You are on page 1of 30

MATERIAIS DE

CONSTRUÇÃO I
AULA 05
AGREGADOS

Profº William Policarpo

2016.1

DEFINIÇÃO
• AGREGADO é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente
nula.
• OS AGREGADOS são materiais granulares, geralmente inertes, sem tamanho e
forma definidos, que compõem argamassas e concretos.
- Cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados.
- Sua qualidade é importante para a obtenção de um bom concreto.
- Os agregados apresentam nítida influência não apenas na resistência mecânica,
mas também, na durabilidade e no desempenho estrutural de concretos.

2

CLASSIFICAÇÃO
• QUANTO ÀS DIMENSÕES DAS PARTÍCULAS:

AGREGADO MIÚDO: Grãos que passam pela peneira ABNT # 4 (peneira de
malha quadrada com abertura nominal de 4,8 mm) e ficam retidos na peneira
ABNT # 200 (malha com abertura nominal de 0,075 mm).Ex: Areias
AGREGADO GRAÚDO: Grãos que passam pela peneira ABNT com abertura
nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT # 4 (abertura de 4,8
mm).EX: Britas
• QUANTO ÀS MASSAS
UNITÁRIAS:
LEVES: ρ < 1000 kg/m³
MÉDIOS: 1000 < ρ < 2000 kg/m³
PESADOS: ρ > 2000 kg/m³
3

. seixos rolados.CLASSIFICAÇÃO QUANTO À ORIGEM OU OBTENÇÃO: NATURAIS: já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização (areia de rios.) 4 . pedregulhos... cascalhos.

CLASSIFICAÇÃO EXEMPLOS: Areia natural: . têm a capacidade de interceptar o fluxo de água de infiltração em barragens de terra e em muros de arrimo). cavas (depósitos em fundos de vales cobertos por capa de solo). praias e dunas. sendo que as areias das praias não devem ser usadas no preparo de concreto armados por causa de seu teor de cloreto de sódio. concretos betuminosos e em filtros (devido à sua grande permeabilidade.Utilizadas no preparo de argamassas e concretos de cimento. 5 . .Originárias de rios.

para retira partículas com diâmetro superior a 4. finalmente. O material é transportado mecanicamente para lanchas e estas. Essas instalações para extração são chamadas de porto de areia. e a carga e descarga são feita com auxilio de rebocador. por sua vez. não utilizam reboque. são empurradas por um rebocador até barraca do rio quando.8 m. 6 . em alguns casos é peneirado e classificado.Extração da Areia Jazidas de Rio A extração é feita por sucção no leito do rio. O material retirado. As dragas de carga e descarga. o material é sugado da lancha e expedido diretamente em depósitos construídos no barranco.

areia e argila que se formam junto ás margens ou á foz dos rios. proveniente do trabalho da erosão) em fundos de vales cobertos de solo.Extração da Areia Jazidas de cava A areia extraída de depósitos aluviares (deposito de cascalho. por escavação mecânica ou por aspersão de agua por barranco de areia. 7 .

8 .Extração da Areia Jazidas de dunas e praias Devido à finura e presença de cloretos nas areias de praias ou dunas. seu emprego em concretos ou argamassas deve ser evitado.

. .Sedimento fluvial de rocha ígnea.Formas arredondadas e superfície lisa. .Utilizados em concretos.Deve ser lavado antes do fornecimento e apresentar. formado de grãos de diâmetro em geral superior a 5 mm. preferencialmente. granulação diversa. podendo os grãos maiores alcançar diâmetros superiores a cerca de 100 mm. inconsolidado. sendo que o concreto executado com pedregulho tem resistência mecânica cerca de 20% menor do que aquele fabricado com brita.Originários de leitos de rios e córregos.CLASSIFICAÇÃO Seixo rolado ou pedregulho: . já que o ideal é que os miúdos ocupem os vãos entre os graúdos. . .

.Decapeamento (tratores de esteiras e escavadeiras hidráulicas) . trituradas e separadas em dimensões padronizadas.. .A pedra britada é o agregado industrializado mais utilizado na construção civil. até área de britagem. A produção desses agregados por britagem segue as etapas: Extração da Rocha O processo normalmente utilizado em minas a céu aberto consiste em: ..) Pedra britada: .CLASSIFICAÇÃO  ARTIFICIAIS: são obtidos pelo britamento de rochas (pedrisco. sendo obtido de rochas extraídas em jazidas na natureza e.Desmonte mecânico e operação de carga e transporte. pedra britada..Desmonte com explosivos.Perfuração para aplicação de explosivos (compressor ou equipamento Rock) . depois.

brita 2. brita 4. 11 .Pedra Britada Beneficiamento O processo de beneficiamento adotado universalmente para produção de britagem comercial consiste. tornando-se necessárias medidas visando a reduzir ao máximo tal interferência. A pedra britada é classificada comercialmente em cinco limites granulométricos: Brita 0 (pedrisco). Lavagem Quando os agregados britados apresentam excessiva quantidade de material fino. é necessária uma lavagem e classificação. antes da utilização. na britagem. rebitagem e classificação granulométrica da rocha O processo de britagem é dos fatores que mais contribuem para a interferência ambiental. basicamente. brita 1. brita 3.

Pedra Britada 12 .

• Aterros e Drenos • Correção de Solos 13 . Enrocamento ou muros de Arrimo (destinados a proteger aterros ou estruturas dos defeitos da erosão).Aplicações da Pedra Britada • • • • Concreto de Cimento Portland e Asfáltico Pavimentos Rodoviários. Lastro de estradas de Ferro.

8 mm.15 mm a 4.Sua graduação granulométrica vai de 0. 14 .Agregado obtido dos finos resultantes da produção da brita.15 mm. .Outros Produtos Obtidos da Britagem de Rochas Areia de brita / Areia artificial: .Apresenta absorção maior em relação à areia natural (grande quantidade de material pulverulento). . dos quais se retira a fração inferior a 0.

e como adição a cimentos. .075 mm).Agregado de graduação 0.075mm.Seus grãos são da mesma ordem de grandeza dos grãos de cimento e passam na peneira 200 (0.005/0. . 15 . .É também de chamado de pó de pedra.Outros Produtos Obtidos da Britagem de Rochas Filler / fíler: .Utilizado na preparação de concretos (para preencher vazios) e argamassas betuminosas (para evitar flexibilidade excessiva).

Agregado constituído do material que passa no britador primário e é retido na peneira de 76 mm.Outros Produtos Obtidos da Britagem de Rochas Bica corrida: . 16 . É a fração acima de 76 mm da bica corrida primária. sem nenhuma separação granulométrica. Rachão / Pedra de mão: .Material britado no estado em que se encontra à saída do britador.

Pode conter uma parcela de solo. de grãos em geral friáveis (que se partem com facilidade).Outros Produtos Obtidos da Britagem de Rochas Restolho: . 17 .Material granular.

. expandida. .Utilizadas como agregado leve para concretos (com resistência de até 30MPa).. prestando-se bem como isolantes térmicos ou acústicos.Material originário a partir da piro expansão de argilas especiais (aquecimento acima de 1000ºC.) EXEMPLOS: Argila expandida: . levando à formação de gases internos). e na fabricação de blocos e painéis pré-moldados. escória britada.CLASSIFICAÇÃO INDUSTRIALIZADOS: Aqueles que são obtidos por processos industriais (argila. ..

19 . . .Utilizado como agregado em concretos leves e em peças isolantes térmicas e acústicas.CLASSIFICAÇÃO Escória de alto-forno expandida .Se o resfriamento do sub-produto por feito bruscamente. forma-se a escória de alto-forno granulada que. pela desorganização de suas moléculas. torna-se extremamente reativa e é utilizada como adição mineral a cimentos.Sub-produto resultante da produção de ferro-gusa em alto-fornos de indústrias siderúrgicas. e resfriado gradativamente.

nos agregados miúdos. sendo a umidade maior que os dos agregados graúdos. À medida que aumenta a umidade.Umidade nos Agregados A umidade influi nos agregados graúdos somente como aditivo. a massa unitária cai até um mínimo. subindo a seguir. uma vez que o inchamento pode ir até 30% na areia. há o fenômeno do inchamento. quando são entregues na obra. O conhecimento da umidade é importante quando se medem por volume os constituintes da mistura. mas. 20 .

De acordo com a umidade. saturado com superfície seca e saturado. o agregado pode estar: seco em estufa. para se obter a resistência desejada. seco ao ar.Umidade nos Agregados É necessário determinar este teor de umidade e corrigir a quantidade de água a ser usada no concreto ou argamassa. 21 .

estando os vazios permeáveis cheios de agua.Umidade nos Agregados O agregado seco em estufa não possui umidade externa ao ar. tendo sido eliminada a externa sem estar saturada. saturada superfície seca não apresenta agua. saturado possui agua livre na superfície. A determinação da umidade pode ser feita de diversos modos: • Secagem em estufa • Secagem ao fogo • Secagem a insolação. 22 . tem umidade interna.

com permanência mínima de seis horas na estufa.Umidade nos Agregados Secagem em estufa à temperatura 105 °C a 110°C. pode ser feita. aquecendo-se o material em uma frigideira ou adicionando-se álcool em excesso e fazendo queimar. Secagem direta ao fogo. Esse tempo varia com a quantidade de material e o teor de umidade. 23 .

que provoca o seu afastamento. com maior área especifica. Dependendo da umidade e granulometria das areias. diminui em seguida para anular-se na areia saturada.Ensaio de Inchamento da Areia NBR 6467/87 O inchamento da areia é causada pela água livre aparente aos grãos. é maior para areias mais finas. O inchamento máximo normalmente ocorre para umidade de 4% a 6%. 24 .

Ensaio de Inchamento da Areia NBR 6467/87 É o aumento de volume de uma determinada massa de agregados. denominada de inchamento. é substituído por dois segmentos de reta. na pratica. 25 . que difere de agregado para agregado e que. o volume da areia varia segundo uma curva. Em função da umidade. causando pelo aumento da umidade.

Propriedades Mecanicas dos Agregados A resistência mecânica dos agregados deve ser maior que a da pasta . deve-se fazer um ensaio comparativo com um agregado de qualidade conhecida. Quando há duvidas quanto à resistência do agregado. A durabilidade dos agregados graúdos é determinada pelo ensaio de abrasão Los Angeles. 26 . a fim de haver maior aproveitamento do material mais caro que é o cimento.

torrões de argila. gravetos. partículas de argila e silte material pulverulento. misturados com os agregados. húmus. impurezas orgânicas. micas.Impurezas Os agregados devem ser isentos de substancias nocivas que prejudiquem as reações e o endurecimento do concreto. Podemos encontra. sais etc. 27 .

chegam a escurecer este agregado.Impurezas Orgânicas São impurezas originadas de detritos vegetais. O húmus tem ação prejudicial sobre a pega e o endurecimento do concreto e também diminui a sua resistência. Em geral. 28 . A NBR 7220 padroniza o ensaio para a determinação da existência ou não de impurezas orgânicas nas areias. em grande quantidade. fezes e urina animal. estão presentes nas areias e.

devendo ser mantido úmido por mais tempo. diminuindo a aderência com a pasta do cimento. O Endurecimento do concreto feito com areia impura é mais lento. 29 .Impurezas Orgânicas A parte ácida do húmus neutraliza a agua da argamassa e a outra parte forma uma película sobre os grãos de areia.

Fim Profº William Policarpo 2016.1 30 .