You are on page 1of 14

. As caldeiras de alta pressão requerem água de melhor qualidade para a geração de vapor com o objetivo de preservação dos equipamentos que estão inseridos no sistema de “Utilidades”.  Atualmente quase 40% de toda a energia elétrica produzida no mundo é feita através da geração de vapor a partir do carvão mineral.

 É o setor da indústria onde estão: sistema de captação de água. torres de resfriamento. turbo geradores e o sistema de ar comprimido. tratamento primário e secundário da água. . recuperação e tratamento de condensado. caldeiras.

custo do combustível e custos globais. participação do condensado retornado. carga média de produção de vapor. pressão da caldeira. finalidade do vapor. tipo de caldeira. tipo de indústria. qualidade requerida para o vapor.         características da água. .

nas torres de resfriamento através de trocadores de calor. e nos procedimentos de tratamento de água para regeneração de resinas ou limpeza de filtros de membranas. A água tem uma distinção muito merecida na cogeração.   A Cogeração é definida como um processo de produção e utilização combinada de calor e eletricidade. Especificamente na cogeração. a água é utilizada na geração de vapor. . pois é um recurso natural e o principal meio de transporte de energia (térmica) nos processos industriais.

.

Tratamento interno da água da caldeira – controle de alcalinidade.pré-cloração / clarificação / cloração / filtração. Tratamento secundário – filtração carvão ativado / abrandamento / desmineralização. Tratamento interno da água da torre de resfriamento – controle biológico. Tratamento do condensado recuperado – filtração / aeração / desmineralização. Tratamento do vapor – este tratamento é realizado através da água de alimentação da caldeira e também do condicionamento da água dentro da caldeira. .      Tratamento primário . controle do pH e nível de corrosividade. sólidos dissolvidos.

.

.

. Drenagem: a função da drenagem contínua é a manutenção do ciclo de concentração de sólidos totais dissolvidos (STD) no sistema. Respingo: é o quanto se perde por remoção mecânica de água devido aos ventiladores. pressão e volume de água. a fim de determinar a quantidade da água de reposição: Make up= E + R + D. um balanço de massa. Dependendo da qualidade de água que alimenta a torre. Através da figura 03 podemos estabelecer. O ciclo de concentração também pode ser determinado levandose em conta a concentração microbiológica do sistema. calculados geralmente por STD ou por algum rastreador químico (tracer).    Evaporado: é o percentual de água que se perde por evaporação. ventos. em teoria. os ciclos de concentração podem variar de 3 a 8 vezes. via “make up” ou reposição.

A água de reposição é utilizada nos limites de concentração para evitar danos aos trocadores de calor e seus periféricos. .

A recuperação deste condensado significa uma recuperação de massa de água e também de calor. pois o calor latente mantém a temperatura do condensado entre 70 e 90ºC.  Recuperação da água que foi utilizada na geração de vapor e por isso foi condicionada com produtos químicos. passando pelo desaerador. após ter passado por sistemas de pré-tratamento com desmineralização por resinas ou pelo processo de osmose reversa. Este condensado deve passar pelo menos por um processo de filtração. para depois ser devolvido ao tanque de água de alimentação das caldeiras. .

.

pois a taxa de evaporação (concentração) é elevada e os sólidos antes dissolvidos começam a precipitar ou incrustar nas tubulações.   A água para uso industrial requer um tratamento para preservação dos equipamentos onde a água irá circular ou irá ser transformada em vapor. . Em geradores de vapor o problema torna-se muito maior. Em torres de resfriamento o problema se agrava devido ao ciclo de concentração provocado pela taxa de evaporação e temperatura da água na torre.