You are on page 1of 7

Ficha de Informações de Segurança

de Produtos Químicos - FISPQ
De acordo com a NBR 14725:2001
Data da emissão:
Edição substituta de

1.

21.03.2006
26.10.2005

Identificação do produto e da empresa
Identificação da substância/preparação
No. de catálogo:

104368

Nome do produto:

n-Hexano puríss.

Uso da substância/preparação
Solvente
Produção química

Empresa/identificação da empresa

2.

Empresa:

Merck S/A * Brasil * Rua Torre Eifell, 100 - Parque Rincão - Gleba A Cotia - CEP:
06705-481 - São Paulo - SP * tel/fax: +5511 4616-5431 / +5511 4614-0109

No.Telefone de Emergência:

Cotia/SP * tel.: ++5511 46165431 * fax:++5511 46140109
Rio de Janeiro * tel.: ++552124442211 * fax: ++552124442001

Composição e informações sobre os ingredientes
Sinónimos
n-caproilhidreto, n-hexilhidreto
No.-CAS:
M:
Fórmula Hill:
Fórmula química

3.

110-54-3
86.18 g/mol
C6H14
CH3(CH2)4CH3

No.-Index-CE:
No-CE:

601-037-00-0
203-777-6

Identificação dos perigos
Facilmente inflamável. Irritante para a pele. Nocivo: risco de efeitos graves para a saúde em caso de
exposição prolongada por inalação. Tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos
nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Possíveis riscos de comprometer a fertilidade. Nocivo:
pode causar danos nos pulmões se ingerido. Pode provocar sonolência e vertigens, por inalação dos
vapores.

4.

Primeiros socorros
Após inalação: Exposição ao ar fresco.
Em caso de paragem respiratória: Respiração artificial ou ventilação com aparelhagem
cardiopulmonar. Chamar eventualmente alimentaçao de oxigenio. Chamar imediatamente um médico.
Após contacto com a pele: Lavar abundantemente com água. Tirar a roupa contaminada.
Após contacto com os olhos: Enxaguar abundantemente com água, mantendo a pálpebra aberta. Consultar
um oftalmologistase necessário Depois de engolir: Atenção em caso de vómitos. Perigo de aspiração!
Manter livres as vias respiratórias.
Chamar imediatamente um médico.
Administração posterior de: Carvão activado (20-40 g, numa suspensão a 10 %).
Não beber leite. Não beber álcool.

As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos para items de catálogo estão igualmente disponíveis em www.chemdat.info

Página 1 de 7

7. Proceder à eliminação de resíduos. espuma..Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos . Não inalar os vapores/aerossóis. A formação de misturas explosivas com o ar é possível já a temperaturas normais. Outras informações: Evitar a infiltração da água de extinção nas águas superficiais ou nas águas subterrâneas. Temperatura de armazenamento: sem limitações.ex. Medidas de controle para derramamento ou vazamento Medidas de protecção para os pessoas: Evitar o contacto com a substância. Armazenagem: Conservar herméticamente fechado.chemdat. Controlo de exposição e proteção individual Parâmetros específicos de controlo EC Nome Valor Fertilidade n-hexano 20 ml/m3 72 mg/m3 R(F) 3: causa preocupação para humanos tendo possibildade de desenvolver efeitos tóxicos As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos para items de catálogo estão igualmente disponíveis em www. Indicações para o manuseamento seguro: Trabalhar com chaminé. Tomar medidas contra cargas electrostáticas.info Página 2 de 7 . Riscos especiais: Combustível. Arrefecer o recipiente com água de pulverização a uma distância segura. em local bem ventilado e afastado de fontes de ignição e de calor. Equipamento especial de protecção para o combate ao incêndio: Não ficar na zona de perigo sem aparelhos respiratórios autónomos apropriados para respiração independente do ambiente. Medidas de protecção do meio ambiente: Não permita que entre no sistema de esgotos. Em caso de incêndio formam-se gases inflamáveis e vapores perigosos. 8. de catálogo: Nome do produto: 5. Manuseio e armazenamento Manuseio Indicações sobre protecção contra incêndios ou explosões: Manter afastado de fontes de ignição. perigo de explosão Procedimentos de limpeza / absorção: Absorver com aborvente de líquidos. Medidas de combate a incêndios Meios adequados de extinção: CO2. pó. De forma a evitar o contacto com a pele. Garantir a ventilação com ar fresco em recintos fechados. p. Há que ter precaução com a ignição de retrocesso. 6. Não inalar a substância. Chemizorb®. Evitar a formação de vapores/aerossóis. Limpar a área afectada. Vapores mais pesados do que o ar.FISPQ De acordo com a NBR 14725:2001 No. mantenha uma distância de segurança e utilize vestuário protector adequado. 104368 n-Hexano puríss.

Profilaxia cutânea. As luvas de protecção a usar têm que obedecer às especificações da directiva EC 89/686/EEC e do padrão resultante EN374.kcl. Protecção dos olhos: necessário Protecção das mãos: Em contacto total: Material da luva : Espessura da camada: Tempo de ruptura: nitrilo 0.Quando houver dissolução ou mistura com outras substâncias e sob as devidas condições houver desvios aos descritos na EN374 por favor contactar o fornecedor de luvas com marcação CE (ex: KCL GmbH.50 mPa*s mm2/s -94. Roupa protectora anti-estática. A resistência dos meios de protecção aos agentes químicos deve ser esclarecida junto dos fornecedores. por exemplo KCL 730 Camatril® -Velours (contacto total).40 mm > 480 Min.3 ˚C 69 ˚C 240 ˚C (DIN 51794) c.FISPQ De acordo com a NBR 14725:2001 No.Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos . lavar as mãos e a cara. Trabalhar com chaminé. Filtro A.79 hPa As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos para items de catálogo estão igualmente disponíveis em www. Depois de terminar o trabalho. Internet: www.de).chemdat. Equipamento de proteção individual: As características dos meios de protecção para o corpo devem ser seleccionadas em função da concentração e da quantidade das substâncias tóxicas de acordo com as condições específicas do local de trabalho.c. Propriedades físico-químicas Forma: Côr: Odor: líquido incolor a benzina Valor de pH Viscosidade dinâmico (20 ˚C) Viscosidade cinemático (20 ˚C) Ponto de fusão Ponto de ebulição (1013 hPa) Temperatura de ignição Ponto de inflamação Limites de explosão inferior superior Pressão de vapor Densidade relativa de vapor (20 ˚C) não aplicavel 0.0 Vol% 8. Protecção respiratória: necessário em caso de formação de vapores/aerossóis. Em contacto com líquido derramado: Material da luva : nitrilo Espessura da camada: 0. D-36124 Eichenzell. Higiene industrial: Mudar imediatamente a roupa contaminada. 9.1 Vol% 160 2. Outro equipamento de protecção: Roupa protectora contra chamas. -22 ˚C 1. a EN374 com amostras dos tipos de luvas recomendados. Não inalar a substância. de catálogo: Nome do produto: 104368 n-Hexano puríss. Esta recomendação aplica-se apenas ao produto descrito na ficha de dados de segurança por nós fornecida bem como para a aplicação especificada. 741 Dermatril® L (contacto com salpicos).info Página 3 de 7 .11 mm Tempo de ruptura: > 10 Min.326 0. As ruturas acima descritas foram determinadas pelo KCL em testes de laboratório seg.

(in vitro) (National Toxicology Program) Mutagenicidade (teste em celulas de mamifero): micronucleos negativo (in vivo) (National Toxicology Program) Mutagenicidade bacteriana: Salmonella typhimurium: negativa.11 (calculado) (Literatura) 242-453 (Ficha de datos de seguridad externa) 10. Substâncias a serem evitadas Perigo de explosão am presença de: oxidantes fortes. Toxicidade subaguda a crónica Experiências com animais sugerem que a substância pode também conduzir a uma diminuição da capacidade reprodutora no homem. Estabilidade e reactividade Condições a serem evitadas Aquecimento forte. LD50 (oral.66 g/cm3 (20 ˚C) 0.0095 g/l 4.FISPQ De acordo com a NBR 14725:2001 No. (in vitro) (National Toxicology Program) As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos para items de catálogo estão igualmente disponíveis em www. Informação toxicológica Toxicidade aguda LC50 (inalação.Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos . (perigo de explosão!) Aquecimento. rato): 25000 mg/kg (RTECS). de catálogo: Nome do produto: 104368 n-Hexano puríss. Mutagenicidade(teste em célula de mamifero): aberração de cromossomas negativa. rato): 171. Produtos de decomposição perigosa não existem indicações Outras informações materiais inapropriados: diversos materiais plásticos. 11. Densidade Solubilidade em água log Pow Factor de bioconcentração (20 ˚C) 0.info Página 4 de 7 .6 mg/l /4 h (RTECS). Susceptível de formar misturas explosivas com o ar no estado de vapor/gás. borracha. coelho): >2000 mg/kg (Ficha de datos de seguridad externa).chemdat. LD50 (cutânea.

Perigo de opacificação da córnea. Informação ecológica Comportamento no meio ambiente: Distribuição: log Pow: 4. Depois de longa exposição ao produto: pertubações do SNC. Outras informações toxicológicas Após inalação: Irritação nas vias respiratórias. águas residuais ou solos! 13. Efeitos ecotóxicos: Efeitos biológicos: Tóxico para organismos aquáticos. após inalação directa. Toxicidade em Daphnia: Daphnia magna CE50: 2. pode verificar-se um quadro clínico semelhante ao de uma pneumonia (pneumonite química). sonolência. pulverização. Após ingestão: náuseas. sonolência. de seus restos e de embalagens usadas.1 mg/l /48 h (Literatura). cansaço. Pode causar efeitos negativos a longe prazo no ambiente aquático.info Página 5 de 7 . Após o contacto com a pele: Irritação. sonolência.FISPQ De acordo com a NBR 14725:2001 No. Outras indicações: Geralmente aplica-se aos hidrocarbonetos alifáticos com 6 a 18 átomos de carbono que podem causar pneumonia.Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos .5 mg/l /96 h (ECOTOX Database). inalação de aerossóis e similares). BCF: 242-453 (Ficha de datos de seguridad externa). Constante de Henry: 183000 Pa*m3/mol. deve-se atentar para a legislação nos âmbitos municipal. ela pode criar problemas de aspiração. Depois do contacto com os olhos: Ligeiras irritações. de catálogo: Nome do produto: 104368 n-Hexano puríss. Não permita a entrada em águas.promelas LC50: 2. Se a substância for engolida acidentalmente. em condições que só ocorrem em circunstâncias especiais (nebulização. em certos casos edema pulmonar. Prevê-se um apreciável potencial de bio-acumulação (log Pow >3).52 g/g (Literatura). Dados ecológicos adicionais: TOD: 3. Danos em: pulmões. estadual e federal. As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos para items de catálogo estão igualmente disponíveis em www.11 (calculado) (Literatura). Ao penetrar nos pulmões (vómitos!). 12. Pode ocorrer acumulação em organismos vivos. narcose. Considerações sobre tratamento e disposição Métodos de tratamento e disposição: No tratamento e disposição do produto. Após absorção de grandes quantidades: narcose. Risco de reabsorção cutânea. Toxicidade nos peixes: P. Informação adicional O produto deve ser manipulado com as precauções habituais dos produtos químicos. Após absorção.chemdat. paralisia. isto é.

203-777-6 Rótulo CE Frases S: No. Tóxico para os organismos aquáticos. Evitar acumulação de cargas electrostáticas. Informações sobre transporte Transporte terrestre ADR.4) Símbolo: F Xn N Facilmente inflamável Nocivo Perigoso para o ambiente Frases R: 48/20-62-65 Frases S: 36/37-62 Nocivo: risco de efeitos graves para a saúde em caso de exposição prolongada por inalação. Nocivo: pode causar danos nos pulmões se ingerido. 9-16-29-33-36/37-61-62 Manter o recipiente num local bem ventilado.10. II Transporte fluvial ADN.-CE: Facilmente inflamável Nocivo Perigoso para o ambiente Rótulagem reduzida (1999/45/EC. não provocar o vómito. Possíveis riscos de comprometer a fertilidade. 14. 3. As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos para items de catálogo estão igualmente disponíveis em www. Em caso de ingestão. Nocivo: pode causar danos nos pulmões se ingerido. 3. II Ems F-E S-D Transporte por via aérea CAO.chemdat. de catálogo: Nome do produto: 104368 n-Hexano puríss. Em caso de ingestão. 15. ADNR não testado Transporte por via marítima IMDG-Code UN 1208 HEXANES. Não deitar os resíduos no esgoto. Usar vestuário de protecção e luvas adequadas. Usar vestuário de protecção e luvas adequadas. 3. Consultar imediatamente um médico e mostrar-lhe a embalagem ou o rótulo. Irritante para a pele. Evitar a libertaçâo para o ambiente. Possíveis riscos de comprometer a fertilidade.info Página 6 de 7 . podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. II As informações relativas ao transporte mencionam-se de acordo com a regulamentação internacional e no formato aplicável na Alemanha. Regulamentações Etiquetas de acordo com as Directivas da CE Símbolo: F Xn N Frases R: 11-38-48/20-51/53-62-65-67 Facilmente inflamável. RID UN 1208 HEXANE. Não estão consideradas possíveis diferenças a nível nacional. Manter afastado de qualquer chama ou fonte de ignição Não fumar.Art. PAX UN 1208 HEXANES. Consultar imediatamente um médico e mostrar-lhe a embalagem ou o rótulo. não provocar o vómito. Obter instruçôes específicas/fichas de segurança. por inalação dos vapores.FISPQ De acordo com a NBR 14725:2001 No. Nocivo: risco de efeitos graves para a saúde em caso de exposição prolongada por inalação.Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos . Pode provocar sonolência e vertigens.

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos .info Página 7 de 7 . Valores de tolerância para a segurança no trabalho. Estas indicações não implicam qualquer garantia de propriedades do produto descrito. isenta a Merck de responsabilidade pelo uso indevido do produto. Outras informações Motivo para alteração Capítulo 11: informação toxicologia. O não cumprimento das informações acima. Revisão geral. de catálogo: Nome do produto: 104368 n-Hexano puríss. As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos para items de catálogo estão igualmente disponíveis em www. As indicações baseiam-se no nível actual dos nossos conhecimentos e servem para a caracterização do produto no que se refere às medidas de segurança a tomar.chemdat.FISPQ De acordo com a NBR 14725:2001 No. 16.