You are on page 1of 6

SINOPSE DO CASE: A utilização da água na construção civil.

¹
Adriana Silva Vieira²
Débora Vilas Boas³
1. DESCRIÇÃO DO CASO
O setor da construção civil assim como outros, não está livre da atual
problemática com a escassez da água. O crescimento populacional gerou um aumento
das construções, ocasionando outro problema relacionado ao meio ambiente, como a
localização destas construções, que muitas das vezes por falta de um correto
planejamento ficam próximos a margens de rios, lagos, nascentes ou mares,
proporcionando desmatamento nas margens dos rios, e futura poluição dos mesmos.
Lembrando que, durante as etapas da construção a utilização da água é
indispensável, desta forma o setor para combater esta problemática deverá implementar
medidas que solucionem o desperdício e a utilização deste recurso natural.
Ainda não foi encontrado nenhuma outra substancia que conseguisse
substituir a água, Comparado com outros matérias ela é o componente mais utilizado
por sua grande versatilidade no setor da indústria da construção civil. Porém a mesma
não é utilizada com a devida consciência.

1 case apresentado à disciplina Introdução a Engenharia Civil, da Unidade de Ensino Superior Dom
Bosco – UNDB.
2 Aluna do 1º Período, do Curso de Engenharia Civil, da UNDB.
3 Professora Mestre, Orientadora.

prosseguem sem tomarem atitudes para combater a situação. A ideia de que “a água nuca vai acabar”. ou seja o consumo da água. Agua contaminada lançada no solo. e dos empregados por muitas das vezes desperdiçarem por não saberem da gravidade dos seus atos. Durante as etapas da obra. alternativas ou até mesmo corretivas. Os critérios para a redução do consumo. . o desperdício é impudente. Excesso de água. sem qualquer precaução. pode-se analisar algumas das etapas onde a utilização da água é indispensável e onde ocorre maior incidência do desperdício da mesma. entre outros Consumo DESPERDÍCIO Utilização da água muita das vezes tratada. o que dificulta ainda mais a conscientização da utilização da água durante o processo no setor da construção civil. Concreto Descargas Água para cura do concreto Reboco. junção de alvenaria. nem mesmo os trabalhadores sabem qual a forma correta para que não ocorra consumo desnecessário. Infiltração. Esse é o elemento com o qual a equipe de obra deve agir para controlar por meio de inclusão de medidas preventivas. ETAPAS UTILIZAÇÃO Terraplenagem Água para compactação do solo Fundações Sanitárias Lajes Confecção da massa para Bebedouros. Utilização de água tratada. tanto por parte dos empregadores por não realizarem planejamento da utilização da mesma. envolve necessariamente a análise da causa. b) Qual a percepção das empresas e os funcionários em relação a essa situação? A falta de conscientização. Durante pesquisa realizada em algumas empresas. em diferentes ramos da construção. ainda é uma realidade muito firme na mente de muitas pessoas. A utilização da água durante a construção é realizada de forma desordenada. Utilização de água tratada.2. não há uma sistematização da melhor forma de utilização deste recurso. IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO a) Quais as principais causas de desperdício de água na construção civil? A água é utilizada em vários momentos durante uma construção.

Alexandre Couso. d) Como ficaria a construção civil caso não pudesse mais ser utilizada a água? É improvável a construção civil sem a utilização da água.ESTADAO. já nos tempos das .COM. na limpeza dos espaços em geral e lavagem de rodas e pneus. armazenada e utilizada para a limpeza e para usos que não sejam diretos. Redutor e temporizador: A construtora utiliza redutores de pressão e arejadores nas torneiras e de temporizador nos chuveiros das obras. A cultura brasileira é focada na ideia que no país está localizada a maior parte de água doce. Compra: Para lavagem das áreas e para teste de estanqueidade em paredes a empresa utiliza água de reuso comprada. práticas ou prevenções para evitar o desperdício? As empresas devem se adequar a realidade da necessidade de se procurar medidas para o reuso da água durante o processo da construção. “As empresas estão revendo seus procedimentos. pertencente ao Grupo Esser. diz o diretor da construtora Edalco.BR) Dentre as muitas alternativas de melhorias de combate ao desperdício da água.ESTADAO. c) Quais as melhorias. vale salientar que nenhuma obteria sucesso sem a prévia conscientização de todos envolvidos. e que desta forma a preocupação com a escassez da água é apenas uma reflexo do que já se falam a anos atrás.COM. Tambores: A água que sai dos lavatórios e também das torneiras são armazenadas em tambores e reutilizada nas descargas dos sanitários.BR) No Brasil ainda é difícil de encontrar empresas que tenham a consciência do uso sustentável dos recursos naturais e da reutilização da água. Lençol freático: A água do lençol freático é usada para o sistema construtivo. a construtora Esser utiliza procedimentos para o uso racional da água que implicam na redução de consumo nos canteiros de obras. (Extraído do site ECONOMIA. (Extraído do site ECONOMIA. Captação: A água da chuva é captada. Conscientização: A construtora oferece treinamento para explicar sobre as medidas de consumo adotadas nas obras. tendo em vista o uso sustentável e os próprios requisitos da norma (ISO 14001– regra internacional para redução de impacto ambiental) e das certificações que ampliam a preocupação já existente”.Desde 2012.

Isso impede que a areia forme elevações na frente do trenó. Para evitar que dificuldades no presente se tornem problemas no futuro. É claro que. o que dobra a rigidez relativa do material. A prevenção sempre foi a melhor maneira de lidar com a situação. contenção e até mesmo a melhor utilização. criando uma elevação maior a sua frente. torna-se de suma importância no processo de da construção como um todo. Investir em treinamentos. o trenó tenderia a ir afundando na areia. reaproveitamento. . palestras de conscientização no canteiro de obras. formam-se pontes capilares – micro gotas de água que fazem os grãos de areia se ligarem uns aos outros. a forma com a qual se vai administrar é a questão que deve ser considerada. é um passo para se não acabar. Entretanto. para tratamentos. mais controlar a situação. Se a areia for umidificada na medida certa. isso não acontece se a areia estiver molhada. Desta forma a necessidade de se aplicar medidas para a reutilização da água. CONCLUSÃO A crise hídrica já é uma realidade. e reduz pela metade a força necessária para arrastar o trenó. com todo o peso da carga. Dezenas de escravos colocavam as grandes pedras em trenós (grandes superfícies planas com bordas viradas para cima) e as transportavam pela areia do deserto até o local da construção. impedindo a passagem. Sua presença atualmente.grandes construções na idade antiga. (Extraído do site LITERATORTURA. 3. sua utilização já se tornava necessária na composição da argamassa aplicada.COM). torna-se cada vez mais presente. Pela metade. porém o problema é que somente ela não é o suficiente para solucionar ou até mesmo amenizar a crise.

Fabricação de massa para revestimentos (Rebocos. . Cura de concreto em laje. Estação de Tratamento de Esgoto. Interferência da obras.  Relatório fotográfico. argamassas). (ETE).4. ANEXO. na atividade de terraplenagem. no recurso natural. Imagem de um recurso utilizado para reutilização da água. Fabricação de massa para concretos. Utilização da água para compactação do solo.

30 folhas. Disponível em: economia. 2010. CIENTISTAS DESCOBREM COMO AS PIRÂMIDES FORAM CONSTRUÍDAS (e foi muito simples).estadao. Análise dos aspectos e impactos ambientais dos canteiros de obras e suas correlações. estudo publicado na Phys. literatortura. Viviane Miranda.br/blogs/radar-imobiliario/economia-de-aguano-canteiro-de-obras/Acesso em: 21/04/2015.5. Edilaine/05 de abril 2015. Escola politécnica da USP –Acesso em: 18/04/2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de construção civil). . Economia de água no canteiro de obras. ARAÚJO.com/2014/05/cientistas-descobre-como-piramides-foram-cosntruidas/ Acesso em 20/04/2015.org via Gizmodo em Español).com. FÉLIX. REFERÊNCIAS.