Reiki Runa (Rún Valdr

)

PROFESSOR DOCENTE: Maestro Shivarno

(Marcos Aurélio Cardoso)

caçador selvagem do céu. Possuidor da sabedoria oculta. regente do inferno e encruzilhadas. senhor das hostes das fadas.“Odin. eu (diga seu nome) o invoco e peço sua ajuda na grande obra. protetor do sol e do oceano. defensor da lua e pai de tudo. Hoje busco (diga sua intenção) com seu auxílio e a sabedoria das runas mágicas que estão sob sua proteção.” .

cura. Odin se submeteu a um supremo ato de auto sacrifício para obter o conhecimento secreto das runas. Estes três deuses deram às runas suas energias. nas casas. ajuda. corajoso e lutador. invocando sua proteção. os Xamãs passavam aos seus iniciados o conhecimento das runas. Odin distribuiu as vinte e quatro runas entre três deuses: Hagal. o jovem guerreiro. A vigésima quinta runa. colocavam runas nos leitos dos enfermos. correto e energético. Durante muitos séculos. Esticando-se com dificuldade conseguiu apanhá-las. A raiz composta RU é de origem indo-européia e significa mistério ou segredo. Odin transmitiu à humanidade esse conhecimento obtido sobre as palavras mágicas e também de como registrar essas palavras através do alfabeto rúnico. a "árvore do mundo". Tyr. por iluminação. Segundo os ensinamentos. de cabeça para baixo no Yggdrasil. tem mais de doze mil anos. e de irmã. Hagal. para que os homens a ela recorressem. preparando-os para que pudessem usar corretamente esta energia. pendurado pela lança. Os antigos povos usavam acreditavam que as runas possuíam poderes mágicos que poderiam defendê-los de diversos males e os xamãs antigos entalhavam as runas nas embarcações. a energia de mãe. de esposa. por nove dias e nove noites. sendo então libertado pela magia destas pedras e.INTRODUÇÃO A sabedoria das runas foi deixada aos Vikings pelo deus nórdico Odin. para se divinizar e para obter um sábio aconselhamento quando necessário. aprendeu os conhecimentos e poderes mágicos das runas. que é branca. até se dar conta das pedras rúnicas no chão. Freya e Tyr. A escrita rúnica é uma das mais antigas conhecidas. etc. representa Odin. Freya. de amante. Permaneceu suspenso. o conselheiro sábio. havendo um poder específico . cada runa está ligada à uma força determinada.

guiaime em busca da sabedoria e da paz espiritual..” (Eddas são poemas compostos pelos Vikings.” (Minha Preferida – Maestro Shivarno) Edda ou Canto rúnico de Odin “Encontrarás as runas. do fogo e da água. “Odin. senhor das hostes das fadas. protetor do sol e do oceano.” Ou “Grande Odin..) “Oh! Nornas. para o encontro de um bem maior e jamais poderão ser usadas como meio de comercialização ou charlatanismo porque sua linguagem traduz mensagens de divinação e não adivinhação.. peço ajuda e o poder de ler as Runas mágicas que estão sob vossa proteção. Hoje busco (diga sua intenção) com seu auxílio e a sabedoria das runas mágicas que estão sob sua proteção. Existem duas lendas que explicam como o deus Odin obteve o a sabedoria das Runas. eu (diga seu nome) o invoco e peço sua ajuda na grande obra. fortes e poderosos. símbolos mágicos. por isso.” Odin e as Runas . defensor da lua e pai de tudo. Freya e Baldur. guie minhas mãos e pensamentos para que minhas perguntas sejam respondidas com verdade e correção. dai a mim também a sabedoria secreta das Runas. Em nome de Thor. Mestre das Runas secretas. e pelo poder mágico do vento. como os fizeram os deuses propícios.em cada uma delas. grande senhor. caçador selvagem do céu. regente do inferno e encruzilhadas. como assim os quis o senhor da magia. bons. Verdanki e Skuld. Odin. Vós que guardais a Árvore do Mundo. vós que teceis os destinos dos homens em seus teares e que atendeis pelos nomes de Urd. como os gravou o príncipe dos sábios. Mas antes de relatar isso. devem ser usadas de forma correta para que os resultados sejam positivos e satisfatórios.. As runas são uma linguagem de magia que levam o ser à evolução interior. abaixo algumas “invocações” iniciais. Possuidor da sabedoria oculta.

Nela. o deus nórdico. deus dos Vikings. das mil facetas. o deus da poesia. Seu criador Odin o pai de todos os deuses do panteão nórdico. as Runas fazem parte da tradição cultural dos vikings. Segundo uma das lendas vikings ele ficou dependurado de cabeça para baixo na Árvore Sagrada. “OD” significa espírito. foi até açoitado pela fúria dos ventos para poder desvendar o mistério.. mas também trazia as fraquezas mortais. durante nove dias e nove noites. Mágicas e proféticas. a casa da espiritualidade. Odin tinha apenas um olho. estabelecem um elo entre o Eu e o Divino. o deus guerreiro..As runas foram idealizadas por Odin. Pois elas permitem um auto conhecimento. Mercúrio. tinha a necessidade de fazer sexo. vulnerável e aberta às mudanças. deus da escrita. é a nossa missão de perdão e humildade. avistou no chão as Runas e adquiriu o conhecimento secreto. e permaneceu sangrando com fome e com sede. Odin as divulgou entre seu povo como símbolos de sabedoria e do conhecimento de todos os mistérios dos deuses e dos homens. O número 9 é um número lunar que quer dizer a nona esfera. para obter sabedoria. O lema das Runas deveria ser: “Conhece-te a ti mesmo”. Ao término desse período. o deus dos ventos do norte. Thot. Convém lembrar que Odin era um deus e era imortal. Odin se flagelou com a própria lança. sentia todas as dores dos humanos. da antiga Escandinávia e Germânia. As Runas são um Oráculo Nórdico. da agilidade mental. passou fome e sede. . onde no mapa astral está Netuno. como Zeus do Olimpo. Nas cartas de tarô ele representa o Ermitão ou o Arcano de número 9. Odin é associado a Hermes. Num breve período de interação com as Runas nos fez estabelecer uma zona livre aonde nossa vida se torna maleável. Yggdrasil (seu tronco ligava o céu com a Terra). vento. a Árvore da Vida ou do conhecimento.

As Runas são símbolos que contém a sabedoria do deus nórdico Odin.pagãs. para transmitir informações mágicas. Aprenda a sua linguagem e deixe que elas lhe falem. sementes. ou o que preferir. A magia rúnica era amplamente usada por: sacerdotes. Você pode comprar suas runas em casas especializadas.Magia Rúnica As Runas são uma forma de escrita usada pelos iniciados de tradições ocultas . levando-o a escolha de uma melhor posição perante as situações. horas e lua apropriados. mostrando caminhos e advertindo de perigos. Elas o ajudarão a conhecer melhor a si próprio. sacerdotisas da velha religião pagã ou por um xamã (mago) era aquele que operava fora do sacerdócio oficial. esculpidos em dias. são benéficas e tolerantes. Os iniciados aceitos recebiam um anel de prata gravado com caracteres rúnicos. elas nunca o prejudicarão. ou se preferir você mesmo pode confeccioná-las usando pedras.. Eram transmitidas pelos mestres aos iniciados por via oral. Veja agora algumas maneiras de consultar as runas e o significado de cada uma delas. A magia das Runas tem poderes em todas as áreas. pois você vai precisar colocar sua mão dentro dele. Elas devem ficar guardadas em um saquinho de pano.. de preferência que não seja muito pequeno. ocultistas. . madeira.

e estas indicam uma situação que pode impedir o movimento ou que o movimento não deve ser tentado nesse momento. modificação pessoal. São elas: Ansur. iluminação. Hagal. Aett de Tyr (deus da guerra) O Mundo Espiritual. defesa. viagem. morte. Othel. Quando duas ou mais dessas runas aparecerem juntas numa leitura. Thorn. presentes. e oferecem indicadores para o resto de sua jornada interior simbólica. despertar intuitivo. Estas runas estão dedicadas a três deuses nórdicos e estão divididas em três grupos de oito. que consiste em 24 runas. Ken. Representa os primeiros passos do aspirante rumo à meta final. autoconhecimento. novos começos. nutrição. congelamento. Ciclo da autotransformação: são runas que formam um campo de energia dentro do alfabeto rúnico. Rad. é o Aett que nos conduz à nossa meta espiritual. nove se leem do mesmo modo. confere: saúde. rupturas radicais. Berkana. ou à procura para o mundo espiritual. Ainda existe uma runa somada ao alfabeto que não pertence a nenhuma das 3 famílias acima. Peorth. São eles: Aett de Frey ou Freya (deuses da fertilidade) Representa o mundo material e confere num sentido geral: fortuna. conhecidos como Aett (palavra do idioma escandinavo antigo que significa família. limitação. sabedoria. Nied. trazem sucesso e crescimento pessoal. alegrias e amor. o aspirante estará pronto para deixar os confortos do mundo material e encontrar-se com as forças da natureza no próprio reino delas. Ur. Aett de Frey. nos confere: coragem. guia espiritual. Aett de Hagal e Aett de Tyr. Eoh. proteção. Uma vez alcançado esse estágio. mudança. tribo ou clã). Ing. perdas. necessidade. é a runa do destino. Entre as 25 runas. transformações. sol. colheita. Aett de Hagall (deus das forças da natureza) O Aett das forças elementares da natureza.ALFABETO RÚNICO FUTHARK (ou Fupark) é o nome dado ao alfabeto das runas. é a quebra das necessidades impostas pelo mundo externo e a entrada no mundo regido pelas forças da natureza. . força. proteção. Daeg. as outras 16 podem ser lidas em pá ou invertidas.

(1 vez) Ou você pode preparar e programar a sintonia com antecedência: "Peço que (nome) seja sintonizado no (tempo) em (data). A sintonização. Outras vezes representada com um ponto ao centro. Peça que Odin e os guardiões para que estejam presentes. ODIN .” 3. Odin está associada à lei cósmica ou carma. . ele irá parar. ela determina todo seu destino. (1 vez)” O estudante deve dizer para receber a sintonização: “Eu aceito agora totalmente a sintonização nas Runas do Oeste enviado por (seu nome) e aperfeiçoados pela Fonte Sagrada Eterna. Mesmo no sentido invertido ela corrigirá harmonizando. 2. então de iniciar e depois de cerca de 10 minutos. A vibração do ambiente elevará. Diga mentalmente ou em voz alta: (a seu Eu Superior): "Peço que (nome) seja sintonizado as Runas (diga o nome de uma por uma). uma confiança absoluta e uma aceitação plena e disponibilidade para encarar o verdadeiro sinal do começo e do fim.Chamada às vezes de runa branca. essa runa refere à colheita do que foi plantado. SEJA CRIATIVO! Faça isso por 1-3 minutos. As Runas poderão ser utilizadas para aplicação em Reiki dentre outros rituais adaptadas às inúmeras situações. VOCÊ PODERÁ CRIAR UMA MEDITAÇÃO. Elas jamais poderão ser usadas para causar mal a outro ser vivo. em seu fuso horário / as Runas (diga o nome de uma por uma). A plenitude do TODO. essa pedra às vezes é descartada dos jogos por certos leitores por não estarem certo de sua existência. Desta forma.SINTONIZAÇÃO COM AS RUNAS 1.

Literalmente. Aconselhamento de pessoas mais experientes. para melhoria de si próprio e até de outras pessoas. Desejo de mudanças. o ser humano. o trilhar no rumo da comunicação com Deus. esta runa se interpreta por atitudes de fraternidade. Pesquise melhor suas amizades. rupturas. Planejando melhor o seu futuro. Apego materialista.Significa ligações com propriedade. avisos. Seu significado conduz ao conhecimento e sabedoria. tornando a rotina de sua vida mais agradável possível.MANNAZ . e também de separações. Ao recebimento de mensagens. "homem". são resultados disto. tanto emocional quanto financeira. novas e brilhantes idéias surgirão. Participe. Realize suas coisas com perfeição e não tenha pressa.Significa o EU. Sentido Invertido: Não há ANSUZ . retratada por maus conselhos. GEBO . Novos caminhos e novas circunstâncias de vida. Viva mais socialmente. Faça uma reflexão sobre o seu passado. Ligada ao amor. não deixando dominar. liberdade e espiritualidade. Sentido Invertido: Desvios. Sentido Invertido: A ignorância.Literalmente. influências negativas. seus hábitos e costumes. separações que. posse. "um deus". até mesmo com implicação de morte. Possibilidade de recebimento de herança. Sentido Invertido: Não culpe o outro. união ou parceria harmoniosa. Indica boa sorte. de certa forma. uma vez que heranças. presentes. força mágica. perdas. se fazem necessárias. presentes. a falha pode ser sua."Presente". Modifique-se! OTHILA . . sinais.

indica que tudo tem seu tempo certo. mesmo através de sofrimento.Esta runa se associa ao emocional. esforçando-se para pensar positivamente. Período de calma. em atividade atuante. Sentido Invertido: Problemas de saúde. associada a Saturno. ao processo espiritual. Mas é sempre bom analisar-se e verificar em que você poderá mudar para não atrair problemas. desapontamentos. Sentido Invertido: Há necessidade de recuar. "necessidade". Reconsidere seu planejamento.Iniciação espiritual. NAUTHIZ . renascimento. PERHT . com processo em negócios. mudanças benéficas. Esta runa. novas amizades. literalmente. Não se deixe tentar pelas glórias do passado. . para prosseguir.URUZ . Energia potencial. "o Senhor do Carma". Novas realizações. Possibilidade de obstáculos e de perdas financeiras. de renascimento. insuficiência pessoal. Alguns impedimentos poderão ocorrer. em dose certa. extroversão. será bom. cuidadosamente. com mudança para melhor.Não há porque lutar contra o destino. realizável. Paciência. negócios enfraquecidos. boas surpresas. ganhos inesperados e lucros. teste de força. INGUZ . Sentido Invertido: Não há.Fertilidade. Sentido Invertido: Há que controlar seus impulsos.

esperanças. Realizações materiais e espirituais. Mudanças. caso necessário. Sentido Invertido: Não há.Esta runa está ligada ao poder.Alegrias. Honestidade e justiça. Novos desafios e novas oportunidades.Transição positiva. entretanto a serenidade e o autocontrole. posses e riqueza. ALGIZ . lhe farão bem. felicidade. num jogo. Renovação interior. retira esta runa. Mantenha firme e redobrada a sua atenção e mentalize a certeza de seu progresso.EIHWAZ .Proteção e abrigo para quem. Medite e procure adequar-se as novas circunstâncias. bem aplicadas. Sentido Invertido: Cuide bem de sua saúde e não assuma responsabilidades que não são suas. Para sua proteção. . Progresso. novas energias. O surgimento de novas coisas está acontecendo. FEHU . Mantenha. Sentido Invertido: É importante prevenir-se contra possíveis perdas e frustrações. Coloque em dia os seus negócios. possíveis através de investimentos e ganhos por correta administração. analise bem suas associações e amizades. Tenha paciência e calma. Sentido Invertido: Procure dominar sua ansiedade. harmonia. WUNJO . Possibilidade de crises e de infelicidade emocional. Viagens. bem estar. de difícil realização. Abandone o projeto em mente. desvencilhando-se delas.

A liberdade e a felicidade em relacionamentos. TEIHWAZ . então. o que .plantou.Fogo. Não desanime. Inconstância. Sua colheita será. E. Sentido Invertido: Não há KANO . Possibilidade de término de relacionamento. caso seja necessário. ação. Associada à Marte.Amadurecer idéias é. atividade e aumento de poder.Colha. com regularidade. O crescimento espiritual é o renascimento da alma. Um especialista deverá ser procurado. Sentido Invertido: Há que se manter a integridade e o equilíbrio interno. BERKANA . agora. o resultado do plantio. o fim dos problemas e dos obstáculos. Na natureza. tudo é cíclico. .antes . As interligações físicas e espirituais determinam paciência. para evitar futuros sofrimentos.O progresso é fruto de iniciativa. promovendo a lei e a justiça. pronta a habitar um novo corpo físico.JERA . Talvez uma separação seja o melhor. conquista coragem e dedicação. Analise bem aquilo que bloqueia e impede a realização de seus projetos pessoais. Sentido Invertido: Possibilidade de separação. esta runa simboliza a abertura. também. também. A fertilidade é o resultado dessa observância. força de vontade. Possibilidade de casamento. Vá à luta! Sentido Invertido: Fracasso. promover o amadurecimento das pessoas. a resolução pendente de problemas. gravidez. dificuldade e falta de energia podem ocorrer.

Cancelamento de compromissos. É importante que haja compreensão e aceitação para o obstáculo temporário e as limitações naturais das circunstâncias. Possibilidade de união feliz. Controlar as emoções. contando com a sua ajuda. LAGUZ . pensamentos antes de falar. Sentido Invertido: Movimentos poderão ser bloqueados.EHWAZ .Água. Sentido Invertido: Desencontros. para solucionar problemas. um movimento e o aparecimento de um novo amor. intuição. o envio e recebimento de mensagens positivas. de modo de vida. Magnetismo pessoal. espiritualidade. Oportunidade para realização de negócios. HAGALAZ . capacidade psíquica. Sentido Invertido: Não há. alegria de viver. sabedoria. Possibilidade de falta de intuição. Haverá.Roda.Poderão ocorrer mudanças de casa.Ar. . inspiração e de sensibilidade. Situações difíceis e problemas antigos poderão retornar. será de bom proveito. Promova o autocontrole das situações e de si próprio. atividade. Viagens proveitosas. certamente. Ocasião desconfortável à negócios e relacionamentos. RAIDO . Sentido Invertido: Não seja inflexível. Nem cego! Nem se esforce mais do que seja capaz. inspiração.

SOWELU . Novo impulso à autovalorização. Sentido Invertido: Não há. retardamento. depois. esta runa significa ajuda inesperada. . Não torne decisões precipitadas. DAGAZ . proteção. filho de Odin. Vitória! Força espiritual. Renuncias. Sentido Invertido: Não há. Sentido Invertido: Não há.Aurora. É tempo de ter aprendido com ele. feliz e saudável. reconhecimento e valorização pessoal. realização. Esfriamento. É momento para árduo trabalho. muito trabalho e próspera atividade. ISA . afastamento as trevas da ignorância.Gelo. para que não haja. transformação. Não se reporte ao passado. O despertar de uma nova era. arrependimento. Aguarde os acontecimentos. Sacrifícios.Sol. Prosperidade. autoexpressão. com mágoa.Espinho. Suspensão de planos.THURISAZ . Ligada a Thor. Falta de entusiasmo. Sentido Invertido: Pode ocorrer perda súbita.

expansão. a terra dos deuses. em batalha. gerando bem estar. que era o eixo do mundo. a parte mais alta. com honra. e Valhala. na mitologia nórdica. O tronco era Midgard. Poderá ser aplicado em si. o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido. Basta apenas visualizar ou falar “ativando Arvore da Vida” sua energia começará a fluir intensamente. uma mundo sombrio onde ficavam várias árvores assombradas e solo onde não se produzia nada. Yggdrasil ou (nórdico antigo: Yggdrasill) é uma árvore colossal (algumas fontes dizem que é um freixo. Localizada no centro do universo ligava os nove mundos da cosmologia nórdica. e em outros seres vivos para harmonização. . cujas raízes mais profundas estão situadas em Niflheim.CONEXÃO YGGDRASIL “O símbolo abaixo deve ser visualizado para utilização. desbloqueios emocionais e mentais.” Na mitologia nórdica. A Arvore da vida trás a energia dos planos superiores para a Terra. ou seja. o mundo material dos homens. chamava-se Asgard (a cidade dourada). escuridão profunda com gigantes e terríveis monstros. energização. que se dizia tocar o Sol e a Lua. outras que é um teixo).

· Niflheim. Os nove mundos contidos na Yggdrasil são: · Midgard. a runa da necessidade. É representado por Ingwaz. · Jotunheim. o mundo dos anões ou elfos escuros. o mundo de fogo. o mundo dos Aesir. o mundo dos gigantes. curaria qualquer doença e até mesmo salvaria a pessoa a beira da morte.a runa do sol. É representado por Isa. e somente os deuses podem visitá-la. · Helheim. É representado por Hagalaz. · Muspelheim.Conta-se que nas frutas de Yggdrasil estão as respostas das grandes perguntas da humanidade. a runa do teixo. a runa do gelo. · Svartalfheim. a runa da troca. o mundo de gelo eterno. É representado por Elhaz. a runa do ciclo anual. · Asgard. É representado por Odin. É representado por Jera. É representado por Dagaz. Por esse motivo ela sempre é guardada por uma centúria de valquírias. o mundo dos elfos de luz. É representado por Nauthiz. É representado por Sowilo. Nas lendas nórdicas. denominadas protetoras. o mundo dos mortos. · Ljusalfheim. · Vanaheim. o mundo dos Vanir. a runa da semente. a runa do granizo. o mundo dos homens. dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta a vida e apenas um de seus frutos. a runa do dia. .

SEJA CRIATIVO! Faça isso por 1-3 minutos. Peça que Odin e os guardiões para que estejam presentes. dois pés e coronário. VOCÊ PODERÁ CRIAR UMA MEDITAÇÃO.SINTONIZAÇÃO COM A ARVORE DA VIDA 1. em seu fuso horário / na Yggdrasil (fale o nome dos 9 mundos) e visualize o símbolo da ARVORE DA VIDA entrando dentro do coração do iniciante. dois pés e coronário. Diga mentalmente ou em voz alta: (a seu Eu Superior): "Peço que (nome) seja sintonizado na Yggdrasil (fale o nome dos 9 mundos) e visualize o símbolo da ARVORE DA VIDA entrando dentro do coração do iniciante. então de iniciar e depois de cerca de 15 minutos. A sintonização. . ele irá parar. se fixando em suas duas mãos. A vibração do ambiente elevará.” 3. 2. se fixando em suas duas mãos.(diga o nome de uma por uma). (1 vez) Ou você pode preparar e programar a sintonia com antecedência: "Peço que (nome) seja sintonizado no (tempo) em (data). (1 vez) O estudante deve dizer para receber a sintonização: “Eu aceito agora totalmente a sintonização No Runa Reiki do Oeste enviado por (seu nome) e aperfeiçoados pela Fonte Sagrada Eterna.(diga o nome de uma por uma).