You are on page 1of 10

0

FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Luiz Roberto de Souza
Felipe Braz

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: COMUNICAÇÃO ENTRE
DISPOSITIVOS MÓVEIS E CENTRAL

Poços de Caldas
2014

de Metodologia Científica. Faculdade Pitágoras Docente: Prof.1 Luiz Roberto de Souza Felipe Braz AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: COMUNICAÇÃO ENTRE DISPOSITIVOS MÓVEIS E CENTRAL Trabalho de avaliação parcial. Silvana Murback Poços de Caldas 2014 .

........Fluxograma de programação da automação residencial.....................................Exemplo de tela para controle da iluminação de um cômodo...............................................................8 ....7 Figura 3 .........Elementos de um Kit Arduino...6 Figura 2 .......................................2 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 ......

...................5 2.............8 4 Referencias Bibliográficas ......5 2................................................................................................................................................2 Problema..................................................3 Hipótese..............................................1 Tema...................................................................................................................................4 1....................................................................................................................................................................................................................................1..............1.....................1 Código de Programação aberto............5 2..............6 2.............................................................................................4 Objetivo.....................4 1.........................4 2 Referencial Teórico.............................................................................................................2 Aplicativo no dispositivo móvel ..............................................3 SUMÁRIO 1 Introdução.................................................................1 Sistema Operacional Android.........................4 1................................................................................................7 3 Considerações Finais ...................2 Aplicativo no dispositivo móvel ...................................................9 ................................................................................4 1...........

4 Objetivo O objetivo desta pesquisa é. as residências contemporâneas vem sendo equipadas com diversos sensores. Windows Mobile e etc. 1. Estes aplicativos podem ser criados de forma a comunicar com a central da residência.1 Tema O objeto de pesquisa deste trabalho é a maneira como é feita a comunicação entre os dispositivos móveis (smartphones. câmeras.4 1 Introdução 1. alarmes e outros dispositivos que facilitam. que por sua vez recebe todas as informações dos sensores e instrumentos da residência. evidenciar as vantagens e desvantagens de se ter este monitoramento residencial. De modo a gerar uma facilidade ainda maior. todos os comandos são efetuados de dispositivos móveis utilizados em massa pela população. o dia a dia de uma pessoa. . além de entender a comunicação feita para processamento das informações. iOS.) que rodam todos os seus aplicativos. 1.3 Hipóteses Todos os dispositivos móveis utilizados em nosso cotidiano possuem um sistema operacional (Android. tablets e notebooks) e a central de uma residência integrada com automação. de forma significativa. Avaliaremos a forma com a qual é estabelecida esta comunicação entre os dispositivos móveis e a central de uma residência.2 Problema Tendo em vista o conforto e principalmente a segurança. 1.

ainda.1 Sistema Operacional Android Segundo Ricardo Lecheta. O mercado corporativo também está crescendo muito e diversas empresas estão buscando incorporar aplicações móveis com seus sistemas de beck-end para agilizar seus negócios. um modo desenvolvimento bastante poderoso. ousado e flexível (Lecheta 2009). O Android é a resposta da Google para a inovadora maneira de usar o celular. como integração com e-mail. baseada no kernel Linux. Estudos mostram que atualmente o número de aparelhos celulares no mundo supera a população mundial. e os dois sistemas tenham características diferentes como detalhes na interface. É possível que duas empresas usem o sistema operacional Android em seu celular. . A licença na qual o Android foi publicado. sistemas bancários. redes sociais. entre outras possíveis alterações (Lecheta 2009). isso também é uma vantagem para os fabricantes de celulares. software de gerenciamento de câmera. tornando este aplicativo o mais simples possível.1. Tendo em vista esta “liberdade” para qualquer pessoa programar. Programadores de qualquer parte do mundo podem contribuir para melhorar a plataforma. uma vez que qualquer pessoa interessada em colaborar com o projeto pode estudar e sugerir alterações. além de se tornar único. pode-se fazer um aplicativo de acordo com os itens instalados em uma residência. permite que alterações sejam feitas no código-fonte para criar produtos customizados sem a necessidade de disponibilização das mesmas. Já os usuários comuns usam celular de fácil navegação e com uma infinidade de recursos.5 2 Referencial Teórico 2.1 Código de Programação aberto O Android é a primeira plataforma para aplicações móveis completamente livre e de código-aberto. entre outros serviços. o mercado de celulares está crescendo cada vez mais. Consiste em uma nova plataforma de desenvolvimento para aplicativos móveis. 2. O Android é um sistema operacional voltado a dispositivos móveis com diversas aplicações já instaladas e. pois eles não precisam pagar para colocar o sistema operacional Android em seus produtos. a Apache Software Fundation (USF). o que representa uma grande vantagem para seu desenvolvimento.

6 2. Fluxograma de programação da automação residencial. pois este modelo é o que melhor se enquadra nas necessidades do usuário. . o usuário terá acesso a todas informações de sua residência. Para uma melhor compreensão do aplicativo. segue o modelo de fluxo que ocorrerá entre as telas. Figura 1. que pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel com plataforma Android. Através deste aplicativo.1.2 Aplicativo no dispositivo móvel Para o cliente esta sendo utilizada a interface através de um aplicativo para plataforma Android. além de poder controlar os serviços de acordo com a programação da central.

com facilidade. Essa plataforma é aberta e. 2. Figura 2. Abaixo segue modelo que pode ser seguido para as telas de interface. a implementação de projetos que envolvam hardware e software.7 Os layouts das telas podem ser adaptados a cada projeto feito.2 Controlador “Arduino” O Arduino consiste num kit que permite. Exemplo de tela para controle da iluminação de um cômodo. por isso. Este é o controlador que poderá fazer a interface entre o dispositivo móvel e os sensores instalados em uma residência (HORSTMANN 2008). qualquer fabricante pode desenvolver kits baseados no original. .

Wi-Fi e diversas outras. etc. Todas as plataformas estão abertas para quem quiser e se interessar em criar algo diferente ou implementar o que já existe. Esses shields são placas especificamente projetadas para encaixar nas portas do Arduino. Elementos de um Kit Arduino. com novas tecnologias.4. os kits Arduino ainda possuem suporte a outros tipos de conexão como Ethernet. Além da conexão serial. Blutooth. controladores de motores de passo. 3 Considerações Finais Ao observarmos o quanto está sendo facilitado o acesso a essas tecnologias aos programadores. porém com o passar do tempo. também. 802. os dados enviados pela porta serial (HORSTMANN 2008). No mercado existem shields para ethernet.11. Essa IDE possui recursos para facilitar a implementação dos projetos no Arduino tais como diversos exemplos de códigos e uma ferramenta denominada Serial Monitor onde é possível visualizar os dados recebidos e. A expansão das funcionalidades do Arduino através de conexões de rede pode ser auxiliada com a utilização de shields. além de bibliotecas em C++. Para a escrita dos códigos pode ser utilizado o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Arduino.8 Figura 3.15. Para a programação do microcontrolador presente no Arduino é utilizada a linguagem C. 802. O único empecilho momentaneamente é o alto custo para o cliente final. . esta não será mais uma barreira. em breve essa tecnologia atingirá a praticamente todas as residências.

Google Andrpid.9 4 Rferências Bibliográficas LECHETA. São Paulo: novatec.co. Disponível em <https://novatec. 2.br/livros/googleand>. Disponível em: <http://www. Horstmann History. R.horstmann. HORSTMANN. 2008. .com.uk/>. ed. R. 2009.