You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO:____________________________
DISCIPLINA:_FIS FEN TER ONDULATÓRIOS
TURMA: __________________ DATA: 07/03/16

LISTA DE EXERCÍCIOS 01

___________________________

GELSON BARRETO

Nome Legível do Aluno

Nome do Professor

Exercícios sobre Hidrostática – I
1) Três cubos A, B e C, maciços e
homogêneos, têm o mesmo volume de 1
cm3. As massas desses cubos são,
respectivamente, 5g, 2g e 0,5 g. Em qual
das alternativas os cubos aparecem em
ordem crescente de massa específica ?
a) A, B e C
b) C, B e A
c) A, C e B
d) C, A e B
e) B, A e C
2) Um recipiente cúbico, de aresta h, está
repleto de um líquido de massa específica
. O cubo é transportado por um elevador
que se move com aceleração constante a,
dirigida para cima, numa região onde a
aceleração da gravidade é g. Nesta
situação, a pressão exercida pelo líquido
em qualquer ponto da base do cubo é dada
por
a) ah
b) gh
c) 2gh
d) (g - a)h
e) (g + a)h
3) Uma esfera maciça e homogênea, de
massa específica igual a 2,4 g/cm3, flutua
mantendo 20% do seu volume acima da
superfície livre de um líquido. A massa
específica desse líquido, em g/cm3, é igual
a:
a) 1,9
b) 2,0
c) 2,5
d) 3,0
e) 12,0

4) As roldanas fixas da figura abaixo podem
girar livremente, os fios são inextensíveis e
suas massas, desprezíveis; mesmo assim,
o sistema está em equilíbrio na situação 1.
O corpo A é de ferro e o corpo B, de
chumbo (lembre que a densidade do
chumbo é maior que a do ferro). Na
situação 2, os mesmos dois corpos
encontram-se imersos na água.
situação 1

A
Ar

B

situação 2

A

B
Água

Selecione a alternativa que preenche
corretamente as lacunas do parágrafo
abaixo.
Na situação 1, a força tensora no fio
é .......... na situação 2. Na situação 2, se o
sistema estiver inicialmente em repouso, o
corpo A .......... , e o corpo B .......... .
a) a mesma que – permanecerá em
repouso – permanecerá em repouso.
b) maior
do que – permanecerá em
repouso – permanecerá em repouso.
c) a mesma que – subirá – descerá.
d) maior do que – subirá – descerá.
e) maior do que – descerá – subirá.

conforme representa a figura.o dobro da e) igual ao .... Na situação . pela ordem.igual à c) a metade do . Cada tubo possui um êmbolo..... a) o dobro de . sendo a área da secção reta do tubo 1 a metade da área da secção reta do tubo 2 e da do tubo 3... desprezível)..a metade da d) um terço do ...... a pressão atmosférica é maior do que a pressão do gás. sendo A um cone reto e B um cilindro reto.. pressão exercida pela água sobre a base de B.. os êmbolos se encontram todos no mesmo nível (conforme a figura abaixo). são suspensos por fios idênticos (finos...05 N b) 0. de equilíbrio. O líquido faz uma força de 200 N no êmbolo 1.. O peso do cilindro metálico é de 60 N.... não miscíveis entre si. colocados em um tubo em U..40 N. um de metal e outro de plástico (a massa específica do metal é o dobro da do plástico).. fazem no líquido valem a) 200 N e 200 N b) 400 N e 400 N c) 100 N e 100 N d) 800 N e 800 N e) 800 N e 400 N 7) Dois cilindros de mesmo volume. Ambos os cilindros são suspensos no interior de recipientes contendo água. O comprimento ou altura do líquido A em cada uma das cinco situações é igual a H.... Ambos contêm água e estão cheios até à mesma altura h.. a pressão atmosférica é igual à pressão do gás.... Qual é o valor da força tensora no fio que equilibra o cilindro de plástico totalmente imerso na água? a) 0.... Na situação . h A B r r Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. é a) 1 – 5 – 3 b) 2 – 4 – 5 c) 3 – 2 – 1 d) 4 – 2 – 3 e) 5 – 1 – 4 .20 N e) 0.10 N c) 0.. de dois líquidos A e B. A seqüência que completa as lacunas corretamente.. Uma das extremidades do tubo está aberta para a atmosfera e na outra está adaptado um recipiente fechado.. inextensíveis e com massa A b gás c gás h/2 B êmbolo 1 gás A A 2h/3 A B d e Na situação . de forma que não toquem o fundo dos recipientes.30 N 8) As figuras abaixo mostram cinco situações diferentes..15 N d) 0.. A força tensora no fio que equilibra o cilindro metálico totalmente imerso na água vale 0... e a pressão exercida pela água sobre a base de A é ..... gás gás A B B B a êmbolo 2 êmbolo 3 horizontal líquido As forças que os êmbolos 2 e 3.....5) Dois recipientes A e B têm bases circulares com mesmo raio r. peso da água contida em B.... A densidade do líquido A é a metade da densidade do líquido B.igual à 6) A figura mostra três tubos cilíndricos interligados entre si e contendo um líquido em equilíbrio fluidoestático... respectivamente. contendo um certo gás. a pressão atmosférica é menor do que a pressão do gás..a metade da b) um terço do .. O peso da água contida em A é .

e na extremidade direita está suspenso um cubo maior. C água Nas situações descritas nas figuras 2 e 3. a pressão hidrostática do nível c.8 km . ele corta uma peça de 100 g de alumínio e uma peça de cobre com exatamente o mesmo comprimento. isto é.25 g/dm3? (Considere g = 10 m/s2 e a pressão atmosférica igual a 105 N/m2) a) 1250 km b) 800 km c) 8 km d) 1. independentemente da altitude. de onde foi retirado o ar. quais são. d) Ela acabaria inclinada para a direita. A figura 2 mostra o mesmo cubo no interior de um recipiente R. C Sendo g a aceleração da gravidade e  a massa específica da água. c) Ela oscilaria indefinidamente em torno da posição horizontal. tivesse sempre a mesma densidade de 1. de madeira bem leve. é igual a: a) g (h1 + h2) b) g (2h1 + h2) c) 2g (h1 + h2) d) 2g h1 e) 2g h2 13) Qual seria a altura da atmosfera terrestre se o ar. os volumes de água deslocados pelo recipiente ? a) 2 V e 1 V b) 3 V e 2 V c) 2 V e 3 V d) 3 V e 3 V e) 4 V e 3 V 12) O recipiente representado na figura está em repouso e encontra-se cheio de água.25 km e) 0. b) Ela oscilaria algumas vezes e voltaria à posição horizontal. na base do recipiente. O cubo e o recipiente encontram-se em repouso dentro da água. e) Ela acabaria inclinada para a esquerda. No vácuo. Desses bastões. R R C água C água vácuo  O que aconteceria com a balança se o ar retornasse para o interior da campânula ? a) Ela permaneceria na posição horizontal. A B R S h1 h h2 10) Um estudante tem um bastão de alumínio de 25 cm de comprimento cuja massa é 300 g e um bastão de cobre. Qual é a massa da peça de cobre ? a) 100 g b) 250 g c) 300 g d) 332 g e) 498 g 11) A figura 1 representa um cubo maciço C cujo peso é três vezes o peso do volume V de água que ele desloca. nos casos indicados nas figuras. respectivamente. Na extremidade esquerda está suspenso um pequeno cubo de metal. Na figura 3 o cubo foi suspenso na base do recipiente. rígido e de peso desprezível. conforme representado na figura. de mesmo diâmetro e comprimento.9) Uma balança de braços iguais encontra-se no interior de uma campânula de vidro. cuja massa é 996 g. a balança está em equilíbrio na posição horizontal.

são suspensos nos braços (iguais) de uma balança. ele não poderia detectar diferença de peso. passa a flutuar. c) Ao esvaziar a bexiga ele reduziu a pressão.2 c) 2. de mesmo volume. Depois esvaziou-a e a pesou novamente. e) O resultado do experimento teria mostrado que o ar tem peso caso ele tivesse repetido mais vezes. sofre uma perda aparente de peso. Rompe-se o equilíbrio quando ambos são submersos simultaneamente na água? II – Dois cilindros maciços de alumínio. de massa específica 3. O cabo afunda até que. estão suspensos nos braços (iguais) de uma balança. Rompe-se o equilíbrio quando os cilindros são submersos simultaneamente um no álcool e outro na água? III – Dois cilindros maciços de mesmo volume. mas não a massa de ar dentro dela. 15) Analise as seguintes situações e responda as respectivas perguntas. Cada gráfico ilustra o comportamento de uma variável x em função de y.8 b) 3. igual à metade do peso que ela apresenta fora do líquido. Qual das alternativas refere-se corretamente a essa conclusão ? a) Efetivamente o ar não tem peso. Qual a massa específica desse líquido. contendo água. finalmente. A balança está em equilíbrio. são submersos simultaneamente na água? As respostas às perguntas dos ítens I. x representa o módulo da força de empuxo da água sobre o cabo de vassoura? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 18) Em qual dos gráficos. parcialmente submerso. Em ambos os casos ele detectou o mesmo peso. realizou o seguinte experimento: encheu uma bexiga com ar e a pesou numa balança. I – Dois cilindros maciços e de mesma massa. a) x b) x ym c) x y ym d) x y ym y e) x ym y ym y Em qual dos gráficos. Logo. b) O experimento teria revelado que o ar tem peso caso ele tivesse usado um dinamômetro. é introduzido lentamente em um tubo vertical de diâmetro levemente maior. até ficar flutuando? a) 1 . II e III são.14) Aristóteles. querendo esclarecer se o ar tem ou não peso. um de ferro e o outro de alumínio.2 g/cm3. um de chumbo e outro de alumínio. concluindo que o ar não tem peso. porém não o peso adicional. ao ser inteiramente submersa em determinado líquido. respectivamente.6 e) 1. a balança é equilibrada. d) Ele não considerou o empuxo do ar. sendo y o comprimento da parte do cabo que está submersa e ym o maior valor de y. estão suspensos nos braços (iguais) de uma balança. Com auxílio de um peso adicional. x representa o módulo da força que deve ser exercida a fim de que a força resultante sobre o cabo de vassoura seja constantemente nula. a) sim – sim – sim b) sim – sim – não c) não – não – sim d) não – sim – não e) não – não – não 16) Uma pedra. A balança está em equilíbrio.2 17) Um cabo de vassoura cilíndrico de massa específica uniforme.0 d) 1. em g/cm3? a) 4. desde que ele começa a ser introduzido na água. Rompe-se o equilíbrio quando os dois cilindros.

sobre uma porta de 2 m2.b) c) d) e) 2 3 4 5 19) A figura representa cinco recipientes cheios de água e abertos na parte superior. seria essa pressão. uma força equivalente.5 atmosferas quando medida por um manômetro de um posto de gasolina. De quantas atmosferas.5 atmosferas c) 2. 1 2 3 4 5 Em qual deles a pressão que a água exerce sobre a base é maior? a) em 1 b) em 2 c) em 3 d) em 4 e) em 5 20) Considere a pressão atmosférica igual a 105 N/m2 nesta sala (e fora dela) e suponha que a sala se encontre hermeticamente fechada. Se repentinamente ocorresse uma redução de 5 % na pressão interna da sala. aproximadamente.0 atmosferas GABARITO: 1) b 2) e 3) d 4) d 5) b 6) b 7) b 8) e 9) e 10) d 11) b 12) a 13) c 14) d 15) b 16) d 17) c 18) a 19) e 20) c 21) d .5 atmosferas e) 5. aproximadamente.0 atmosfera b) 1.5 atmosferas d) 3. atuaria de fora para dentro. medida em relação ao vácuo? a) 1. ao peso de uma massa de a) 105 kg b) 104 kg c) 103 kg d) 102 kg e) 10 kg 21) A pressão no interior de um pneu de automóvel é 2.