COLÉGIO MÁXIMO

ALUNO(A)ANO –

PRÓ

DATAATIVIDADE DE CIÊNCIAS

Perguntas referentes aos episódios do
filme Tom da Caatinga
1) Qual é a aproximação da música Asa
Branca, de composição de Luiz
Gonzaga e Humberto Teixeira, com o
bioma da Caatinga?

2) Qual é o maior drama do sertanejo
que vive no semi-árido brasileiro?

3) Como o narrador e músico Targino
Gondim descreve a Caatinga?

4) Qual a importância do conhecimento
produzido pelos habitantes da Caatinga
em seu cotidiano?

5) Explique a frase de Targino Gondim
no filme: "Não só de seca vive o
sertão".

6) Qual a origem da palavra Caatinga e
qual é o seu significado?

Comentários dos a respeito dos episódios do filme
“Tons Da Caatinga”

7) Quanto tempo dura o período de seca na Caatinga? 8) Explique qual é o Clima na Caatinga? 9) A Caatinga possui cerca de 800. . Você concorda com essa afirmação? Explique. de acordo com o sertanejo? Você concorda com essa visão? 15) Como os produtores rurais devem proceder no campo para evitar a destruição da Caatinga? 16) A sertaneja do filme afirmou que a maior riqueza do mundo é a água. 11) Qual a grande contribuição do cantor e compositor Luiz Gonzaga para o reconhecimento do bioma Caatinga no Brasil? 12) Como o sertanejo consegue sobreviver no sertão da Caatinga? 13) Por que a Floresta Nacional do Araripe foi a primeira reserva florestal criada no Brasil? 14) Qual foi à definição de área sustentável.000km2 de extensão. Quais são os estados brasileiros que tem como vegetação a Caatinga? 10) Explique a frase: "A Caatinga é a única vegetação totalmente brasileira".

Sento Sé Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir Debaixo d'água lá se vai a vida inteira Por cima da cachoeira o Gaiola vai subir Vai ter barragem no salto do Sobradinho E o povo vai se embora com medo de se afogar O sertão vai virar mar Dá no coração O medo que algum dia O mar também vire sertão Vai virar mar Dá no coração O medo que algum dia O mar também vire sertão Sá e Guarabyra .COLÉGIO MÁXIMO ALUNO(A)ANO – PRÓ DATASobradinho O homem chega e já desfaz a natureza Tira a gente põe represa. Casa Nova. diz que tudo vai mudar O São Francisco lá prá cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia Do beato que dizia que o sertão ia alagar O sertão vai virar mar Dá no coração O medo que algum dia O mar também vire sertão Vai virar mar Dá no coração O medo que algum dia O mar também vire sertão Adeus Remanso.

TEXTO 2 .. 80% da capacidade é também usada para gerar energia. a barragem. Na região. A água que irriga as plantações vem da barragem de Sobradinho. Uma aldeia indígena se instalou no local.produção responsável por 7% da energia diária consumida no Nordeste. no Norte da Bahia. “o mar tem bem vire sertão”? ____________________________________________________________________________ e) O que foi a causa de alagamento das cidades citada na música? ____________________________________________________________________________ f) As cidades citadas na música pertencem a qual Estado? ____________________________________________________________________________ g) Você conhece alguma cidade ou município de outro Estado que também tenha desaparecido por causa de alguma modificação da paisagem por humanos? ____________________________________________________________________________ h) Que outros exemplos de alagamento de cidades são apresentados nos meios de comunicação? 1. só é possível graças ao canal de distribuição de água. é fonte de vida". plantar cebola e manga. foi construída em dez anos e forma o maior lago artificial do país. conta o agricultor Ubanildo Eliseu Torres. Mas a represa trouxe também outros benefícios para a região. Antes da barragem. segundo o agricultor Josafá Dias. que produz cerca de 500 megawatts de potência . de olho nas águas do rio São Francisco represadas na barragem. Atualmente. "Aqui só se criava bode. foi construída na década de 70 para produzir parte da energia elétrica utilizada no Nordeste. São 32 famílias da tribo Trucá. como mostra a última reportagem da série Açudes e barragens do Nordeste. com 4200 km2 de área e capacidade para armazenar 34 bilhões de metros cúbicos. na Usina de Sobradinho. no Norte da Bahia. por exemplo.. "Pra nós essa água é uma bênção. comemora a cacique Rita da Silva. "não existia praticamente nada aqui". Não tinha plantio de jeito nenhum". Orgulho da engenharia brasileira.1-Sobre a música responda: a) A que o texto/a letra da música se refere? ___________________________________________________________________________ b) Em que região os autores se inspiraram para compor a música? _____________________________________________________________________________ c) Qual o rio citado na música? ___________________________________________________________________________ d) Você pode imaginar por que os autores da música dizem sentir medo da possibilidade de. gado.Reflita sobre as informações a seguir: TEXTO 1 Barragem de Sobradinho é orgulho para engenharia brasileira A barragem de Sobradinho. localizada a 46 km de Juazeiro. A água armazenada no maior lago artificial do país passou a garantir o sustento de agricultores.

muitas espécies vegetais ficam submersas. 30 mil animais foram resgatados e levados a áreas de reserva. mexe em outros três fatores climáticos: o total de chuvas. Quando o lago da barragem de sobradinho foi formado. de uma hora para outra. as construtoras de hidrelétricas têm programas de reflorestamento em suas margens. Para isso. PESCARIA ALTERADA A formação de um lago muda os hábitos da vida aquática. animais fogem para refúgios secos. causando desequilíbrio aquático. Lago das usinas altera o clima e toda a biodiversidade aquática RIO SOFREDOR O nível do reservatório das hidrelétricas precisa ser mantido em um patamar constante. BOLHAS PERIGOSAS Submersas no lago por vários anos. por conseqüência. a natureza se transforma: o clima muda. 33 mil desabrigados estão nessa situação. Alguns morreram por não se adaptar ao novo hábitat. fazendo algumas espécies de peixe sumirem e outras se multiplicarem. impede a reprodução de alguns peixes e permite a proliferação de algas. Algumas bolhas de metano são tão grandes que chegam a virar um barco pequeno de alumínio! Agora responda: TEXTO 1 TEXTO 2 TEMA CENTRAL PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DIFERENÇAS O QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO 2. que enfrentam períodos de seca e inundação CAOS CLIMÁTICO O que antes era uma floresta vira. por exemplo. faça uma lista de benefícios e prejuízo trazidos juntos com a construção da barragem de Sobradinho Norte da Bahia. Na área que recebe o grande lago que serve de reservatório da hidrelétrica. Para diminuir o problema.. Com essa bagunça. e criaram até uma organização.Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica? É um estrago e tanto. o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). que sofre variações de até 3 ºC. . E isso fora o impacto social: milhares de pessoas deixam suas casas e têm de recomeçar sua vida do zero num outro lugar. um lago. a umidade e a temperatura. Quem perde com isso é o rio que recebe a água do lago: a alteração do volume d’água desordena toda a vida aquática . espécies de peixes desaparecem. árvores viram madeira podre debaixo da inundação. os técnicos abrem e fecham as comportas dependendo do regime de chuvas. O salvamento continua até hoje: quando as turbinas param para manutenção. Essa mudança aumenta a quantidade de água que evapora e.. os peixes que entram nos dutos são retirados COMEÇAR DE NOVO No alagamento para a formação da barragem. árvores e plantas apodrecem e liberam bolhas de gás metano.Com base nas informações.sobretudo nas margens. No Brasil. as plantações que sobreviveram à inundação podem ser prejudicadas SALVAMENTO IMPROVISADO Parte da fauna que ocupava a região do lago fica ilhada com a inundação. um poluente que corrói turbinas. reduzindo a biodiversidade.

sérios prejuízos ambientais. Use MAS. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 5: Você é o escritor! O Rio São Francisco é utilizado de forma múltipla pelo homem e tem importância fundamental na integração e desenvolvimento do Brasil.Analisando o quando acima e comparando as vantagens e o prejuízo.Benefícios Prejuízo 3. você acha que a construção da uma barragem valeu à pena?Lembre-se não só da população. Essa utilização intensa gerou riquezas para o país ao mesmo tempo em que trouxe. também. através da análise da música. PORQUE ou POIS. por que preservá-lo? Siga as instruções! INTRODUÇÃO Mostre a opinião. dos textos trabalhados e dos seus conhecimentos produza um texto argumentativo com o seguinte tema: Rio São Francisco. mas também do Rio São Francisco para elaborar sua resposta. Argumente defendendo sua opinião. Sabendo da importância do Rio São Francisco. . Pode ser feita uma pergunta.

DE ACORDO COM PESQUISAS. e outras CONCLUSÃO É uma resposta à introdução. PODESE OBSERVAR QUE. uma proposta de solução do problema. Ficha de auto-avaliação Sim Escolhi um titulo adequado ao assunto? Coloquei uma idéia principal? Escrevi detalhes. ou seja. Use as expressões: UNS DIZEM QUE.DESENVOLVIMENTO Mostre os argumentos. o que te faz pensar assim. Deve-se iniciar com PORTANTO ou POR ISSO. OUTROS DIZEM QUE. explicações e exemplos sobre o a idéia principal? Segui uma seqüência lógica na exposição do assunto? Usei a pontuação corretamente? Usei linguagem adequada a um texto? Usei a pontuação correta? Fiz uma releitura ortográficos? Minha letra está legível? para corrigir erros Não .

Desculpe filho. meu filho. .Fez mal. aquele seu amigo. A partir deste texto. o Jorge. .. escrita por Moacyr Scliar. Ele disse que é um quarto muito lindo. .Disse que não sabia. Global. p. teria de fazer uma maleta com pijama. o Jorge gosta tanto de você. seria. ela aprende a não ser metida. mas tem uma coisa. . Bem. sou? . por favor. . Ela mandou dizer que espera você lá. São Paulo. foi baseada em uma notícia: “Dormir fora de Casa pode ser tormento”.Convidou você para dormir na casa dele amanhã. .. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso. .. E acho que quem tem 50 anos tem o direito de passar a noite em casa com sua mãe.. você sabe.. .Meu filho. .Bom. mamãe. que seria bom você dormir lá.Ah. essas coisas. você vai ver. .Não quero nada com a irmã do Jorge. De mais a mais.Não.O que é que ele queria? . O imaginário cotidiano. o Jorge tem um quarto novo de hóspedes e queria estrear com você. Não insista.O que é. .Claro que não. . . 2001. (B) O medo de dormir fora. 173-4) 01. que fala sobre o medo de dormir fora de casa para crianças e pré-adolescentes. mamãe.. Você esqueceu? . (C ) As consequências de dormir fora de casa. Qual o principal assunto do texto? (A) A falta de costume em dormir fora de casa. mas que achava que você vai aceitar o convite.Não me importa.Bem. Mas.. mamãe? . Assim. meu filho. Moacyr escreveu “Tormento não tem idade”. . mamãe? . . Tem até tevê a cabo.Bem. é? E por quê? .. em primeiro lugar.O Jorge tem uma irmã. você sabe que eu gosto da minha cama. (D) O medo e a falta de costume em dormir fora de casa. É uma chata.Eu não gosto de tevê.Mas. deixe eu lhe lembrar uma coisa. para terminar com essa discussão: amanhã eu não vou a lugar nenhum..COLÉGIO MÁXIMO ALUNO(A)ANO – PRÓ DATAEsta crônica.Eu faço a maleta para você. Você me está atormentando com isso.E o que é que você disse? . mamãe? Amanhã é meu aniversário. .Pois é. depois... . .. Sabe por quê. não é verdade? (Moacyr Scliar. .Você vai fazer uma desfeita para a coitada. Eu arrumo suas coisas direitinhas. E. Mas.O Jorge também disse que queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez. . do meu quarto. E a irmã do Jorge gosta muito de você. Amanhã estou fazendo 50 anos. telefonou.Esqueci mesmo. Você sabe que odeio dormir fora de casa.Não estou interessado nos desenhos do Jorge.Eu sei que ele gosta de mim. quem decide é você.Mas o quê.

porque seu amigo Jorge queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez. E a irmã do Jorge gosta muito de você”. apesar de gostar da amizade de Jorge. (C) Que seu amigo gostava tanto dele que só continuaria a amizade se ele aceitasse o seu convite de ir dormir na casa dele. (D) Que. Não esqueça de dar um título ao se texto. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 03. (B) é uma criança.” a palavra destacada se refere a quem? Justifique com um trecho do texto. 06. podemos dizer que (A) esta crônica teve o objetivo de narrar um acontecimento cotidiano. O texto que você acabou de ler é Crônica. De onde essa crônica foi tirada. Lendo o texto. porque o próprio texto relata sua idade de que faria 50 anos (D) é uma adolescente. dormir fora. (B) esta crônica teve como objetivo informar o leitor sobre alguma desculpas usadas para não dormir na casa de alguém. Por que só iremos entender. Podemos concluir que a pessoa narrada no texto: (A) é uma criança. que a personagem central não é uma criança e sim um adulto? _______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 07. 0nde podemos encontrar crônicas? Converse com seu professor e os colegas a respeito. porque sua mãe falou “o Jorge tem uma irmã. Tome como exemplo a crônica que você leu.02.. _______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Você é o escritor.. O que podemos entender que a pessoa expressa em: “Eu sei que ele gosta de mim. ela seria destruída se o convite fosse recusado. sou”? (A) Que o fato de não querer ir dormir na casa de seu amigo não significava dizer que ele não gostava de seu amigo. 08. porque percebe-se a linguagem infantil de sua mãe com ele. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso. (B) Que ele não queria ir dormir na casa de seu amigo porque não gostava dele. (C) contar uma história encantada leva o leitor ao mundo imaginário. tentando seguir a mesma estrutura. no final do texto. você sabe. (D) dar uma noticia sobre alguém que não queria dormir fora de casa. Agora é sua vez de contar uma experiência que passou ao dormir fora de casa. Você acha que o título da crônica está adequado ao assunto tratado no texto? Por quê? _______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 05. no caso. 04. (C) é um adulto. . ou qual sua fonte? _______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 09. Na Expressão “Convidou você para dormir na casa dele.

explicações e exemplos sobre o a idéia principal? Segui uma seqüência lógica na exposição do assunto? Usei a pontuação corretamente? Usei linguagem adequada a um texto? Usei a pontuação correta? Fiz uma releitura para corrigir erros ortográficos? Minha letra está legível? Sim Não .Ficha de auto-avaliação Escolhi um titulo adequado ao assunto? Coloquei uma idéia principal? Escrevi detalhes.