You are on page 1of 4

SINOPSE DO CASE: CALAR...OU ENTREGAR?

Adriana Silva Vieira²
Fabio Santos Carvalho.³
1. INTRODUÇÃO
Conforme Simon (1916-2001), existem vários fatores que podem contribuir
no processo decisório. As organizações dependem da capacidade do indivíduo avaliar,
de forma coesiva, analisando o problema, criando alternativas, e escolhendo a adequada.
No case proposto “Calar...ou entregar”, o Funcionário Alberto, não sabe
qual posição tomar referente ao seu chefe Larapidos, que está agindo de forma ilícita
com a empresa na qual trabalham, convém lembrar que Larapidus é um grande amigo
de Alberto e quem sempre o ajudou nos momentos difíceis, nesta empresa o promovera
duas vezes, e que Alberto tem como comprovar as falcatruas do seu Superior imediato,
Larapidus. Mas há outros percalços que afligem Alberto, e que estão tirando suas noites
de sono, Larapidus trabalha na empresa a mais de 18 anos e conta com total respaldo da
diretoria, além de ter contribuído para a solução de problemas financeiro que a empresa
estava passando. De acordo com o limite cognitivo, o ambiente onde o tomador de
decisões se encontra determina quais as consequências, e as alternativas que vai
considerar ou ignorar.

1 case apresentado à disciplina de Introdução a Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom
Bosco – UNDB.
2 Aluna do 1º Período, do Curso de Engenharia Civil, da UNDB.
3 Professor, Orientador

porém ainda resta a dúvida. Processo decisório. deve entregar o amigo que lhe estendeu mão quando mais precisava. a racionalidade intencional.. embora sob certas condições ele possa ter um palpite razoável. que exemplifica as possíveis soluções e consequências. uma vez que a dificuldade ocorre geralmente quando está envolvido o emocional. de uma Racionalidade Limitada. Alberto está com as provas das falcatruas em suas mãos. Fluxograma 1. que conflita com o racional. Fonte: Do autor. que é uma explicação de uma estrutura racional como base para existência com livre arbítrio. conseguiu proximidade com um dos sócios da empresa.2011). Além do modelo de racionalidade limitada existem.2. RESULTADOS E DISCURSÕES Os processos aplicados neste case serão embasados nas Teoria comportamental. que sempre o tratou com respeito? De acordo com ética profissional.]É impossível que o indivíduo conheça todas as alternativas de que dispõe ou todas as suas consequências. ou seja. ele pode percorrer apenas um caminho e nunca saberá se aquele que escolheu é o melhor. deixando de lado todos os conceitos emocionais e focando apenas na solução do . foi elaborado o Fluxograma 1. não é fácil tomar decisões quando há um certo envolvimento pessoal [. Para o case proposto.. Wagner. Limitação cognitiva. (Herrera. Para efeito de interpretação. Alberto deveria agir com imparcialidade.

MAIA. Porém há ainda outra alternativa possível de acordo com a Solução Satisfatória. Com base nas teorias comportamentais. e que poderá contornar a situação sem a necessidade de entregar o amigo. (GONTIJO. A racionalidade pressupõe uma opção entre todos os possíveis comportamentos alternativos. Contudo de acordo com a posição de Larapidus. pode-se enfatizar que a probabilidade de Alberto entregar Larapidus a direção da empresa é bem menor que o senso de ética profissional institui. Conversar com Larapidus sobre a atitude do mesmo referente a fraude na empresa. Castro 2004 3. causando tensão entre pensamentos e atitudes. CONCLUSÃO A situação de Alberto foi de grande desconforto psicológico. Na administração um tomador de decisões deve saber lidar com conflitos. de forma crucial. evitar incertezas e focar na solução de problemas. Alberto concluiria sua posição final para a resolução da questão proposta. no comportamento real. no processo decisório e na limitação cognitiva. apenas uma fração de todas essas possíveis alternativas é levada em consideração. Entretanto. Claudia S.problema. Arimar Colen. .

Racionalidade limitada. n. 1976. BERTERO. Carlos Osmar. Mudança organizacional e processo decisório. Tomada de decisão. REFERÊNCIAS Herrera. Acesso em 28/04/2015.2004. Cláudia S. Mestrando (Curso de administração) – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.php? pid=S0034-75901976000200003&. MAIA.v. Arimar Colen. Acesso em 27/04/2015.com/artigos/artigos-informativos/educação-empresarial-ecorporativa/racionalidade limitada-17630.artigos. Acesso em: 27/04/2015.br/scielo. do modelo racional ao comportamental: uma síntese teórica. Castro..30 f. 2011. Disponível em www. Revista de administração de empresas.2. em GONTIJO. . Disponível www.script=sci_arttext. Wagner.scielo.16.4. Artigo.