You are on page 1of 4

Tire dúvidas sobre

concursos para vagas nas
agências reguladoras
Agências reguladoras oferecem excelente remuneração e
muitas vagas.
Lia Salgado explica os concursos da Anatel, ANTT, ANP, Ancine
e Anac.
Lia Salgado*Do G1, em São Paulo
4 comentários

Anatel é uma das agências reguladores do
governo
(Foto: TV Globo/Reprodução)

Os concursos para agências reguladoras têm sido cada vez mais frequentes,
mas são ainda pouco conhecidos dos candidatos. A própria figura das
agências reguladoras é relativamente nova no Brasil.
Em geral, essas agências são instituídas como autarquias especiais,
vinculadas a um ministério, e têm como principais funções regular
determinadas atividades, normatizando e podendo também aplicar
sanções, como ocorrido recentemente no caso da Anatel em relação às
operadoras de celulares.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários;
perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
De acordo com a lei 10.871/04, que trata das carreiras e cargos nas
agências reguladoras, os servidores são estatutários, regidos pela lei
8.112/90, adquirindo, portanto, estabilidade. Os cargos podem ser de nível
médio (técnicos em regulação e técnicos administrativos) ou de nível

os candidatos ficam um pouco nivelados a partir do edital. ANTT deverá publicar edital até dezembro (já autorizado) e outras aguardam autorização para realização de seus concursos. Os salários variam um pouco mas. o candidato deve optar pelos cargos administrativos ou de formação específica. iniciar o estudo das específicas com base no edital anterior. assim que sair a autorização para o concurso. Vale observar que a ANP está com edital aberto. Para entrar com alguma vantagem em relação à concorrência. Isso ajudará a definir o leque de disciplinas a serem estudadas antes do edital. mas à atividade que ele pretende exercer. direito constitucional. ministério ao qual é vinculada e listamos alguns concursos anteriores e/ou previsão de novos. Assim. Os concursos exigem conhecimentos básicos. ética. informática. em muitos casos. nesse quesito. será preciso agregar tópicos novos (além do que foi estudado na faculdade) e. na média. Resolver provas anteriores também é indicado como recurso para melhorar as condições diante da prova. De toda forma. Além disso. O Cespe/UnB tem sido a instituição responsável pela maioria dos concursos das agências reguladoras. com informação da lei de criação. direito administrativo. há uma parte do conteúdo que não está limitada aos conhecimentos oriundos da área de formação do candidato. oscilam na casa dos R$ 5 mil para cargos de nível médio e R$ 10 mil para os de nível superior. O estudo antecipado deve contemplar as matérias básicas. inglês (em geral somente para o nível superior). o que garante algo em torno de 6 meses de estudo. Em relação às específicas. raciocínio lógico e. também é cobrado um grupo de conhecimentos específicos.superior (especialistas em regulação e analistas administrativos). a sugestão é estar bem no conteúdo básico e. que costumam incluir: português. Organizamos abaixo uma lista das principais agências. Pode haver mais alguma disciplina. Há oportunidades para quem tem nível superior em qualquer área de formação e outras para formações específicas. Não é descabido imaginar que aconteça um aumento nos concursos para as . de acordo com a agência e o cargo.

Ancine – Agência Nacional do Cinema Vinculada ao Ministério da Cultura Instituída pela MP 2. 2006 (Cespe/UnB).Agência Nacional do Petróleo.228/2001 Concursos realizados em 2006 (Cespe/UnB) e 2012 (Cespe/UnB – em andamento. prova realizada) Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica Vinculada ao Ministério de Minas e Energia Instituída pela lei 9. Anac – Agência Nacional de Aviação Civil Vinculada ao Ministério da Defesa Instituída pela lei 11. Gás Natural e Biocombustível Vinculada ao Ministério de Minas e Energia Instituída pela lei 9. Veja abaixo a situação dos concursos das agências reguladoras: ANA – Agência Nacional de Águas Vinculada ao Ministério do Meio Ambiente Instituída pela lei 9.182/2005 Concursos realizados em 2007 (NCE/UFRJ). em razão da crescente demanda por atuação nos setores abrangidos por cada uma delas.984/2000.478/97 Concurso realizado em 2008 (Cesgranrio) Edital aberto. inscrições encerradas). com inscrições até 19 de novembro (Cespe/UnB) . Concursos realizados em 2002 (Nce/UFRJ). 2009 (Cespe/UnB) e 2012 (Cesp/UnB – em andamento. inscrições encerradas). inscrições encerradas) Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. vinculada ao Ministério das Comunicações Instituída pela lei 9. o que implica necessidade de servidores qualificados.427/96 Concursos realizados em 2006 (Esaf) e 2010 (Cespe/UnB) ANP .agências. 2008 (Esaf) e 2012 (Cetro – em andamento.472/97 Concursos realizados em 2008 (Cespe/UnB) e 2012 (Cespe/UnB – em andamento.

ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar Vinculada ao Ministério da Saúde Instituída pela lei 9. consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos” . é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro.233/2001 Concurso realizado em 2009 (Cespe/UnB) Aguardando autorização para 195 vagas (nível médio e superior) ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres Vinculada ao Ministério dos Transportes Instituída pela lei 10. colunista do G1.961/2000 Concursos realizados em 2005 (Cespe/UnB) e 2006 (FCC) Solicitada autorização para 82 vagas (25 de nível médio e 57 de nível superior) Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários Vinculada ao Ministério dos Transportes Instituída pela lei 10.233/2001 Concurso realizado em 2008 (NCE/UFRJ) O próximo concurso teve 161 vagas autorizadas (99 para nível médio e 62 para nível superior) pela portaria nº 283 (Diário Oficial da União de 27 de junho de 2012) – edital em 6 meses (até dezembro/2012) Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vinculada ao Ministério da Saúde Instituída pela lei 9.782/99 Concursos realizados em 2004 e 2010 Aguardando autorização para mais de 200 vagas *Lia Salgado.