You are on page 1of 13

Trabalho MSEI

Sensores de temperatura

Índice Objetivo Introdução Sensor RTD Termístor Sensor LM35 Termopares Imagens Conclusão .

Assim como também fornecer ao técnico. ajustes caso necessário entre outros pontos importantes. noções de como um sensor de temperatura pode ser utilizado em projetos.Objetivo Este trabalho tem como principal finalidade fornecer as informações necessárias sobre um sensor térmico. . além de ajudar o futuro técnico a buscar as informações que podem ser citadas mas não serão explicadas a fundo. sua simbologia. como seu funcionamento. ou também como reconhecer o mesmo e ainda mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de sensor térmico .

.Introdução Oque são sensores de temperatura? Sensores de temperatura são transdutores que alteram uma ou mais de suas características físicas ao se equalizar com o meio a ser determinada a temperatura. para assimilar a energia do meio em que são posicionados. A maioria dos sensores utiliza-se da transmissão de calor por contato.

devido ao cuidado exigido em sua construção e o uso da platina. Suas principais qualidades de destacam pela alta precisão. os RTDs são os sensores eletrônicos de maior linearidade do sinal com relação à temperatura. Ver Imagens das ligações respectivamente ao final do trabalho. sendo elas 2 fios onde a precisão da temperatura não é tão relevante. São feitos a partir de um fio enrolado e uma película e assim trabalham pelo coeficiente de temperatura da resistência elétrica dos metais e requerem uma corrente elétrica para produzir uma queda de tensão através do sensor que pode ser detectado por um aparelho de calibragem externo. além disso. Entretanto. 3 fios onde é feita a compensação entre os condutores que conectam o sensor ao circuito e 4 fios onde há a medição da resistência sem que os condutores interfiram no real valor da resistência.Sensor RTD Os RTD(Resistence Temperature Detectors) são sensores de temperatura que operam baseados no princípio da variação da resistência ôhmica em função da temperatura. eles são em geral mais caros que os demais. Os RTDs são também caracterizados pelo baixo tempo de resposta e baixa sensibilidade. Estas características fazem do RTD a primeira escolha quando a necessidade é a combinação de precisão com extensa faixa de temperatura. por exigirem corrente de excitação. estabilidade por longo prazo linearidade e intercambialidades sem ajuste técnicos ou calibração. . Muito usados por sua estabilidade. são propensos ao auto aquecimento. Esses sensores podem ser ligados basicamente de três maneiras.

.ou seja sua resistência elétrica varia de acordo com o aumento da temperatura a qual ele esta sendo exposto. alarmes. por sua maior facilidade de ser manufaturado. São comumente utilizados em sistemas eletroeletrônicos. não é necessário o cuidado de verificar a correta posição dele em relação a alimentação. e outras funções mais cotidianas. como podemos perceber em termômetros digitais. e temos o segundo grupo que são os(5) NTC (Negative Temperature Coeficiente) que por sua vez tem sua resistência elétrica diminuída conforme o aumento da temperatura. ou seja. O mais comumente usado na indústria é o tipo NTC.Termistores Sensores termirstores são componentes elétricos que tem sua resistência alterada conforme a variação de temperatura. Este tipo de sensor pode ser dividido basicamente em dois tipos os(4) PTC (Positive Temperature Coeficient). Temos como uma característica interessante sobre este sensor a não polarização dele. ar condicionados.

aplicações remotas de equipamentos de monitoramento GPS Sua simbologia e sua forma de ligação pode ser vista logo ao final deste trabalho. fornos industriais e gastronômicos. Maquinas de café e vending machines. autoclaves. tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura o LM35 tem um funcionamento básico. estufas e esterilizadores. controle de processos. Maquinas Industriais. para cada 10mV na saída representa um grau Celsius. proteção térmica de estabilizadores. equipamentos Médicos e Hospitalares.Sensor LM35 São sensores que apresentam saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc . . seu uso é mais comum em aplicações como.

Eles são formados por meio de dois metais que ao se juntarem liberam uma tensão elétrica dependendo da temperatura a qual forem expostos. em homenagem ao descobridor do sensor magnético Thomas Seebeck. . o local de atuação do sensor ou suas propriedades físicas. cada um deles tem suas características próprias como. tratamento térmico. vidreira. é utilizada para realizar o calculo de temperatura. Podem-se encontrar vários tipos de sensores termopares como os cerâmicos. por exemplo. Infelizmente existe uma limitação para este tipo de sensor. fundição. controle de temperatura de aquecedores. metálicos e flexíveis. por exemplo. além de suportarem temperaturas entre1000oC e 1650oC. A área de atuação de um sensor termopar cerâmico é em processos de alta temperatura como. essa tensão gerada é chamada de Seebeck . Já os termopares metálicos são ideais onde o processo exige um termo elemento com diâmetro maior do que normalmente disponíveis em termopares de isolação mineral e aplicações em serviços que se exigem sensores robustos. pois ele não consegue calcular erros de temperaturas inferiores a 1°C. siderúrgico. e são utilizados em locais como cimenteira. que seria a exatidão. pois devido ao eu baixo custo e a grande capacidade de poder operar em diversas temperaturas são os mais indicados para o serviço. fundição e em locais onde não permitem a utilização de proteções metálicas devido a altas temperaturas ou ataques químicos ou algumas vezes em temperaturas mais baixas onde o meio ou a atmosfera do ambiente é prejudicial a tubos metálicos. cerâmica vermelha.Sensor termopar Sensor termopar é o tipo mais comum de sensor de temperatura encontrados na Indústria. em fornos na indústria cerâmica. incineradores.

Imagens Ligação de sensores e suas simbologias: Exemplo de sensores RTD. Composição física de um Sensor RTD. Simbologia de um sensor RTD .

Ligações de 2 fios para sensores RTD Ligação de 3 fios para sensores RTD Ligação de 4 fios para sensores RTD Exemplo de termistores NTC .

exemplo de sensores PTC Simbologia de um termístor Ligação de termístor Sensor LM35 Simbologia de sensor LM35 .

Conexões de um sensor LM35 Primeiro sensor é um termopar cerâmico . já o segundo é um sensor termopar porem com um encapsulamento metálico . Simbologia de um sensor termopar .

Ligação de um Sensor termopar .