You are on page 1of 10

Percepção e Estruturação Musical

Atividade de Portfólio – 7ª semana
1. Conforme o exemplo, classifique os intervalos abaixo determinando sua
classificação numérica (2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª ou 8ª), qualitativa (maior, menor,
justo, aumentado ou diminuto) e direção (ascendente ou descendente):

Detalhando a correção:

Passo 1: Primeiramente fazemos a classificação numérica do intervalo (ou
seja, quantas notas ele tem).
Mi – fá – sol – lá – Si
1
2 3
4 5
Temos então um intervalo de 5ª (5 notas).
Observe que esta classificação é prioritária! Não importa as alterações que o
intervalo contenha (elas podem ser deixadas de lado neste primeiro
momento), trata-se de um intervalo com 5 notas, portanto é uma 5ª!
Passo 2: Agora precisamos classificar qualitativamente o intervalo, e para isso
precisamos determinar o número de tons e semitons que ele possui:

Vemos que a 5ª que possui 3 tons é uma 5ª diminuta. complementar). ou seja: Ré# – mi – fá – sol – lá – Si 1 2 3 4 5 6 . postada em material complementar). temos uma 5ª diminuta ascendente.Observe o número de tons e semitons: entre mi e si bemol temos 3 tons (ou 2 tons e 2 semitons). Como a primeira nota é mais grave do que a segunda. Passo 1: Classificação numérica do intervalo: Si – lá – sol – fá – mi – Ré# 1 2 3 4 5 6 Não fará diferença se você preferir contar da nota mais grave para a mais aguda (ver pdf do encontro presencial em mat. Vamos consultar a tabela com as dimensões dos intervalos (aquela do encontro presencial.

não importam as alterações. é um intervalo de 2ª. Passo 1: Qual a sua classificação numérica? São duas notas. Agora vamos olhar este intervalo no teclado: . Passo 2: Quantos tons e semitons tem esta 6ª? Observe no teclado: Observamos 4 tons.Temos um intervalo de 6ª (6 notas). portanto um intervalo de 2ª! Sol – Lá 1 2 Não podemos classificar como um intervalo de 1ª. como muitos fizeram. Como a primeira nota é mais aguda do que a segunda. Este foi um dos exercícios que deu mais confusão nas respostas. Se há duas notas. Agora vamos para a tabela: Vemos que a 6ª que possui 4 tons é uma 6ª menor. temos uma 6ª menor descendente.

Considerei corretas as respostas com “uníssono”. É um intervalo como qualquer outro. e sua classificação correta é 2ª diminuta. intervalo inexistente. visualmente temos um intervalo ascendente. mas auditivamente (ou musicalmente) não existe movimento ascendente ou descendente. mas não deixam de formar um intervalo de 2ª (porque são duas notas). 2ª nula. Quanto à direção do intervalo (ascendente/descendente): neste caso.Passo 2: Veja que não existe dimensão entre as notas sol e lá dobrado bemol. As duas notas formam um uníssono. A resposta poderia ser tanto 2ª diminuta como 2ª diminuta ascendente. O que nos diz a tabela sobre este intervalo? Uma 2ª que sem dimensão entre suas notas (uníssono) é uma 2ª diminuta. Observe que não existe 2ª zero. porque há duas notas na sua formação. Não pode ser chamada de 1ª. etc. Passo 1: Classificação numérica: .

Passo 1: Intervalo de 4ª (Lá – S i – Dó – Ré = 4 notas).Si – lá – sol – fá – mi – ré – Dó 1 2 3 4 5 6 7 Dó – ré – mi – fá – sol – lá – Si ou ainda São 7 notas. Passo 2: Quantos tons e semitons? Observe o teclado! De dó dobrado sustenido a si. temos uma 7ª diminuta descendente. intervalo de 7ª. Como a primeira nota é mais aguda que a segunda. Passo 2: Quantos tons e semitons? . temos 4 tons e 1 semitom. Voltando à tabela: A 7ª que possui 4 tons e 1 semitom é uma 7ª diminuta.

Sendo a primeira nota mais grave do que a segunda. conforme o exemplo: Detalhando a correção: . Escreva as notas que formam os intervalos pedidos com as notas dadas. portanto. 2. uma 4ª diminuta (tabela). temos uma 4ª diminuta ascendente.Temos uma 4ª com dois tons.

então teremos que usar o Si# como resposta. Observando o teclado. como é descendente temos Dób – Si. Como no exercício anterior. Não pode ser o dó! Fá – Dó é uma 5ª e não uma 4ª! 2. então. vemos que a resposta correta é o Sib. e vemos que a segunda menor tem 1 semitom. Haverá alterações? Foi pedida uma 4ª aumentada. contamos 3 tons (6 semitons) ascendentemente: Já vimos que o intervalo tem que ser formado pelas notas fá e si. é a classificação numérica do intervalo. a primeira coisa a ser observada. A segunda alternativa pede uma 2ª menor descendente. como vimos pela classificação numérica.sol – lá . Se eu preciso de uma 4ª partindo do fá sustenido. preciso contar 4 notas: Fá# . A 4ª aumentada tem 3 tons (veja tabela). . Primeiramente a classificação numérica: a 2ª tem duas notas.Vejamos a primeira alternativa: 4ª aumentada ascendente. E as alterações? Vamos novamente para a tabela. Partindo do Fá#.Si 1 2 3 4 O intervalo então será formado pelas notas Fá# e Si. partindo do Dó bemol.

partindo do Si. . Observando o teclado. A terceira alternativa pede uma 5ª justa ascendente. Primeiramente a classificação numérica: a 5ª tem cinco notas.3. e vemos que a 5ª justa tem 3 tons e 1 semitom. como é ascendente temos Si – Dó – Ré – Mi – Fá Haverá alterações? Vamos novamente para a tabela. 4. vemos que a resposta correta é o Fá#.

e vemos que a 3ª Maior tem 2 tons. . E as alterações? Vamos novamente para a tabela. partindo do Ré dobrado bemol.Fá. vemos que a resposta correta é o Si x (dobrado sustenido). A quinta alternativa pede uma 6ª maior descendente. Primeiramente a classificação numérica: a 6ª tem seis notas. e sendo ascendente temos Sol x (dobrado sustenido) – Si. como é descendente temos Rébb – dó – si – lá – sol . E as alterações? Olhando a tabela vemos que a sexta maior tem 4 tons e 1 semitom.A quarta alternativa pede uma 3ª maior ascendente. Observando o teclado. Observando o teclado. Primeiramente a classificação numérica: a 3ª tem três notas. partindo do Sol dobrado sustenido. vemos que a resposta correta é o Fább. 5.

( F ) Errado. Ao acrescentarmos um bemol a qualquer das notas de um intervalo. logo não podem ser ascendentes ou descendentes. ( F ) Errado! Bemóis e sustenidos alteram os intervalos de modos diferentes de acordo com a posição onde são inseridos. ele se torna diminuto. Todos os intervalos aumentados possuem sustenidos. . ( F ) Intervalos simples são os que não ultrapassam o limite de uma oitava. Mib – Lá. uma classificação qualitativa. ( F ) Os intervalos formados entre a tônica e seus graus são maiores ou justos. 3. pela mesma razão anterior. é uma 4ª aumentada e não possui sustenido. ( V ) Correto! Intervalos harmônicos tem notas simultâneas (que soam ao mesmo tempo). Intervalos harmônicos não podem ser classificados em ascendentes e descendentes. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo: Em uma escala diatônica. todos os intervalos formados entre a tônica e seus graus são menores ou justos. por exemplo.Importante: em todo exercício de intervalos você precisará observar primeiro uma classificação numérica e depois disso. Intervalos simples são os intervalos que não possuem alterações.