Sputnik e do Explorer são episódios do (a): a. isso me parece mais com uma organização delitiva criminal”. (  ) b.  Em 4 de outubro de 1957. a. 4.refém das FARC relatou o drama que viveu em cativeiro da guerrilha. anunciou um pacote de medidas econômicas que ficou conhecido como: a. do mais antigo para o mais recente. Campanha das Diretas-Já.Município de Balneário Camboriú Temas Atuais (5 questões) 6. (  ) c. (  ) e. MDB. 2. (  ) b.  Em 15 de março de 1990. Criação daONU. Canudos. (  ) c. os norte-americanos responderam. Corrida espacial.  Examine a lista de fatos abaixo: 1. durante o período dos governos militares. Plano Cruzeiro Novo. Vale do Itapocu. em muitas regiões. MARES. (  ) e. (  ) d. ( X ) e. Plano Cruzado Novo. Adaptado de Folha de São Paulo. (  ) c. Em princípio. ( X ) Plano Cruzeiro. tomou posse na Presidência da República Fernando Collor de Mello que. A guerra de guerrilhas sempre foi intensa. Eleição de Juscelino Kubitscheck. A competição tornou-se. (  ) d. (  ) e. Assinale a alternativa que indica a região do Brasil onde. MRPRA. MST. Plano Cruzado. ao mesmo tempo em que os vejo seqüestrando pessoas.  A distribuição da terra no Brasil onde. acirrada. de grandes tensões e conflitos sociais. Em entrevista coletiva a ex. ocorreram operações de guerrilha. 8. Lançamento experimental das bombas V1 e V2. diz Clara Rojas. Crise dos Mísseis de Cuba. lançando o Explorer. Governo do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco. (  ) c. predomina o latifúndio. (  ) ARENA. Uma das suas declarações: “Eu fico preocupada por eles. cada vez mais. 3. Plano Collor. no ano seguinte. Região do Contestado. a. ( X ) c. (  ) 1–2–5–3–4 1–2–5–4–3 3–1–5–4–2 5–3–1–2–4 5–3–2–1–4 7. em Goiás. os soviéticos lançaram o Sputnik I. 5. as FARC. (  ) d. (  ) Plano Marshall. Assinale a alternativa que indica a ordem cronológica correta dos acontecimentos acima relacionados. a. 10. Caamaño Deño. (  ) b. no dia seguinte. (  ) Araguaia. (  ) b. Eleição de Fernando Henrique Cardoso. (  ) e. ( X ) b. 9. tem sido causa. denominado pelo governo de Plano Brasil Novo. dizerem que são o Exército do Povo. Renúncia de Jânio Quadros. Página 5 .  Leia a notícia: Estou voltando a viver. (  ) d. São Paulo: 13/01/2008. no decorrer da nossa História. P A25. ( X ) d. Assinale a alternativa que indica um movimento social que tem se destacado na luta pela reforma agrária no Brasil. em todos os continentes e também ocorreu em nosso país.

Valores positivos indicam que a primeira linha deve estar posicionada à esquerda das demais linhas do parágrafo. (  ) O alinhamento define a distância horizontal entre o início da primeira linha e o início das demais linhas do parágrafo. é correto afirmar: a. J e K são utilizados para alimentação de energia de dispositivos periféricos. como caixas de som e câmeras de vídeo (webcams).  A figura abaixo apresenta alguns conectores utilizados em computadores para conexão de dispositivos de hardware. A respeito dos conectores identificados acima. e. Página 6 12.Secretaria de Administração Informática (3 questões) 11. (  ) O conector E é utilizado para conexão de monitores LCD. d. enquanto valores negativos indicam que a primeira linha deve estar à esquerda das demais. (  ) O recuo esquerdo define a distância horizontal entre a primeira linha do parágrafo e a margem esquerda da página. c. é correto afirmar que: a. (  ) Os conectores indicados pelas letras C e H são usados para conectar o computador à rede Internet. Valores positivos indicam que a primeira linha deve estar posicionada à direita das demais linhas do parágrafo. . que determinam como um parágrafo do texto será formatado. (  ) O espaçamento antes determina a distância horizontal entre a primeira linha do parágrafo e a margem esquerda da página. A respeito desses parâmetros. enquanto valores negativos indicam que a primeira linha deve estar à direita das demais. ( X ) O espaçamento depois de um parágrafo determina uma distância vertical a ser mantida entre esse e o próximo parágrafo do texto. b. c. (  ) Os conectores D e F são utilizados para conexão de impressoras. e. b. (  ) O espaçamento entre linhas define a distância horizontal entre o início da primeira linha e o início das demais linhas do parágrafo. ( X ) Os conectores A e B são utilizados para conexão de dispositivos de entrada de dados.  A função de formatação de parágrafos do Microsoft Word permite que sejam definidos diversos parâmetros. d. (  ) Os conectores indicados pelas letras I.

Apenas as afirmações II e III. (  ) c. Apenas as afirmações I e IV. ou seja. (  ) b. (  ) Apenas as afirmações I e III. Esteja cumprindo pena disciplinar. ou a pedido. estão corretas: a. quando essa página for acessada por ele. (  ) d. I. (  ) e. Haja sido designado para realizar estudos fora do Município por período igual ou superior a 30 (trinta) dias.069/1991. III e IV.  O reingresso no serviço público do funcionário aposentado quando insubsistentes os motivos da aposentadoria por invalidez.069/1991. III. a pedido. é denominado: a. Seja transferido ou removido. Reversão. (  ) Aproveitamento. relacionadas à navegação na Web e ao uso de correio eletrônico. Transformação. IV. apurada a conveniência administrativa em processo regular. que atestam a sua autenticidade. (  ) c. Apenas as afirmações I. que contêm informações que podem ser trocadas entre o navegador (browser) e servidores Web.Município de Balneário Camboriú 13. Um Applet Java é um programa que pode ser embutido em uma página Web. Recondução.  Spam é um termo que denomina mensagens de e-mail contendo vírus de computador. (  ) d. ( X ) Se afasta do cargo.  Cookies são arquivos armazenados na máquina do usuário.  Verifique se são verdadeiras as seguintes afirmações. Página 7 . 15. de modo a ser executado pelo navegador (browser) do usuário. ( X ) b. (  ) b.  De acordo com a Lei municipal 1. (  ) e. (  ) e. Transferência. (  ) c. Legislação (2 questões) 14. ( X ) d. segundo a Lei municipal 1. Certificados digitais são dados anexados a mensagens de e-mail. Apenas as afirmações I. a ajuda de custo é concedida ao funcionário que: a. Seja posto à disposição ou em disponibilidade. II e III. II. garantem que a mensagem foi realmente enviada pelo seu remetente. Dentre as afirmações acima.

estrutura conchoidal. voçorocas. imagens de satélites. d. (  ) cartas. (  d. Quando o resfriamento se dá no interior da terra. (  ) d. Página 8 dissolução. perda de equilíbrio lateral. escalímetros. nível alemão. . (  ) e.  As ocupações das encostas são restringidas pela legislação municipal. b. ravinas. além de influenciar na interceptação das águas das chuvas. Esse processo ocorre em conjunto com a: Neste contexto. Assinale a alternativa que indica quais são essas duas fases do processo: a. a. largura da rocha. (  ) c.  A cimentação é a cristalização de minerais formados a partir dos íons dissolvidos na solução intersticial. ( X ) Sedimentos puros. são depósitos que se apresentam na forma de rampas moldadas nas encostas dos morros. cartas. 18. e. (  ) Cite cinco ferramentas indispensáveis para a elaboração do mapeamento: a. compactação. sigs. (  ) b. Para identificar se a rocha é intrusiva ou extrusiva. gps. e. aerofotocartas.  A vegetação. (  c. odômetros. dissolução diagenética. ( X ) c. estadual e federal em virtude das condições impróprias para moradia. agente nocivos ao meio ambiente e desertificação. (  ) triangulação. parquímetros. escalímetros. a erosão dos solos é um processo que ocorre em duas fases. superfície terrestre.Secretaria de Administração Conhecimentos Específicos (15 questões) 16.  Os depósitos de encostas. Assinale a alternativa que indica a constituição destes sedimentos. escantilhão. (  ) cads. (  ) b. (  ) c. água fluvial concentrada. (  ) textura. Terciários/Quaternários. atua também de forma indireta na produção da matéria orgânica. (  ) d. marégrafos. faz-se necessário primeiramente analisar a: a. (  ) e. taquígrafos. ( X ) remoção de partículas. mapeados por pesquisadores na Ilha de Santa Catarina em 1989 e 1993. a. 17. pernetrômetros. 19. temos as rochas ígneas extrusivas. gps. ( X ) b. Sedimentos glaciais. Assim sendo. Sedimentos de manguezais de origem glacial. Quando ocorre o resfriamento na superfície terrestre. o Geólogo é um dos profissionais capazes e habilitados para mapear e caracterizar as áreas de riscos. ( X ) fotografias aéreas. mapas. fotografias analógicas. Sedimentos de origem continental e contribuição fluvial. temos as rochas ígneas intrusivas. (  ) d. desagregação. ravinas. viscosidade. (  b. hidrômetros. (  ) gps. Sedimentos quaternários de manguezais. 20. (  ) e.  As rochas ígneas ou magmáticas são resultantes do material rochoso fundido (magma). transporte do material efetuado pelos agentes erosivos. (  ) ) ) ) ravinas e bacias sedimentares. c. cads.

gases vulcânicos. (  ) c. (  ) e. fontes de águas acidificadas pela presença de CO2 são chamadas de: a. (  ) Dispensa Nacional da Proteção Nacional. (  ) c. (  ) b. como a ardósia e os filitos. Criciúma e Siderópolis. (  ) cordilheiras e morros. Departamento Natural da Produção Mineral. porosidade e homogeneidade. (  ) b. Imbituba e São Miguel do Oeste. Página 9 . (  ) b. desde a divulgação dos primeiros trabalhos. diabásio.  O Estado de Santa Catarina apresenta feições geológicas muito importantes. granito. constituídas por vapor de água. (  ) c. ( X ) c. basalto. diorito. Departamento Nacional da Produção Mineral. Os chamados metafolhelhos. (  ) Araranguá e Tubarão. (  ) e. clivagem de fratura e xistosidade. Lauro Müller e Massaranduba. depósitos paludiais e lacustres. área política permanente. Neste contexto. área de preservação permanente. clivagem e homogeneidade. ( X ) d. Diretrizes Nacionais de Proteção Mineral. Muitos são os procedimentos necessários para minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente. fumarolas. foi realizado graças ao esforço e dedicação da comunidade científica. (  ) d. Ituporanga e Siderópolis. área previamente permanente.Município de Balneário Camboriú 21.  Sabemos que o desenvolvimento da geologia costeira e marinha em nosso meio. ( X ) d. 24. (  ) lavas. ( X ) e. a. como modificação do perfil topográfico. Assinale o tipo de rocha vulcânica predominante no planalto catarinense. complexo cristalino e bacia sedimentar. são rochas de granulação fina. (  ) d. Qual o significado de APP? a. área preservada permanente. modificação da paisagem. (  ) e.  Os diferentes modelos geotectônicos propostos para o Escudo Catarinense variam segundo a importância atribuída ao Ciclo Brasiliano. 27. piroclastos. (  ) b.  As exalações líquidas ou gasosas. mofetas. Quais as principais feições geológicas da região costeira de Santa Catarina? a. Quais são estes tipos? a. o que significa DNPM? a. (  ) c. 23. (  ) b. com temperatura próxima a 40 graus.  As áreas de encostas. entre tantos outros. 22. Elas mostram clivagem ao longo da superfície plana que pode ser de dois tipos. dureza e bandeamento. ( X ) área própria preservada. ( X ) c. (  ) e.  A maior parte das rochas metamórficas exibem feições planas. (  ) xistosidade e dureza. Inúmeros trabalhos vêm sendo produzidos em instituições públicas e privadas. bacia sedimentar e depósito de manguezal. (  ) e. (  ) d. (  ) b. (  ) b. zonas costeiras e terraços marinhos. Departamento Natural de Produção Mundial. 26. (  ) gabro. cite dois municípios catarinenses que se destacam em nível nacional na produção de carvão e apresentam muitos impactos negativos: a.  A exploração dos recursos minerais tem gerado muitos impactos negativos ao meio ambiente. Com relação ao assunto. formação de crateras. (  ) d. manguezais e dunas são protegidas por lei contra qualquer tipo de construção. ( X ) e. (  ) c. 25. (  ) d.

(  ) c. planície deltaica.  O sistema deltaico é um dos mais importantes depósitos terrígenos clásticos. (  ) d. planície deltaica. Observa-se que as ravinas estão se intensificando e formando crateras. navegação e altimétrico.  O GPS constitui um sistema de posicionamento global. ocupação desordenada. levando em conta o volume de sedimentos que representa. submarino. São muitos os fatores que agridem o meio ambiente. uso intensivo de agrotóxicos. consolidado mundialmente. como desmatamentos. frente deltaica. frente deltaica. (  ) c. escorregamento. (  ) c. ( X ) d. Em todos os trabalhos e estudos de mapeamentos faz-se necessário o uso e conhecimento deste sistema. (  ) voçorocas.  A erosão dos solos vem sendo estudada por muitos pesquisadores. lateral do delta. estirâncio. 30. entre outros. Assinale os GPS de maior precisão: a. (  ) b. deslizamento de massa. navegação e geodésico. (  ) b. delta. Cite os três mais comuns tipos de subambientes deltaicos. Página 10 . topográfico e geodésico. 29.Secretaria de Administração 28. ravinamento. frente deltaica. lixiviação. lateral deltaica. a. estação total e topográfico. (  ) d. (  ) navegação e veicular. (  ) e. (  ) e. jusante. berma. Assinale a alternativa que indica como são chamadas tecnicamente essas crateras: a. ( X ) b. delta. ( X ) e. (  ) prodelta. prodelta.

..

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Campus Universitário • UFSC 88040-900 • Florianópolis • SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.br .fepese.ufsc.