You are on page 1of 7

Módulo I

- EJA II

Escola :___________________________________________________________
Professora: ________________________________________________________
Aluno(a)___________________________________________________________

Atividade diagnóstica de língua portuguesa
O GALO E A RAPOSA
FABULISTA: JEAN DE LA FONTAINE
O galo cacarejava em cima de uma árvore. Vendo-o ali, a raposa tratou de
bolar uma estratégia para que ele descesse e fosse o prato principal de seu
almoço.
_ Você já ficou sabendo da grande novidade, galo? _ perguntou a raposa.
_Não. Que novidade é essa?
_ Acaba de ser assinada uma proclamação de paz entre todos os bichos da
terra, da água e do ar. De hoje em diante, ninguém persegue mais ninguém. No
reino animal haverá apenas paz, harmonia e amor.
_Isso parece inacreditável! _comentou o galo.
Vamos, desça da árvore que eu lhe darei mais detalhes sobre o assunto _
disse a raposa.
O galo, que de bobo não tinha nada, desconfiou que tudo não passava de um
estratagema da raposa. Então, fingiu estar vendo alguém se aproximando.
_ Quem vem lá? Quem vem lá? _ perguntou a raposa curiosa.
_ Uma matilha de cães de caça _ respondeu o galo.
_ Bem... Nesse caso é melhor em me apressar_ desculpou-se a raposa.
_ O que é isso, raposa? Você está com medo? Se a tal proclamação está
mesmo em vigor, não há nada a temer. Os cães de caça não vão atacá-la
como costumavam fazer.
_ Talvez eles ainda não saibam da proclamação. Adeusinho!
E lá se foi a raposa, com toda a pressa, em busca de uma outra presa para seu
almoço.
É preciso ter cuidado com amizades repentinas.
Fábulas de Esopo, de Jean de La Fontaine, adaptação de Lúcia Tulchinski.
São Paulo: Scipione,2003.p.34.

Parte 1
Agora responda as questões abaixo, marcando um X na resposta correta.
1- Quais os personagens que participam desse texto?
a)( ) O galo e a raposa.
b)( ) O galo, a raposa e os cães.
c)( ) O galo, a raposa e o leão.
2- Que novidade a raposa contou ao galo?
a)( ) Que ela havia se casado.
1

11. 6.O texto lido é uma situação inventada. Qual a moral do texto lido? a)( ) Devemos sempre confiar nos outros. b)( ) Amor com amor se paga. b)( ) Fábulas de Esopo.Quem é o autor deste texto? a)( ) Ruth Rocha b)( ) Ziraldo c)( ) Jean de La Fontaine. 4.Que motivo levou a raposa a ir embora com tanta pressa? a)( ) Já era tarde e ela tinha que voltar para casa.Qual o nome do livro em que foi publicado o texto O galo e a raposa? a)( ) Faz muito tempo. 10. c)( ) Medo da matilha de cães. c)( ) Anunciar um produto. b)( )O galo. c)( ) Uma história . b)( ) Pediu para ler a proclamação de paz entre os bichos.Que tipo de texto você acabou de ler? a)( ) Propaganda b)( ) Fábula c)( ) Notícia 7. b)( ) Uma propaganda.Toda fábula possui uma moral da história.Qual a pontuação usada quando os personagens falam? a)( ) vírgula b)( ) travessão 2 . 5. 9. c)( ) Desconfiou que a raposa não falava a verdade e fingiu ver alguém se aproximando. não quis conversar com ela.Por que o galo achou inacreditável a notícia que a raposa lhe deu? a)( ) Porque ele conhecia a esperteza da raposa. c)( ) É preciso ter cuidado com amizades repentinas. porque anuncia um produto. contada por animais.O que o galo fez para saber se a raposa falava a verdade? a)( ) Perguntou a um amigo se era verdade. c)( ) Porque os cães disseram que a raposa viria atrás dele. c( ) Que acaba de ser assinada uma proclamação de paz entre os bichos. 12. b)( ) Porque agora ele podia ser amigo da raposa. 8. porque possui rimas e estrofes. Esse tipo de texto tem como característica: a)( ) Apresentar moral para reflexão.Em relação ao gênero do texto podemos afirmar que se trata de: a)( ) Um poema.b)( ) Que a Dona galinha o estava procurando. porque apresenta falas entre os personagens e possui um narrador. c)( ) Armazém do Folclore. 3. b)( ) Contar uma história real.

c)( ) Talvez eles ainda não saibam da proclamação. a vírgula e a interrogação.Leia o trecho abaixo: . diga qual é a finalidade da vírgula? a)( ) Marcar o início da fala do personagem. b)( ) Os cães de caça. não há nada a temer. c)( ) Fazer uma pergunta a outro personagem. 16. Assinale o trecho do texto que responde a fala acima.O que é isso.Leia o trecho abaixo: O galo cacarejava em cima de uma árvore. a)( ) Acaba de ser assinada a proclamação de paz. 3 . A quem a raposa se referiu quando utilizou a palavra eles? a)( ) Todos os bichos. b)( ) Vamos desça da árvore.Realizando a leitura da frase novamente. Galo? No trecho acima aparece 3 sinais de pontuação : o travessão. 17.Leia o trecho do texto: . raposa? Você está com medo? Se tal proclamação esta mesmo em vigor. A fala do trecho acima pertence a: a)( ) Narrador b)( ) Personagem c)( ) Narrador-personagem 15. 14.Você já ficou sabendo da grande novidade.c)( ) ponto de interrogação 13. b)( ) Fazer uma pergunta a outro personagem. b)( ) Separar as informações apresentadas. Qual a finalidade do travessão? a)( ) Marcar o início da fala do personagem. c)( ) Separar as informações apresentadas. a raposa tratou de bolar uma estratégia para que ele descesse e fosse o prato principal de seu almoço.Observe e responda: -Talvez eles ainda não saibam de proclamação. Vendo-o ali. Os cães de caça não vão atacá-la como costumavam fazer.

.shl 03/09/2000 19. informou nesta quinta-feira (31) o jornal polonês Zycie. 18. se chocou em pleno vôo com um grande painel publicitário onde figurava outra cegonha. falam e agem como humanos. que levou a solitária e romântica ave para o jardim zoológico da capital polonesa. ( ) É um texto encontrado principalmente em livros de literatura. a cegonha levantou-se. ( ) É texto geralmente publicado em jornais e revistas. ( ) Narra uma história imaginária. Um pouco tonta devido ao golpe. começou a andar e acabou entrando em uma loja de roupas.com. Os funcionários.. Parte 2 Leia o texto a seguir para conhecer um fato curioso: Cegonha “míope” vê cara metade e choca-se com painel publicitário em Varsóvia( Polônia) Uma cegonha “míope”. impressionados. ( ) Apresenta como personagens animais que pensam. http:// www. ferindo levemente uma das asas. 21. A ave voava majestosamente pelo céu da periferia de Varsóvia quando acreditou avistar sua “cara-metade” posada no painel. ( ) Apresenta seres (pessoas. podemos substituir a palavra grifada por qual nome de animal? a)( ) O galo b)( ) O cão c)( ) A raposa. chamaram a guarda municipal.Leia a frase retirada do texto: Ele cacarejava em cima da árvore. Sem mudar o sentido da frase.Por que a palavra míope aparece no texto escrita entre aspas? 4 . ( ) Traz a informação de quando exatamente o fato ocorreu. ( ) Narra uma história real.uol.br/bichos/noticias/atp/ult296u11. que parecia estar desesperadamente à procura de um companheiro.Leia as informações a seguir e coloque F para aquelas que expressarem características de fábula e N para aquelas que expressarem características de notícia.Assinale a alternativa correta: Que tipo de texto você acabou de ler? a)( ) Propaganda b) ( ) Conto de fadas c) ( ) Notícia 20 . Mas a realidade era outra.c)( ) Os caçadores. animais ) ou coisas que de fato existem ou existiram.

Observe o trecho abaixo: Maria disse: . 24.No texto a cegonha é descrita como “solitária e romântica ave”. A palavra sublinhada é um exemplo de variedade linguística. Marque a alternativa que apresenta uma situação em que devemos usar a linguagem formal: a) ( ) Um ofício para direção de uma escola.A cegonha desesperada se chocou com um painel publicitário. Por que teriam sido usadas essas qualidades para se referir a ela? a)( ) Solitária porque brigava muito com os amigos e romântica porque era casada.De qual veículo de comunicação foi retirada essa notícia? a)( ) televisão b)( ) Radio c)( ) Internet 25. ) Porque a cegonha não era de fato míope.Guri você precisa estudar! Algumas expressões variam de acordo com a região. b)( ) Uma conversa com um amigo. ela estava à procura de um companheiro. b)( ) Solitária porque estaria a procura de companheiro e romântica porque teria se apaixonado. 22. ) Porque era um defeito da cegonha. Marque a palavra que pode substituir o adjetivo destacado: a)( ) cara-metade b)( ) ave c)( ) guarda – municipal 23.A língua portuguesa apresenta a linguagem formal e a linguagem informal. Marque a alternativa que pode substituir a palavra sublinhada: a)( ) Menino b) ( ) Senhor c) ( ) Vossa senhoria 26. c)( ) Um grupo de adolescentes brincando. Cada tipo de linguagem deve ser utilizada de acordo com a situação. 5 .a)( b)( c)( ) Porque é uma palavra bonita.

Qual das opções seria a mais indicada para transformá-la em linguagem formal? a)( ) – Joãozinho. c)( ) – Joãozinho. 6 . não é para brincar com esse assunto. esse assunto cai na avaliação. você precisa estudar esse assunto não é brinquedo não! A frase acima é típica de uma linguagem informal. b)( ) – Joãozinho.27. você precisar estudar. você precisa estudar esse assunto . pois esse assunto é difícil.Joãozinho.Leia: . você precisar estudar esse assunto.

E não esqueça do título! 7 . Elabore uma narrativa sobre confusão entre animais. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Atenção seja criativa! Conte os detalhes.Produção de texto É muito comum ouvirmos falar que alguns animais não se dão bem. como os cães e gatos. quando e como. onde aconteceu.

Related Interests