You are on page 1of 6

Analise e Projetos de Sistemas

Unidade I: Escopo do Desenvolvimento de Software
I.1 – Sistema de Software (SSW)
São sistemas feitos pelo homem que interagem com ou são controlados
por um ou mais computadores.
São partes dos SI e controle das organizações. Não é o fim em si
mesmo. É um meio para alcançar fins.
Tem como finalidade apoiar (suportar ou automatizar atividades) as
pessoas da organização na melhoria da qualidade e da produtividade de seus
negócios.
 Mais do que código de programa. É toda as suas representações desde
a sua concepção até sua materialização em código de programa.

O objetivo do desenvolvimento de SW é satisfazer as pessoas. O
processo (como fazer) gera vários modelos até obter o código do programa.
O SW precisa ter qualidade
-

É útil
É utilizável
Desenvolvido nos prazos e custos estabelecidos
Fácil de alterar e evoluir
Economia no uso de recursos

Domínio do problema Campo de atividade sobre estudo ou consideração .I. isto é.Responsabilidade do Sistema O que o sistema deverá fazer para seus usuários. O que fazer para enfrentar esta dificuldade com sucesso  Buscar conhecimento através  Literatura Técnica  Revistas da área  Internet  Visitar organizações que possua Sistemas semelhantes  Pesquisar organogramas e regulamentos das empresas  Fazer entrevistas e reuniões com usuários estratégicos e táticos e defina:  Objetivos e relevâncias  Problemas a serem resolvidos  Fatores chaves de sucesso .2 – Dificuldades do desenvolvimento de SSW 1 – Compreensão do domínio do problema e das responsabilidades do Sistema . que facilidades o sistema deverá Ter para suportar e/ou automatizar as atividades de negócios.

Os requisitos do sistema estão sempre mudando. Por quê da automação?  Fazer entrevistas com usuários operacionais e defina:  Cultura  Suas responsabilidades  Fatores chaves de sucesso  Colocar o especialista do Dominio do problema na equipe de desenvolvimento 2 – Comunicação Interpessoal Usuários . de relacionamento e de tarefas.Premiar por Soluções entregues e não por linhas de códigos .Usar métodos que permaneçam mais estáveis 4 – Reutilização de resultado anteriores “ Reutilizar o que já foi feito melhora a qualidade e produtividade” Como enfrentar esta dificuldade . . técnicas e ferramentas que facilitem a alteração do SSW .Utilizar-se de habilidades de comunicação. exceto Mudanças”.Usar metodologias.Ouvir eficazmente 3 – Tratar a evolução continua “Nada é permanente.Padronizar/organizar o desenvolvimento .Apresentar o que esta sendo feito Pares – interação com os pares para continuar o desenvolvimento com qualidade e Produtividade.Evitar a síndrome do não inventado aqui .Compreendê-los . Como enfrentar esta dificuldade? . métodos. Como enfrentar esta dificuldade .

Implantação e Aceitação  Manutenção de SSW existentes - Correção Prefecção Evolução (acrescentar novas finalidades) Adaptação  Garantia da qualidade .Definição e especificação da qualidade requerida .Modelagem Descritiva – Modelo Descritivo .Modelagem do SSW .Modelagem Conceitual – Modelo Conceitual ..Integração e testes do SSW .Implementação do SSW .Usar modelos que facilitem a reutilização .Estudo e proposta .Ênfase a qualidade I.Modelagem Operacional – Modelo Operacional .3 – Contexto organizacional do desenvolvimento de SSW  O desenvolvimento de SW como sistema Atividades Típicas de Sistema de desenvolvimento de SW  Construção de um novo SSW .Verificação e Validação  Controle de Configuração e Versões  Gestão de requisitos .Padronizar e parametrizar .

O SDS deve possibilitar uma integração fácil .Nível de usuário .Resolver a fila de espera  Deve tratar de SSW de diferentes complexidades e riscos . da expectativa de vida e níveis de abrangências .SSW de vida longa(muitos anos de vida util)  Deve tratar de SSW de diversos níveis de Abrangência .Nível corporativo  Independente da complexidade.Nível setorial .SSW de missão crítica  Deve tratar de SSW de diferentes expectativas de vida .SSW com poucas funções .Supervisão e acompanhamento  Requisitos para Sistema de Desenvolvimento de SW (SDS)  Precisa ser mais ágil e econômico .Mais sistemas de SW de qualidade em menos tempo e menor custo .SSW de vida curta (roda uma vez e joga fora) .Planejamento e definição do ADS e PDS .SSW com muitas funções . Gestão de recursos humanos - Gestão de mudanças Motivação Processo da comunicação humana Liderança Trabalho em equipe e reuniões  gestão dos recursos e tecnologias (ambiente de Desenvolvimento e processo de Desenvolvimento) .

Inexistência de componentes padronizados .Manutenção predatória . informal.Garantia da qualidade incipiente .Especificação inexistente. projetar e avaliar bibliotecas . .Processo de desenvolvimento imaturo .Bibliotecas em geral fracas . Interface humana .Inexistência de padrões: Técnicos. de Dados..Inexistência de critérios para especificar.O SDS deve possibilitar manutenção fácil já que mudanças são inevitáveis.Arquitetura do SSW incipiente .  Estados do SDS  A construção e manutenção dos SSW são difíceis e caras devido a: .Necessidade de maior maturidade do SDS .Inexistência de desenvolvimento de documentação confiável . inconsistente.Controle de Versão e configuração incipiente .O SDS deve possibilitar migração para abrangência. expectativa de vida e complexidade maior do SSW .