You are on page 1of 16

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO – ATE

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
DIREÇÃO DE ENSINO
NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO – NUAPE

Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental
Aula 1 – Conceitos Gerais sobre Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental

Profª MSc. Priscylla Mesquita

A disciplina. ...

aparecimento de moléstias entre mineiros e metalúrgicos Plínio Galeno Era Cristã.C.. descreveu doenças de pulmão e envenenamento entre mineiro. Georgius Agrícola em 1556 publicou um tratado de 25 anos de estudo (De re metallica) que descrevia os acidentes do trabalho comuns entre mineiros.Um pouco de história. . citou doenças entre trabalhadores da ilha do mediterrâneo. a. Séc. Hipócrates 4 séc. II. devido ao manuseio de enxofre e zinco.

nela foram mostrados os sintomas da intoxicação por mercúrio. “Qual sua ocupação?” Com a invenção da máquina de fiar. ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial.Ainda no século 16. Em 1700 “o pai da medicina do trabalho” Bernardino Ramazzini publicou na Itália uma obra descrevendo cerca de cem profissões e os riscos específicos de cada uma delas. Logo o artesão deixou de ter espaço na produção e a competitividade com o advento das máquinas a vapor necessitavam de mão-de-obra. Paracelmo escreveu a primeira monografia que relacionava trabalho e doença. .

ventilação precária. . Isto causada altos índices de doenças profissionais devido a máquinas sem proteção. constituída de homens.O crescimento desenfreado das fábricas não permitia cuidados quanto à saúde da mão-de-obra. e obrigou os empregadores a lavar as paredes das fábricas duas vezes por ano e tornou obrigatória a ventilação. que estabeleceu o limite de 12 horas de trabalho por dia. ruído e principalmente inexistência de limites de horas de trabalho. Em 1802 o Parlamento Britânico aprovou a 1ª Lei de Proteção ao Trabalhador. proibiu o trabalho noturno. mulheres e crianças.

12 horas de trabalho por dia e 60 por semana. estabeleceu-se recomendações para os serviços de saúde ocupacional. . Em 1959. este tema atingiu a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). .Fábricas tinham que ter escola. embora a intenção seja de reduzir os custos com indenizações. .Em 1833.Idade mínima para o trabalho era de 9 anos. surgiu a Lei das Fábricas: . resultou no aparecimento dos serviços de saúde ocupacional e o 1° órgão fiscalizador do Ministério de Trabalho. A evolução da Revolução Industrial e as pressões quanto a saúde do trabalhador e condições de trabalho. .Proibido trabalho noturno aos menores de 18 anos.Atestado médico. . onde na 43ª Conferência Internacional do Trabalho.

No Brasil as estatísticas sobre doenças profissionais e acidentes de trabalho eram tão alarmantes que o Governo Federal baixou a portaria 3. . tornando obrigatória a existência de Serviços de Medicina do Trabalho e de Engenharia de Segurança do Trabalho em todas as empresas com mais de cem trabalhadores.237 de 1972 que foi mantida pela portaria 3.214 de 1978.

Atualmente são 33 as normas regulamentadoras do trabalho urbano: .

.

Mais 5 que regulamentam o trabalho rural: .

Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental Impactos Ambientais . Segurança no Trabalho .Desastres naturais. . .Para o trabalhador. .Erros humanos.Para a sociedade.

.

.

.

.

SGA Video .Impactos Provenientes da Construção Civil Resolução do CONAMA Gestão Ambiental Empresarial Sistema de Gestão Ambiental .