You are on page 1of 33

Dados Técnicos do

Sistema Ecobuild
Ecoprime, S.A.

Introdução

A Ecoprime
A Ecobuild é uma marca registada desenvolvida pela Ecoprime SA, empresa do grupo
Confrasilvas.
Nascido em 1993, o grupo Confrasilvas desenvolveu até 2006 a sua atividade focada na área
das cofragens, tendo um vasto portfólio que inclui obras emblemáticas, tais como a Fundação
Champalimaud, Estádio do Benfica, o Novo Hospital de Braga, entre outras.
A partir de 2006 e de acordo com as solicitações do mercado, o grupo deu início a nova
atividade, a das empreitadas de estrutura geral de betão armado.
Em cada obra, o grupo Confrasilvas executa todos os trabalhos inerentes à mesma, tais como,
estudo e montagem de estaleiro, fornecimento de todos os meios elevatórios, fornecimento e
aplicação de aço, cofragem e betão.
Desde o início, temos trabalhado para acompanhar novas exigências do mercado e ser uma
empresa de referência tanto nacional como internacionalmente. Comprometemo-nos também
com a segurança respeitando o meio ambiente e o bem-estar de todas as comunidades
envolvidas, onde cada projeto se insere.
A qualidade e o rigor do nosso trabalho têm sido reconhecidos ao longo dos anos. Desde 2008
a 2012 Confrasilvas recebeu o estatuto de PME Líder (Gold), e em 2011 o estatuto de PME
Excelência (Excelência PME) para a qualidade do seu desempenho e perfil de risco.
Em Agosto de 2011, a Confrasilvas – Cofragens, SA torna-se uma vez mais uma referência no
mercado, sendo a primeira empresa a nível nacional, dedicada à execução de estruturas de
betão armado, com a certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança.
Esforçamo-nos de uma forma sustentável, sólida e segura, para fortalecer a nossa posição no
mercado internacional.

O sistema Ecobuild
A Ecobuild é um sistema construtivo revolucionário e inovador, apresentando-se como um
método construtivo que permite um melhor produto, menor manutenção, e menor consumo.
Esta tecnologia existe há mais de 25 anos, e está presente em todo o mundo, sobretudo onde
as condições meteorológicas, sísmicas e de desgaste das matérias são mais extremas.
Este sistema permite qualquer tipo de construção, desde o Mobiliário Urbano, Moradias até
edifícios de grande dimensão como Hotéis, Escolas, ou Naves Industriais.
Este sistema caracteriza-se por:

Rápida execução,

Pouca necessidade logística em obra,

Não necessitar de meios de elevação,

Mínima manutenção durante o ciclo de vida do edifício,

Reduzido consumo de energia para garantir condições de conforto

O sistema é baseado num conjunto de painéis estruturais de poliestireno expandido ondulado,
envoltos em duas malhas de varões de aço galvanizado liso e nervurado de alta resistência,
ligadas entre si por meio de varões de aço electro soldados.
A sua forma foi especialmente desenhada para utilização de microbetão projetado, o que
associado à malha de aço (liso e nervurado) garante uma grande resistência estrutural,
enquanto o núcleo de poliestireno expandido confere o isolamento térmico e acústico.
Sendo esta uma construção monolítica, é muito utilizada em geografias em que cedências de
terras, solos pouco consistentes ou irregulares são uma realidade.
Sendo esta uma construção de elevada eficiência energética, é adotada em países onde os
consumos de energia são uma preocupação.
A Ecoprime através dos produtos e serviços Ecobuild®, disponibiliza um sistema industrializado
e modular de painéis EBS, cuja variedade de formas e acabamentos são específicos para
aplicações concretas em obra, agilizando o processo de construção e oferecendo flexibilidade ao
projeto de arquitetura.
Os painéis Baupanel dividem-se em dois grandes grupos:
 Painéis portantes/Resistentes - Painéis de núcleo de EPS (poliestireno expandido),
armados com malhasol de aço liso complementada com aço nervurado;

admite os esforços ao qua está sujeito – desprezando o contributo do microbetão nas faces. 25Mpa e 35Mpa.) assim como os resultados estão presentes no DIT que se anexa ao presente documento. O sistema Ecobuild é composto por estes painéis combinados com a aplicação de microbetão e/ou betão de central. é comprado o valor de calculo da armadura com o valor existente de armadura no painel (de fábrica) e. A descrição dos referidos ensaios (compressão. todas as fachadas são executadas utilizando painéis BPR. esforço transverso. A nível documental de ensaios oficiais efetuados ao sistema. No que toca à construção de um edifício integralmente no sistema Ecobuild. é acrescentado em obra nos elementos assinalados pelo projeto de estabilidade. se necessário. Em qualquer analise estrutural. Os resultados referentes à armadura são realizados em fábrica onde se comprovam que os varões de aço aprovisionado pelos fornecedores cumprem todas as características técnicas e mecânicas. há que ter em atenção a alteração da inercia do elemento e da malha integrativa do painel BPR. 1 Classes de microbetão possíveis: 15Mpa. Relativamente aos painéis duplos. de forma a cintar (à semelhança das vigas de periferia) todo o perímetro da edificação e também permitir rigidez estrutural do edifício nas direções X e Y ortogonais. existem uma série de ensaios realizados pelo Instituto Eduardo Torroja sobre o poliestireno expandido (EPS) e sobre o painel fabricado com microbetão aplicado. Relativamente ao modelo estrutural.Painéis de nucelo de EPS. Os ensaios referentes. . Os painéis portantes são aqueles que suportam estruturalmente o edifício e que recebem cargas dos elementos adjacentes. etc. flexão. sejam portantes ou não. armados unicamente com malhasol de aço liso. de espessuras de 10 a 20 cm.  Para elementos horizontas (Lajes) – Painel Ecobuild com camada de compressão superior de betão de central com classe mínima C25/30 com 5 cm de espessura e projeção na camada inferior de 3cm de microbetão. não representando mais-valia para a estabilidade estrutural do edifício. da seguinte forma:  Para elementos verticais (Paredes) – Painel Ecobuild com projeção de microbetão1 bilateral com espessura de 3cm por face. ao contrario dos painéis BPN que se focam no comportamento térmico e acústico do elemento. Painéis não resistentes . o calculo da estabilidade consiste simplesmente em comprovar que a secção de betão que constitui o seu interior.

numa parede estruturante com elevada eficiência energética. . Testes realizados concluíram que os diversos painéis testados resistem até cerca de 200 minutos expostos diretamente ao fogo. A inovação consiste em tornar um elemento de pequena espessura. Resistente ao fogo O Painel é Auto extinguível. Edifícios realizados com este sistema suportaram com êxito os mais severos sismos em diferentes partes do mundo. mostraram a capacidade e alta resistência destes painéis às mais diversas solicitações de dimensionamento presentes na legislação de dimensionamento estrutural. demonstraram que a estrutura passa sem danos a solicitações estimadas para terramotos de elevada severidade. confirmando empiricamente o que já se havia verificado por meio de cálculos. garantindo grande resistência ao fogo. Resistência estrutural Vários ensaios realizados em diferentes partes do mundo. e uma fácil integração com outros sistemas de construção. e cerca de 170 minutos sem perderem as qualidades de isolamento. a facilidade de manuseamento dos painéis permite realizar qualquer construção. Resistente a ciclones Resiste aos mais devastadores ciclones.Vantagens do sistema Ecobuild A versatilidade do sistema oferece elevada flexibilidade de arquitetura. Construção antissísmica Ensaios laboratoriais realizados num protótipo de dois andares à escala (Itália). sem perderem as qualidades estruturais. nas mais variadas e severas condições.

Este isolamento dá-se do exterior para o interior reduzindo entre 30dB a 50dB dependendo do tipo de painel e de frequência. águas. gás. redução de ruído e baixa manutenção. A poupança pode atingir níveis mais elevados. Leveza O seu reduzido peso permite uma utilização em qualquer construção.Elevado isolamento térmico O ganho energético é de cerca de 40%. proporciona rapidez na execução facilitando as instalações de eletricidade. quer ao nível do aquecimento como do arrefecimento. os custos com o consumo elétrico para climatização sejam reduzidos em 80%. . com um mínimo de pessoal e aparelhos de força. etc. telecomunicações. mesmo nas condições mais adversas. Isolamento acústico Os painéis têm uma absorção acústica excelente. durante o período de vida da habitação ou edifício. Estas construções proporcionam elevado conforto. Essa leveza torna também este sistema ideal para reabilitações de zonas degradadas. estima-se que. quando a necessidade de aquecimento e/ou arrefecimento é constante. Rapidez de execução A execução de construções com um produto modular e previamente preparado de acordo com as necessidades de projeto. devido ao menor esforço que as estruturas originais terão de suportar. Reduz substancialmente o consumo de energia. Economia Esta construção é bastante vantajosa. Todos estes benefícios vão ao longo do tempo proporcionar um aumento da qualidade de vida dos utentes destes edifícios.

.Resistente a explosões Foram efetuados diversos testes de resistência a explosões. Numa câmara de testes. sendo possível realizar as mais diversas formas geométricas. Flexibilidade O sistema oferece grande flexibilidade de conceção de Arquitetura. Devido ao seu peso e ao facto de todos os painéis serem estruturais (construção Auto Portante) este sistema permite soluções construtivas arrojadas. apresentando deformações muito aceitáveis. otimizada para produzir ondas de choque de maneira uniforme sobre a face dos painéis. Os resultados têm-se manifestado excelentes. Os testes têm sido realizados utilizando potentes explosivos do mercado.

 Densidade nominal de 15 Kg/m3: Utilizado nos restantes painéis.5mm em malha quadrada em ambas as faces e varões de Ø3. O suficiente para resistir à pressão do microbetão projetado.Ficha Técnica dos Materiais.0mm de classe A500NR com limite elástico de 500MPa Aço Galvanizado Varões de aço galvanizado liso de Ø2.15 mmHg.dia/g. Poliestireno Expandido O poliestireno expandido utilizado na fabricação dos painéis é uma material pertencente à Euro classe E e é utilizado com dois níveis de densidade.m2.  Alongamento mínimo: >5%  Galvanização mínima: 40g/m2 .cm Tensão de compressão a 10% de deformação: >50KPa Resistência à flexão: >100KPa Aço Nervurado Varões corrugados de Ø5. Outras características:     Condutividade térmica: 0.0mm conectores transversais das malhas de face. em função do painel fabricado:  Densidade nominal de 25 Kg/m3: Utilizado em painéis duplos (BPD) para resistir ao impulso provocado pelo betão vertido no núcleo do painel.039W/mK Resistência ao vapor: 0. Ambos com limite elástico de 620 MPa e tensão de rotura de 700MPa.

No que toca ao microbetão.Betão e Microbetão Os betões a utilizar serão betões que cumpram os requisitos das normas em vigor e que se enquadrem nos requisitos do projeto em questão.5 N/mm2 Agregados naturais de granulometria entre 0 e 6 mm Relação água/cimento <0. medido desde a onda exterior do núcleo de EPS. Os betões serão idealmente de origem controlada e preparados em fábrica.52 Agua na amassadura de acordo com as prescrições do fabricante. terão de ser respeitadas as seguintes normas:      Utilização de cimentos de classe resistente mínima de 32. Se os betões forem executados em obra. deverá ser aplicado com uma espessura mínima de 3cm por face. Relação volumétrica de cimento/areia de 1:3 a 1:4 .

5cm.Elementos Ecobuild Painel Simples BPR/BPN O Painel BPR está concebido enquanto elemento com qualidades estruturais (BPR para elementos verticais. A presença da malha nervurada permite que o painel. Todos os painéis possuem uma largura standard de 1. seja utilizado enquanto elemento estrutural.125m e com a altura definida de acordo com o requerido em projeto. No caso do Painel BPR: 14 malhas galvanizadas lisas com diâmetro de 2.50cm.125m.25x6. BPF para elementos horizontais – Ver próximo capitulo) permitindo a construção de edificações integralmente no sistema Ecobuild (ou em combinação com outras soluções estruturais). O painel é constituído por uma alma em poliestireno expandido (EPS) à qual se agregam duas malhas electro soldadas – uma por cada face – unidas transversalmente por uma razão de 80 conectores por m2. A espessura da alma de EPS é variável e pode assumir valores de 4 a 20cm que são escolhidos de acordo com o isolamento acústico e térmico previsto em projeto. Na direção transversal do painel existe uma armadura galvanizada lisa de 2. . As malhas que compõem o painel possuem um total de 20 barras de aço por cada 1.5mm de diâmetro com espaçamento de 6. por si só. Esta composição permite que o painel. se comporte enquanto secção composta. obtendo-se uma malha de 6. após betonagem.5mm e 6 barras de aço nervurado de 5mm.

5mm c/ 65mm (Aço Liso Galvanizado) Armadura de Aço Nervurado Classe A500NR Armadura de Aço Liso Galvanizado Fyk= 620 MPa EPS Densidade = 15Kg/m3 Espessura = 4-20 cm Recobrimento de Microbetão Min 30mm Armadura Longitudinal Características BPN: Armadura Longitudinal 6 Ø5.5mm c/ 65mm (Aço Liso Galvanizado) Armadura de Aço Liso Galvanizado Fyk= 620 MPa EPS Recobrimento de Microbetão Densidade = 15Kg/m3 Espessura = 4-20 cm Min 30mm . Características BPR: Armadura Transversal 6 Ø5.5mm (Aço Nervurado) Armadura Transversal Ø2. Consta com os mesmos elementos atrás descrevidos para o painel BPR com exceção do aço nervurado.5mm (Aço Nervurado) 14 Ø2.5mm (Aço Liso Galvanizado) Ø2.O Painel BPN está concebido enquanto elemento vertical com qualidade de fechamento – não resistentes.

80 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 50.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.6 dBA (curva de ponderação A) . Microbetão (face exterior): 5. EPS: 5cm 3.5cm Espessura Total: 12.5cm 2. EPS: 5cm 3.5cm Espessura Total: 16.64 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 175.Painel Simples BPR/BPN 50 Parede Simples 1.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.5cm 2.80 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43. Microbetão (face exterior): 3. Microbetão (face interior): 5.4 dBA (curva de ponderação A) Painel Simples BPR/BPN 50 – Entre Unidades de Uso Diferente Parede Simples 1.64 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 275. Microbetão (face interior): 3.

5 dBA (curva de ponderação A) Painel Simples BPR/BPN 80 Parede Simples 1.5cm 2.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.55 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 175. Microbetão (face interior): 3.5 dBA (curva de ponderação A) . EPS: 6cm 3. Microbetão (face exterior): 3.Painel Simples BPR/BPN 60 Parede Simples 1. Microbetão (face interior): 3.5cm 2. Microbetão (face exterior): 3.90 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43.20 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43. EPS: 8cm 3.5cm Espessura Total: 15.43 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 176.5cm Espessura Total: 13.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.

5cm 2. Microbetão (face exterior): 3.5cm 2.50 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43. Microbetão (face exterior): 3. EPS: 10cm 3.5 dBA (curva de ponderação A) .5 dBA (curva de ponderação A) Painel Simples BPR/BPN 120 Parede Simples 1.5cm Espessura Total: 117.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.35 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 176. Microbetão (face interior): 3.80 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43.5cm Espessura Total: 19.Painel Simples BPR/BPN 100 Parede Simples 1.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0. EPS: 12cm 3. Microbetão (face interior): 3.30 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 176.

6 dBA (curva de ponderação A) Painel Simples BPR/BPN 160 Parede Simples 1.10 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43.5cm Espessura Total: 21. Microbetão (face interior): 3.26 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 177. Microbetão (face interior): 3. Microbetão (face exterior): 3.6 dBA (curva de ponderação A) .5cm 2.5cm Espessura Total: 23.5cm 2.Painel Simples BPR/BPN 140 Parede Simples 1.40 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43. EPS: 14cm 3.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.23 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 177.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0. EPS: 16cm 3. Microbetão (face exterior): 3.

0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.70 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43.21 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 177.70 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43. EPS: 18cm 3.Painel Simples BPR/BPN 180 Parede Simples 1. Microbetão (face interior): 3.5cm 2.6 dBA (curva de ponderação A) Painel Simples BPR/BPN 200 Parede Simples 1.21 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 177. Microbetão (face exterior): 3.5cm 2.5cm Espessura Total: 25.5 dBA (curva de ponderação A) . Microbetão (face exterior): 3.0 cm Eficiência Energética Umédio= 0.5cm Espessura Total: 25. EPS: 20cm 3. Microbetão (face interior): 3.

respetivamente. Nos projetos de estabilidade das lajes está representada a armadura de reforço de aço nervurado a acrescentar aos painéis BPF. Na face superior possui uma camada de compressão em betão de central com 5cm. Estes reforços dividem-se em reforços inferiores e superiores para as zonas de momento positivo e negativo.Painel Laje BPF O painel Laje é exatamente o mesmo painel que o do tipo BPR variando unicamente a sua disposição em obra e modo de trabalho face às solicitações da estrutura. .

5cm Espessura Total: 18.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43.5 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93. 2. U= 0. Betão de Central (face superior): 5.2 dB Painel Laje BPF 120 Laje 1. Betão de Central (face superior): 5.31 W/ (m2W) Udescendente= 0.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.21 W/ (m2W) Udescendente= 0.5 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.30 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.Painel Laje BPF 100 Laje 1. 3.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 43.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0. 3.2 dB .5cm Espessura Total: 20. 2.31 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 214. U= 0.21 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.00 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.0cm EPS: 10cm Microbetão (face inferior): 3.29 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.37 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 214.0cm EPS: 12cm Microbetão (face inferior): 3.

5cm Espessura Total: 24.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39.2 dB . U= 0. Betão de Central (face superior): 5. U= 0.27 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 214.0cm EPS: 14cm Microbetão (face inferior): 3. 2.24W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 214. 3.0cm EPS: 16cm Microbetão (face inferior): 3.90 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.2 dB Painel Laje BPF 160 Laje 1.5cm Espessura Total: 22.23 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie. Betão de Central (face superior): 5.60 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125. 2.26 W/ (m2W) Udescendente= 0.23 W/ (m2W) Udescendente= 0.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0. 3.Painel Laje BPF 140 Laje 1.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.26 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.

2.5cm Espessura Total: 28. 3.21W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 215.Painel Laje BPF 180 Laje 1.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39.18 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie. Betão de Central (face superior): 5.2 dB Painel Laje BPF 200 Laje 1. Betão de Central (face superior): 5. U= 0.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.5cm Espessura Total: 26.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.20 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.19 W/ (m2W) Udescendente= 0.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39.20 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.19 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 215.0cm EPS: 18cm Microbetão (face inferior): 3.2 dB .20 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.0cm EPS: 20cm Microbetão (face inferior): 3. 2.21 W/ (m2W) Udescendente= 0. U= 0. 3.

Desta forma é assegurada a eficiência térmica e o recobrimento destes elementos em caso de incendio. embora. É importante referir que. No entanto. devido à colaboração dos paramentos verticais superiores e inferiores e das malhas que compõem este painel. Por exemplo: Painel BPU 120. ao contrario dos painéis BPF. Estes painéis são dimensionados e trabalham para funcionar numa única direção de carga.5cm. unidas por conectores. As secções de nervuras são delimitadas por recortes no painel de EPS que serão posteriormente armadas e betonadas. Por isso. o numero que acompanha a sigla BPU se refere à altura do nervo e não à espessura de EPS. há que ter em conta que cada piso se comporta como uma viga Vierendeel – viga reticulada simplificadamente modelada por um conjunto de elementos horizontais ligados por barras verticais rígidas – treliça ortogonal. . não se descarta por completo a hipótese deste tipo de laje trabalhar na outra direção ortogonal.Painel Laje BPU O painel Laje BPU é um tipo de painel que se assemelha bastante a uma laje aligeirada nervurada unidirecional. possui um nervo de 12cm com base de 4cm de EPS. somando a camada de compressão de 5cm e a camada inferior de microbetão projetado de 3. Estas secções têm uma largura standard de 10cm e uma altura variável de acordo com o painel a utilizar. Os painéis são dotados de malha galvanizada de aço liso em ambas as faces. Há que ter em conta a peculiaridade do sistema Ecobuild nomeadamente no âmbito das lajes: Todas as paredes/elementos verticais colaboram ativamente na distribuição dos esforços de forma a repartirem-se sobre todos os elementos do sistema. tal situação é desprezada no cálculo estrutural.5cm obtém-se uma laje com a espessura total de 24. garantindo sempre uma espessura mínima de 4cm de EPS nestas mesmas secções.

Betão de Central (face superior): 5.61 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.59 W/ (m2W) Udescendente= 0. 2.2 dB .54 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie. 3.10 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.5cm Espessura Total: 24.61 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 267.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39.Painel Laje BPU 100 Laje 1.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39. Betão de Central (face superior): 5. 3.56 W/ (m2W) Udescendente= 0.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.0cm Viga Unidirecional de betão: 12cm EPS: 4cm Microbetão (face inferior): 3. 2. U= 0. U= 0.0cm Viga Unidirecional de betão: 10cm EPS: 4cm Microbetão (face inferior): 3.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.5cm Espessura Total: 22.63W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 258.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0. 4.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93. 4.10 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.2 dB Painel Laje BPU 120 Laje 1.

U= 0.10 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125. Betão de Central (face superior): 5.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93. U= 0. Betão de Central (face superior): 5.Painel Laje BPU 140 Laje 1. 3. 4. 3.10 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.0cm Viga Unidirecional de betão: 14cm EPS: 4cm Microbetão (face inferior): 3.5cm Espessura Total: 26. 2.2 dB Painel Laje BPU 160 Laje 1.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93. 4.0cm Viga Unidirecional de betão: 16cm EPS: 4cm Microbetão (face inferior): 3.2 dB .54 W/ (m2W) Udescendente= 0.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.5cm Espessura Total: 24.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39. 2.52 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.56 W/ (m2W) Udescendente= 0.50 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.56 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 285.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.58 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 276.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39.

2. U= 0.10 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.50 W/ (m2W) Udescendente= 0. Betão de Central (face superior): 5.0cm Viga Unidirecional de betão: 18cm EPS: 4cm Microbetão (face inferior): 3. 4.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.52 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 302. U= 0.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39.5 cm Eficiência Energética Uascendente= 0.47 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie.Painel Laje BPU 180 Laje 1.2 dB Painel Laje BPU 200 Laje 1.0cm Viga Unidirecional de betão: 20cm EPS: 4cm Microbetão (face inferior): 3.52 W/ (m2W) Laje exposta à intempérie. 3.8 dBA (curva de ponderação A) Nível Global de pressão de ruido de impactos: 93.54 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 293.5cm Espessura Total: 32.2 dB .5cm Espessura Total: 30.00 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 39. 2. 4. Betão de Central (face superior): 5. 3.10 Kg/m2 Massa superficial de elemento Base: 125.48 W/ (m2W) Udescendente= 0.

dotado com EPS de densidade superior (25 Kg/m3). sendo posteriormente preenchido com betão de central vertido em obra. Características BPD: Malha Externa Armadura Longitudinal Ø2. estes painéis devem ser reforçados com armadura nervurada de Ø8 a cada 50cm em posição horizontal tanto na face interior como na face exterior deforma a evitar a abertura dos painéis pelo impulso provocado pelo betão ao ser vertido no painel.Painel Duplo BPD O painel duplo BPD é uma variante do sistema de paramentos verticais BPR/BPN. O espaço interior que fica entre os painéis de EPS possui uma malha interna de varões de aço com Ø5mm espaçados de 100mm.0mm (80 m2) Características do Aço fyk = 600 N/m2 ftk = 680 N/m2 Malha Interna Armadura Longitudinal Ø5mm c/ 100mm Armadura Transversal Ø5mm c/ 100mm Características do Aço A500 NR . O espaço interior pode ter espessuras de 10 a 20 cm As faces exteriores são acabadas com uma espessura mínima de 3cm de microbetão em cada face. Este elemento intermédio do muro poderá ser reforçado de acordo com as suas necessidades de estabilidade estrutural.5mm c/ 65mm (Aço Liso Galvanizado) Armadura de conexão Ø3. Quando em obra. É constituído por dois painéis simples colocados em paralelamente e conectados por armaduras que permitem a solidarização de todas as camadas de muro acabado.5mm c/ 65mm (Aço Liso Galvanizado) Armadura Transversal Ø2.

5 cm Eficiência Energética Ufachada= 0.7 dBA (curva de ponderação A) Painel Duplo BPD 120 Laje 1. 3. 5.Painel Duplo BPD 100 Laje 1.5cm Espessura Total: 27.7 dBA (curva de ponderação A) . 2.0cm EPS: 5cm Betão Armado: 10 cm EPS: 5cm Microbetão (face interior): 3.0cm EPS: 5cm Betão Armado: 12 cm EPS: 5cm Microbetão (face interior): 3. Microbetão (face exterior): 4. Microbetão (face exterior): 4.1 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 59.35 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 439.5 cm Eficiência Energética Ufachada= 0.35 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 489. 2.36 W/ (m2W) Upano intermédio = 0. 5.36 W/ (m2W) Upano intermédio = 0. 3. 4. 4.1 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 59.5cm Espessura Total: 29.

7 dBA (curva de ponderação A) Painel Duplo BPD 160 Laje 1.5cm Espessura Total: 31.5cm Espessura Total: 33.35 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 539.5 cm Eficiência Energética Ufachada= 0. 5.36 W/ (m2W) Upano intermédio = 0. 3. Microbetão (face exterior): 4. 5.Painel Duplo BPD 140 Laje 1.36 W/ (m2W) Upano intermédio = 0. 3.35 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 589. 4.0cm EPS: 5cm Betão Armado: 14 cm EPS: 5cm Microbetão (face interior): 3. 2. 4.7 dBA (curva de ponderação A) . 2.1 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 59. Microbetão (face exterior): 4.1 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 59.0cm EPS: 5cm Betão Armado: 16 cm EPS: 5cm Microbetão (face interior): 3.5 cm Eficiência Energética Ufachada= 0.

0cm EPS: 5cm Betão Armado: 20 cm EPS: 5cm Microbetão (face interior): 3. 5.35 W/ (m2W) Upano intermédio = 0.0cm EPS: 5cm Betão Armado: 18 cm EPS: 5cm Microbetão (face interior): 3. 4. Microbetão (face exterior): 4.5 cm Eficiência Energética Ufachada= 0.5 cm Eficiência Energética Ufachada= 0.7 dBA (curva de ponderação A) .5cm Espessura Total: 35. 3.5cm Espessura Total: 37.34 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 639. 2. 3.36 W/ (m2W) Upano intermédio = 0. 4. 5. Microbetão (face exterior): 4.34 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 689.1 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 59.Painel Duplo BPD 180 Laje 1. 2.7 dBA (curva de ponderação A) Painel Duplo BPD 200 Laje 1.1 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 59.

5mm Armadura Transversal Ø2.5mm c/ 65mm (Aço Liso Galvanizado) Armadura de conexão Ø3. Características BPJ: Malha BPR Armadura Longitudinal 14 Ø2.0mm Armadura Transversal Ø2.0mm (80 m2) Características do Aço fyk = 600 N/m2 ftk = 680 N/m2 Malha BPN Armadura Longitudinal 20 Ø2.Painel de Junta de dilatação Esta tipologia de painel trata-se de uma variante do painel BPR/BPN e é utilizado para resolver problemas de dilatação.5mm / 6 Ø5. É constituído por um painel simples e três malhas paralelas (duas BPR e uma BPN) interconectadas por 80 conectores galvanizados por metro quadrado. O espaço interior entre as malhas é preenchido por betão vertido em obra. É em tudo semelhante a um painel BPN de 50 ao qual se acrescenta uma malha num dos lados.5mm Características do Aço fyk = 600 N/m2 ftk = 680 N/m2 .

3 dBA (curva de ponderação A) . 2. 3.5cm Espessura Total: 16.64 W/ (m2W) Eficiência acústica Massa Superficial: 288.5 cm Eficiência Energética Ufachada= 0. Microbetão (face exterior): 8.1 Kg/m2 Índice Global de Redução Acústica: 51.0cm EPS: 5cm Microbetão (face interior): 3.Painel Duplo BPJ Laje 1.67 W/ (m2W) Upano intermédio = 0.

para o elemento mais desfavorável. variando consoante a sua espessura. A utilização dos painéis de divisória interiores totalmente encastrados nas lajes confinantes (superior e inferior) elimina os efeitos devido a momentos nos painéis verticais da edificação. b: Braço de momento A diferença entre o valor do momento próprio do painel e o obtido pelo cálculo da estrutura indicará a secção de aço a adicionar por metro transversal de laje: Aad = M / (fyd x b) . A1 : Área de armadura de aço nervurado de 5 mm. As uniões entre painéis serão efetuadas de acordo com os detalhes construtivos que constam nas peças desenhadas. Determina-se também a secção de aço adicional a acrescentar aos painéis de laje para que. em conjunto com o betão/microbetão. Mpanel = [ ( fyd1 x A1 ) ] x b Onde: Mpanel: Momento resistente do painel. a espessura da secção mais desfavorável é de 6cm (resultante da soma das espessuras mínimas das duas faces de microbetão do painel). Será demonstrado que o betão dos elementos verticais trabalha à compressão a uma tensão inferior à admissível. é considerada enquanto viga com uma secção com um metro de largura pela espessura do painel (com capa de compressão). trabalhem abaixo das suas tensões admissíveis de cálculo sobre as cargas atrás previstas a aplicar No cálculo dos painéis de laje.Cálculo do sistema Ecobuild A estabilidade da estrutura é assegurada pela disposição dos elementos verticais (nas direções x e y . Com estas premissas a estrutura é estável sendo necessário comprovar a resistência dos elementos mais desfavoráveis. Do cálculo da viga obtém-se a secção de ferro a adicionar por metro transversal na laje.de perímetro e divisórias interiores) assim como pelas lajes. fyd1: Resistência de cálculo de armadura de aço nervurado de 5 mm (fyk = 500 MPa). Por simplicidade de cálculo os apoios da laje são considerados enquanto articulados. o betão da camada de compressão irá trabalhar à compressão enquanto o esforço de tração é suportado pela armadura inferior. Para a verificação da resistência à compressão. Nesta viga.

Neste caso as tensões principais são absorvidas sem inconvenientes na proximidade das zonas de descarga e pelo conjunto dos materiais unidos à malhas de reforço e conectores transversais.  Os esforços de tração são absorvidos pelas armaduras de aço nervurado.Onde: Aad : Secção de aço adicional M : Diferença entre Momento de cálculo e momento próprio do painel. em tudo semelhantes à das lajes convencionais mas com melhor distribuição: De menor diâmetro (máximo de 10 mm) e menor espaçamento. fyd : Resistência de cálculo de armadura de aço nervurado adicional. . pelo que as compressões são totalmente absorvidas pela secção em questão. estuda-se a necessidade de armadura adicional para os momentos negativos. se bem que em lajes moderadamente delgadas.  No caso de lajes com apoios intermédios. flecha e fissuração considera-se uma laje de espessura equivalente de betão armado.  O comportamento ao esforço transverso é similar. a solicitação de corte é praticamente desprezível em comparação com a flexão. sendo o estudo análogo a uma viga continua com apoios intermédios. asseguram melhor comportamento. Para a verificação da resistência à flexão. Tendo em conta:  O eixo neutro das secções se encontra totalmente dentro da camada de compressão de betão.

Rua Camilo Castelo Branco.pt . nº 18 Telefone: (351) 21 973 1653 2660-182 Santo Antão do Tojal E-mail: geral@ecobuild.ecobuild.pt Portugal Web site: www.