IMAGINÁRIOS

Contos de fantasia, ficção científica e terror - volume 1
Grandes e novos autores exploram infinitos imaginários nesta coletânea da Editora Draco. A coleção Imaginários trará, a cada volume, contos inéditos que explorarão o fantástico em todas as suas variantes, contando histórias de ontem, de hoje, de amanhã e – por que não? – de nunca. Nesse volume da coleção IMAGINÁRIOS da Editora Draco organizado por TIBOR MORICZ, SAINT-CLAIR STOCKLER e ERIC NOVELLO, os autores GERSON LODI-RIBEIRO, GIULIA MOON, JORGE LUIZ CALIFE, ANA LÚCIA MEREGE, CARLOS ORSI, FLÁVIO MEDEIROS, ROBERTO DE SOUSA CAUSO, OSÍRIS REIS, MARTHA ARGEL, DAVI M. GONZALES e RICHARD DIEGUES desafiam as fronteiras do real e apresentam excelentes histórias de fantasia, ficção-científica e terror. É hora de começar a viagem. Prepare-se para uma aventura inesquecível da primeira à última linha, numa coletânea que é um sopro de frescor no panorama da literatura fantástica nacional.
Imaginários: contos de fantasia, ficção científica e terror - volume 1 Autor: Vários Organizadores: Tibor Moricz, Saint-Clair e Eric Novello ISBN: 978-85-62942-00-6 Gênero: Literatura Fantástica Formato: 12cm x 18cm Páginas: 128 em preto e branco, em papel pólen 70g Capa: Cartão 250g, laminação fosca, com orelhas de 6cm Preço de capa: R$ 22,90 Lançamento: 28 de novembro, 2009, às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Market Place.

Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902 - Lojas 222/223/224 – Fone: 11-3474-4033

EDITORA DRACO
Draco. Do latim, dragão. A Editora Draco trabalha para fortalecer e patrocinar o imaginário brasileiro, tão nosso e único. Queremos publicar autores brasileiros, aliando design, ilustrações e tudo o que for possível para que nossos leitores sejam atraídos pela beleza das histórias e personagens que nossos livros trazem. Com isso, esperamos que nossos leitores tenham acesso ao nosso maior tesouro: a literatura fantástica brasileira.

Sobre os autores (por ordem de aparição na coletânea)
GERSON LODI-RIBEIRO autor carioca de FC e história alternativa. Publicou Alienígenas Mitológicos e A Ética da Traição na edição brasileira da Asimov’s. Autor das coletâneas de contos Outras Histórias... (1997), O Vampiro de Nova Holanda (1998), Outros Brasis (2006) e Taikodom: Crônicas (2009). Como editor, organizou as antologias Phantastica Brasiliana (2000) e Como Era Gostosa a Minha Alienígena! (2002). Trabalha desde 2004 como consultor da Hoplon Infotainment, sendo um dos criadores do universo ficcional do jogo online Taikodom. GIULIA MOON é paulistana, formada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Já foi diretora de arte, ilustradora, diretora de criação e sócia de agência de propaganda. Giulia tem três coletâneas de contos publicadas: Luar de Vampiros (2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros (Landy, 2004) e A Dama-Morcega (2006). Participou das coletâneas Amor Vampiro (2008), Território V (2009) e Galeria do Sobrenatural (2009). JORGE LUIZ CALIFE

nasceu em Niterói, é jornalista, tradutor e autor. Entre seus 10 livros publicados destacam-se a trilogia Padrões de Contato (1985, 2009) e a coletânea Sereias do espaço (2001). Vive em Pinheiral, no sul do estado do Rio e escreve sobre cinema, ciência e literartura para o Diário do Vale de Volta Redonda. ANA LÚCIA MEREGE é Mestre em Ciência da Informação e trabalha na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Escreve artigos de divulgação sobre História e Literatura e é autora do ensaio Os Contos de Fadas e das novelas O Caçador e O Jogo do Equilíbrio. Atualmente escreve romances de fantasia ambientados no universo de Athelgard, onde reside Kieran de Scyllix. CARLOS ORSI natural de Jundiaí (SP) é jornalista especializado em cobertura de temas científicos e escritor. Já publicou os volumes de contos Medo, Mistério e Morte (1996) e Tempos de Fúria (2005). Seus trabalhos de ficção aparecem em antologias, revistas e fanzines no Brasil e no exterior. ROBERTO DE SOUSA CAUSO formado em Letras pela USP, é autor dos livros de contos A Dança das Sombras (1999), A Sombra dos Homens (2004), do romance A Corrida do Rinoceronte (2006) e de Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil (2003). Seus contos apareceram em revistas e livros de dez países. Foi um dos classificados do Prêmio Jerônimo Monteiro e no III Festival Universitário de Literatura, Terra Verde (2001); e ganhador do Projeto Nascente 11 de Melhor Texto, com O Par: Uma Novela Amazônica (2008). FLÁVIO MEDEIROS JUNIOR nasceu e vive em Belo Horizonte. Escreveu durante toda a infância, por isso joga mal futebol. Um dia entendeu que poderia ser médico e escrever como hobby, ou ser escritor e exercer a medicina como hobby. Como a última opção dá cadeia, optou pela primeira. Formou-se em medicina na UFMG e tornou-se oftalmologista. Autor do romance policial de ficção científica Quintessência (2004). Tem contos publicados nas coletâneas Paradigmas 2 (2009) e Steampunk (2009). OSÍRIS REIS zanzou pela Medicina e pela Mecatrônica antes de formar-se em Audiovisual (rádio, cinema e TV) pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. É autor de Treze Milênios, saga de FC e terror, e dos contos Bandeiras (Scarium 16) e Madalena (Paradigmas 1). Participou de curtas metragens e produtos experimentais na UnB e fora

dela. Atualmente trabalha com edição de vídeo e prepara o segundo romance da saga Treze Milênios. MARTHA ARGEL é doutora em Ecologia e escritora. Seus livros mais recentes são o romance juvenil O Vampiro da Mata Atlântica (2009) e a coletânea crítica O Vampiro Antes de Drácula (2008), que organizou com Humberto Moura Neto. DAVI M. GONZALES Engenheiro por formação, especialista em Gestão da Administração Pública. Obteve premiações com seus contos, publicando nas antologias Cidade de Porto Seguro (2009); Prefeitura de Niterói (2008); Academia Niteroiense de Letras (2008); ASES (2007); UNIVAP (2005); Cataratas (2004), entre outros. Dentro da literatura fantástica, participou da Paradigmas 3 (2009); Antologia UFF (2008); FC do B (2007) e Contos Fantásticos, CBJE (2007). Acredita na literatura como forma de entretenimento, talvez a melhor. RICHARD DIEGUES é escritor profissional e editor. Reside atualmente na cidade de São Paulo. Autor dos livros: Magia – Tomo I (1997), Sob a Luz do Abajur (2007) e Tempos de Algória (2009). Também é organizador e co-autor dos livros Necrópole – Histórias de Vampiros (2005), Necrópole – Histórias de Fantasmas (2006), Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (2006), Histórias do Tarô (2007), de cinco volumes da Coleção Paradigmas (2009), além de ter participado do Livro Vermelho dos Vampiros (2009). Assessoria de Imprensa: A/C Erick Santos e Karlo Gabriel - draco@editoradraco.com

www.editoradraco.com draco@editoradraco.com editoradraco@gmail.com

IMAGINÁRIOS
Contos de fantasia, ficção científica e terror - volume 2

Grandes e novos autores exploram infinitos imaginários nesta coletânea da Editora Draco. A coleção Imaginários trará, a cada volume, contos inéditos que explorarão o fantástico em todas as suas variantes, contando histórias de ontem, de hoje, de amanhã e – por que não? – de nunca. Nesse volume da coleção IMAGINÁRIOS da Editora Draco, os organizadores TIBOR MORICZ, SAINT-CLAIR STOCKLER e ERIC NOVELLO também participam com contos fantásticos ao lado dos autores JOÃO BARREIROS, JORGE CANDEIAS, ALEXANDRE HEREDIA, SACHA RAMOS, LUÍS FILIPE SILVA e ANDRÉ CARNEIRO, criando mundos e personagens com imagens e palavras que reinventam os gêneros de fantasia, ficção científica e terror. É hora de começar a viagem. Prepare-se para uma aventura inesquecível da primeira à última linha, numa coletânea que é um sopro de frescor no panorama da literatura fantástica nacional.
Imaginários: contos de fantasia, ficção científica e terror - volume 2 Autor: Vários Organizadores: Tibor Moricz, Saint-Clair e Eric Novello ISBN: 978-85-62942-01-3 Gênero: Literatura Fantástica Formato: 12cm x 18cm Páginas: 128 em preto e branco, em papel pólen 70g Capa: Cartão 250g, laminação fosca, com orelhas de 6cm Preço de capa: R$ 22,90 Lançamento: 28 de novembro, 2009, às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Market Place.

Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902 - Lojas 222/223/224 – Fone: 11-3474-4033

EDITORA DRACO
Draco. Do latim, dragão. A Editora Draco trabalha para fortalecer e patrocinar o imaginário brasileiro, tão nosso e único. Queremos publicar autores brasileiros, aliando design, ilustrações e tudo o que for possível para que nossos leitores sejam atraídos pela beleza das histórias e personagens que nossos livros trazem. Com isso, esperamos que nossos leitores tenham acesso ao nosso maior tesouro: a literatura fantástica brasileira.

Sobre os autores (por ordem de aparição na coletânea)
JOÃO BARREIROS 57 anos. Professor de Filosofia. Senhor de uma biblioteca imensa de mais de 50.000 volumes. Tem contos publicados por todo o mundo. Autor, com Luis Filipe Silva, do romance Terrarium, de que muito se fala, mas pouco se lê. Orientou duas coleções ligadas ao gênero. Traduziu. Escreveu criticas nos jornais portugueses relativas aos pequenos horrores que por lá se publicavam, antes destas terem desaparecido de vez. Vive com sua esposa, Modesta, e com três gatos de ataque completamente psicóticos. SAINT-CLAIR STOCKLER Natural do Sul de Minas, vive no Rio de Janeiro. Tem diversos contos publicados em antologias e na Web. Mestre em literatura brasileira, tradutor e pesquisador de literaturas do imaginário. É autor do livro de contos Dias estranhos (inédito) e atualmente escreve o seu primeiro romance. JORGE CANDEIAS é português algarvio e tem desenvolvido nos últimos anos intensa atividade nos meios ligados à FC e ao fantástico dos dois lados do Atlântico (embora mais do lado de lá do que do de cá, por óbvias razões logísticas). De momento ganha a vida como tradutor, e já tem no currículo um par de traduções de que se orgulha. Também tem no currículo

um pequeno livro, Sally, (2002) e contos espalhados por publicações portuguesas, brasileiras, inglesas e argentinas, em papel e em bits. ALEXANDRE HEREDIA é paulistano desde que nasceu, há 35 anos. Foi co-criador e participante dos três volumes da Coleção Necrópole. Participou também da antologia Visões de São Paulo Ensaios Urbanos. Mais recentemente lançou os romances O Legado de Bathory (2007) e Predadores (2008). ERIC NOVELLO é tradutor, escritor e roteirista. Publicou os romances Dante, o Guardião da Morte e Histórias da Noite Carioca. Participou das coletâneas Necrópole: Histórias de Bruxaria e Paradigmas 1, com contos de fantasia urbana. Escreve críticas de cinema, música e literatura para o jornal de arte Aguarrás. Faz parte do podcast Papo na Estante, mantém o site de literatura fantástica nacional Fantastik. SACHA RAMOS jornalista na Televisão de Portugal, RTP, em Assuntos Internacionais, é artista nas horas vagas, quando escreve e pinta e sonha com outros mundos. Mora em Cascais, perto de Lisboa e aqui imaginou um futuro de jardins preversos, onde tem lugar Rosa Negra. Publicou o conto Shelob na Antologia Como era Gostosa a Minha Alienígena (2002) e é membro fundador da Simetria, Associação portuguesa de FC&F LUÍS FILIPE SILVA é autor de O Futuro à Janela (prémio Caminho de Ficção Científica em 1991), dos romances Cidade da Carne e Vinganças, e, com João Barreiros, de Terrarium. Tem contos publicados no Brasil, Espanha e Sérvia, na antologia luso-americana Breaking Windows, e na antologia representativa da FC europeia em 2007, Creatures of Glass and Light. O seu trabalho mais recente é Aquele Que Repousa na Eternidade, uma novela lovecraftiana. TIBOR MORICZ

filho de húngaros, é um paulistano nascido em 1959. Publicitário e escritor, publicou dois livros: Síndrome de Cérbero (2007) e Fome (2008). Premiado em concursos literários, tem ainda contos publicados em revistas virtuais e em papel. ANDRÉ CARNEIRO Escritor, poeta, pintor, fotografo e cineasta. Recentemente foi considerado uns dos pioneiros da Fotografia Artística Modernista no Brasil. Foi traduzido em 12 paises, sendo até hoje o escritor brasileiro de FC e Fantástico de maior prestigio no exterior. Críticos americanos, espanhóis, argentinos como Augusto Uribe, A. E. Van Vogt, Harry Harrison, Arthur Clarke, o comparam a Kafka e Camus. Foi publicado nos EUA ao lado de ganhadores do Nobel e no Brasil ao lado de Machado de Assis e Aloysio Azevedo. Assessoria de Imprensa: A/C Erick Santos e Karlo Gabriel - draco@editoradraco.com

www.editoradraco.com draco@editoradraco.com editoradraco@gmail.com

FALANDO DE IMAGINÁRIOS
O imaginário da literatura de gênero brasileira em discussão.
A cultura pop brasileira é muito rica e tem em seu folclore e dimensão continental matéria para muitas discussões. Porém, é também influenciada pela cultura pop ocidental e, com mais força recentemente, pela oriental. A velocidade atual das comunicações acelerou as chegadas dessas influências, que vêm através de diversos meios, e continuam ajudando na criação de uma literatura de gênero brasileira heterogênea e que tem conquistado mais espaço, graças às facilidades de interação entre os escritores e seu público. A discussão proposta será no sentido de entender como esses produtores de conteúdo veem as influências externas e sua importância na construção da literatura de gênero brasileira, e como têm enfrentado os problemas e aproveitado as vantagens que essa época oferece. A participação dos organizadores dos volumes 1 e 2 da coleção Imaginários Eric Novello e Tibor Moricz e os autores Alexandre Heredia, Ana Lúcia Merege, Davi M. Gonzales, Gerson Lodi-Ribeiro, Giulia Moon, Martha Argel e Richard Diegues, sob a mediação de Erick Santos Cardoso, falarão de Imaginários, perspectivas e opiniões sobre a literatura de gênero brasileira e responderão a perguntas dos convidados, no final.
Data e local: 28 de novembro, 2009, às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Market Place.

Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902 - Lojas 222/223/224 – Fone: 11-3474-4033 Participantes ALEXANDRE HEREDIA (participante de Imaginários vol. 2) é paulistano desde que nasceu, há 35 anos. Foi co-criador e participante dos três volumes da Coleção Necrópole. Participou também da antologia Visões de São Paulo Ensaios Urbanos. Mais recentemente lançou os romances O Legado de Bathory (2007) e Predadores (2008). ANA LÚCIA MEREGE (participante de Imaginários vol. 1)

é Mestre em Ciência da Informação e trabalha na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Escreve artigos de divulgação sobre História e Literatura e é autora do ensaio Os Contos de Fadas e das novelas O Caçador e O Jogo do Equilíbrio. Atualmente escreve romances de fantasia ambientados no universo de Athelgard, onde reside Kieran de Scyllix. DAVI M. GONZALES (participante de Imaginários vol. 1) Engenheiro por formação, especialista em Gestão da Administração Pública. Obteve premiações com seus contos, publicando nas antologias Cidade de Porto Seguro (2009); Prefeitura de Niterói (2008); Academia Niteroiense de Letras (2008); ASES (2007); UNIVAP (2005); Cataratas (2004), entre outros. Dentro da literatura fantástica, participou da Paradigmas 3 (2009); Antologia UFF (2008); FC do B (2007) e Contos Fantásticos, CBJE (2007). Acredita na literatura como forma de entretenimento, talvez a melhor. ERIC NOVELLO (organizador de Imaginários vol. 1 e 2) é tradutor, escritor e roteirista. Publicou os romances Dante, o Guardião da Morte e Histórias da Noite Carioca. Participou das coletâneas Necrópole: Histórias de Bruxaria e Paradigmas 1, com contos de fantasia urbana. Escreve críticas de cinema, música e literatura para o jornal de arte Aguarrás. Faz parte do podcast Papo na Estante, mantém o site de literatura fantástica nacional Fantastik. GERSON LODI-RIBEIRO (participante de Imaginários vol. 1) autor carioca de FC e história alternativa. Publicou Alienígenas Mitológicos e A Ética da Traição na edição brasileira da Asimov’s. Autor das coletâneas de contos Outras Histórias... (1997), O Vampiro de Nova Holanda (1998), Outros Brasis (2006) e Taikodom: Crônicas (2009). Como editor, organizou as antologias Phantastica Brasiliana (2000) e Como Era Gostosa a Minha Alienígena! (2002). Trabalha desde 2004 como consultor da Hoplon Infotainment, sendo um dos criadores do universo ficcional do jogo online Taikodom. GIULIA MOON (participante de Imaginários vol. 1) é paulistana, formada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Já foi diretora de arte, ilustradora, diretora de criação e sócia de agência de propaganda. Giulia tem três coletâneas de contos publicadas: Luar de Vampiros (2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros (Landy, 2004) e A

Dama-Morcega (2006). Participou das coletâneas Amor Vampiro (2008), Território V (2009) e Galeria do Sobrenatural (2009). MARTHA ARGEL (participante de Imaginários vol. 1) é doutora em Ecologia e escritora. Seus livros mais recentes são o romance juvenil O Vampiro da Mata Atlântica (2009) e a coletânea crítica O Vampiro Antes de Drácula (2008), que organizou com Humberto Moura Neto. RICHARD DIEGUES (participante de Imaginários vol. 1) é escritor profissional e editor. Reside atualmente na cidade de São Paulo. Autor dos livros: Magia – Tomo I (1997), Sob a Luz do Abajur (2007) e Tempos de Algória (2009). Também é organizador e co-autor dos livros Necrópole – Histórias de Vampiros (2005), Necrópole – Histórias de Fantasmas (2006), Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos (2006), Histórias do Tarô (2007), de cinco volumes da Coleção Paradigmas (2009), além de ter participado do Livro Vermelho dos Vampiros (2009). TIBOR MORICZ (organizador de Imaginários vol. 1 e 2) filho de húngaros, é um paulistano nascido em 1959. Publicitário e escritor, publicou dois livros: Síndrome de Cérbero (2007) e Fome (2008). Premiado em concursos literários, tem ainda contos publicados em revistas virtuais e em papel.

www.editoradraco.com draco@editoradraco.com editoradraco@gmail.com