You are on page 1of 4

Gálatas 1-3b

:
1. Em versículo 3b Paulo invoca paz sobre os crentes na Galácia. Peça que o Espírito Santo
te ensina sobre a natureza desta ação. Que acontece no mundo espiritual quando Paulo
projeta esta paz sobre os irmãos? Quais são as implicações para nós hoje? Como você vai
aplicar na sua vida?
R:
a) É a ação de invocar algo divino, pois a paz que ele chama vem de dentro de
Deus para as igrejas, ele afirma a soberania a Deus sobre nós, revelando que Deus
está no controle de todas as coisas, pois a paz dEle transcende todas as nossas
aflições e cessa com os nossos conflitos internos.
b) É saber se estamos invocando a soberania de Deus em todas as
circunstancias da nossa vida, será que realmente estamos o deixando Ele estar no
controle das nossas vidas e ações.
c) Primeiro vou buscar o que realmente significa Deus soberano, pois quero me
lançar na sua plenitude e descansar para obter essa paz divina.
2. Leia e medite em Romanos 8:6. O que o Espírito te ensina aqui sobre a natureza da paz?
De onde vem esta paz? Que tipo de vida resulta nesta paz? De qual dimensão vem? Como
você vai aplicar na sua vida?
Romanos 8:6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é
vida e paz.
R:
a) É uma natureza Divina vinda da soberania de Deus, pois essa paz é um deleite
na presença de Deus.
b) vem da parte de Deus fluindo do se Espirito para o nosso nos dando
descanso e alivio.
c) uma vida resolvida dentro do espirito, ou seja, uma vida espiritual, nós até
podemos estar numa batalha terrena e estar com dificuldades, mas essa paz traz alivio
para os mesmos, ela também gera um descanso do nosso ativismo ela é um
complemento da arvore da vida, onde nós podemos comer e ter a plena presença de
Deus através de uma intimidade profunda com Ele.
d) Vem de uma dimensão espiritual proveniente do coração de Deus.
e) vou buscar inclinar o meu espirito para uma vida de intimidade com Deus,
pois é Ele que pode me dar a vida e a paz verdadeira, quero estar numa busca
constante da sua presença, preciso dessa paz aplicada em minha vida para não cair
em um ativismo, ou seja, necessito ir para Ele todos os dias em busca dessa paz é o
que pretendo começar a praticar.
3. Deixe Jesus te ensinar sobre Romanos 10:15. Em muitos lugares a Bíblia fala do
evangelho do reino de Deus, mas aqui identifica outra faceta ao nível da essência do
evangelho. Que é? Como é a importância da paz em nossas vidas e em nossa mensagem?
Para viver o evangelho como tem que ser a nossa postura em relação à paz? Como você vai
mudar sua vida neste sentido? Como vai fazer?
Romanos 10: 15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão
formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres
novas de boas coisas.

mas também devo ser pacifico os escutando.R: a) O evangelho da paz. tanto no céu. mas justiça. mas sim trazer paz em nossas vidas. b) É extremamente importante que nós venhamos a ter paz em nossas vidas para que agente não venha viver uma vida de acusação e opressão. devo prosseguir para o caminho do evangelho da paz e não para uma batalha contra o pecado. b) A natureza do reino de Deus é de paz eterna. sendo assim não precisarei lutar contra o pecado como ele fosse minha maior opressão. creio que Ele disse isso para aliviar o julgo do pecado de nós e habitar em nossos corações com a sua paz que excede toda acusação e opressão maligna e que muitas vezes nós mesmos impomos sobre nós. d e) Vou mudar a minha vida na questão em que caminho estou indo. preciso de Deus e da sua paz e não mais usar as minhas forças e os meus conceitos mentirosos que tem me levado a uma vida de fracasso no evangelho. Consulte Romanos 14:17. da mesma maneira deve ser em nossa mensagem ela deve ser medida com a paz. a paz é uma faceta do caráter de Deus. Medite nesta passagem e ouça o Senhor. quanto na terra. c) Uma postura de liberdade em Deus. Ele nunca sonhou com guerras. Por esse motivo buscarei ouvir mais a Deus e mudar até mesmo as minhas mensagens opressoras para as pessoas preciso levar um evangelho da paz. não pode ser uma mensagem opressora nem tampouco acusadora. e paz. pois Ele nos criou para uma vida de paz nEle e um relacionamento pleno de família com Ele. pois eu fugirei dele. porém lucifér quis acabar com essa paz trazendo rebelião e guerra contra Deus. fugindo da ditadura religiosa que prega uma falsa postura de paz. brigas. paz e alegria. porque estarei indo ao encontro da paz de Cristo em mim e não ao encontro do prazer pecaminoso. para que assim eu não venha gerar ira ou guerra contra mim. c) vou buscar não impor minhas ideias fixas sobre alguém ou um povo. Aqui a Bíblia faz uma declaração do relacionamento entre o reino e a paz. pois paz não é um estado de meditação transcendental. eu devo simplesmente expor minhas ideias e apresentar a verdade que é Cristo e sua palavra. então para que nós venhamos a entender seu reino nós precisamos entender a sua paz. acusações e sofrimentos para os seres humanos. nesse sentido devo me deleitar em Deus em total harmonia e amor. Romanos 14:17 R: a) Porque Deus não instituiu seu reino com guerras e rebeliões Ele não tomou seu reino. . 4. Qual a importância da paz aqui? Que é que podemos aprender sobre a natureza do reino de Deus nesta passagem? Como você vai se adaptar a estas verdades? Porque o reino de Deus não é comida nem bebida. muito pelo contrario Ele criou seu reino com justiça. Deus não quer nos oprimir. mas em nenhum momento Deus havia planejado guerras. pois o próprio Cristo disse vim a mim como estas. e alegria no Espírito Santo. mas sim um estado espiritual vindo da parte de Deus. pois é de extrema importância. pois quero ter uma vida longe de fardos pesados que eu mesmo não posso carregar.

mente e espirito. ele quer nos encher da sua paz. 6. b c) Vem de Deus. gozo e paz. ou seja. Medite sobre Romanos 15:13. teremos motivos para uma vida abundante na esperança. Leia e peça que o Espírito Santo te ensina em Filipenses 4:7. na verdade é Ele que tem que estar em mim. mas a sua esperança olha além de todas essas coisas e confia que mudaremos. Ele riscou o tratado de divida que havia sobre nós quando Jesus foi cravado naquela cruz. isso está muito ligado ao meu relacionamento com Ele. d) Não. pois quero viver em prazer com Deus. será uma vida de prazer em Deus e não uma vida de amargura que o pecado gera. Deus da um pouquinho da Paz? De onde vem a paz e o gozo? Que é que estas três coisas produzem? Como você vai viver estas verdades? Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença. Qual é o título de Deus aqui? O que este título nos ensina? Qual é a fonte da paz. através da sua graça. c) porque não estarei mais em constante guerra contra o senhor e contra o meu próprio eu tentando batalhar com minha mente e coração com a guerra entre o bem e o mal. e) Da esperança de Deus. Temos que estar em qual lugar para que se cumpra este versículo em nossas vidas? Como você vai aplicar na sua vida? Filipenses 4:7 E a paz de Deus. pois quando Ele estende a sua graça sobre mim eu também recebo a sua paz. f) Uma vida transformada pelo poder do Espirito Santo. que Ele tem fé em nós. que excede todo o entendimento. essa paz trará descanso para minha alma. mas eu vou ir para Deus e clamar para que o seu Espirito Santo me encha de esperança. quando eu o aceito e começo a compreender o que Ele fez por mim eu começo a receber essa paz que vai apaziguar toda a minha luta de mente e coração. conforme está escrito aqui? Neste versículo. mas para que isso aconteça eu tenho que estar em Cristo Jesus. a esperança de Deus almeja o inalcançável. ouvindo o Senhor. podemos até estar praticando o mal e com uma vida totalmente fora dos princípios e da pratica das boas obras e intimidade com Deus.5. c) A fonte é Deus. serei guardado dessa guerra através de Jesus Cristo. b) que Deus não desiste. para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13 R: a) Deus da esperança. essa paz é um fruto da arvore da vida. . não olha para os problemas nem para os fracassos. gozo e paz no Senhor. Mudaremos nossa visão e missão de vida. crendo nesse Deus de esperança. g) É muito difícil mudar a cosmovisão de vida de uma hora para outra. guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. vou parar de lutar contra o pecado para viver em plena harmonia com Deus. Como podemos ser recebedores de algo que excede todo entendimento? Esta paz vem de onde? Como? Peça que Deus ilumina sua mente e seu coração para compreender como a paz guarda seu coração e sua mente. R: a) Só é possível receber essa paz que excede o nosso entendimento através da graça redentora de Deus. nós vamos deixar o pecado para viver na esperança.

mas algumas listadas e outras que não está ai elas podem ver em minha vida. g) Não toda essa lista intensa. d) se pensarmos e pratica-los. tudo o que é justo. temos um exemplo de vida a ser seguido. e se há algum louvor. e o Deus de paz será convosco. gerando transformação com Deus no meio em que vivemos. 9 O que também aprendestes.d) Preciso aumentar o meu relacionamento com Cristo. e ouvistes. pois essas verdades são geradas em mim pelo Espirito Santo. c) Nessa passagem a fonte é Paulo.9. devo buscar compreender melhor a sua ação feita na cruz. Leia e medite sobre Filipenses 4:8. não tem esse peso de obrigação. porém esses atos são obras do Espirito Santo que ele aplicou em sua vida. 7. se há alguma virtude. tudo o que é verdadeiro. nisso pensai. . Em que devemos prestar atenção? Aqui temos uma lista de ordenanças? As coisas alistadas aqui tem sua fonte onde? Qual será o primeiro resultado se pensarmos nestas coisas? Sobre quem vamos aprender? O resultado deste novo entendimento será o que? Pessoas podem ver estas coisas na sua vida como podiam na vida de Paulo? Como você vai viver estas verdades? Filipenses 4: 8 Quanto ao mais. então o Deus de paz será conosco. e vistes em mim. e recebestes. pois obras foram as obras de Cristo feitas na terra em quanto Ele viveu aqui. tudo o que é puro. por isso vou buscar diariamente a sua presença. f) uma vida transformada e vivificada em Deus. E) Viver essas verdades se eu não estiver em e com Deus se torna algo penoso e insuportável. devo ir para Deus nos meus momentos de batalha interna. e o mais importante gerando transformação na nossa própria vida. tudo o que é de boa fama. irmãos. mas também são frutos do Espirito Santo que podem ser gerados em nós. isso praticai. R: a) Nas boas obras praticadas. e) Vamos aprender sobre Deus. quanto maior for o meu relacionamento e meu entendimento do caráter de Deus mais eu vou viver esses valores em minha vida. tudo o que é amável. b) não. mas sim uma imagem para nos assemelharmos. trazendo o seu reino para terra. tudo o que é honesto. pois só com Ele eu posso ser uma pessoa melhor sem ser algo penoso.